SóProvas



Questões de Webjornalismo


ID
114508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

Os recursos de linguagem próprios do meio web vão muito além dos tradicionalmente utilizados na codificação jornalística dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • A web , com suas potencialidades, apresenta características próprias da linguagem, como linguagem direta,  texto não linear, dentre outros. 

ID
114511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

Acessar um conteúdo na Web significa apenas fazer a leitura de uma notícia.

Alternativas
Comentários
  • Acessar um conteúdo na web vai muito além da leitura de uma notícia. No hipertexto, por exemplo, o leitor pode clicar em vídeos, fotos, ser direcionado para reportagens correlatas e etc.

ID
114514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

O jornalismo no formato digital exige adequações às características dos profissionais aos chamados new media.

Alternativas
Comentários
  • Novas mídias é um termo amplo que normalmente se refere à soma de novas tecnologias e métodos de comunicação para se diferenciar dos canais de comunicação tradicionais como TV, radiodifusão, imprensa, etc.

  • Na prática, isso não acontece. Teorias de livros de comunicação que não condizem com a realidade. As adequações são feitas aos meios, assim como para TV, rádio, jornal, revista, portais, livesreaming, redes sociais, stories etc.

  • Como assim? O jornalismo digital precisa se adequar ao jornalista? Não seria o contrário?


ID
114517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

A transposição das notícias do meio impresso para a Web exige competências técnicas que ultrapassam a simples reportagem dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • Muito além da simples transposição de texto de uma plataforma para outra, a produção de textos para web exige conhecimentos de arquitetura da informação, web writing, postagem de vídeos, dentre outros. 
  • Essa questão seria passível de anulação. Isso porque se formos pensar em transposição como era feito no Webjornalismo de primeira geração, que era a simples cópia do texto impresso para o ambiente online, não exigia grandes competência técnicas. Era apenas um copia e cola...

  • A redação desse item ficou bem confusa, porque quando se fala em transposição de notícias dos meios impressos para a web, fala-se em Webjornalismo 1.0, praticado na metade dos anos 90, logo quando as empresas jornalísticas aderiram à internet. Naquela época, a web ainda não possuía uma linguagem com características próprias e não eram exigidas tantas competências técnicas dos profissionais/jornalistas como atualmente. A web 2.0 mudou esse panorama.


ID
114520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do jornalismo no formato digital, julgue os
seguintes itens.

Hipertexto é um bloco de diferentes informações digitais interconectadas. Ele permite que o leitor decida e avance sua leitura do modo que quiser, desde que siga uma ordem linear.

Alternativas
Comentários
  • "Hipertexto ou hypertext trata-se de um texto que permite leitura não-linear, viabilizada pela utilização dos hiperlinks. Ou seja, se estamos visualizando um hipertexto na janela de um navegador e clicamos em um hiperlink, somos remetidos a outro conteúdo, geralmente associado ao anterior.Essa possibilidade sucede-se ao longo de toda a navegação possibilitando quefaçamos uma leitura não-linear."Ponto dos Concursos
  • Questão errada. Uma das características do hipertexto é permitir uma leitura não-linear. 
  • Além de não linear, o hipertexto é, a princípio, não hierárquico (nenhuma informação é mais importante do que a outra, já que estão espalhadas e serão acessadas de acordo com o interesse do leitor). 


ID
130975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Utilizando o hipertexto e funcionando no ambiente das
redes telemáticas, o jornalismo online passa a apresentar
características diferenciadoras em relação aos formatos
precedentes do texto jornalístico.

L. Mielniczuk e M. Palácios. Considerações para um estudo sobre o formato da
notícia da web: o link como elemento paratextual. Brasília, 2002, p.130.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relacionados aos temas emergentes da comunicação, como
as novas mídias e o webjornalismo.

As chamadas mídias sociais são tecnologias e práticas online para disseminar conteúdo, provocando o compartilhamento de opiniões, idéias, experiências e perspectivas. Entre os diversos formatos disponíveis atualmente para compartilhar textos, imagens, áudio, e vídeo estão os blogs, wikis, videologs e mashups. Essas tecnologias ampliaram as possibilidades de interatividade, permitindo que seus usuários possam interagir instantaneamente entre si.

Alternativas
Comentários
  • Nao concordo com o gabarito. Na minha opinião, quando fala que os usuários podem interagir INSTANTANEAMENTE entre si, a questão fica errada. Um blog, por exemplo, não é como MSN. Você deixa lá sua mensagem e depois alguem responde, logo nao é instantaneo.
  • Resposta: Certo

    Twitter (pronuncia-se "tuíter") é uma rede social e servidor para microblogging que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento. As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.

     

  • Realmente Valeria, se levarmos ao pé da letra, poderíamos pensar assim mesmo, como um erro. Mas acredito que a questão está enfatizando a possibilidade de interação, e sim, a resposta instantânea seria possível, não? Por exemplo, os comentários podem ser publicados logo após a publicação de um post no blog...
     
    Outra questão, alguém tem um conceito mais detalhado (com referência acadêmica) sobre os mashups?

    Abs
  • Um mashup é um site personalizado ou uma aplicação web que usa conteúdo de mais de uma fonte para criar um novo serviço completo.[1]

    O conteúdo usado em mashups é tipicamente código de terceiros através de uma interface pública ou de uma API. Outros métodos de codificação de conteúdo para mashups incluem Web feeds (exemplo: RSS ou Atom), Javascript e widgets que podem ser entendidas como mini aplicações web, disponíveis para serem incorporadas a outros sites.

    Assim como os blogs revolucionaram a publicação online, os mashups estão revolucionando o desenvolvimento web possibilitando a qualquer um combinar dados de fontes como o eBay, Amazon.com, Google, Windows Live e Yahoo! de maneiras inovadoras. Uma maior disponibilidade de APIs leves e simples tem possibilitado mashups relativamente simples de projetar. Requerem um conhecimento técnico mínimo e os mashups feitos sob encomenda muitas vezes apresentam inovações que eram consideradas improváveis, combinando uma nova disponibilidade pública de dados e novos caminhos criativos. (Fonte: Wikpedia)

    FFonteFonte:
     

  • Tive a mesma dúvida parecida com Valeria. Mas acabei acertando.


ID
131053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pelo breve histórico do desenvolvimento do rádio no
Brasil, podemos verificar que o processo segue paralelo ao do
próprio desenvolvimento do país. O rádio de caráter nacional,
com a programação de uma única emissora atingindo diretamente
todo o território, deixou ter razão de existir, voltando-se mais
para os aspectos regionais, ligado à comunidade em que atua. A
rigor, podemos considerar que nunca o rádio brasileiro chegou a
ter características realmente nacionais, com exceção de umas
poucas emissoras, como a Rádio Nacional do Rio de Janeiro.

G. Ortriwano. A informação no rádio, 1985, p. 8.
A respeito do texto acima transcrito, julgue os itens a seguir.

Com a Internet e a emergência da estações de rádio na Web possibilitadas pela tecnologias do rádio digital, formaram-se as grandes redes radiofônicas, que romperam os limites regionais mencionados pelo texto e passaram a ter primazia sobre as emissoras locais/regionais.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da questão esteja em dizer que as rádios web passaram a ter primazia sobre as emissoras locais e regionais. Estas ainda lideram a audiência.
  • As grandes redes radiofônicas foram formadas antes da internet e da emergência das estações de rádio na web e das tecnologias do rádio digital.

  • Erro por contradição: Com a Internet e a emergência da estações (termo a rigor inaceitável, se aplicado à web) de rádio na Web possibilitadas pela tecnologias do rádio digital (rádio digital e internet são duas tecnologias diferentes: a primeira é de onda eletromagnética; a segunda é o bit digital binário), formaram-se as grandes redes radiofônicas (isso foi no passado), que romperam os limites regionais mencionados pelo texto e passaram a ter primazia sobre as emissoras locais/regionais.


ID
138631
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A chamada Web 2.0 inclui sítios que não são mais
depósitos isolados de informação com canais de comunicação de
uma só via (um entre muitos), mas que, em vez disso, são fontes
de conteúdo e funcionalidade. O MySpace, por exemplo, faz
sucesso onde o Geocities fracassou, porque para os seus usuários
é fácil enviar áudio e fotos, manter um blog e permitir aos
visitantes publicar comentários, o que torna a comunicação mais
intensa. O Geocities permitia aos usuários apenas a criação de
homepages estáticas em seu conteúdo, sem interatividade ou
funcionalidade adicional.

Mark Briggs. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um
guia de cultura digital na era da informação. Editado em português
pelo Knight Center for Journalism in Americas (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A Web 2.0, se comparada à primeira geração da Internet, é caracterizada pela comunicação aberta, pelo controle descentralizado e pela liberdade para compartilhar e recombinar conteúdos. Esse modelo permite que outros comentem e colaborem com o conteúdo publicado nos sítios e que os seus usuários publiquem, eles mesmos, material original.

Alternativas

ID
138637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A chamada Web 2.0 inclui sítios que não são mais
depósitos isolados de informação com canais de comunicação de
uma só via (um entre muitos), mas que, em vez disso, são fontes
de conteúdo e funcionalidade. O MySpace, por exemplo, faz
sucesso onde o Geocities fracassou, porque para os seus usuários
é fácil enviar áudio e fotos, manter um blog e permitir aos
visitantes publicar comentários, o que torna a comunicação mais
intensa. O Geocities permitia aos usuários apenas a criação de
homepages estáticas em seu conteúdo, sem interatividade ou
funcionalidade adicional.

Mark Briggs. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um
guia de cultura digital na era da informação. Editado em português
pelo Knight Center for Journalism in Americas (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

O noticiário na Web não precisa ser pontual e relevante para o usuário, o que permite que notícias que não são publicadas pelos jornais, devido a sua pouca importância, se tornem importantes na Web, como, por exemplo, a notícia de uma ameaça de bomba em uma escola que depois se revelou um alarme falso.

Alternativas

ID
138640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A chamada Web 2.0 inclui sítios que não são mais
depósitos isolados de informação com canais de comunicação de
uma só via (um entre muitos), mas que, em vez disso, são fontes
de conteúdo e funcionalidade. O MySpace, por exemplo, faz
sucesso onde o Geocities fracassou, porque para os seus usuários
é fácil enviar áudio e fotos, manter um blog e permitir aos
visitantes publicar comentários, o que torna a comunicação mais
intensa. O Geocities permitia aos usuários apenas a criação de
homepages estáticas em seu conteúdo, sem interatividade ou
funcionalidade adicional.

Mark Briggs. Jornalismo 2.0. Como sobreviver e prosperar. Um
guia de cultura digital na era da informação. Editado em português
pelo Knight Center for Journalism in Americas (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.

A escrita para a Web é similar à reportagem feita para uma agência de notícias, devendo o repórter preocupar-se mais em mandar informes parciais atualizados que em transmitir a matéria completa. Em certo sentido, é mais similar ao modelo de noticiário na televisão do que ao modelo impresso.

Alternativas
Comentários
  • Certo
    No jornalismo online (assim com nas agências de notícias), o mais importante é divulgar a informação em primeira mão. Um site de notícias deve priorizar a publicação "em tempo real", atualizando, acrescentando informações de tempos em tempos.
    Por isso, se assemelha mais ao jornalismo de TV do que ao jornalismo impresso. Afinal, o jornal matutino da TV traz as primeiras informações - que são atualizadas ao longo do dia, nas edições da tarde e da noite. Ao contrário do jornalismo impresso, que não traz as informações parciais, mas um texto mais completo (com base em informações atualizadas durante um dia inteiro).
  • A Web 3.0 é a terceira geração da Internet. Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos. Esta nova Web também pode ser chamada de "A Web Inteligente".

    O termos Web 3.0, atribuído ao jornalista John Markoff do New York Times, é uma evolução do termo Web 2.0 que foi criado por Tim O'Reilly durante a conferência O'Reilly Media Web em 2004.

     

    A Evolução da Web

    Web 1.0: Sites com conteúdos estáticos, produzidos maioritariamente por empresas e instituições, com pouca interatividade entre os internautas. Altavista, Geocities, Yahoo, Cadê, Hotmail, DMOZ eram as grandes estrelas da internet.

     

    Web 2.0: Conteúdos produziro pelo próprios internautas, maior interatividade online através de Blogs e sites como o Youtube, Flick, etc.


ID
138700
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos a produção de textos e imagens
e banco de dados relacionados a software e jornalismo digital.

O hipertexto, formato usado para se escrever na Web, subverte a leitura linear do texto impresso. Ele é um artifício gráfico, mas também uma maneira diferente de leitura, permitindo a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e margens.

Alternativas
Comentários
  •  artifício gráfico,????

  • Em que sentido o hipertexto é um artifício gráfico?

  • Também achei estranho a parte de artifício gráfico. Achei esse trecho na íntegra no artigo A forma eletrônica do hipertexto de Silvana Drumond Monteiro.

    "O hipertexto ( HTML - Hypertext Markup Language ) trata-se não só de um artifício gráfico, mas de uma maneira diferente de leitura alterando o modo de os usuários raciocinarem. O hipertexto permite a interatividade, a navegação contígua sem limites de espaço físico e de margens. É uma linguagem padrão para os documentos em sistemas Web (WWW) que usam o HTTP (Hypertext Transfer Protocol)."


    fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652000000100003


  • Alguém pode explicar a história do artifício gráfico? A CESPE dá bibliografia de autor específico para elaborar essas questões? 

  • O hipertexto é sim o artifício gráfico, uma vez que se insere na diagramação da página digital para evitar a inserção de todo o conteúdo para o qual ele direciona.


ID
187636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No contexto de difusão e apresentação de fato jornalístico, é correto afirmar que a Internet é

Alternativas

ID
198040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Os sítios de código aberto permitem que o público comente acerca dos conteúdos jornalísticos já publicados e colabore na elaboração dos mesmos, permitindo, ainda, que o público insira material original nesses sítios.

Alternativas
Comentários
  • O ponto de partida desse modelo foi o Jornalismo de Código Aberto (Open Source). Tendo como exemplo o Slashdot, que é voltado para o público que acompanha o noticiário de tecnologia, ele tem por base única e exclusivamente notícias relatadas por seus leitores.

     

    A dura separação que antes existia entre os que fazem as notícias e os que recebem as informações desapareceu com o mundo virtual. É nesse contexto que surgiu o open journalism, ou jornalismo aberto, no bom português. A pluralidade sugerida pelo termo também dá margem para um vasto campo de possibilidades de atuação, assim como de nomenclaturas: jornalismo cidadãojornalismo colaborativojornalismo de código aberto.

    Com a presença de moderadores, o leitor redige seu material e o cadastra através de um formulário online. As pessoas propõem histórias e a postagem é aberta até mesmo para os que não querem ser identificados.

    Outra importante iniciativa nessa área é o site OhmyNews, exemplo de jornalismo de código aberto de Seul, na Coréia do Sul. Há mais de 10 anos, ele edita matérias de “cidadãos repórteres”, permitindo comentários e contribuições em dinheiro.

    A tecnologia wiki também incorpora esse princípio da reformulação de textos e de novas versões. Com ela, foi possível dar início a projetos como o Wikipedia e o Wikinews. Com esta última, a intenção é conseguir o  mesmo ambiente colaborativo presente na Wikipedia, mas com a função primordial de produzir notícias, não verbetes de uma enciclopédia. Cabe aos leitores produzir pautas e alterar os textos noticiosos. O material produzido tem autoria coletiva.

  • OhmyNews () é uma agência de notícias da  que se diz ser a mais nova e a maior agência do mundo desde . A OhmyNews é uma  cujos proprietários são os  e estações de  que contribuem para a OhmyNews. Vários mídias são assinantes da OhmyNews, pagando uma taxa para usar o material da OhmyNews, mas não são membros da cooperativa.

    O lema da OhmyNews é "Cada cidadão é um repórter".

    É a primeira do seu género mundialmente a aceitar, editar e publicar artigos dos seus leitores, num estilo aberto de reportar notícias.

    "O fenômeno de "jornalismo de cidadãos", na Coréia do Sul, criado em 2000, pela OhmyNews, é outro exemplo. Nesse caso, cerca de cinquenta repórteres e editores profissionais selecionam, editam e complementam artigos noticiosos escritos por mais de 40 mil amadores, desde estudantes da escola fundamental até professores de pós-graduação. Esses voluntários apresentam entre 150 e 200 artigos por dia, que respondem por mais de dois terços do conteúdo da OhmyNews. Para tanto, recebem um pequeno estímulo monetário: se o artigo sair na primeira página, privilégio de uma pequena fração do total, o autor recebe cerca de US$ 20. Por que fazem isso? "Estão escrevendo artigos para mudar o mundo, não para ganhar dinheiro", diz Oh Yeon Ho, fundador do site."

    Trecho retirado do livro "A Cauda Longa - Do mercado de massa para o mercado de nicho". Chris Anderson (2006).

  • "Brambilla salienta que a aplicação deste conceito gerou a nomenclatura jornalismo open source em que as notícias “passam a ser produto de domínio público, tanto na sua elaboração quanto na sua fruição” (BRAMBILLA, 2005a, p.10)"

    Fonte: Práticas de Jornalismo Amador em Plataformas Interativas: uma revisão bibliográfica


ID
198043
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

Alguns autores defendem que as experiências de rádios pessoais na Web, por não possibilitarem a emissão de programação no tempo real do ouvinte e da sociedade na qual ele está inserido, não se configuram como autêntica mídia rádio nem como radiojornalismo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Notem que a questão não afirma ser isso "rádios pessoais na Web não se configuram como autêntica mídia rádio nem como radiojornalismo" -- a questão diz: alguns autores... mesmo que não tenhamos certeza dessa assertiva, é bem provável existir acadêmicos e profissionais com essa linha de pensamento.
  • A questão demanda um subjetivismo, não cita autores, adora uma corrente minoritária...

  • Não entendi pq as rádios web não possibilitariam "a emissão de programação no tempo real do ouvinte e da sociedade na qual ele está inserido".

  • Respondendo à Aline, as rádios web não precisam ser em tempo real pois os programas podem ser gravados, como faz atualmente a rede globo em seus podcasts. Também não precisa estar inserida no contexto de sua sociedade, pois pode ser ouvida em qualquer lugar do mundo. Um brasileiro pode, por exemplo, fazer um programa só sobre bandas de rock finlandesas, sendo que estas não tem qualquer representatividade no Brasil.
     

    Errei a questão pois nunca tinha lido nenhum tipo de crítica a esse respeito.   

  • Que autores, Cespe?

  • Certo. Existem várias diferenças entre as Web Rádios ou Rádios Online e o Rádio propriamente dito. Uma das diferenças é que o rádio é:

    • invisível (opera por ondas eletromagnéticas)
    • necessita de concessão governamental para q uma emissora funcione

    As Web rádios não são invisíveis (operam em streaming, dados) e não necessitam de concessão gov

    Esse conceito do rádio na internet é bem complexo mesmo. Espero tê-los ajudado

    https://blog.brlogic.com/pt/quais-as-diferencas-entre-uma-web-radio-e-uma-radio-tradicional/


ID
198052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos ao jornalismo e às novas
tecnologias de comunicação.

A fusão entre produtores e consumidores (prosumers) de informação jornalística online, embora cause polêmicas, já tem uma denominação corrente que é a de jornalismo cidadão ou colaborativo.

Alternativas
Comentários

  • "Prosumer é um termo originado do inglês que provém da junção de producer (produtor) + consumer (consumidor) ou professional (profissional) + consumer (consumidor).Este neologismo possui dois significados distintos, porém complementares.

    Alvin Toffler, o visionário e escritor da obra A terceira onda, criou este neologismo para indicar o novo papel do consumidor na sociedade pós-modernaO consumidor atual é exigente e acaba forçando a indústria a produzir aquilo que ele quer comprar quebrando, portanto, o paradigma de que a indústria é que detém o poder da cadeia de suprimentos.Este poder conquistado pelo público consumidor advém da alta competitividade dos mercados, sejam eles globais ou locais, e que a todo instante direcionam suas estratégias a fim de satisfazer o cliente e torná-lo cada vez mais lucrativo ao longo do tempo."

    .


ID
198070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

De acordo com, Thais de Mendonça Jorge (A notícia nos
cibermeios
. SBPJor, nov./2008), vários são os termos para tentar
explicar o fenômeno que incide sobre as comunicações, em especial
o jornalismo digital: metamorfose, midiamorfose, embaralhamento,
hibridização. A propósito desse fenômeno, julgue o item abaixo.

Não se pode afirmar que procedimentos como o lide e a pirâmide invertida estejam superados em relação ao webjornalismo, mas que, como a própria notícia, passaram por um processo de mutação decorrente da prática do hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me explicar melhor essa questão? Achei a primeira parte certa, mas afirmar que a notícia sofreu mutação com o hipertexto me confundiu.
  • Gustavo Nobre, acho que é a possibilidade de você colocar hiperlinks dentro da matéria, sem necessariamente ter que citar o ocorrido. Por exemplo, no impresso, você teria que relembrar o fato. Já no online, você pode só dizer assim: "o acidente que aconteceu nesta terça" e remeter essa frase ao link da outra notícia. Ai o leitor vê a notícia por conta própria... Eu entendi assim haha

  • Bruna está certa, mas além disso, há um macete do CESPE: quando eles falam em possibilidades ("não se pode afirmar", "geralmente"), a questão costuma estar certa.


ID
198112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Tendo em vista que os processos de edição requerem
procedimentos técnicos e éticos específicos, de acordo com os
distintos meios, julgue os itens subsequentes.

Usuários da Web se frustram quando o que buscam está além de três cliques e quando uma página leva mais de trinta segundos para ser baixada.

Alternativas
Comentários
  • A regra dos três cliques é considerada a Regra de Ouro do Jornalismo Online
  • O usuário nem precisa nem quer dar mais que 3 cliques para chegar a qualquer conteúdo de um site. Em muitos casos sai do site se não encontra a informação nos 3 cliques do mouse. Não há pesquisa que evidencie esta situação, mas sua utilização visa atender "as melhores práticas em design web".

  • Já quebrei um teclado por causa disso tamanha minha frustração... questão verdadeira.


ID
214468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que se refere às condições de produção da notícia e a suas
características, julgue os itens de 85 a 96.

No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.

Alternativas
Comentários
  • No jornalismo digital exige-se a produção de conteúdo em tempo real. Contudo, impõe-se um modelo de produção com MAIOR quantidade de matérias sobre o assunto:

    DEVE OFERECER A NOTÍCIA EM VÁRIOS LINKS COM DADOS ADICIONAIS.

    OUTRO FATOR IMPORTANTE É A INSERÇÃO DE ARQUIVOS DE VÍDEO E SOM PARA PROPORCIONAR AO LEITOR ALTRENATIVAS AO TEXTO.

     

  • No jornalismo digital, em que se exige a produção de notícias em tempo real, impõe-se um modelo de produção com menor quantidade de matérias sobre o assunto, priorizando-se a veiculação destas no momento da ocorrência dos fatos.

    ERRADO. Como na Web existe mais espaço para a publicação de matérias, há produção de uma quantidade maior de notícias sobre o assunto. Os valores-notícia tb são reconfigurados com o Webjornalismo.


ID
214480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

Uma estratégia importante no jornalismo digital é registrar a hora em que a notícia foi disponibilizada, para demonstrar o grau de atualidade da matéria.

Alternativas

ID
214483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características, linguagens e técnicas jornalísticas,
julgue os itens seguintes.

O blog se transformou em uma grande ferramenta organizacional para repórteres especializados, pois funciona como um caderno de anotações aberto ao público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO 

     

    "O blog se transformou numa grande ferramenta organizacional para os repórteres especializados. É um caderno de anotações aberto ao público de modo que os repórteres ficam sabendo que assuntos são mais atraentes aos leitores, ajudando-os a priorizar as matérias que eles devem fazer."

     

    Livro: Jornalismo 2.0 - Como sobreviver e prosperar - Um guia de cultura digital na era da informação. Mark Briggs.2007. p.12

     

     

     


ID
214594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O planejamento de mídia depende de decisões estratégicas quanto
à adequação do suportes midiáticos aos conteúdos das mensagens.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

O planejamento e a produção de videoreleases, embora demandem tempo e custo, são vantajosos, pois podem ser codificados para vários suportes, entre eles, TV, rádio, Internet e mídia exterior (media show).

Alternativas
Comentários
  • Videorelease para rádio?!
  • Nao podemos esquecer das radios digitais. Além de ouvir som, nos aparelhos receptores de rádio digital é possível ler textos, assistir a videos e ver imagens, como mapas de trânsito e de previsão do tempo, por exemplo.

ID
226423
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Assinale a definição correta.

Alternativas
Comentários
  • Artigo - No sentido adotado na questão é elaborado pelo assessorado e revisado pelo assessor.

    Flash - É o resumo da notícia gravada pelo repórter na rua. Pode ser também um primeiro anúncio de um acontecimento importante em rádio, TV ou internet.

    Antetítulo - vem antes (geralmente acima) do título e não depois

    A definição de CODIFICAÇÃO dada é a de encript.

    Fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/
  • Codificação: é a transformação de um sinal analógico em digital e de um sinal digital em outro formato digital.


ID
289921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O fechamento permanente de matérias em portais jornalísticos na Internet e a necessidade constante de publicação e atualização de conteúdos promoveram o aumento da visibilidade de novos atores e novos cenários políticos. Em uma ordem reversa, houve um endurecimento das linhas editoriais e a diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet.

Alternativas
Comentários
  • o erro está em endurecimento das linhas editoriais em vez de falar em flexibilização? Alguém concorda?
  • Acredito que o erro esteja, também, em afirmar que houve a "diminuição na quantidade de selecionadores (gatekeepers) envolvidos nos processos de produção das notícias para a Internet". Não é porque a notícia é produzida para a internet que a figura do gatekeeper é dispensável; pelo contrário, ele é essencial no processo. 

  • Creio que o erro esteja em toda a 2ª frase. Ora, não parece correto dizer que houve uma "diminuição na quantidade de selecionadores". Com a internet, a tendência é justamente a multiplicação desses selecionadores.


ID
289924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet trouxe mudanças substanciais para o jornalismo,
alterando suas rotinas de produção, linguagens e estratégias de
relacionamento com o público. No que se refere ao jornalismo
digital e a suas características, julgue os itens de 55 a 61.

O rádio via Web democratiza a produção e o acesso à informação jornalística, uma vez que não é necessário qualquer tipo de autorização do governo para que uma emissora radiofônica divulgue conteúdo pela Internet.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo. 

    "As rádios convencionais FM (Frequência Modulada) e AM (Amplitude Modulada) necessitam de concessão para funcionamento, uma vez que utilizam o espectro de radiofrequência, um bem natural, limitado e que necessita de critérios bem definidos, de forma a otimizar o seu uso, conforme dispõe o texto da lei 4.117/62, que define os diversos tipos de emissoras de radiodifusão bem como estabelece as condições para a outorga, aprovação desses serviços pelo poder público.

    As rádios via web não sofrem incidência da referida lei, uma vez que a veiculação do conteúdo em áudio é transmitido, na íntegra, por redes de internet, previamente autorizadas e, portanto, na condição de um serviço de valor adicionado, o que descaracteriza suas operações como serviços de telecomunicações. Nessas condições, o serviço de transmissão de web rádios não depende de autorização do poder público." 

    Fonte: http://www.aguaviva.org.br/artigos/direitos-autorais-web-radios/


ID
295930
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornal coreano OhmyNews, lançado em 2000 por Oh Tem-ho com a proposta de modificar a maneira como as informações são produzidas é um dos mais festejados exemplos de “jornalismo participativo” no ambiente on line. Esse tipo de jornalismo caracteriza-se

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da C ?


ID
295987
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A produção de conteúdo jornalístico para a internet deve levar em consideração que

Alternativas

ID
310588
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne a projetos gráficos; linguagem visual e aspectos
estéticos; conceitos, aplicações e limitações de mídias eletrônicas,
julgue o próximo item.

A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

Alternativas
Comentários
  • Erro por redução, muita redução: o jornalista, no ambiente online, está longe de ser o definidor da pauta nos portais e blogs, que refletem diretamente o fluxo e as tendências das midias socias, sobre as quais não existem nenhum controle editorial.

  • Com a internet, ouvir o público passou a se tornar um diferencial na rotina produtiva do jornalista. O gatekeeper inalcançável que dita o que os outros devem saber perdeu força sim.

  • A figura do gatekeeper no jornalismo tradicional não chega a ser ameaçada pelo jornalismo online (webjornalismo) porque um jornalista assume o papel principal na escolha do material que será publicado ou deixado de fora.

    ERRADO, pois a mídia não detém mais o único e exclusivo poder de emissão (modelo um-todos), o receptor se tornou mais empoderado, passando a participar no processo de produção da notícia, com isso, aumentou-se os atores que selecionam os fatos importantes que viram notícia (modelo muitos-muitos).


ID
398842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito das novas tecnologias de comunicação e de sua importância para os meios de comunicação, julgue os itens seguintes.

Segundo alguns pesquisadores, o web-rádio, para que seja considerado rádio, deve manter as três características definidoras do rádio, ou seja, deve ser um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real.

Alternativas
Comentários
  • o erro está na palavra "invisível"
  • Questão errada. Como destaca Meditsch (2001), o rádio ainda se manterá sonoro. Mas não poderá mais se balizar por suas três características definidoras: “um meio de comunicação sonoro, invisível e que emite em tempo real” (MEDITSCH, 2001, p. 04).

    Fonte: http://www.livroslabcom.ubi.pt/pdfs/20110415-debora_lopez_radiojornalismo.pdf
  • Questão da FCC: O Rádio Digital permite abrir o canal de rádio para a transmissão de dados, como textos e imagens no visor do aparelho receptor´.

    ---------------

    Ou seja, a web-rádio não é um meio de comunicação sonoro e invisível, pois boa parte de seu conteúdo também poderá ser lido.

    Entre as principais vantagens do rádio digital sobre o analógico podemos citar: melhoria na qualidade do áudio, multiprogramação, transmissão de dados (textos, fotos, informações de trânsito, alertas de emergência, etc.), cobertura de uma mesma área com menor potência e a otimização do espectro eletromagnético.

     

    http://www.drm-brasil.org/content/o-que-%C3%A9-r%C3%A1dio-digital

  • Aqui vai um desabafo.

    Já devo ter feito, pelo menos, umas 10 questões (o que considero muito) da Cespe com o início da assertiva com esse "segundo alguns pesquisadores". Óbvio que o elaborador da prova tem a liberdade de abordar um tema de maneira que o candidato "erre" a questão, afinal é esse o objetivo de uma prova de concurso, reprovar pessoas. Porém, não é "vale tudo". Uma prova de concurso é um documento vinculado a um edital de caráter normativo (ou deveria). Precisa sim de referência. Para um prova do cargo de jornalista, feita e elaborada por jornalistas, com tantos autores que podem ser referenciados, é realmente uma tristeza p/ quem estuda com seriedade encarar uma "elaboração" dessas.


ID
398866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação a redação e edição jornalísticas, julgue os próximos itens.

O conceito de hipertexto deriva do surgimento dos hyperlinks, mas somente com o uso corrente de blocos de textos conectados entre si por nexos não sequenciais, permitindo-se igualmente relações com conteúdos diversos (indicados por termos sublinhados), é que se pode, de fato, falar da existência das hipernotícias.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ter sido anulada pois a existência de hipertextos precede a existência de hiperlinks, não deriva deles..."A ideia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


  • O hipertexto antecede o hiperlink, o gabarito deveria ser E
  • E de onde saiu esse conceito de "hipernotícia"? Nunca vi esse termo...


ID
420994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às técnicas de redação, produção e edição para webjornalismo, julgue o  item  que se segue.

A colocação de texto da mídia em papel (jornal ou revista) na Internet sem modificação é denominada transposição pura.

Alternativas
Comentários
  • Foi o que aconteceu na 1ª fase do jornalismo.


ID
532537
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às características da produção de conteúdo informativo para a Internet, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Ferramentas wiki representam uma nova modalidade de jornalismo em mídia digital, que se traduz pela incorporação de conteúdos produzidos pelo leitor. 

    Não é modalidade digital. Podem pode ser encotrada nos outros meios.

    b) O noticiário disponível na rede se caracteriza pela atemporalidade dos seus conteúdos e pela linearidade do seu texto.

    temporalidade e não linearidade

    d) Em veículos noticiosos on-line, a reportagem se restringe à busca e ao empacotamento de informações disponíveis na rede.
    Empacotamento = pegar o que está pronto e reescrever. Acontece, mas não se restringe somente a isso.

    e) Os blogs permitem uma relação mais íntima entre os colunistas e seu público e pautam pelo envio de mensagens de conteúdo informativo e isento de opinião.  

    Não é isento de opinião.



  • Um wiki é uma coleção de documentos criados de forma coletiva no ambiente da Internet. Basicamente, uma página wiki é uma página web que qualquer pessoa pode criar, diretamente no navegador web, sem necessidade de conhecimento da linguagem HTML. Um wiki começa com uma página de rosto. Cada autor pode acrescentar outras páginas ao wiki simplesmente criando um link para uma página que ainda não existe.

    O termo wiki tem origem na expressão havaiana wiki-wiki que significa muito rápido. O wiki é, além disso, um método rápido de criação de texto sem grupo. É um formato bastante popular na Internet. Não existe, em geral, um coordenador de edição, nenhuma pessoa em particular que tem controle sobre o conteúdo final. Em lugar disso, a comunidade edita e desenvolve o conteúdo de maneira coletiva. Visões consensuais emergem do trabalho de muitas pessoas sobre o documento.

    No Moodle, wikis podem ser uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo em educação. Uma turma inteira pode editar um documento de maneira coletiva, criando um produto feito pela turma. Por outro lado, cada aluno pode ter seu próprio wiki e trabalhar nele com a colaboração de seus colegas. Além disso o professor também pode participar guiando a turma, fornecendo ideais e colocando conteúdos.

    Outro ponto interessante da ferramenta é que ela funciona como um brainstorming. No próprio moodle ele mostra uma mensagem dizendo para o editor não se preocupar com a linguagem já que ele poderá alterar o conteúdo mais tarde.


ID
544198
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Arthur Dent é uma pessoa que gosta de ler as notícias/novidades dos seguintes sites: InfoWester, Viva o Linux, BR-Linux, Folha Online e Win Ajuda. O problema é que, por ser uma pessoa muito atarefada, Arthur não tem muito tempo para verificar cada endereço em busca de conteúdo novo.

Para que seja possível acessar esses sites com rapidez deve-se utilizar

Alternativas
Comentários
  • RSS é um padrão desenvolvido em linguagem XML que permite aos responsáveis por sites e blogs divulgarem notícias ou novidades destes. Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf (é possível utilizar outras extensões). Este arquivo é conhecido como feed ou feed RSS.
  • RSS (Really Simple Syndication engl.) É desde o início de 2000, a família constantemente avançada de formatos de fácil e estruturada publicação de alterações em sites (por exemplo, sites de notícias, blogs, etc Audio-/Video-Logs ) em um formato padronizado (XML).
  • 42!!! legal ver a homenagem ao guia do mochileiro das galáxias.

    RSS Rich Site Summary = Literalmente seria "rico sítio sumário", mas poderia ser traduzido como "bom resumo de site".
  • Eu também responderia RSS, no entanto a pergunta final foi a maneira de acessar esses sites com rapidez e não apenas as atualições. Não seria caso de anular a questão? Alguem pode me esclarecer?
  • Questão tirada de http://www.infowester.com/rss.php

  • O Guia do Concurseiro da Galáxia, rsrs.


ID
550816
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A evolução da tecnologia, representada pela Internet, gera uma nova relação com os processos comunicacionais, sendo um de seus marcos a liberação da

Alternativas

ID
550921
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Uma das diferenças trazidas pela Internet para o jornalismo é que, nos veículos on-line, a construção da notícia passa a ser um processo contínuo. Isso se deve à possibilidade de

Alternativas
Comentários
  • A alternativa "D" não pode ser tida como errada.


ID
596809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

Para a redação na Internet, não se recomenda, ao contrário dos antigos manuais de jornalismo, economia de palavras ou escolha de vocábulos mais curtos, sendo a preocupação, nesse ambiente, prioritariamente com o estilo.

Alternativas

ID
596812
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

Com o surgimento da Internet, que trouxe novas exigências de redação e de estilo, mais apropriadas ao webjornalismo, o modelo da pirâmide invertida foi abandonado, pois se mostrou inadequado à estruturação da narrativa online.

Alternativas
Comentários
  • Muito pelo contrário. A internet exige texto ágil e sem delongas. A estrutura do Lead (o que, quando, onde, como e por que) cabe como uma luva para o texto de internet.
  • Algumas questões já consideram que o webjornalismo usa a pirâmide deitada, e não a invertida.

    Será que a cespe ainda continua com o mesmo entendimento em 2016?

    O negócio é conhecer a banca! Respondi "pirâmide invertida" em uma questão que perguntava o estilo da pirâmide na internet e errei, a resposta era "pirâmide deitada".

  • Lisyane Pinheiro, creio que a questão a qual você se refere seria a respeito do Hipertexto, essa sim Pirâmide Deitada. Nesse caso, como está falando sobre "exigência de redação' acredito que continue com o mesmo entendimento. Só acho!!! 

  • Mesmo já existindo o conceito de pirâmide deitada para texto na internet, a pirâmide invertida não foi abandonada, como diz a questão.


ID
596815
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

Escrever notícias para a Internet requer a adaptação do texto a diferentes estratégias de leitura, e uma das maneiras de adequar o texto jornalístico à Internet é tratá-lo como hipertexto.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

    O termo hipertexto, de acordo com as várias definições de autores, pode ser definido como um processo de escrita e leitura não-linear, que permite o acesso ilimitado a outros textos de forma instantânea, na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons.

  • As diferentes estratégias de leitura das quais a questão se refere tem a ver com a linguagem multimidiatica e hipertextual, pois o leitor escolhe qual caminho de leitura ele prefere e quais formatos linguisticos mais lhe interessa/convém para a melhor compreensão da mensagem


ID
596821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O advento da Internet alterou os paradigmas de cobertura, redação
e difusão dos fatos jornalísticos. Em relação a essas novas
condições de codificação da informação jornalística, julgue os itens
seguintes.

Assim como nas mídias mais tradicionais, na Internet há preferência pelo desdobramento sequencial do fato em título, lide e corpo da matéria; na edição, corta-se do pé para a cabeça.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na internet é privilegiado o tipo de leitura hipertexto, com links e outras informações. Em matérias jornalísticas, o lide e pirâmide invertida, além do valor-notícia, devem prevalecer, ainda que na fase de edição de texto (contrariando a afirmação da questão).
  • A Cespe forçou. Mesmo como o hipertexto, o desdobramento da informação continua sequencial.

  • No webjornalismo, o desdobramento sequencial do fato ocorre em notícias complementares, oferecidas ao leitor através de links na página, e não no lide, título ou corpo da notícia como afirma a questão.

  • Acredito que o erro seja "desdobramento sequencial". Nem no impresso nem na internet é sequencial. É do mais importante para o menos importante. No entanto, a questão está MUITO mal elaborada.

  • Acho que a questão quis se referir ao hipertexto, já que com ele se quebraria a linearidade do texto jornalístico, fragmentando a narrativa. Mas no impresso o desdobramento sequencial é o mesmo que a questão afirma, ou seja, título, lead e corpo da matéria

  • Assim como nas mídias mais tradicionais, na Internet há preferência pelo desdobramento sequencial do fato em título, lide e corpo da matéria; na edição, corta-se do pé para a cabeça.

    ERRADO. Não é sequencial. Sequencial seria cronológico, do começo para o fim. Tanto nas midias tradicionais quanto na internet, a preferência é pelo desdobramento decrescente, começando pelo clímax (pirâmide invertida)


ID
596914
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No que concerne à evolução dos meios e das tecnologias da
comunicação, julgue os itens que se seguem.

Publicações jornalísticas adotam códigos de barras bidimensionais (2D), também denominados mobile tagging, que permitem ao leitor acessar conteúdos na Web via dispositivos móveis. Um padrão comum desse tipo de código é o QRcode.

Alternativas
Comentários
  • Código QR é um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo) e/ou um link identificado pelo aparelho.
  • Certo

    Um exemplo de QRCode:

  • Fonte: http://bussolavirtual.wordpress.com/2010/03/01/mobile-tagging/


    Como ele funciona?

    Através de um aplicativo para celular que permite ao usuário apontar a câmera para uma figura, que é na verdade um código de barras 2D, o programa scanneia e traduz o código em uma informação específica que pode ser: mensagem de texto, links para sites, informações sobre o produto, imagens, entre outros.

    Com o uso do mobile tagging podemos criar uma convergência absoluta de mídias de informação. Isso porque as tags além de terem o poder de interagir com as pessoas, permite que mídias impressas, por exemplo, façam links para internet.

    Para que utilizar o QRCode?

    Ele pode ser utilizado em anúncios publicitários, na embalagem do produto para informações adicionais, videoclipes, cartão de visita, tickets de entrada em eventos, cartões de embarque, download diretos de ringstones, clips ou mobile games, link direto para sites, livros ou redes sociais, além disso, pode ser utilizado para mostrar informações sobre monumentos ou transporte públicos. 

    Como o QR Code é decifrado na tela do celular NÃO há necessidade de gastos de papel, nem de tinta para impressão. Além disso, os códigos podem ser armazenados no próprio celular e o usuário pode compartilhar com outras pessoas. Portanto, além de ser econômico, de fácil uso e acesso, o QR Code contribui para a sustentabilidade do planeta.


  • E ainda:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_QR

    Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS. 1

    Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interface RS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.

    O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o "código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada".

    No Brasil, o primeiro anúncio publicitário a utilizar o código QR foi publicado pela loja Fast Shop, em dezembro de 2007. Mais tarde, em junho de 2008, a cerveja Nova Schin publicou um anúncio com o código e a Claro fez uma campanha utilizando o código QR em novembro de 2008. A revista Galileu, da editora Globo, também incluiu códigos QR para oferecer ao usuário acesso a informações extras pelo celular. Em novembro de 2008, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen utilizou o código para uma pequena ação em seu stand.



ID
596965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

No sistema de copyright Creative Commons, o jornalista, ao disponibilizar seu conteúdo, não está protegido como autor. Nesse sistema, o conteúdo disponibilizado pertence ao interessado, podendo ser por ele apropriado, adaptado, copiado e distribuído, sem crédito ou direitos de autor.

Alternativas
Comentários
  • O Creative Commons Brasil disponibiliza opções flexíveis de licenças que garantem proteção e liberdade para artistas e autores. Partindo da idéia de "todos os direitos reservados" do direito autoral tradicional nós a recriamos para transformá-la em "alguns direitos reservados".
  • Copyright: Direito autoral ou direitos de autor são as denominações usualmente utilizadas em referência ao rol de direitos outorgados aos autores de obras intelectuais (literárias, artísticas ou científicas). Neste rol encontram-se dispostos direitos de diferentes natureza. A doutrina jurídica clássica coube por dividir estes direitos entre os chamados "direitos morais de autor" (direitos da personalidade) e aqueles de cunho patrimonial.

    Copyleft: é uma forma de usar a legislação de proteção dos direitos autorais com o objetivo de retirar barreiras à utilização, difusão e modificação de uma obra criativa devido à aplicação clássica das normas de propriedade intelectual sendo assim diferente do domínio público que não apresenta tais restrições. "Copyleft" é um trocadilho com o termo "copyright" que, traduzido literalmente, significa "direitos de copia". Vale destacar que por exemplo, o Kibe Loco, só poderia utilizar imagens criadas por outrem desde que estes permitissem sua utilização. Isso poderia servir via um pedido informal ou desde que o autor da obra tenha a caracterizado como copyleft. O sistema copyleft serviria para agilizar o processo.

    As licenças Creative Commons foram idealizadas para permitir a padronização de declarações de vontade no tocante ao licenciamento e distribuição de conteúdos culturais em geral (textos, músicas, imagens, filmes e outros), de modo a facilitar seu compartilhamento e recombinação, sob a égide de uma filosofia copyleft .

    As licenças criadas pela organização permitem que detentores de copyright (isto é, autores de conteúdos ou detentores de direitos sobre estes) possam abdicar em favor do público de alguns dos seus direitos inerentes às suas criações, ainda que retenham outros desses direitos. Isso pode ser operacionalizado por meio de um sortimento de módulos standard de licenças, que resultam em licenças prontas para serem agregadas aos conteúdos que se deseje licenciar.

  • A questão traz o conceito de copyleft. No copyright, ao contrário do copyleft, o conteúdo é protegido pelos direitos autorais, não podendo ser utilizado, copiado ou modificado por outras pessoas, exceto o próprio autor da obra.


ID
596968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

Transmídia corresponde à comunidade de blogueiros internautas que mantêm blogues e dialogam entre si por meio de comentários ou posts em blogue alheio.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    Transmídia é o fenômeno do transporte da informação para as múltiplas plataformas de comunicação
    . É um movimento que acompanha a criação de novas tecnologias, como leitores de e-books e celulares com Tv digital.

    A informação passa por múltiplas-plataformas e recebe de cada mídia uma contribuição especial presente somente neste canal, algo novo para uma narrativa principal. Este fato é usado por empresas de entretenimento para convidar o seu público a participar de alguma forma em uma narrativa diferente por diversos meios, sem necessidade de convergência a um único aparelho de comunicação.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Transm%C3%ADdia

    Bom estudo :)
  • Só complementando, o conceito da questão é o que chamamos de Blogosfera, conceito tipicamente relacionado à Web 2.0
  • Complementando Klaus:

     

    Blogosfera é o termo coletivo que compreende todos os weblogs (ou blogs) como umacomunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados; blogueiros lêem os blogs uns dos outros, criam enlaces para os mesmos, referem-se a eles na sua própria escrita, e postam comentários nos blogs uns dos outros. Por causa disso, os blogs interconectados criaram sua própria cultura. Outros termos em uso incluem "Blogtopia", "Bloguespaço", "Bloguiverso", "Blogsilvânia" e "Bloguistão".


ID
596971
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

A customização pode ser classificada em duas categorias: do sítio e da entrega. Na customização do sítio, os usuários podem customizar o design da página; na de entrega, podem customizar a forma de entrega das notícias (por exemplo, via mecanismos de busca, RSS, podcast ou telefone celular).

Alternativas

ID
596974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

O uso intensivo de tecnologias de ponta para a difusão de informações jornalísticas é essencial para ampliar a audiência e garantir o máximo de qualidade ao público.

Alternativas
Comentários
  • Creio que tecnologia de ponta tem haver com transmissão de informações e não com  ampliação de audiência. questão errada!
  • Não se pode afirmar que os avanços tecnológicos resultem na garantia de qualidade ao público, visto que há outros fatores associados, como as condições de recepção, acesso à tecnologia e etc
  • Nem sempre o uso intensivo de tecnologias de ponta para a disseminação de informações garante o máximo de qualidade ao público. 

    Na internet, por exemplo, encontramos muitos materiais bons, porém encontramos outros nem tão bons ou até mesmo de péssima qualidade. 

    Assim, gabarito errado.

  • Não necessariamente. A qualidade do produto entregue não está atrelada às tecnologias de ponta. Ainda é preciso criatividade e sensibilidade para produzir material interessante.


ID
596977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a webjornalismo, jornalismo
colaborativo e interação com o público.

O podcast, também denominado audiocast, transformou-se em opção ao rádio tradicional. Para ter acesso à audição ou à produção de um audiocast, é necessário utilizar programas que gravem, editem e toquem música no formato digital.

Alternativas
Comentários
  • Cespe mudou o Gabarito dessa questão para Errado. Favor, atualizar
  • Eu respondi errado. Pensei assim: Quem deseja ouvir um audiocast não necessita de programas que gravem e editem, precisa do programa que toque o formato.
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "X", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Justificativa da banca:  O podcast é uma opção ao rádio, como é à TV ou qualquer outra mídia. Ele, entretanto, é, por suas características, mais próximo da mídia rádio. Os argumentos referem-se ao fato de que, para ouvir, não se precisa de programa de edição. A questão refere-se não apenas à audição, mas também cita, explicitamente, a produção de um audiocast. Para ouvir não é necessário qualquer programa, mas, para produção, sim, mesmo que eles sejam facilmente acessíveis. Para produzir é necessário um programa, mas, para ouvir, não. Assim, opta-se pela alteração do item.
    Bons estudos!
  • É preciso utilizar agregadores de conteúdo, por exemplo. O Spotify é um exemplo.

    Provavelmente, há outros meios também.


ID
606532
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da Internet causa modificações no jornalismo, tanto na forma de produção quanto nos veículos. Mais recentemente, tem-se feito presente um questionamento quanto ao próprio futuro da atividade jornalística. Isso está ligado ao crescimento dos blogues, por permitirem que

Alternativas
Comentários
  • Sei que tá um pouco tarde pra responder esse comentário, mas você se equivocou. Agentes policiais, mesmo de folga/licença/férias TEM o dever de prender em flagrante quando presenciarem um delito!


ID
716836
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise atentamente as afirmativas abaixo concernentes ao webjornalismo.

I. No webjornal a relação com o leitor pode ser imediata, interativa. Por isso, sempre que possível, o jornalista deve assinar a matéria, incluindo o seu endereço eletrônico.

II. No webjornalismo é importante preservar a estrutura piramidal do texto, introduzindo o essencial da notícia logo de imediato, para não perder a atenção do leitor.

III. No webjornalismo sugere-se o texto esquadrinhável, destacando-se palavras-chave por meio de hiperligações ou cores, utilizando-se de subtítulos e exprimindo uma ideia por parágrafo.

IV. No webjornalismo a possibilidade de leitura multilinear, que transforma os dados espaciais e temporais da produção e da exploração da informação, dificulta ao leitor um percurso individual na exploração dos textos.

Da análise, conclui-se que

Alternativas
Comentários
  • NUNCA TINHA OUVIDO FALAR EM TEXTO ESQUADRINHÁVEL. PESQUISEI E ENCONTREI ISSO:

     

    Um estudo de Jacob Nielsen e John Morkes (1997) mostra que 79% das pessoas que leem notícias online procuram palavras ou frases-chave para facilitar a leitura.  Isto significa que os leitores preferem ler textos organizados em blocos de informação de maneira a navegar livremente pela página, em vez do texto jornalístico tradicional que obedece às regras da pirâmide invertida (Canavilhas, 2006). Por isso, Nielsen e Morkes (1997) sugerem que os jornalistas passem a utilizar o scannable text – em português, o “texto esquadrinhável” - e ressalvam que o profissional deve destacar palavras-chave, utilizar subtítulos e listas, ser conciso e exprimir apenas uma ideia por parágrafo. Esta técnica pretende, no fundo, orientar e conduzir o leitor no texto uma vez que este pode ter variados elementos multimédia. 

     

    https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/20161/1/Dissertação%20_%20final_word.pdf

     


ID
716839
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODIUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Práticas desenvolvidas em seções ou na totalidade de um periódico noticioso na Web, em que a fronteira entre produção e leitura de notícias não pode ser claramente demarcada ou não existe, definem

Alternativas
Comentários
  • Jornalismo participativo: a audiência passa de mero receptor passivo de informações para produtor de notícias

    Jornalismo Cívico: chama-se Jornalismo Cívico, ou também de Jornalismo Público, o movimento que busca inserir o jornalista e sua audiência, os leitores, nos processos políticos e sociais, em detrimento da condição de meros espectadores dos fatos

    Jornalismo Cidadadão:

    Jornalismo Cidadão também é conhecido como Jornalismo ColaborativoJornalismo Democrático ou ainda Jornalismo de Rua. Seu conceito é baseado em cidadãos comuns, sem formação jornalística, participando de forma ativa no processo de coleta, reportagem, análise ou disseminação de notícias e informações.

    Outros termos para Jornalismo Cidadão são originados em inglês, como citizen journalismnetworked journalism (jornalismo em rede), grassroots journalism (jornalismo de raiz), jornalismo amador, jornalismo participativo, jornalismo colaborativo ou jornalismo open source.

     

     

  • As diferenças entre Jornalismo Cidadão e Jornalismo Colaborativo não são consensuais. Muitos consideram como sinônimos, outros não.

    No Jornalismo Cidadão, um indivíduo sem formação jornalística é responsável por TODO o processo de produção da notícia. NÃO há interferência de um profissional de Comunicação. Exemplo: sites e blogs mantidos por pessoas comuns, narrativas independentes, matérias no estilo "Você Repórter", as quais são produzidas por cidadãos, mas são veiculadas em veículos conhecidos.

    No Jornalismo Colaborativo, também conhecido como Participativo, uma pessoa comum, sem formação jornalística participa/colabora com APENAS PARTE do processo de produção da notícia. Há interferência de um profissional de Comunicação, que se responsabiliza por este processo noticioso, inclusive pelo produto final. Exemplo: envio de áudio, imagem ou vídeo dos telespectadores para o WhatsApp do "Bom Dia Rio" da Globo.

    O Jornalismo Comunitário, de caráter estritamente local e voltado para os anseios, necessidades e apelos de determinada comunidade pode ser praticado ou não por cidadãos sem formação jornalística (ex.: rádio comunitária) ou não (ex.: jornaizinhos de bairro feitos por jornalistas).

    Como a questão dizia que era uma prática q estava em uma uma seção (parte) ou na totalidade de um periódico noticioso da Web, só podia ser Jornalismo Colaborativo. No Jornalismo Cidadão, os cidadãos são responsáveis pela totalidade e não há necessariamente nesta prática a ideia de periódico


ID
722155
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz

Alternativas
Comentários
  • Correta B
    Nilson Lage em Teoria e Técnica do Texto Jornalístico (2005)* salienta sobre alguns estilos de lide. Nele, desenvolve e exemplifica lead resumo, flash e narrativo. Observe:  1) Lead Resumo Geralmente utilizados em suítes e coberturas de eventos em que há várias informações de destaque e precisam ser condensadas dentro da mesma matéria de jornalismo impresso diário:  "Dois dias depois do terremoto que atingiu 20 cidades turcas, o número de mortos elevou-se a sete mil, o de feridos a 30 mil, uma grande refinaria estava ainda em chamas e crescia o temor de que o caos dos transportes e serviços públicos causem fome e epidemias. Há dez mil desaparecidos e cem mil desabrigados." 2) Lead Flash Utilizado, geralmente para destaque de frases curtas em início de texto: "Um homem foi crucificado na Arábia Saudita. Acusado de matar a mãe, Ahmed Mustafá sofreu a pena imposta a Cristo em algum lugar do moderno reino dos Saud, sem testemunhas. Apena foi aplicada há oito dias e não se informou qual a duração do suplício."  3) Lead Narrativo É o oposto do lead clássico, pois na narrativa alinham-se fatos sucessivos que conduzem ao clímax. É como um pequeno conto, de poucas linhas:  "Lucas Malasuerte, 47, era, a despeito do nome, um sujeito feliz: casado, com dois filhos, casa própria e um bom emprego como ferramenteiro em Catanduva, São Paulo. Em janeiro passado, perdeu o emprego; em março, a mulher o deixou, levando os filhos; vendeu a casa em maio, para pagar dívidas. Ontem, Lucas escreveu um bilhete de despedida, enfiou um revólver na boca e se matou, em frente ao guichê do Sine, a agência de empregos do Ministério do trabalho."  LAGE, N. Teoria e Técnica do Texto Jornalístico. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. http://literacomunicq.blogspot.com.br/2010/04/classificacao-do-lead.html
    Bom estudo ;)
  • Para Mário Erbolato, a organização dos elementos narrativos pode originar os seguintes tipos de lide:
    lide simples- refere-se apenas a um fato principal;
    lide composto- abre a notícia anunciando vários fatos importantes;
    lide integral- relaciona todas as informações objetivas sobre o fato;
    lide suspense ou dramático- provoca emoção em quem lê;
    lide relâmpago- anuncia o fato de forma extremamente resumida;
    lide citação- anuncia o fato através do discurso direto;
    lide contraste- relata um fato através de situações antagônicas;
    lide documentário- historiciza o fato;
    lide pessoal- anuncia o fato interpelando o leitor.

  • Onde achar a resposta:

    Técnicas de Codificação em Jornalismo, Mário Erbolato, págs 70-72


ID
722200
Banca
FCC
Órgão
TRT - 6ª Região (PE)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na internet, a redação dos textos jornalísticos é caracterizada por frases breves e parágrafos curtos, em contraposição aos grandes blocos de texto comumente encontrados nos meios impressos. Em função disso, em uma leitura apressada, os textos jornalísticos da web nos dão certa aparência de superficialidade. Para combater essa visão de falta de profundidade na construção do texto, o redator de veículos online deve

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas, ou simplesmentelinks. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.

    O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

  • Sem dúvida hipertexto é fundamental. Mas, fiquei em dúvida se a opção "e" é a mais correta e completa. O que acham?

  • Gab. C

    O Hipertexto permite que o leitor realize livremente um caminho virtual em busca das informações de que precisa, tudo feito de maneira prática e cômoda, sem que seja necessário sair de casa para consultar, por exemplo, livros em uma biblioteca. É isso é uma característica importante do texto online.


ID
736570
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os estudos e pesquisas em Jornalismo no Brasil cresceram bastante no século XX em decorrência do aumento dos cursos de graduação e, em especial, com a ampliação dos programas de pós-graduação. Tais estudos e pesquisas têm privilegiado as seguintes temáticas referentes ao Jornalismo:

I. modalidades de construção da cobertura jornalística.
,
II. determinados veículos, como Veja, Folha de São Paulo e Jornal Nacional (Globo).

III. teoria do Jornalismo.

IV. história do Jornalismo.

V. Jornalismo on-line.

Alternativas

ID
736627
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Praticamente todos os manuais de jornalismo recomendam o uso da técnica da pirâmide invertida (texto escrito em ordem decrescente de importância), observando as limitações de espaço da mídia impressa e a eventual necessidade de cortes de texto. Os meios online, entretanto, não padecem do mesmo problema. Pelo contrário: neles, o espaço é virtualmente infinito. Ao organizar uma reportagem jornalística para um meio em ambiente web, o editor deve:

Alternativas

ID
739588
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que “na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será “carregado" e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado." O seu alerta refere-se à

Alternativas
Comentários
  • Diz Magaly Prado, em Webjornalismo, página 84, Capítulo 3 (Arquitetura da Informação. Design digital, usabilidade, navegação. Informação da informação. Interface):

     

    Usabilidade

    Na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca nele será "carregado", e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado.

    (...)

    Tudo precisa ser fácil de achar e memorizar.

    (...)

    Usabilidade também quer dizer facilidade, e, quando existir a necessidade de voltar ao site para "pegar algo", é bom lembrar rapidamente, pois as pessoas são inquietas, sem tempo de ficar procurando em páginas com muito floreio.


ID
774940
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Qual das alternativas abaixo NÃO corresponde às características da produção de conteúdo jornalístico para a internet.

Alternativas

ID
774964
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Camaçari - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a Internet, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F), em seguida assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A Internet atrai leitores por interesse temático e não mais pelo critério geográfico. As novas relações com o tempo e o espaço implicam repensar o tratamento dado a matérias locais, nacionais e internacionais, tanto no que diz respeito à contextualização - comumente, na mídia tradicional, presume- se que as matérias locais dispensam maior contextualização para serem compreendidas, quanto no que se refere à seleção segundo critérios de proporção – nos jornais regionais, as matérias locais geralmente têm maior peso.

( ) No processo de redação e edição na Web, outro aspecto importante é a interatividade, que coloca os dois interlocutores em condições iguais.

( ) A tela de computador oferece ao leitor condições ruins de legibilidade. Estudos mostram que muitos leitores são como scanners: vêem a notícia como imagem, fixando-se em elementos-chave. Por isso, a possibilidade de maior espaço para as matérias deve ser aproveitada com a edição de textos curtos e enxutos, lincados entre si.

( ) As facilidades para lançar uma publicação na mídia tradicional ainda são infinitamente maiores do que na net.

( ) Na internet é preciso saber explorar os elementos multimídia. O texto nem sempre é a melhor maneira de se comunicar e pode ser substituído, por exemplo, por áudio ou imagem. No entanto, o uso desses recursos exige cautela.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar porque a afirmativa abaixo é verdadeira?

    " A tela de computador oferece ao leitor condições ruins de legibilidade. Estudos mostram que muitos leitores são como scanners: vêem a notícia como imagem, fixando-se em elementos-chave. Por isso, a possibilidade de maior espaço para as matérias deve ser aproveitada com a edição de textos curtos e enxutos, lincados entre si"

  • Com dois anos de atraso, mas vamos lá: Os estudos de legibilidade da tela mostram que os leitores fazem uma leitura apressada do texto na web, por vezes pulando blocos inteiros de informação. Por meio de técnicas de leitura de movimentação dos olhos, eyetrack, foi possível observar que a maioria dos leitores acompanham o texto por meio de uma leitura em forma de F, ou seja, o leitor lê aprimeira frase, pula para o meio do texto ou acompanha uma frase abaixo do intertítulo, e depois decide se continua  a ler o texto, ou não. Sendo que, às vezes, a leitura também se dá em forma de E, [provavelmente porque o leitor deseja saber o desfecho do texto. (Essa última parte já é minha livre interpretação)].


ID
777304
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Estabeleça as relações abaixo entre expressões que se tornaram comuns com a expansão da Internet e do jornalismo on-line e seus significados corretos. Em seguida, assinale a única opção correta.

I – Pop-up.

II – Subir um texto.

III - Page views.

IV – Hipermídia.

( ) Todos os métodos de transmissão de informações baseadas em computadores, incluindo textos, imagens, vídeos, animações e áudio.

( ) Página ativada ao abrir um site, geralmente em tamanho reduzido

( ) Expressão usada para informar que uma página está pronta para ir ao ar.

( ) Número de acessos a uma determinada página.

Alternativas

ID
777313
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet provocou mudanças significativas na chamada mídia de massa e, segundo especialistas, mais novidades ainda estão por vir. Entre as consequências desse processo podemos apontar

Alternativas

ID
777349
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na web, os usuários são caracterizados como escaneadores e metódicos que podem ser definidos, respectivamente, como os que

Alternativas
Comentários
  • Nielsen assegura até hoje que, de fato, a proporção de usuários que ‘leem’ palavra por palavra numa página Web é mínima. A maior parte, 79%, tende a não ler textos completos (http://w.useit.com/alertbox/9710a.html), tal como estabeleceram Nielsen e seu colega John Morkes. Em vez disso – diz Nielsen – “escaneiam”, ou folheiam, o texto (ou, se preferir, leem superficialmente) e escolhem palavras-chave, frases e parágrafos de seu interesse, enquanto “brincam” sobre as partes do texto que lhes interessam menos.

    A pesquisa descreve os leitores metódicos como aqueles que liam de cima a baixo.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAABrZkAG/como-escrever-web?part=5


ID
816625
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
AL-CE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sabendo que a arquitetura da informação de um website, que norteia o trabalho do webdesigner, está estruturada em quatro sistemas interdependentes, organização de informações, navegação, rotulação e busca, julgue o item.

O estudo de acessibilidade, realizado pelo webdesigner, busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

Alternativas
Comentários
  • A expressão acessibilidade Web refere-se a prática inclusiva de fazer websites que possam ser utilizados por todas as pessoas que tenham deficiência ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os usuários podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

  • Não sou especialista no assunto. Mas, do que adianta um site inclusivo, porém não responsivo a demanda de seu público? Acessibilidade na web varia muito. Depende do segmento, ao meu ver.

    Sinceramente, enxergo desta forma.

    E aí, caberia recurso o que estou dizendo ou não faz menor sentido?

  • Acredito que a banca trocou a palavra "arquitetura da informação" por acessibilidade.

    A "arquitetura da informação" é que é o estudo que busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

  • O erro está no começo da questão na minha análise.

    O estudo de acessibilidade, realizado pelo webdesigner, busca garantir o conforto e a adaptação das interfaces, proporcionando maior produtividade e satisfação aos usuários.

    Não é o estudo que garante, é o desenvolvimento de ferramentas.

    Gabarito ERRADO

  • USABILIDADE


ID
821257
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os blogs (abreviação do termo weblog) são sítios eletrônicos com sistema de publicação simplificado, frequentemente gratuitos e que apresentam grande facilidade de gerenciamento, o que levou à sua rápida popularização. Entre suas principais características, podemos citar:

Alternativas

ID
834184
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para ser publicado na internet, o texto da notícia deve:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    Porém tenho que discordar, pois a questão fala em "deve", quando na realidade deveria utilizar-se do verbo "pode", pois é evidente que num texto escrito, ainda que na internet, pode-se utilizar a pirâmide invertida como forma de apresentar a notícia, muito embora saibamos, como fala o item C, que a navegação hipertexto produz diferenças na maneira como uma notícia via internet possa ser publicada e lida. Contudo, as abordagens contidas nas letras A e C se completam, ao meu ver.
  • "O advento da rede de computadores e o surgimento da World Wide Web (WWW) revolucionaram o campo das comunicações na medida em que possibilitaram um acesso singular à informação e resolveram grande parte das demandas por informação do homem contemporâneo. De outra parte, ao proporcionarem o surgimento do jornalismo praticado na internet, reformularam a produção jornalística nos meios convencionais (jornalismo impresso, radiojornalismo e jornalismo televisivo), impondo uma nova dinâmica através de uma arquitetura noticiosa aberta e de livre navegação, com interatividade, traço que melhor o distingue."

    http://www.fa7.edu.br/recursos/imagens/File/jornalismo/monografia/2011/mono_hellen_02.pdf

ID
849814
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No livro Webjornalismo (2011), Magaly Prado fala de “um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias”, denominado

Alternativas
Comentários
  • Magaly Prado escreve em em Webjornalismo, página 181, Capítulo 8:

     

    A) O crowdsourcing é um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias.

    b) Segundo a autora, jornalismo open source é uma espécie de jornalismo com participação de colaboradores, vem do termo open source software, que é o conjunto de código aberto sob licenças (copyleft), que estejam em conformidade com a definição da organização (Free Software Foundation).
     


ID
882676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito de história dos meios de comunicação no mundo e no
Brasil, julgue os itens que se seguem.

A interatividade e as transmissões ao vivo são possibilidades decorrentes da Internet e do web rádio, meio viabilizado com o advento das conexões de banda larga.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Já havia rádios na Web mesmo antes das conexões banda-larga.
  • e já havia transmissões ao vivo antes da internet e do webradio

  • As transmissões ao vivo foram o início da TV. O VT, ou video-tape, só surgiu mais tarde.

  • A interatividade e as transmissões ao vivo são possibilidades decorrentes da Internet e do web rádio, meio viabilizado com o advento das conexões de banda larga.

    ERRADO. Tanto a interatividade quanto a instantaneidade (transmissões ao vivo e em tempo real) são características que já existiam no rádio convencional, antes da web rádio. Pegadinha de prova! A interatividade já era proporcionada, por exemplo, por meio de ligações telefônicas do ouvinte para falar à rádio, e conversar ao vivo com o locutor. A interatividade era e ainda é muito comum em programas de talk news.

  • "Defendida por muitos como o maior feito da Internet, “o termo “interatividade” — que emerge com a indústria informática — ao mostrar-se tão amplo, torna-se vago” (PRIMO, 2009, p. 21). Seria equivocado afirmar que a interatividade surgiu com a Internet. Nas mídias tradicionais é possível perceber facilmente exemplos de relação jornalista x receptor quando o jornal publica as cartas de leitor, ou quando o ouvinte pede a sua música favorita ao locutor, ou ainda quando se escolhe o filme que passará na TV durante a programação da madrugada" (REGES, p.44)

    Fonte: Características e gerações do Webjornalismo: análise dos aspectos tecnológicos, editoriais e funcionais


ID
892099
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um webjornalista pode redigir um texto nas extensões

Alternativas

ID
892105
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Leia o trecho abaixo e, em seguida,assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.


Na mesma década de sua criação,a world wide web se tornou um espaço explorado pelos veículos de comunicação brasileiros que seguiram o exemplo pioneiro do grupo............................ que, em 1995, inseriu o(a) .............................na rede mundial. No mesmo ano,................................ foi o primeiro veiculo de comunicação brasileiro a realizar uma cobertura completa no espaço virtual.

Alternativas
Comentários
  • A primeira iniciativa brasileira partiu do O Estado de São Paulo, que, ainda em 1995, colocou a Agência Estado na internet. Em seguida, no mesmo ano, vieram o Jornal do Brasil, a Folha de São Paulo, O Globo, O Estado de Minas, Zero Hora, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste.
    Em 1999 ocorre a primeira cobertura on-line internacional, sobre a guerra do Kosovo, que chegou a ser apelidada de “a guerra da internet”, conforme Moherdaui (2000). O Portal UOL (Universo Online) também publicou vários relatos de pessoas que estavam próximas às áreas de conflito, cujo maior destaque foi a matéria especial do jornalista Waltes Faceta Júnior.

    http://jornalismo2009-f2j.blogspot.com.br/
  • No Brasil, as empresas jornalísticas entraram na rede a partir de iniciativas isoladas como as do Grupo O Estado de S. Paulo. Mas o primeiro jornal brasileiro a fazer uma cobertura completa no espaço virtual foi o Jornal do Brasil, em 28 de maio de 1995. Outros veículos que também entraram na rede foram: O Estado de Minas, Zero Hora, Diário de Pernambuco e Diário do Nordeste. Entretanto, somente em 1996, houve o lançamento do Brasil Online, primeiro jornal em tempo real, em língua portuguesa, da América Latina, conhecido hoje na rede como Folha Online. Quatro anos depois, o provedor de acesso à Internet Grátis (IG), coloca na rede o Último Segundo, um jornal digital produzido especialmente para Internet brasileira.

    Fonte: 
    http://monografias.brasilescola.com/historia/a-trajetoria-jornalismo-impresso-para-jornalismo-digital.htm

ID
987196
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Mike Ward (Jornalismo Online) a primeira providência para o desenvolvimento de um site é buscar um projeto visual, no qual vários outros aspectos são construídos - forma, função, códigos, navegação e interface, interação/interatividade e design visual.Esse processo deve se iniciar:

Alternativas

ID
987223
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre as características fundamentais do Jornalismo Online, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A estrutura narrativa pode ser não linear, letra D.


ID
1091002
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Embora existam muitos traços que definam o hipertexto, eles podem ser sintetizados em alinearidade e interatividade que ele propicia.

Sobre o hipertexto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1092043
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmações sobre as mídias sociais e seu impacto no jornalismo.

I. Com o surgimento das mídias digitais interativas, instauradas na internet, o jornalismo ganhou outros recursos e novos métodos para os processos de coleta e produção da notícia.

II. A introdução de novos elementos não textuais permite ao leitor explorar a notícia de uma forma pessoal, mas obriga o jornalista a produzi-la segundo um guião de navegação análogo ao que é preparado para outro documento multimídia.

III. A chegada das mídias digitais impossibilitou ao jornalismo o surgimento de novas ferramentas para a produção e a edição jornalística, levando à adaptação de determinadas funções e práticas para o cibermeio.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Canavilhas (2001, p. 70)

    A introdução de novos elementos não-textuais permite ao leitor explorar a notícia de uma forma pessoal, mas obriga o jornalista a produzila segundo um guião de navegação análogo ao que é preparado para outro documento multimédia. O jornalista passa a ser um produtor de conteúdos multimédia de cariz jornalístico - webjornalista. Por sua vez, o utilizador do serviço não pode seridentificado apenas como leitor, telespectador ou ouvinte já que a webnotícia integra elementos multimédia, exigindo uma “leitura” multilinear.



ID
1092052
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Independentemente de suas múltiplas definições, o jornalismo online apresenta algumas características específicas em relação a aspectos que quase sempre existiram nas mais diversas mídias, em diversos graus. Assinale a opção que, segundo alguns autores, representa uma das características mais interessantes do jornalismo online.

Alternativas
Comentários
  • Perene: adj.m e adj.f. O que dura para sempre; aquilo que é eterno; perpétuo. Que se conserva durante muito tempo; perenal. Que não pode ser interrompido; contínuo. Assim é o conteúdo na Internet, lá permanece para quem quiser acessá-lo.

  • Lembrando que "o pra sempre sempre acaba", tá?
    Ou seja, mais dia menos dia, alguma coisa acontecerá e, um por um, tudo o que está na internet deixará de estar :)

     

  • "A característica diferencial do ciberjornalismo em relação a outros tipos de jornalismo, corretamente identificada por Palacios, é a possibilidade de armazenar indefinidamente toda a informação produzida e a tornar acessível imediatamente, a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet. Se o jornal de ontem servia para embrulhar peixe e suas notícias, com o tempo, só podiam ser encontradas em arquivos institucionais, hoje toda informação publicada na Internet pode ser considerada, até mesmo contra a vontade de seu autor, perene. Portanto, perenidade parece ser um termo adequado para remeter à disponibilidade cumulativa de material noticioso ou informação de interesse jornalístico no ciberespaço desprovido de limites espaço-temporais" (TRASSEL, p. 9)

    Fonte: Ruptura, continuidade e potencialização no ciberjornalismo: revisitando um texto fundamental de Marcos Palacios, Marcelo Träsel


ID
1122571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em meados do ano de 2013 diversas manifestações populares aconteceram em um grande número de cidades do país e foram objeto de atenção midiática, política e social. Além da variedade de pautas e estratégias de expressão da opinião, esses eventos colocaram em evidência a relevância das novas tecnologias e formas de mediação em rede.

Considerando a centralidade da comunicação digital nesses processos, julgue os itens

O coletivo Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), que cobriu as manifestações por todo o país de forma colaborativa, transmitindo em tempo real via streaming, é um exemplo de “pós-TV", pois se baseia em uma ambiência digital que subverte o modelo de produção televisiva tradicional e o papel da audiência.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação digital é a que mais tem se modificado, a cada nova ferramenta, surge um novo jeito de se comunicar.
    A questão descreve corretamente a atuação desse canal que ganhou destaque nas manifestações de junho.

     

    vale a pena dar uma lida para fins de exemplificação da atuação dos repórteres do Mídia NINJA

    http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/o_jornalismo_em_tempo_real_da_midia_ninja/


ID
1130932
Banca
CEFET-MG
Órgão
CEFET-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O redator do texto jornalístico para Web deve fazer uso das seguintes técnicas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • b) O texto corrido não facilitaria no momento de dar instruções; nas verdade tornaria o texto mais confuso.

  • Tá na cara que a frase "utilizar o formato texto corrido para aumentar a efetividade de uma sequência de instruções" tá errada, né?


ID
1157377
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à comunicação, podemos afrmar que ela ocorre em diferentes níveis. Sobre o assunto, relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Comunicação intrapessoal.
2. Comunicação interpessoal.
3. Comunicação intergrupal.
4. Comunicação massiva.
5. Comunicação mediada pelo computador

A. Face-a-face, presencial - entre diferentes pessoas, que são simultaneamente emissor e receptor.
B. Entre diferentes grupos sociais.
C. Efetuada consigo próprio; emissor e receptor coincidem.
D. Efetuada através de computadores interligados em rede, operando em “tempo real” (Internet, intranets).
E. Emissor e receptor são instâncias separadas pelo tempo e/ou espaço. Apoiada nos meios de comunicação como rádio, televisão e mídia impressa.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Comunicação entre diferentes pessoas é interpessoal.

    Entre diferentes grupos sociais é intergrupal.

    Consigo próprio é intrapessoal.

    Por meio de computadores é mediada por computador.

    Apoiada nos meios de comunicação, como rádio e televisão, é massiva.


ID
1173874
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

“Pouco atento a preceitos éticos”, conforme afirma Juarez Bahia, o empresário Assis Chateaubriand impõe aos veículos dos Diários e Emissoras Associados um tipo de jornalismo que “procura atender o gosto comum dos consumidores, mas que, ao mesmo tempo, se põe a serviço exclusivo dos interesses do seu proprietário”. Esse “império jornalístico sem precedentes no país e na América Latina” é constituído por Chateaubriand entre as décadas de 30 e 70. Nos anos de apogeu, a cadeia dos Diários e Emissoras Associados era composta, além de jornais diários e emissoras de rádio, por:

Alternativas

ID
1173934
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O jornal Folha de S. Paulo, em seu site, publicou, no dia 16 de março de 2014, uma matéria com o título “Grupo organiza nova edição de passeata anticomunista de 64”. A passeata que, no dia 19 de março de 1964, reuniu cerca de 200 mil pessoas em São Paulo e que pedia deposição do presidente João Goulart, é conhecida com o nome de Marcha da:

Alternativas
Comentários
  • Quando na verdade Deus não estava necessariamente ao lado dessa gente. Mas ele não foi consultado.

  • questão é essa gente!

    "Movimento surgido em março de 1964 e que consistiu numa série de manifestações, ou "marchas", organizadas principalmente por setores do clero e por entidades femininas em resposta ao comício realizado no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964, durante o qual o presidente  anunciou seu programa de reformas de base. Congregou segmentos da classe média, temerosos do "perigo comunista" e favoráveis à deposição do presidente da República. (...)"

    Fonte: FGV


ID
1173940
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No dia 16 de março, a população da Crimeia participou de um referendo, no qual deveria decidir se é a favor ou não de sua independência em relação à Ucrânia e à união com a Rússia. Conforme o site do jornal O Globo, no dia 17 de março, 96% dos eleitores votaram a favor. A matéria informa ainda que, dos cerca de 2,3 milhões de pessoas que compõem a população local, a maioria é de origem:

Alternativas
Comentários
  • O que essa questão avalia, afinal?

  • Acertei, mas acho engraçada essa confusão entre Atualidades e Jornalismo.

    Tudo bem que é obrigação do jornalista estar bem informado.

    Mas aqui estamos falando de um edital que, suponho, falava em Jornalismo e não Atualidades (a menos que falasse dos dois, mas a questão apresenta-se como de jornalismo).

    Acho que uma questão dessa (a menos que no edital também se cobrasse Atualidades) é passível de recurso.

  • Ver: Q508203


ID
1184581
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Há várias características da veiculação de informação on-line que a torna mais atraente tanto para emissores quanto para receptores.

NÃO é uma dessas características a(o)

Alternativas
Comentários
  • Com milhões de sites da WEB disponíveis na rede mundial, a audiência tem que buscar a informação de maneira mais ativa.Daí se dizer que a Web é uma MÍDIA PULL, que deve puxar o interesse e atenção do internauta, enquanto a TV e o rádio são MÍDIAS PUSH, nas quais a mensagem é empurrada diretamente para o telespectador ou ouvinte, sem que ele tenha solicitado.

    Fonte: MOREIRA Joanatha, Temáticas dos Concursos - Volume 1

  • Óia...! Lendo e aprendendo.


ID
1184599
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto de um determinado veículo jornalístico apresenta como característica específica o uso das palavras ontem, hoje e anteontem. Já o texto informativo de outro tipo de veículo apresenta como característica o uso de datas marcando o dia da semana, do mês e, se possível, do ano.

Os dois veículos jornalísticos cujos textos adotam as características acima apresentadas, na ordem em que foram enunciadas, são:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a justificativa?

  • Uma das caracteristicas do WEBJORNALISMO diz respeito a capacidade de memória, ou seja, um texto publicado há 2 anos atrás pode ser facilmente acessado hoje, ao contrário dos outros meios de comunicação (há não ser que vc mesma faça o arquivamento). Pois bem, dessa forma, sugere-se que o texto na WEB apresente o dia que aconteceu, como, por exemplo, "Morreu na tarde desta sexta-feira, 15"... Já no jornal diario, por ser daquele dia, há possibilidade de se usar os termos "hoje", "ontem", amanhão...

  • ontem, hoje e anteontem não faz sentido

ID
1228225
Banca
IADES
Órgão
CAU-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Depois da criação da web, a internet foi vista como o meio de comunicação que possibilitaria a publicação universal, livre e igualitária, permitindo realizar, no ciberespaço, a comunidade ideal de comunicação. Comparando-a com os outros meios, tais como o jornal, a revista, o rádio ou a televisão, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Do ponto de vista das teorias do jornalismo bem questionável, mas com a Piades tem q marcar a menos errada.

  • E é por isso que você mesmo pode ir até o site da folha de são paulo agora e publicar uma notícia sobre sua comida favorita. Não, pera...


ID
1238242
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Diante do dinamismo no consumo de informações na internet, usa-se uma técnica para acrescentar informações a um texto sem alongá-lo, deixando a cargo do leitor a decisão por aprofundar-se no tema. Trata-se do acréscimo de links para outras páginas e/ou textos, tornando a leitura não linear. Este recurso é chamado

Alternativas
Comentários
  • Hipertexto é o termo que remete a um texto, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital são denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas.


ID
1238290
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pollyana Ferrari em sua obra Jornalismo digital (São Paulo: Contexto) salienta que “a prioridade do repórter é capturar boas imagens do fato, para que o internauta tenha uma melhor visualização da notícia. A notícia é digitada, na maioria das vezes, no táxi durante o caminho de volta para a redação, ou atualizada do local por telefone para um jornalista que está na redação do G1, dependendo do que o tráfego de cliques demonstrar. Isso mesmo, o jornalista acompanha a audiência da sua matéria em tempo real e dependendo do interesse do leitor, muda a chamada ou destaque”. Diante desse quadro, pressupõe-se que, no jornalismo multimídia,

Alternativas
Comentários
  • a)

    deve-se ter domínio de vários recursos tecnológicos e uma agilidade muito maior que no jornalismo impresso.

  • O clássico: assobia e chupar cana


ID
1238332
Banca
FCC
Órgão
TCE-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Os assessores de imprensa produzem inúmeros tipos de texto para o assessorado, entre eles, a relação de assuntos que foram divulgados pelos veículos com o título da matéria e a página, para os impressos; programas e horários de exibição, para rádio e TV e os endereços eletrônicos para a Internet. Esse texto é chamado de

Alternativas
Comentários
  • Tipos de clipping ou taxação:

    - Clássica: recorte de periódicos (notícias, reportagens, artigos, editoriais e principais colunas).
    - Súmula: resumo das principais notícias de interesse do cliente veiculadas em rádio e TV.
    - Sinopse: resumo das principais notícias de interesse do cliente publicas em jornais e revistas.
    - Análise: interpretação crítica das informações.

    KOPPLIN, Elisa e FERRARETO, p.139 Luiz Artur. Assessoria de imprensa: teoria e prática. Porto Alegre,Sagra, 1993.

  • súmula

  •  

    Súmula – Relação dos assuntos divulgados indexada por: veículo, título da matéria e página (quando impresso), programa e horário (tv ou rádio), endereço eletrônico (internet).

    Sinopse – Resumo das notícias veiculadas nos jornais e revistas de maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área de interesse do assessorado.

    Análise – O assessor faz a sua leitura do material coletado analisando o teor do que foi e do que não foi dito e escrito.

    Boletins – É um veículo para informações gerais. Usado para veicular informações rápidas e curtas. O formato pode ser ofício ou duplo ofício.

    Fonte: Manual de Assessoria de Imprensa da FENAJ


ID
1256122
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A criação e a produção de notícias online para divulgação em rede exige:

Alternativas
Comentários
  • Questão tosca!

    A criação e a produção de notícias online para divulgação em rede exige...

    C) Conhecimento especializado, equipe multidisciplinar e planejamento.

    Nada! Se alguém quiser, sozinho com seu computador cria um blog informativo (ou vale-se de uma rede social). Qual o problema?


    Acho até que caberia recurso!


ID
1256134
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em qual alternativa a seguir foram apresentados somente aspectos verdadeiros da redação para Web.

Alternativas
Comentários
  • Fácil, só observar que subjetividade e popularidade não são aspectos que devemos buscar ao redigir para a web. Assim, resta a alternativa C: Persuasão, objetividade, relevância, credibilidade e abrangência.

  • Alguém poderia me dizer por que a B está errada?

  • Acertei, mas não entendi porque um texto da web tem de ser persuasivo.


ID
1256137
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para elaborar textos web é fundamental a distribuição em camadas de conteúdo, pois esse procedimento facilita a navegação. Essas camadas estão, correta e respectivamente, apontadas emqual alternativa?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi elaborada tendo como base a Cartilha de Redação Web (2010), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. (http://epwg.governoeletronico.gov.br/cartilha-redacao)


ID
1256140
Banca
FUNCAB
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Na web, as camadas de detalhamento também são conhecidas como páginas de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: e
     

    O especialista em Comunicação e Informação para a Mídia Digital Bruno Rodrigues trabalha com a noção de camadas do webwriting, utilizando a cebola como metáfora para o entendimento.

    Primeira camada:
    É a apresentação e deve ser pensada como uma vitrine, ou seja, ela deve atrair o público a buscar mais informações;

    Segunda camada:
    É a genérica. Este nível tem a função de contextualizar sobre o tema e estimular o leitor a ir mais a fundo sobre assunto;

    Terceira camada:
    A camada de detalhamento é o popular “Leia Mais”, é aquela que, além de responder às questões jornalísticas presentes na camada genérica – o que é o assunto; quando ele ocorreu; quem está envolvido; como foi; onde ele transcorreu e o porquê de ele ter acontecido – aprofunda as informações, fornecendo detalhes e utilizando complementos visuais. 

    Fonte: http://blog.usinadenoticias.com.br/redacao-para-as-midias-digitais/

    A título de curiosidade:
    Schwingel explicita em Ciberjornalismo os elementos de conteúdos necessários para a elaboração de uma matéria no webjornalismo, dentre eles: 
    l) menus de relação: a vinculação de conteúdos através dos títulos para matérias anteriormente publicadas que se relacionam à atual. (SCHWINGEL, 2012, p. 110) Esses menus de relação também têm a ver com o "Leia Mais" que encontramos nos websites.


ID
1329370
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Para Bruno Rodrigues, autor de 'Webwriting - Redação & Informação para a Web', consultor em informação e comunicação digital, o profissional de comunicação precisa ter curiosidade por todas as mídias, tanto tradicionais quanto digitais, e uma grande vocação para lidar com a informação, já que são milhares de notícias e informações acessíveis facilmente. Para José Antônio Meira da Rocha, jornalista e professor de jornalismo on line, um dos maiores desafios do profissional de comunicação na era digital é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Muito conteúdo, devido ao fácil acesso dos internautas... E a produção de excessiva quantidade de conteúdo, o profissional precisa pôr um filtro em tudo isso!

  • Acho muito subjetivo. Se não lemos sobre esse cara, não sabemos a resposta. Se não li e nunca ouvi falar dele o único jeito é chutar.

  • Acho que filtrar a informação seria desafio maior para o leitor, não necessariamente para o profissional.. Mas enfim! 

  • De fato, como o Gledson disse, para termos 100% de certeza precisaríamos ter lido o autor. No entanto, o próprio enunciado dá uma dica: "grande vocação para lidar com a informação, já que são milhares de notícias e informações acessíveis facilmente". Apesar de isso ser dito por outro autor citado, a linha de raciocínio a ser seguida é a mesma.

  • Gabarito: Letra E.

     

    José Antônio, ao dizer: "e uma grande vocação para lidar com a informação, já que são milhares de notícias e informações acessíveis facilmente"; entendi que, diante de tanto conteúdo disponível "saber filtrar a informação" é o um dos grandes desafios do profissional de comunicação, pois deve-se selecionar, dentre ínumeros conteúdos, o que é mais importante/útil/desejável ao leitor.


ID
1329382
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Avalie as afirmações a seguir, sobre o emprego da internet como ferramenta de comunicação.

I. A publicação de informações na internet permite que as atividades de um jornalista estejam presentes e disponíveis 24 horas por dia. Por meio dos computadores, os públicos interessados podem conhecer mais e melhor uma organização, a qualquer hora. Em todo o mundo, os diferentes horários de fechamento das edições dos jornais não impedem que os jornalistas conectados com a rede mundial acessem os sites das empresas na busca de informações e dados que completem suas matérias e reportagens.

II. Como ferramenta para prover e recuperar a informação, a internet tem a capacidade de permitir que a informação seja pesquisável dentro de uma organização ou em todo o mundo. Jornalistas que procuram fontes de informação podem entrar com palavras-chave em mecanismos de busca, o que transforma a internet em uma verdadeira biblioteca mundial de referências.

II. Como ferramenta para prover e recuperar a informação, a internet tem a capacidade de permitir que a informação seja pesquisável dentro de uma organização ou em todo o mundo. Jornalistas que procuram fontes de informação podem entrar com palavras-chave em mecanismos de busca, o que transforma a internet em uma verdadeira biblioteca mundial de referências.

III. Muitas barreiras de comunicação enfrentadas hoje têm sido quebradas pela internet. Uma delas é a geográfica: empresas de diversos ramos começam a permitir que seus empregados trabalhem em casa, conectados ao escritório por meio de computadores equipados com um modem.

IV. Os jornalistas também podem realizar suas entrevistas, por meio do e-mail, com pessoas que estejam em qualquer parte do mundo. As perguntas e as questões circulam pela rede mundial em uma ou mais sessões, sem que muitas vezes entrevistado e entrevistador se conheçam pessoalmente.

É incorreto o que se afirma em:

Alternativas

ID
1329391
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O avanço da internet fez com que os modos de produção da comunicação e os jornalistas se adaptassem. Sobre as características, semelhanças e diferenças entre o jornalismo impresso e o jornalismo on line, leia as afirmativas a seguir.

I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmaking, segue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.

II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.

IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.

V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.

Quantas afirmativas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido. 

    Acredito que o segmento acima apresenta uma contradição. 

  • (ROCHA, 2000; PALACIOS, 2001b; MIELNICZUK, 2001)

    Para eles, as características mais interessantes do Jornalismo online são:

    Instantaneidade.Interatividade.Perenidade (memória, capacidade de armazenamento de informação)Multimediação, programação.Hipertextualidade.Personalização de conteúdo, customização.Espero ter ajudado.Obrigada

  • GABARITO. B

    Na minha avaliação o erro está no item 2.

    I. A edição dos jornais impressos tem como base o newsmakingsegue critérios de noticiabilidade e regras organizacionais.(VERDADEIRO)

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.(FALSO) Há sim, diagramação em colunas.

    III.Perenidade é uma característica do jornalismo on line e refere-se à memória e à capacidade de armazenamento de informação.(VERDADEIRO)

    IV. Muitos sites de informação e serviços (portais) permitem que o leitor escolha temas que lhe interessam e receba apenas notícias sobre eles, ao acessar a página.(VERDADEIRO)

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.(VERDADEIRO) Título e subtítulo.

    VI. Os maiores sites jornalísticos já publicam pequenas matérias em vídeo.(VERDADEIRO)

  • Pensei que as erradas seriam:

    II.Nas redes sociais, não há hierarquia de informações e diagramação em colunas.

    V. Os títulos de matérias on line possuem todas as características dos títulos tradicionais, só que em espaço mais reduzido.

    Alguém poderia ajudar?

  • acho que a V é a incorreta. recomenda-se que os títulos sejam curtos para melhorar a otimização, mas o espaço não é reduzido.

ID
1329394
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Chama-se jornalismo comunitário a especialização da profissão jornalística nos fatos que ocorrem dentro de uma comunidade (bairro, vila, vilarejo, aldeia, povoado, distrito, concelho, município, favela etc.) ou que sejam de interesse para os moradores de tal comunidade. Julgue as afirmativas sobre suas características e marque a alternativa correta.

I. Apresenta textos geralmente mais opinativos que os da grande mídia.

II. Privilegia e valoriza a cultura local.

III. A redação costuma usar linguagem mais informal e coloquial, até mesmo gírias locais.

IV. Devido à proximidade entre jornalistas e leitores dentro da comunidade, é mais clara a identificação de interesses, opiniões e posicionamentos.

V. Rádio, rádio-poste, mural, jornal-mural, fanzine, TV e internet são exemplos de meios de comunicação comunitária.

VI. Geralmente, seus veículos de comunicação são sustentados por publicidade do comércio local ou patrocinadas por entidades filantrópicas ou assistencialistas.

VII. Como os jornais, rádios e TVs comunitárias costumam basear-se fortemente no voluntariado, suas fontes são apenas pessoas da comunidade.

Quantas afirmativas estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • FALSO - VII. Como os jornais, rádios e TVs comunitárias costumam basear-se fortemente no voluntariado, suas fontes são apenas pessoas da comunidade.

    As fontes não são apenas pessoas da comunidade!

ID
1364107
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos sites e portais dedicados ao jornalismo, é comum o leitor encontrar, lado a lado, notícias sobre assuntos diversos, como tragédias, acontecimentos políticos nacionais e internacionais, registros de aberrações da natureza e particularidades sobre a vida de artistas, entre outros.
Essa miscelânea pode ser vista como um resultado da

Alternativas
Comentários
  • Quem escreve e publica em sites, geralmente não têm formação jornalística, talvez seja essa a justificativa por colocarem em sites que se propõem a serem jornalísticos, uma miscelânea de publicações. Não há critério: tudo é visto como jornalismo, inclusive fofocas sobre artistas. É isso que infelizmente podemos perceber na maioria desses sites. Eles equiparam a notícia, entretenimento e consumo.

  • Usaram o livro da Pollyana Ferrari - Jornalismo Digital


ID
1437847
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pierre Lévy foi um dos primeiros autores a teorizar sobre o ciberespaço e um dos seus livros mais conhecidos é “O que é o virtual”, editado no Brasil, em 1996. Lévy equipara o hipertexto e a web como um conjunto de hipertextos à ideia de

Alternativas
Comentários
  • A inteligência coletiva seria, pois, uma forma do homem pensar e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, utilizando recursos mecânicos, como por exemplo a internet. Nela, os próprios usuários geram o conteúdo através da interatividade com o website.

  • A resposta correta é "Ciberespaço".

    Lévy equipara o hipertexto + web no conceito de comunicação midiática dentro do ambiente virtual, formando então o conjunto de hipertexto na web, denominado ciberespaço.


ID
1437850
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A principal característica do RSS (Rich Site Summary ou Really Simple Syndication) é

Alternativas
Comentários
  • B) O trecho foi triste ao dizer "desvincular o conteúdo da forma". 


    Para saber mais: http://olhardigital.uol.com.br/video/rss-voce-ja-aderiu-ao-servico/8508

  • Acho que essa parte do "desvincular o conteúdo da forma" foi feita para confundir o candidato, pegadinha da FCC, a segunda parte do item é a mais correta, mais do que a letra E... quer dizer, o mais importante é a ideia de "customização no consumo da informação por meio de agregadores de conteúdo"...


ID
1437862
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de “curadoria da informação” entrou no cam-po da Comunicação em 2011 com o livro de Steve Rosenbaum, Curation Nation, e pode ser praticada por jornalistas digitais. A afirmação que se aplica ao conceito e à função do jornalista neste contexto Curadoria da Informação é

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Acertei pelo sentido de curadoria.

  • http://observatoriodaimprensa.com.br/codigo-aberto/curadoria-de-noticias-ganha-espaco-na-comunicacao-digital/

    "Duas informações divulgadas nas últimas semanas indicam uma alteração radical no contexto jornalístico atual. Primeiro foi o informe do Reuters Institute for the Study of Journalism (ver, neste Observatório, “Estudo mapeia hábitos de consumo de mídia“) mostrando que o acelerado crescimento da circulação da notícia por meio do compartilhamento entre usuários de telefones inteligentes (smartphones). A outra informação é a de que a empresa Apple está contratando curadores de notícias para um serviço de recomendações informativas para os usuários de iPhones e iPads.

    O informe do Reuters Institute e o anúncio da Apple mostram que a imprensa está perdendo, mais rápido do que se imaginava, o poder de determinar a agenda de interesses do público (agenda setting), e que a informação jornalística ocupa cada vez mais espaço na estratégia das três gigantes (Google, Facebook e Apple) de Sillicon Valley, a meca da internet mundial.

    curadoria de informações

    A combinação de compartilhamento móvel com curadoria de informações sinaliza a consolidação de um novo padrão de agenda setting onde a uniformidade temática, típica da imprensa convencional, passa a ser substituída gradualmente por uma agenda segmentada e diversificada. A nova agenda de interesses tende a valorizar questões locais e comunitárias em prejuízo dos temas globais. Ela tem características caórdicas, um jargão usado pelos cientistas para definir um sistema que combina elementos de situações caóticas e de estruturas organizadas."

  • Errei porque as primeiras palavras da alternativa E ("preservar a informação digital") são as que mais têm a ver com tudo o que andei lendo sobre curadoria digital.

    Talvez haja uma diferença significativa entre "curadoria digital" e "curadoria da informação".

    Não sei, dancei nessa.

    :(

  • Curadoria

    Fazer curadoria é selecionar informações, organizar, apresentar e evoluir, visto que há agregação qualitativa de valor aos dados iniciais reunidos e organizados.

    A curadoria informacional surge no cenário de hipertelia e fluxo exagerado de informações. A função de curadoria não deve ser confundida com uma simples mediação, mas com uma atividade de agregação qualitativa e de distribuição de algo que não é inédito mas que ganhou elementos novos a partir do trabalho do curador.

    Curador não cria, mas dá sentido ao conteúdo criado por outrem. Publicar dados brutos não é curadoria. No entanto, organizar esses dados de forma atraente é um formato curatorial. Pode ser curador o jornalista, um blogueiro, uma ativista seja qual for sua bandeira de luta. O curador certifica a informação num mundo onde todos publicam, ou seja, dá o endosso de qualidade num cenário de hipertelia.

    Karerine Miracelly Rocha da Cunha em Dicionário da Comunicação, Ciro Marcondes Filho, p. 124

    Ver tb Q942807


ID
1437874
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma redação jornalística digital, storyboard é uma técnica usada para a criação de

Alternativas
Comentários
  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico.

    Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262


ID
1437892
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Newsgames diz respeito

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Newsgame

  • Letra B

    Trata-se de um novo formato, na fronteira entre jornalismo e videogame, ganha cada vez mais adeptos no mercado jornalístico. As histórias contadas a partir de simulações nas quais o leitor se torna jogador têm sido experimentadas por meios como New York Times, CNN e El Pais. No Brasil, a Superinteressante, revista do Núcleo Jovem da Editora Abril, é referência mundial na produção de newsgames.


  • Para Eduardo Spohr, jornalista especialista em mídia digital e que já escreveu para diversos canais de jogos na Internet, essa aproximação é mais do que natural: ‘O século XXI é o século da interatividade. Cada vez mais os veículos terão necessidade de se aproximar de seus espectadores, e de se comunicar com eles. Essa aproximação se reflete também na linguagem, e esse é justamente o caso do ‘new games journalism’. O público que gosta de jogos, em particular, tem uma linguagem muito própria; eles constituem uma comunidade específica. Daí a importância dos game reviewers conhecerem suas preferências, seus jargões. Na era do hyperlink, todo mundo vai direto ao ponto, e por isso o artigo deve atingir fundo o interesse do leitor.’, diz.

    http://observatoriodaimprensa.com.br/entre-aspas/mario-lima-cavalcanti-26337/
  • letra b

    Os newsgames começaram em 2001 com o game “Kabul Kaboom”, que foi desenvolvido pelo criador do termo “Newsgame”, Gonzalo Frasca. O jogo falava sobre os bombardeios feitos pelo EUA no Afeganistão após o ataque de 11 de setembro do mesmo ano. Seguindo a mesma crítica aos bombardeios americanos, em 2003 foi desenvolvido o jogo “September 12th” primeiro projeto do newsgaming.com e que seria considerado o primeiro sucesso na área. Em “September 12th” o jogador devia combater terroristas através de bombardeios enquanto poupava civis, porém logo se percebia que o jogo tornava impossível salvar todos os civis mostrando que violência não era a resposta.

    fonte: http://mescla.cc/2017/06/28/newsgame-transformam-reportagens-em-jogos/


ID
1437907
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As tecnologias móveis digitais em redes sem fio são fomentadoras de mudanças nas redações, nas rotinas de produção jornalística e na formatação das notícias. A novidade está no modo como se processa a informação através da capacidade de digitalização, compartilhamento, armazenamento e distribuição.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Nesse ponto o celular, primordialmente um dispositivo de comunicação individual, passa também a ser um meio de comunicação de massas, na medida em que com ele passamos a ter acesso à imprensa, ao rádio e à televisão.

    (...)

    Com o celular, a internet torna-se móvel e com ele realiza-se plenamente o desiderato de um acesso à rede a qualquer hora e em qualquer lugar.

    (...)

    Sãos os celulares que verdadeiramente trazem a liberdade de movimentos no acesso à internet.

    Fonte: "Jornalismo Online: Modos de Fazer"

  • Como assim não é argumentativo?! O texto já começa com a tese do autor "o filme deveria chamar-se tal". Há vários outros fragmentos que demonstram a opinião do autor. Logo, é sim argumentativo e seu comentário está equivocado.

  • Concordo com Luís Fernando.


ID
1437910
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A interatividade é considerada uma das características do jornalismo desenvolvido para a Web. Nas notícias produzidas para as mídias digitais, a interatividade permite que o leitor/usuário escolha, dentre a malha hipertextual, os links que lhe interessam e que darão a continuidade da informação. Neste contexto,

Alternativas
Comentários
  • C) — 

    Linguagens da Mídia Contemporânea - Prof. Gerson Martins

    www.gersonmartins.jor.br/dados/aulas/turma4/aula-mestrado-155.pdf

    18 de mar de 2013 - âmbito da própria notícia, ou seja, a navegação pelo hipertexto também pode ser classificada como uma situação interativa. Adota-se o termo ...

  • Acredito que o erro da letra A está em dizer que a interatividade permite que o usuário configure os produtos jornalísticos de acordo com seus interesses individuais. Na verdade esse é o conceito de Personificação ou Customização, outras características marcantes na web.

  • O hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador, para oferecer ao usuário interfaces interativas.

  • Navegar pelo hipertexto é também interagir, de certa forma.

  • Arlindo Machado (1997) amplia o conceito de interatividade e ressalta que a navegação através do hipertexto também é um modo de interação, dentre uma série de processos interativos que envolve o leitor.

    Fonte:

    "Jornalismo On-line: Modos de Fazer" - Carla Rodrigues (org.)  p. 169


ID
1437916
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O docente e pesquisador Marcos Palacios (2002), divide a trajetória percorrida pelos produtos jornalísticos desenvolvidos para a Web em três momentos: produtos de primeira geração ou fase de transposição; produtos de segunda geração ou fase de metáfora; e produtos de terceira geração ou fase da exploração das características do suporte web.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • No webjornalismo de primeira geração os produtos oferecidos foram ou são meras reproduções de partes dos grandes jornais impressos, que passavam a ocupar o espaço na Internet. As primeiras experiências realizadas, o que era chamado então de jornal online na web, não passava da transposição de uma ou duas das principais matérias de algumas editorias para um novo suporte.

    O wejornalismo de segunda geração, mesmo favorecido pelo desenvolvimento da estrutura técnica da Internet, ainda era ou é atrelado ao modelo do jornal impresso, porém nele começam a ocorrer experiências na tentativa de explorar as características específicas oferecidas pela rede. Nesta fase, o jornal impresso é utilizado como metáfora para a elaboração das interfaces dos produtos.

    Tal cenário começa a se modificar com o surgimento de iniciativas tanto empresariais quanto editoriais destinadas exclusivamente para a Internet. Isso marca o webjornalismo de terceira geração.

    Já o webjornalismo de quarta geração (4G) vai se utilizar de banco de dados que, devido à tecnologia internet, junto com as linguagens de programação muito dinâmicas, passa a gerar páginas que somente existem devido às solicitações do usuário ao navegá-las; e/ou telas que podem apresentar áreas de informações flexíveis em estruturas que possibilitam a correlação de dados e de campos informativos.

  • Segundo Machado (2009), o jornalismo digital está na sua quarta geração:
    1ª Geração: transposição do jornalismo impresso para a internet. Reaproveitamento dos
    conteúdos dos meios convencionais. Entre 1995-1997.
    2ª Geração: Metáfora dos meios tradicionais. Interatividade, hipertextos, etc. (Entre 1997-1999).
    3ª Geração: Lançamentos de produtos jornalísticos na web, disseminação de recursos tecnológicos - blogs,
    celulares, tablets, etc. (Entre 1999-2002)
    4ª Geração: Desenvolvimento de produtos articulados em torno de base de dados complexas. (De 2002 até os dias atuais)

  • qual é o erro da c?
  • Advogado, o erro da C é o final, "todo o conteúdo noticioso textual publicado no jornal impresso é transposto para a web.". Não era todo o conteúdo, só parte dele. "A primeira geração do Webjornalismo, ou período transpositivo, ocupa-se da transposição, integral, de parte do conteúdo produzido para veículos impressos. Não há nenhuma adequação do texto para a mídia, não se contrata jornalistas, nem treina-os, para trabalhar com o novo ambiente, e as atualizações acontecem de acordo com ritmo das redações, 24 horas no caso de jornais diários. Trata-se de uma tentativa tímida de entrar no ciberespaço." (REGES, p.34)

    A minha dúvida é qual é o erro da D

  • Em resposta à Amanda, o erro da D é dizer que na segunda geração o impresso não é mais referência para o texto online. Até os dias atuais o impresso ainda é referência para o online, sendo somente na 3º geração que os produtos começaram a ser feitos para o online com um formato próprio, uma tentativa de descolamento.

  • Obrigada, Vinícius!


ID
1437925
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O pesquisador Ramón Salaverría estabeleceu quatro dimensões de convergência no jornalismo digital: a dimensão empresarial, tecnológica, profissional e comunicativa.
Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A convergência jornalística é um processo multidimensional que, facilitado pela implantação generalizada das tecnologias digitais de telecomunicação, afeta os âmbitos (1) tecnológico, (2) empresarial, (3) profissional e (4) editorial dos meios de comunicação (...)

    Citação de García Avilés Salaverría em "Convergencia Digital em los Medios de Comunicación em España" in

    “Convergência Jornalística em Curso”, por Suzana Barbosa in:
    “Jornalismo - Online: Modos de Fazer”, por Carla Rodrigues (org)

    Nas quatro dimensões originalmente propostas no documento teórico-conceitual do projeto (...) duas outras - (5) meios e (6) audiências - foram agregadas (Sábada, 2008), resultando assim nas áreas de abrangência da convergência jornalística.

    “Convergência Jornalística em Curso”, por Suzana Barbosa in:
    “Jornalismo - Online: Modos de Fazer”, por Carla Rodrigues (org)


ID
1437928
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A evolução do jornalismo online traz reflexões teóricas e práticas sobre a organização dos conteúdos na produção jornalística. Assim, surgem questionamentos sobre a aplicação da tradicional pirâmide invertida, e a definição do conceito de pirâmide deitada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D) — 

    1. Como Construir um texto jornalístico

      www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/.../texto_jornalistico.htm

      Antes de escrever convém procurar documentação, acumular informações precisas apoiadas em factos; ... A técnica do "lead" e da pirâmide invertida ... vários elementos da notícia por ordem decrescente de importância ao longo quer do "lead", ... Talvez por isso, são poucos os jornalistas que iniciam um artigo pelo título.

  • http://www.bocc.uff.br/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

  • Apena para esclarecimento: Quem não sabe sobre a pirâmide deitada...

    Propõe-se uma pirâmide deitada com quatro níveis de leitura: 

    A Unidade Base – o lead – responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde. Este texto inicial pode ser uma notícia de última hora que, dependendo dos desenvolvimentos, pode evoluir ou não para um formato mais elaborado. 

    O Nível de Explicação responde ao Por Quê e ao Como, completando a informação essencial sobre o acontecimento. 

    No Nível de Contextualização é oferecida mais informação – em formato textual, vídeo, som ou infografia animada – sobre cada um dos W’s. 

    O Nível de Exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos. “Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material www.bocc.ubi.pt 16 João Canavilhas noticioso, sob os mais variados formatos (multi)mediáticos, abrese a possibilidade de disponibilização online de todas a informação anteriormente produzida e armazenada, através de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação de informação” (Palácios, 2003, 25) 

    Esta arquitectura exige “um novo tipo de jornalista – um profissional que tem neste tipo de trabalho uma alta percentagem de documentalista, que seja capaz de expor com eficácia o relato dos acontecimentos e os comentários produzidos nos distintos suportes possibilitados pelo ecrã do computador. (Edo, 2002, 70).


    http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

  • PIRÂMIDE DEITADA: 

    --------->

    1 2 3 4

    1 - Unidade Base (Topo): Irá responder o essecial (lead) 

    2 - Nível de Explicação: Por quê e como, complementando o item anterior. 

    3 - Nível de Contextualização: mais informações (vídeo, som, iconográfico) 

    4 - Ligação a arquivos, sites externos.