Ramón Salaverría divide as narrativas multimidiáticas em duas possibilidades: multimidialidade por justaposição e multimidialidade por integração. Segundo Salaverría, justaposta é quando um produto apresenta os elementos multimídias desagregados uns dos outros, ou seja, quando diferentes formatos de mídias integram um portal, por exemplo, e cada um transmite uma informação diferente. Salaverría afirma que “yuxtaponer es situar una cosa junto a outra. No es necesario que ambas cosas combinem entre si, ni que la una reclame a la outra. Simplemente, basta com que aparezcan juntas.”
A multimidialidade por integração existe quando todos os elementos multimídias que compõem um produto jornalístico se complementam, possuindo informações contextualizadas entre si. A narrativa integradora está mais presente em produtos específicos, como webrreportagens e webdocumentários.
Salaverría diz que “a multimedialidad por integración és aquélla que, además de reunir contenidos em dos o más soportes, posee unidad comunicativa”. (SALAVERRÍA, 2006: Página 59)
Trecho copiado de:
http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2009/10/FCSA_JO_2008_FOMES_DE_MARIAS_A_MULTIMEDIALIDADE_NA_NARRATIVA_DO_WEBDOCUMENTARIO.pdf