-
Letra D. Acertei pelo sentido de curadoria.
-
http://observatoriodaimprensa.com.br/codigo-aberto/curadoria-de-noticias-ganha-espaco-na-comunicacao-digital/
"Duas informações divulgadas nas últimas semanas indicam uma alteração radical no contexto jornalístico atual. Primeiro foi o informe do Reuters Institute for the Study of Journalism (ver, neste Observatório, “Estudo mapeia hábitos de consumo de mídia“) mostrando que o acelerado crescimento da circulação da notícia por meio do compartilhamento entre usuários de telefones inteligentes (smartphones). A outra informação é a de que a empresa Apple está contratando curadores de notícias para um serviço de recomendações informativas para os usuários de iPhones e iPads.
O informe do Reuters Institute e o anúncio da Apple mostram que a imprensa está perdendo, mais rápido do que se imaginava, o poder de determinar a agenda de interesses do público (agenda setting), e que a informação jornalística ocupa cada vez mais espaço na estratégia das três gigantes (Google, Facebook e Apple) de Sillicon Valley, a meca da internet mundial.
A combinação de compartilhamento móvel com curadoria de informações sinaliza a consolidação de um novo padrão de agenda setting onde a uniformidade temática, típica da imprensa convencional, passa a ser substituída gradualmente por uma agenda segmentada e diversificada. A nova agenda de interesses tende a valorizar questões locais e comunitárias em prejuízo dos temas globais. Ela tem características caórdicas, um jargão usado pelos cientistas para definir um sistema que combina elementos de situações caóticas e de estruturas organizadas."
-
Errei porque as primeiras palavras da alternativa E ("preservar a informação digital") são as que mais têm a ver com tudo o que andei lendo sobre curadoria digital.
Talvez haja uma diferença significativa entre "curadoria digital" e "curadoria da informação".
Não sei, dancei nessa.
:(
-
Curadoria
Fazer curadoria é selecionar informações, organizar, apresentar e evoluir, visto que há agregação qualitativa de valor aos dados iniciais reunidos e organizados.
A curadoria informacional surge no cenário de hipertelia e fluxo exagerado de informações. A função de curadoria não deve ser confundida com uma simples mediação, mas com uma atividade de agregação qualitativa e de distribuição de algo que não é inédito mas que ganhou elementos novos a partir do trabalho do curador.
Curador não cria, mas dá sentido ao conteúdo criado por outrem. Publicar dados brutos não é curadoria. No entanto, organizar esses dados de forma atraente é um formato curatorial. Pode ser curador o jornalista, um blogueiro, uma ativista seja qual for sua bandeira de luta. O curador certifica a informação num mundo onde todos publicam, ou seja, dá o endosso de qualidade num cenário de hipertelia.
Karerine Miracelly Rocha da Cunha em Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 124
Ver tb Q942807