SóProvas


ID
143638
Banca
FIP
Órgão
Câmara Municipal de São José dos Campos - SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que ocorre uma divergência entre a norma padrão e a norma culta no aspecto da colocação pronominal:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa - dAINDA NÃO ACEITA NA LINGUAGEM CULTA FORMAL, A COLOCAÇÃO DO PRONOME ÁTONO EM INÍCIO DE FRASE é permitida na linguagem informal e nos diálogos - pode ser "proibida", mas não é inviável, portanto. Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (1985: 307), observam que essa possibilidade - especialmente com a forma me - é característica do português do Brasil e também do português falado nas repúblicas africanas. E citam exemplos de Erico Veríssimo e Luandino Vieira, respectivamente: Me desculpe se falei demais. / Me arrepio todo...E já escrevia Mário de Andrade, em "Turista Aprendiz": Se sente que o dia vai sair por detrás do mato. Em todo caso, deve-se evitar o uso do pronome "se" no começo da frase porque ele pode induzir o leitor a pensar que se trata da conjunção condicional se.
  • ERRADA A ALTERNATIVA D!REGRA BÁSICA DA PRÓCLISE: JAMAIS COMECE A FRASE COM PRÓCLISE OU SEJA O PRONOME OBLÍQUO ATONO NO INICIO. EX: ME PARECE QUE VI ISSO (ERRADO) , PARECE-ME QUE VI ISSO (CORRETO)
  • Simplesmente não é acertado começar períodos com pronomes oblíquos.
  • D) Não se inicia período com pronome oblíquo átono.

  • Macete: Te amo (ERRADO)

    Amo-te (CERTO)