SóProvas


ID
1437799
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase em que as ideias estão expressas de modo claro e correto é:

Alternativas
Comentários
  • alguém comenta esta questão

  • Não sou expert em português, mas vou tentar ajudar:

     

    Letra A) Correta

     

    Letra B) Há uma generalização inicial (Toda pessoa) e depois uma restrição (pessoa vinculada ao trabalho no setor da vida pública), o que afeta a clareza da questão.

     

    Letra C) "na medida que a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico - os novos veículos da informática ga- nham cada vez mais credibilidade." 

    Deveria ser "na medida em que" /   falta de clareza e coesão nos trechos, pois há um trecho que critica os meios de comunicação e depois elogiam, faltando um termo coordenativo de oposição. Assim poderia ser reescrito: na medida EM que a mídia cai em descrédito com o grande público - o tratamento é abusivo das notícias ou grave peso ideológico -, MAS os novos veículos da informática ga- nham cada vez mais credibilidade.

     

    Letra D) ficaria correto assim: não se pode interpretar. 

     

    Letra E) sem clareza nenhuma. 

     

    Caso esteja equivocado em alguma explicação, por favor, informar. 

  • Complementando o comentário do colega Lucas, entendi que a alternativa b faltou as vírgulas:

     b) Toda pessoa que paga imposto tem o direito de externar sua opinião sobre o modo como o governo trata os munícipes, mas se a pessoa está vinculada ao trabalho no setor da vida pública, quando critica, corrompe com a ética profissional.

  • Alguém poderia explicar o uso do "lhe" diante dos dois verbos na letra A?

    Grata

  • D) A liberdade de expressão do cidadão que é funcionário do Estado em certa função encontra alguns condicionamentos em face de seu vínculo institucional, mas tal excessiva limitação não pode se interpretar a ponto de comprometer aquele direito.

    Como há uma palavra negativa, a colocação pronominal da locução verbal pode ficar:

    1) Não se pode interpretar;

    2) Não pode interpretar-se;

    Conforme exemplos do site Brasil Escola:

    Não lhe devo considerar como o melhor aluno.

    Não devo considerar-lhe como melhor aluno.

    Acho que a FCC sempre considera incorreta a colocação do pronome entre os verbos quando há palavra negativa, independentemente se a forma é pode-se interpretar (ênclise do verbo "pode") ou pode se interpretar (próclise do verbo "interpretar" - acho que já vi material que considera essa opção correta...).