GABARITO A: O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está, portanto, sujeito a incertezas no que se refere aos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.
• O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam provocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar.
• O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmico.
• O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Em face da diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atender a eles na direção futura que melhor convenha a todos.
• O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.
• O planejamento estratégico contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização. As ações realizadas devem maximizar os resultados positivos com vistas ao pleno alcance dos objetivos estabelecidos
Na atual economia, as organizações devem ser flexíveis, inovadoras e criativas para explorar suas competências essenciais na busca por oportunidades, abolindo a estabilidade em suas estruturas em prol de uma adaptação permanente ao ambiente. O AMBIENTE NÃO É ESTÁVEL, OU SEJA, VIVE EM CONSTANTES MUDANÇAS. LOGO, NÃO TEM COMO A ADAPTAÇÃO SER PERMANENTE.
OUTRO ERRO DA QUESTÃO É QUANTO À ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO. UMA COISA É UMA ORGANIZAÇÃO SER ADAPTATIVA E FLEXÍVEL, PORÉM SER SEMPRE ESTAVEL AO MERCADO COM UMA MESMA ESTRUTURA. E É O QUE GERALMENTE ACONTECE: A ORGANIZAÇÃO PODE SER FLEXÍVEL QUANTO AO SEU PLANO ESTRATÉGIO E NÃO QUANTO À SUA ESTRUTURA.
GABARITO ''A''