SóProvas


ID
1437928
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A evolução do jornalismo online traz reflexões teóricas e práticas sobre a organização dos conteúdos na produção jornalística. Assim, surgem questionamentos sobre a aplicação da tradicional pirâmide invertida, e a definição do conceito de pirâmide deitada.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D) — 

    1. Como Construir um texto jornalístico

      www.abae.pt/programa/EE/escola_energia/2006/.../texto_jornalistico.htm

      Antes de escrever convém procurar documentação, acumular informações precisas apoiadas em factos; ... A técnica do "lead" e da pirâmide invertida ... vários elementos da notícia por ordem decrescente de importância ao longo quer do "lead", ... Talvez por isso, são poucos os jornalistas que iniciam um artigo pelo título.

  • http://www.bocc.uff.br/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

  • Apena para esclarecimento: Quem não sabe sobre a pirâmide deitada...

    Propõe-se uma pirâmide deitada com quatro níveis de leitura: 

    A Unidade Base – o lead – responderá ao essencial: O quê, Quando, Quem e Onde. Este texto inicial pode ser uma notícia de última hora que, dependendo dos desenvolvimentos, pode evoluir ou não para um formato mais elaborado. 

    O Nível de Explicação responde ao Por Quê e ao Como, completando a informação essencial sobre o acontecimento. 

    No Nível de Contextualização é oferecida mais informação – em formato textual, vídeo, som ou infografia animada – sobre cada um dos W’s. 

    O Nível de Exploração, o último, liga a notícia ao arquivo da publicação ou a arquivos externos. “Da mesma forma que a “quebra dos limites físicos” na web possibilita a utilização de um espaço praticamente ilimitado para disponibilização de material www.bocc.ubi.pt 16 João Canavilhas noticioso, sob os mais variados formatos (multi)mediáticos, abrese a possibilidade de disponibilização online de todas a informação anteriormente produzida e armazenada, através de arquivos digitais, com sistemas sofisticados de indexação e recuperação de informação” (Palácios, 2003, 25) 

    Esta arquitectura exige “um novo tipo de jornalista – um profissional que tem neste tipo de trabalho uma alta percentagem de documentalista, que seja capaz de expor com eficácia o relato dos acontecimentos e os comentários produzidos nos distintos suportes possibilitados pelo ecrã do computador. (Edo, 2002, 70).


    http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf

  • PIRÂMIDE DEITADA: 

    --------->

    1 2 3 4

    1 - Unidade Base (Topo): Irá responder o essecial (lead) 

    2 - Nível de Explicação: Por quê e como, complementando o item anterior. 

    3 - Nível de Contextualização: mais informações (vídeo, som, iconográfico) 

    4 - Ligação a arquivos, sites externos.