-
Errado! A matriz Swot não é só usada para identificar processos críticos. Serve para identificar as Oportunidades também.
-
Certo. Paludo (2013) =
A finalidade do diagnóstico é identificar os pontos fortes e fracos da organização, e analisar as oportunidades e ameaças com as quais a organização vai ter que lidar no ambiente externo. Nas organizações privadas analisam-se também os clientes, os concorrentes que a empresa terá que enfrentar, os novos produtos e/ou produtos substitutos, e a possível interferência das ações de governo em seu negócio.
Praticamente todas as organizações utilizam como ferramenta a análise Swot, para construir um mapa situacional, com base na identificação das forças e fraquezas da organização e das oportunidades e ameaças existentes no ambiente.
Atenção → Para fins de concurso público considera-se que as variáveis internas (pontos fortes e fracos) são controláveis, e que as variáveis externas (ameaças e oportunidades) não podem ser controladas pela empresa.
Análise interna
A análise interna é restrita, controlável e identifica os pontos fortes e os pontos fracos da organização. Consiste na análise do estoque de conhecimentos e de sua validade atual. Identifica com clareza quais as práticas atuais da organização, e o seu modo de fazer.
Pontos fortes são competências, fatores ou características positivas que a organização possui e que favorecem o cumprimento de sua missão, devendo ser considerados na elaboração das estratégias. Pessoal qualificado também é considerado um ponto forte da organização.
Pontos fracos são as deficiências, fatores ou características negativas que se encontram presentes na organização e prejudicam o cumprimento de sua missão, devendo ser objeto de programas específicos para eliminá-los ou minimizá-los.
-
A análise SWOT não é utilizada para identificar processos críticos (chave), mas para realizar a análise ambiental (interna e externa), identificando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da organização.
As estratégias de atuação baseadas na SWOT (manutenção, sobrevivência, cresimento e desenvolvimento) são relativas ao ambiente, não aos processos críticos da organização.
-
Bem resumido, bem na veia: A matriz SWOT é para realizar a análise ambiental.
-
PESSOAL EMPURRANDO COM A BARRIGA
Olha a contradição:
CESPE - Ana (BACEN)/Área 6 - Gestão e Análise Processual/2013
Julgue o item a seguir, referentes às estruturas organizacionais e de gestão de processos.
A análise SWOT possibilita que o gestor conheça o mercado e o cliente e, assim, avalie possíveis ineficiências no processo.
Gabarito: Certo
-
O objetivo da SWOT é fazer uma análise ambiental.
-
Eu sei que vão achar ruim pq o comentário é repetitivo, não precisa curtir.
...mas é pra fixar, análise SWOT faz uma análise do AMBIENTE, AMBIENTE, AMBIENTE !!!!!
tem que ecoar dentro do cérebro! rsrs
bjunda!
-
Gab errado
swot só analisa o ambiente
nao define estrategias
-
Matriz SWOT serve para fazer uma análise do ambiente organizacional e não para definir estrátegias.
-
É claro que a matriz SWOT define estratégias. Não sei porque o pessoal ta dizendo que não. Estranho!
-
Concordo com o colega Moisés Vieira.
Entendi que o que torna a questão errada é o fato de afirmar que é utilizada para identificar processos críticos, o que me levou marcar como errada, pois não é essa a finalidade da Matriz SWOT, que tem como real objetivo o de identificar os pontos fortes e fracos em relação ao ambiente interno e Ameaças e oportunidades em relação ao ambiente externo.
-
-
Não pode permitir?? Também achei o gabarito injusto, pois se a matriz swot serve para analisar o ambiente, essa análise tem que servir pra alguma coisa, ou seja, identificar algo crítico e tomar alguma atitude (no caso, definir alguma estratégia). Questão bem subjetiva, na qual o cespe pode considerar qualquer resposta. O jeito é engolir essa.
-
A identificação dos processos críticos está mais ligada ao Balanced Scorecard (BSC) - outra ferramenta de gestão estratégica comumente trabalhada pelo CESPE em questões de prova. Especificamente, na perspectiva dos processos internos.
O BSC permite a construção do "mapa estratégico" de uma organização, nesse mapeamento os processos críticos sao identificados dentro da perspectiva dos processos internos
-
oi?? processos críticos, fraquezas, etc, tudo farinha do mesmo saco. inclusive, a banca já deu como certa questões parecidas.
-
e-
SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats) facilita a análise de ambiente interno (pontos fortes, pontos fracos) e externo (oportunidades e ameaças) para avaliação do posicionamento da organização e de sua capacidade de competição.
-
Processos Criticos = BSC = Perspectiva de Processos Internos
-
GAB.:E
A matriz SWOT serve para fazer análise do ambiente.
-
Pessoal, a SWOT não avalia apenas os ambiente externos e internos não, ela também é usada para diminuir fraquezas e aproveitar oportunidades... Fiz uma questão da cespe que afirma isso e estava correta, ESTRANHO MAS É VÁLIDO.
-
Acredito que o erro esteja no fato de que a Swot por si só nao define a estrategia, quando utilizamos ela para recolher informações sobre o ambiente externo e interno, são os gestores que definiram as estratégias a serem tomadas, com base em diversas informações ao seu alcançe tais como as da MATRIZ SWOT e outras disponiveis, mas a swot por si só não podera fazer isso sozinha.
Fonte: meus pensamentos, qualquer equivoco me avisem!
-
Essa banca se contradiz pelas próprias questões.
-
Método do Caminho Crítico (em inglês Critical Path Method, CPM)
Avalia quanto tempo um processo levará para ser finalizado e quais atividades precisam ser feitas, bem como em que ordem elas terão de ser executadas. O método também auxilia a direcionar melhor os recursos que serão utilizados.
No CPM, caminho é a ordem em que as tarefas são feitas, indicando uma sequência a ser seguida. Caminho crítico é a sequência que leva mais tempo para ser finalizada, indicando o tempo máximo que um projeto levará.
-
"A matriz SWOT permite definir estratégias de atuação quando utilizada para identificar processos críticos."
Não concordo com essa proposta, uma vez que, se utilizarmos a análise SWOT para encontrar fraquezas/ameaças (interno e externo, respectivamente), como é que tais processos críticos não se enquadrariam nesses fatores? E, caso se enquadrem, como podemos dizer, então, que a análise SWOT NÃO PERMITE que sejam definidas estratégias de atuação?
Concordaria com o gabarito caso a assertiva estivesse assim:
"A matriz SWOT define estratégias de atuação quando utilizada para identificar processos críticos."
Dessa forma estaria de acordo com o gabarito, pois a análise em si não define nada.
Aí fica aquele velho ditado né: decora e segue em frente...
-
SWOT = analise ambiental
forças , fraquezas, ameaças e oportunidades
forças + ameaças = manutenção
forças + oportunidade = desenvolvimento
fraquezas + ameaças = sobrevivencia
fraquezas + oportunidades = crescimento
-
Como bem disse a professora : A matriz SWOT analisa o ambiente (interno e externo)
-
Intepretação!
O objetivo da ferramenta SWOT não é identificar processos críticos.
Por outro lado, a identificação de processos críticos ocorre quando da análise SWOT. (análise interna)
Pode-se dizer que o objetivo dela é possibilitar a definição de estratégias de atuação a partir do resultado das análises interna e externa.
-
SWOT, não é ferramenta para identificação de processo critico, mas pode sim indicar deficiências em algum processo como "fraqueza", ferramentas para identificar processos críticos são: fluxograma, blueprint sipoc,etc...
Os processos críticos são aqueles considerados primordiais para que se atinjam os objetivos estratégicos da empresa. Trata-se de uma série de atividades cujos resultados exercem um impacto considerável sobre os clientes.
Bem executados, os processos críticos são capazes de garantir o bom desenvolvimento da empresa. Porém, o negócio poderá fracassar caso esses processos sejam mal gerenciados ou negligenciados.
-
Questão tipo CERTO/ERRADO não combina com administração. Você precisa entender a mentalidade da banca mais do que o assunto.
-
Gabarito: Errado
completando
Análise da matriz FOFA/SWOT
Endógenos/internos -> Forças e fraquezas -> Controláveis pelo administrador
Exógenos/externos -> Ameaças e oportunidades -> Sem controle pelo administrador
-
GABARITO ERRADO
FCC - troca o nome ameaças por desafios.
Ambiente Interno = ponto forte e ponto fraco (controláveis)
Ambiente Externo = oportunidades e ameaças/desafios (não controláveis)
Fraco + Ameaças = Estratégia de Defesa (Problemas = sobrevivência)
Fraco + Oportunidades = Estratégia de Reforço (Limitações = crescimento)
Forte + Ameaças = Estratégia de Confronto (Vulnerabilidade = manutenção)
Forte + Oportunidades = Estratégia Ofensiva (Alavancagem = desenvolvimento )
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!
-
ERRADO
A Análise SWOT é uma ferramenta-conceito utilizada para fazer a análise de um cenário (ou de um ambiente), proporcionando a base para o planejamento estratégico e o gerenciamento de uma empresa. Divide o ambiente em duas classes: ambiente interno (Forças e Fraquezas) e ambiente externo (Oportunidades e Ameaças).
-
Acredito que a ferramenta para identificação de processos críticos seja a BSC - Balanced ScoreCard.
-
MATRIZ SWOT: Analisa o ambiente da organização (Interno ou Externo)
-
BSC: Perspectiva PROCESSOS INTERNOS >>> Identifica os fatores críticos de sucesso
-
1 - Processos críticos fazem parte do aspecto interno da análise swot.
2 - Ao analisar o ambiente interno, por consequência, os processos críticos, a abordagem permitiria a formulação de uma estratégia para definir processos de atuação
Quem estudou teve esse tipo de raciocínio. Ninguém sabe exatamente o porquê do gabarito estar errado