SóProvas



Prova FDC - 2014 - FIOCRUZ - Analista em Gestão de Saúde - Desenvolvimento Institucional


ID
1412671
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre o Estado Patrimonial e o Estado Contemporâneo três momentos bastante característicos de implementação do Estado Moderno podem ser demarcados: seu nascimento e consolidação; a crise do Estado; e os movimentos de reforma do Estado. Por se tratar de um processo, a implementação do Estado Moderno ocorre de forma muito variada em diversos contextos. Sobre esse processo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Estado de bem-estar social, ou Estado-providência, ou Estado social, é um tipo de organização políticaeconómica e sócio-cultural que coloca o Estado como agente da promoção social e organizador da economia. Nesta orientação, o Estado é o agente regulamentador de toda a vida e saúde social, política e económica do país, em parceria com empresas privadas e sindicatos, em níveis diferentes de acordo com o país em questão. Cabe, ao Estado de bem-estar social, garantir serviços públicos e proteção à população, provendo dignidade aos naturais da nação.

    Wikipedia

    A CF/88 visa promover o Estado de Bem-Estar Social no Brasil, dando ênfase à atuação estatal nas áreas de saúde e educação, através das normas programáticas.

    GABARITO C


ID
1412674
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O contexto atual em que se desenvolve a atuação do Estado é complexo. A emergência de problemas globais relacionados ao clima, à segurança, à saúde, o alastramento das democracias e dos valores democráticos, o avanço das tecnologias de comunicação e informação, a multiplicação das inter-relações e interdependências, a retomada das relações entre iniquidades e crescimento são algumas das dimensões centrais do debate sobre a orientação global dos modelos de desenvolvimento de um país e de intervenção do Estado. Neste contexto é correto afirmar quanto às relações entre o papel do Estado no desenvolvimento e a administração pública que:

Alternativas
Comentários
  • Fui pela mais óbvia: b, porém não identifico erro na alternativa e. Alguém saberia explicar?

  • Acredito que tanto a letra "c" (desenho institucional) quanto a letra "e" (atuar diretamente sobre suas estruturas organizacionais) dão a entender que o estado irá realizar por si só as mudanças, sendo agente executor.

    A letra "b" vai em outra direção, a do estado catalisador, impulsionando o setor privado.

     

    Considerei assim para responder.

  • Também não encontrei erro na alternativa E.


ID
1412677
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Entre as características identificáveis na cultura das organizações públicas brasileiras encontram-se a burocracia, o autoritarismo centralizado, o paternalismo, a descontinuidade e a ingerência política. Essas características interferem no modo como os trabalhadores atuam nessas organizações. NÃO constitui um dos traços da cultura histórica do funcionalismo público brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Para chegar ao gabarito E), entendi que as duas gestões anteriores tinham como uma das disfunções a ausência de accountabiliy. Esta é uma característica do gerencialismo.


ID
1412680
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Após as reformas administrativas de primeira geração, decorrentes da crise dos anos 70 e 80 e que visavam o enxugamento do Estado e a transposição de métodos da iniciativa privada para a área pública, uma nova onda de reformas trouxe a revalorização do Estado como garantidor do interesse coletivo, com um papel mais regulador e preocupado com melhor posicionamento em uma economia globalizada. NÃO constitui uma das características essenciais desta nova onda de reformas administrativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A) 

    rticipação nos destinos dos governos. Portanto, não se podia mais “depender” do arbítrio de um só indivíduo.

    Uma coisa que devemos ter em mente é que a Burocracia foi uma grande evolução do modelo patrimonialista de governança. Weber concebeu a Burocracia como o modelo mais racional existente, o qual seria mais eficiente na busca dos seus objetivos.

    Continuando, as características principais da Burocracia são:

    Ø Formalidade – a autoridade deriva de um conjunto de normas e leis, expressamente escritas e detalhadas. O poder do chefe é restrito aos objetivos propostos pela organização e somente é exercido no ambiente de trabalho – não na vida privada. As comunicações internas e externas também são todas padronizadas e formais.

    Ø Impessoalidade – Os direitos e deveres são estabelecidos em normas. As regras são aplicadas de forma igual a todos, conforme seu cargo em função na organização. Segundo Weber, a Burocracia deve evitar lidar com elementos humanos, como a raiva, o ódio, o amor, ou seja, as emoções e as irracionalidades. As pessoas devem ser promovidas por mérito, e não por ligações afetivas. O poder é ligado não às pessoas, mas aos cargos – só se tem o poder em decorrência de estar ocupando um cargo.

    Ø Profissionalização – As organizações são comandadas por especialistas, remunerados em dinheiro (e não em honrarias, títulos de nobreza, sinecuras, prebendas etc.), contratados pelo seu mérito e seu conhecimento (e não por alguma relação afetiva ou emocional).

    O modelo burocrático se caracterizou pela meritocracia na forma de contratação e promoção dos empregados. No setor público, temos o exemplo dos concursos públicos.

    Esse tipo de ingresso nas carreiras públicas buscou eliminar o hábito arraigado do modelo patrimonialista de ocupar espaço no aparelho do Estado através de trocas de cargos públicos por favores pessoais ao soberano.


ID
1412683
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

No modelo do Estado-contratual ou Estado-síntese, que tomou corpo com as reformas administrativas em inúmeros países da OCDE, o procedimento contratual (ou a contratualização) é componente-chave. Quanto a este procedimento deve-se observar os seguintes requisitos:

I - Regras claras (resultados esperados, o que é negociável ou não, como gerenciar conflitos e riscos).
II - Regras negociadas.
III - Abordagem corajosa de punições ao mau desempenho, e de premiação ao desempenho.
IV - Apoio incondicional dos gerentes, uma vez aceitas as normas.
V – Especificação detalhada de tudo que envolve o contrato e obrigação dos funcionários e organizações de prestar contas desses detalhes.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • FDC, apoio incondicional dos gerentes? Sentá lá.


ID
1412686
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Carlos Matus (1996), a ação de um governo se articula em três vértices de um sistema complexo, constituído pelo projeto de governo, pela governabilidade e pela capacidade de governo. O planejamento estratégico constitui um dos principais instrumentos para elevar a capacidade de governo e para tanto o desenho do programa direcional é chave para o sucesso do plano. Para Matus, a direcionalidade do plano é marcada por três variáveis principais:

Alternativas

ID
1412698
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atua sobre as condições limitadoras e promotoras do desenvolvimento potencial das pessoas na organização, especialmente sobre as condições básicas para uma aprendizagem coletiva solidária; assume as condições de aprendizado como fatores propulsores ou realizadores do potencial de crescimento das pessoas; aposta na capacidade coletiva para moldar as mudanças. Na abordagem da liderança como potencial de aprendizagem coletiva, de Peter Senge (2000), estas são algumas habilidades do líder caracterizado com a metáfora:

Alternativas
Comentários
  • letra c. oq q é isso? kkk nunca tinha ouvido falar de líder jardineiro kkk 

  • O problema da administração é a sua subjetividade. Pode-se interpretar suas peculiaridades de várias formas. Nunca li em livro algum sobre esse líder-jardineiro.

  • Também pudera, olha só o nome da banca: FDC → Fim De Carreira

  • HAHAHAHAHAHAHHAHA

  • LÍDER JARDINEIRO? OI? tem banca que é melhor nem responder a questão, você acaba desaprendendo. 

  • Esse tipo de líder é bastante útil para uma floricultura.

  • Gente o q é isso?


ID
1412701
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os três blocos principais de implantação da Gestão Matricial por Resultados, ou Governança Matricial (Martins e Marini, 2010), são a construção da agenda estratégica, o alinhamento da arquitetura organizacional implementadora e a implantação de mecanismos de monitoramento e avaliação. NÃO constitui uma das ações contidas na construção da agenda estratégica:

Alternativas

ID
1412707
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A abordagem da Criação de Valor Público, desenvolvida por Mark Moore (2003), busca responder a questão sobre como devem os gerentes públicos pensar e fazer para criar valor público a partir de três tipos de enfoques: estabelecimento de uma filosofia de gestão pública (o que devemos esperar dos gerentes públicos), estabelecimento de estruturas de diagnóstico (para guiar os gerentes) e a identificação de tipos especiais de intervenção (para explorar o potencial dos cenários políticos). O modelo utiliza a imagem de um triângulo – triângulo estratégico – que destaca três aspectos fundamentais para a criação de valor público:

Alternativas

ID
1412713
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Lawuler (1996), as três principais fontes de vantagem competitiva são a tecnologia, a arquitetura organizacional e as pessoas. Assim, a sustentação de patamares crescentes de excelência somente é possível se o olhar gerencial estiver centrado nos fatores pessoais e organizacionais que afetam o desempenho obtido. O alinhamento do desempenho humano ao organizacional passa então a ser um dos principais desafios para as organizações públicas que almejam a excelência.

Avalie se para a promoção deste alinhamento pode-se afirmar que:

I – é necessário que o trabalhador saiba o que se espera dele. A definição prévia e clara de objetivos corporativos, metas de unidade e objetivos de equipe/ unidade de trabalho é fator crítico de sucesso.
II - o processo de negociação de metas com os funcionários torna-se mais compreensível quando toda a equipe participa das etapas de enquadramento estratégico e definição de objetivos da organização.
III – deve-se evitar a interferência da subjetividade nos processos avaliativos.
IV – metas de desenvolvimento individual não devem ser consideradas no processo de pactuação.
V – as condições de trabalho são elementos-chave tanto na pactuação de metas quanto na avaliação do desempenho do funcionário.

Assinale:

Alternativas

ID
1412716
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei 11.079/ 2004, que estabelece as normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, há um conjunto de diretrizes que devem ser seguidas para instituição destes arranjos. NÃO consta na Lei como uma das diretrizes estabelecidas:

Alternativas
Comentários
  •   Art. 4o Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:


      I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

      II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

      III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

      IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

      V – transparência dos procedimentos e das decisões;

      VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

      VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.

  • GABARITO: C

    Art. 4º Na contratação de parceria público-privada serão observadas as seguintes diretrizes:

    I – eficiência no cumprimento das missões de Estado e no emprego dos recursos da sociedade;

    II – respeito aos interesses e direitos dos destinatários dos serviços e dos entes privados incumbidos da sua execução;

    III – indelegabilidade das funções de regulação, jurisdicional, do exercício do poder de polícia e de outras atividades exclusivas do Estado;

    IV – responsabilidade fiscal na celebração e execução das parcerias;

    V – transparência dos procedimentos e das decisões;

    VI – repartição objetiva de riscos entre as partes;

    VII – sustentabilidade financeira e vantagens socioeconômicas dos projetos de parceria.


ID
1412719
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei no 11.079/ 2004, o contrato de parceria público-privada:

Alternativas
Comentários
  • a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);

    Art. 5o As cláusulas dos contratos de parceria público-privada atenderão ao disposto no art. 23 da Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, no que couber, devendo também prever:

      I – o prazo de vigência do contrato, compatível com a amortização dos investimentos realizados, não inferior a 5 (cinco), nem superior a 35 (trinta e cinco) anos, incluindo eventual prorrogação;


    b) ERRADA. Vide alternativa a.


    c) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.

      § 2o Concessão administrativa é o contrato de prestação de serviços de que a Administração Pública seja a usuária direta ou indireta, ainda que envolva execução de obra ou fornecimento e instalação de bens.


    d) ERRADA. Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

      § 1o Concessão patrocinada é a concessão de serviços públicos ou de obras públicas de que trata a Lei no 8.987, de 13 de fevereiro de 1995, quando envolver, adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.


    e) ERRADA. Vide alternativa a.


  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.


    A Lei determina que o valor não seja INFERIOR a R$20 milhões (a questão diz que deve ser SUPERIOR). OU seja, pode sim ser 20 milhões.


    a) CERTA.  § 4o É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

      I – cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais);


  • MUDANÇA LEGISLATIVA!!!

     

    § 4º É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

    ***I - cujo valor do contrato seja inferior a R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais); (Inciso com redação dada pela Lei nº 13.529, de 4/12/2017)

    II - cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos; ou

    III - que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

     


ID
1412722
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Das diversas definições e modelos sobre políticas públicas, avalie se podemos extrair e sintetizar seus elementos principais nas afirmativas a seguir:

I - A política pública permite distinguir entre o que o governo pretende fazer e o que, de fato, faz.
II - A política pública envolve vários atores e níveis de decisão, embora seja materializada através dos governos, e não necessariamente se restringe a participantes formais, já que os informais são também importantes.
III - A política pública é abrangente e não se limita a leis e regras.
IV - A política pública é uma ação intencional, com objetivos a serem alcançados.
V - A política pública, embora tenha impactos no curto prazo, é uma política de longo prazo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    se todas as afirmativas estiverem corretas.


ID
1412728
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O servidor público Sérgio recebeu pedido de informações sobre terceirização de mão de obra em sua instituição pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), em conformidade com a Lei 12.527 / 2011, chamada Lei de Acesso à Informação Pública. No entanto, ciente de movimentos de empregados terceirizados que pretendiam entrar na justiça contra o órgão, julgou por bem omitir certas informações, que poderiam prejudicar sua instituição, ainda que estas informações não estivessem classificadas como reservadas, secretas ou ultrassecretas. Sobre a conduta do servidor é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta.

  • Qual o erro da D? Questão mal formulada.

  • § 4o  A negativa de acesso às informações objeto de pedido formulado aos órgãos e entidades referidas no art. 1o, quando não fundamentada, sujeitará o responsável a medidas disciplinares, nos termos do art. 32 desta Lei.(Art. 32.  Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar: recusar-se a fornecer informação requerida nos termos desta Lei, retardar deliberadamente o seu fornecimento ou fornecê-la intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa). Além disso, Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os DIREITOS DE OBTER: VI - informação pertinente à administração do patrimônio público, utilização de recursos públicos, licitação, contratos administrativos.

    Minha primeira contribuição. Espero ter ajudado.

  • complementando....ART 6º ....o responsável pela guarda da informação terá prazo de 10 dias para se justificar e indicar testemunhas....


  • Rafael Pinheiro...:

    A conduta é considerada ilícita conforme o Art. 32 da Lei 12.527/2011 e inadequada conforme o Art. 116, V, da Lei 8.112/1990.

    Lei 8.112/90: 

    Art. 116 São Deveres do Servidor:

    .

    .

    .

    V - Atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;


ID
1438708
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Hitt et al. (2002, p. 523) relacionam quatro forças que condicionam a formulação e implementação da estratégia: a estrutura organizacional, a inovação tecnológica, a liderança estratégica e a cultura organizacional. Em relação ao tema, NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A:  O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está, portanto, sujeito a incertezas no que se refere aos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.
    • O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam pro­vocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar.
    • O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmico.
    • O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Em face da diver­sidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atender a eles na direção futura que melhor convenha a todos.
    • O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o pla­nejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.
    • O planejamento estratégico contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização. As ações realizadas devem maximizar os resultados positivos com vistas ao pleno alcance dos objetivos estabelecidos

  • Na atual economia, as organizações devem ser flexíveis, inovadoras e criativas para explorar suas competências essenciais na busca por oportunidades, abolindo a estabilidade em suas estruturas em prol de uma adaptação permanente ao ambiente. O AMBIENTE NÃO É ESTÁVEL, OU SEJA, VIVE EM CONSTANTES MUDANÇAS. LOGO, NÃO TEM COMO A ADAPTAÇÃO SER PERMANENTE.

     

    OUTRO ERRO DA QUESTÃO É QUANTO À ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO. UMA COISA É UMA ORGANIZAÇÃO SER ADAPTATIVA E FLEXÍVEL, PORÉM SER SEMPRE ESTAVEL AO MERCADO COM UMA MESMA ESTRUTURA. E É O QUE GERALMENTE ACONTECE: A ORGANIZAÇÃO PODE SER FLEXÍVEL QUANTO AO SEU PLANO ESTRATÉGIO E NÃO QUANTO À SUA ESTRUTURA.

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

     


ID
1438714
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mintzberg et al. (2006) conceituam estratégias genéricas como a maneira que uma empresa se relaciona com seu ambiente, podendo ser vistas como ações competitivas que buscam a diferenciação em escopo (tamanho do mercado a ser servido) ou a diferenciação através de produtos/serviços ofertados. Sobre estas estratégias é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os caras tem tudo...TUDO para fazer uma questão decente e me fazem uma questão frankstein dessas onde a resposta tem nada a ver com nada, é uma mistureba de conceitos de autores diferentes. Parece até prova mandada/marcada pro povo de dentro da empresa acertar.


ID
1438720
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o papel da liderança e a administração da estratégia, avalie as afirmativas a seguir:

I – A liderança estratégica eficiente modela a formação da intenção estratégica e da missão.
II – A intenção estratégica influencia ações estratégicas bem sucedidas.
III – A competitividade estratégica produz a implementação da estratégia.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • gab letra A. (colaborando com os não assinantes)


ID
1438723
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento estratégico da Fundação Oswaldo Cruz, foi identificado o seguinte problema: “Insuficiente capacidade de desenvolvimento tecnológico e inovação”. Considerando a abordagem do Planejamento Estratégico Situacional (PES), de Carlos Matus (1996), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 1.2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SITUACIONAL (PES)

     

    O Planejamento Estratégico Situacional – PES surgiu da análise dasdificuldades do Planejamento Normativo tradicional. Carlos Maltus, principalidealizador do método PES e crítico do Planejamento Normativo, define o PEScomo “cálculo situacional sistemático que relaciona o presente com o futuro e oconhecimento da ação”, ou seja, considera as relações de poder entre os atoressociais envolvidos no processo e incorpora as variáveis políticas comodeterminantes para a viabilidade das políticas públicas.

    Nesse contexto, os fatores políticos não se tornam restrições, masinformações que possibilitam o atendimento às demandas sociais. No PES, arealidade social é algo bem mais complexo que um fenômeno natural.

    O planejamento ou o ato de governar surge como um conflito entre oindividual que se opõe ao interesse coletivo. São diferentes visões, objetivos,recursos e poder, assim o PES analisa as situações como uma interação entreos atores, onde cada um interpreta a realidade de acordo com suas motivações,interesses e valores.

    Esse fato dificulta a criação de um planejamento governamental capazde atender às necessidades de todos. É uma metodologia situacional, pois lidacom uma realidade dinâmica e complexa, que não supõe um final exato, deforma pré-estabelecida. É possível planejar, mas não é possível prever oresultado com total exatidão.

    Dessa maneira, um programa não é válido antes de ter sido concluído ede sua avaliação o determinar como tal, visto que as causas que odeterminaram no momento da elaboração podem deixar de existir em poucotempo.

    Deve, então, ser constantemente avaliado para correções e realinhadocom os interesses de seu público alvo e objetivos.

    O PES valoriza mecanismos que garantam sua implementação:previsão, correção e aprendizado. Necessita efetivamente de um sistema decobrança e prestação de contas (monitoramento), em que as responsabilidadessão atribuídas e o desempenho cobrado. Assim, o programa só estará terminadoquando estiver o mais próximo possível dos objetivos propostos.

  • 1.1. PLANEJAMENTO NORMATIVO

     

    O Planejamento governamental tradicional tem características normativas, visto que a comunidade e as suas relações territoriais são consideradas “passivas”, que aceitam e assimilam as políticas e programas impostos pelo governo, sem reação por parte das instituições e da coletividade. Pressupõe alta governabilidade, ou seja, que aquele que governa tem total conhecimento e controle das variáveis envolvidas no problema. O planejador julga que, quando os atores sociais reagem, o fazem de forma previsível e previamente estabelece estratégias que anulem essa reação.

    Esse modelo tende a ser superficial e incompleto, encontrando menos problemas em situações onde o poder estatal é centralizado, a exemplo do planejamento utilizado no período de 1930 a 1970, de regimes militares ou economias socialistas.

     

    Suas principais características são:

     

    ⇒ controle absoluto do planejador sobre o sistema social;

    ⇒ considera as reações dos agentes sociais como previsíveis;

    ⇒ considera que as variáveis que não controla não têm relevância no processo.

    Em ambientes democráticos, de complexidades sociais, econômicas epolíticas de nossa atualidade, o planejamento normativo não se mostra maisadequado em função dessa característica linear.

     

  • Primeiro a pergunta aborda a "Insuficiente capacidade de desenvolvimento tecnológico e inovação” depois o gabarito fala de "o pequeno número de patentes depositadas nos últimos anos"....qual associação foi feita pra se chegar na resposta? 

  • Questão muito difícil acerca do trabalho do chileno Carlos Matus, o Planejamento Estratégico Situacional.

    http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm

  • Associação entre o Momento Explicativo que indentifica o problema Insuficiente capacidade de desenvolvimento tecnológico e inovação à resposta correta B:o pequeno número de patentes depositadas nos últimos anos pode ser considerado um Vetor de Descrição do Problema, pois ajuda a caracterizar o problema.

    Para entender tal relação é necessário conhecer as atribuições da Fundação:

    "Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina."

    se é uma instituição de ciência e tecnologia deve realizar periodicamente depósitos de patentes das suas inovações logo este baixo número de depósitos é um vetor de descrição do problema incapacidade de desenvolvimento tecnológico e inovação.

    Na teoria que estudei não se falava em nó crítico, foram eliminadas tais alternativas. 

     


ID
1438726
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Fiocruz é um complexo organizacional composto hoje por quinze unidades técnico-científicas (UTC) espalhadas pelo território nacional que desenvolvem ações nos campos da produção de insumos para a saúde, da pesquisa e desenvolvimento tecnológico, do ensino, da vigilância em saúde, da informação e comunicação e da preservação do patrimônio histórico e cultura da ciência e da saúde. Utilizando- se das configurações organizacionais de Mintzberg (2006), é possível caracterizá-la como uma Organização Divisionalizada. Sobre este tipo de organização NÃO é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: D.

    Se é uma estrutura divisional o normal é que, em cada uma das muitas partes em que se divide a organização, haja maior rapidez na tomada de decisão, dado que só serão analisados os temas relacionados àquela parte específica da organização e não à organização como um todo.


ID
1438729
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Castels (1996), as redes constituem a nova morfologia social de nossas sociedades, e a difusão da lógica de rede modifica substantivamente a operação e o resultado dos processos de produção, experiência, poder e cultura. Partindo desta perspectiva, a estrutura de qualquer organização pode ser entendida e analisada em termos de redes múltiplas de relações. Tendo por base a perspectiva da gestão estratégica de redes, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Teoria dos Sistemas:

    "Conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado”. Sistema é um conjunto ou combinações de coisas ou partes, formando um todo complexo ou unitário”.

    (Chiavenato p.545)

     

    A Organização como um sistema aberto é um sistema criado pelo homem e matém uma dinâmica interação com o meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. É um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de influenciar o meio externo e por ele ser influenciado.

     

     


ID
1438732
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para Senge (2000), os grandes problemas que a mudança enfrenta em uma organização são de tipo gerencial. Referem- se à incapacidade de gerar uma dinâmica de negociação de uma visão compartilhada, à dificuldade de trazer à tona temas “indiscutíveis” mediante o desenvolvimento de habilidades de reflexão e indagação, à tendência de evitar o enfrentamento das causas mais complexas dos problemas em prol de um tratamento sintomático e a um tipo de conduta defensiva que escamoteia medidas que podem afetar interesses. Segundo o autor, tais restrições podem ser compensadas com estratégias de:

Alternativas
Comentários
  • Diz respeito às Cinco Disciplinas de Peter Seng - Aprendizagem Organizacional

  • GABARITO:  d) aprendizagem.

  • Amigos, se vc ler SENGE na questão, marque APRENDIZAGEM!


ID
1438738
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Martins e Marini (2011) denominam Central de Resultados ou Sala de Situação à unidade de monitoramento e avaliação, incumbida de coordenar os processos de monitoramento e avaliação, que exerce um controle estratégico vital. Trata-se, portanto, de um instrumento de deliberação, uma central de ação. O foco de atuação desta unidade organizacional está:

Alternativas

ID
1438741
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

“A gestão Fernando Haddad (PT) aposta boa parte das fichas no transporte público. Sem previsão de aumento para a passagem dos ônibus da capital em ano de eleições, a cidade de São Paulo vai gastar R$ 1,65 bilhão só em subsídios dados às empresas. O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2014 foi divulgado nessa segunda-feira, 30, e encaminhado à Câmara Municipal".

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,subsidio-dos-onibus-tera- verba-recorde-de-r-1-65-bi,1080540,0.htm

Considerando o papel do Estado na economia, a prática do subsídio, presente na notícia acima, pode ser considerada um exemplo de uma das funções do orçamento público denominada:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 

    PALUDO (2013): Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.
  • Não deveria ser Função Dustributiva?

    A função alocativa se relaciona à alocação de recursos por parte do governo a fim de oferecer bens públicos, por exemplo, rodovias, segurança pública, iluminação pública, entre outros. Já a função distributiva se refere à redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. Por exemplo, a destinação de parte dos recursos provenientes da tributação para complementar a renda das famílias que estão em situações de extrema pobreza. A função estabilizadora trata da aplicação das diversas políticas econômicas a fim de promover o emprego, o desenvolvimento econômico e a estabilidade de preços diante da incapacidade do mercado de assegurar o atingimento de tais objetivos. Podemos citar, por exemplo, o Plano Real, que trouxe estabilidade econômica e redução da inflação. Fonte ENAP

  • GABARITO DA BANCA: Letra A (INCORRETO!)

    GABARITO CORRETO: LETRA B

    A função correta seria Função Distributiva. Complementando o comentário da Dion Olinda, acrescento várias outras questões de concurso que ratificam o gabarito letra B.

    Q988172 Ano: 2019 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: CGE - CE Provas: Conhecimentos Básicos

    No que diz respeito a políticas econômicas governamentais, julgue os itens a seguir.

    O governo utiliza transferências, impostos e subsídios como instrumentos para o exercício da função alocativa. (ERRADO)

    Q935195 Ano: 2018 Banca: CS-UFG Órgão: Câmara de Goiânia - GO Prova: CS-UFG - 2018 - Câmara de Goiânia - GO - Assessor Técnico Legislativo - Administrador

    Um Estado pode assumir diferentes funções, como a alocativa, a distributiva e a estabilizadora. O que faz a função distributiva do Estado?

    c) Redistribui rendas por meio de transferências, de impostos, de subsídios governamentais e pela taxação progressiva de impostos.(CERTO)

    Q270896Ano: 2012 Banca: AOCP Órgão: TCE-PA Prova: AOCP - 2012 - TCE-PA - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis

    O Governo pode provocar orçamentos expansionistas ou gerar um orçamento recessivo. Sobre as funções consubstanciadas no Orçamento Público, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.

    IV. Função distributiva: tornar a sociedade menos desigual em termos de renda e riqueza, através da tributação e transferências financeiras, subsídios, incentivos fiscais, alocação de recursos em camadas mais pobres da população, etc. (CERTO)

    Q1020361 Ano: 2019 Banca: IF-MG Órgão: IF-MG Prova: IF-MG - 2019 - IF-MG - Tecnólogo em Gestão Pública

    As três funções econômicas do Estado são: alocativa, distributiva e estabilizadora. Considere as seguintes assertivas:

    IV – A função distributiva consiste na redistribuição de rendas realizada através das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais. É o caso dos programas de transferência de renda a populações carentes ou de taxação progressiva para cobrar mais impostos a quem detém maior renda. (CERTO)

    Q403894 Ano: 2013 Banca: VUNESP Órgão: FUNDAÇÃO CASA Prova: VUNESP - 2013 - FUNDAÇÃO CASA - Analista Administrativo

    Nesse contexto, o governo tem várias funções; dentre elas, pode-se destacar aquela em que é realizada por meio das transferências, dos impostos e dos subsídios governamentais, de determinadas classes sociais ou regiões para outras de menor renda.

    Essa função é denominada

    a) distributiva (CERTO)


ID
1438744
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na perspectiva do orçamento-programa, planejamento, programação e orçamentação constituem os processos por meio dos quais os objetivos e os recursos, e suas inter-relações, são levados em conta visando à obtenção de um programa de ação coerente e compreensivo para um governo como um todo. NÃO constitui um elemento essencial do orçamento-programa:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA D: 

    Segundo James Giacomoni, 2008, são características do Orçamento Programa:

    o orçamento é o elo entre o planejamento e o orçamento;

    a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas;

    as decisões orçamentárias são tomadas com base em avaliações e análises técnicas de alternativas possíveis;

    na elaboração do orçamento são considerados todos os custos dos programas, inclusive os que extrapolam o exercício;

    a estrutura do orçamento está voltada para os aspectos administrativos e de planejamento;

    o principal critério de classificação é o funcional-programático;

    utilização sistemática de indicadores e padrões de medição do trabalho e de resultados;

    o controle visa avaliar a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais.8

  • O erro dessa questão é porque não fala de todos os custos dos programas, é isso?

  • Orçamento com Teto Fixo
        Critério de alocação de recursos que consiste em estabelecer um quantitativo financeiro fixo, geralmente obtido mediante a aplicação de percentual único sobre as despesas realizadas em determinado período, com base no qual os órgãos/unidades deverão elaborar suas propostas orçamentárias parciais. Também conhecido, na gíria orçamentária, como "teto burro"

    Orçamento com Teto Móvel
    Critério de alocação de recursos que representa uma variação do chamado "teto fixo", pois trabalha com percentuais diferenciados, procurando refletir um escalonamento de prioridades entre programações, órgãos e unidades. Em gíria orçamentária, conhecido como "teto inteligente".

    fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/servicos/glossario/glossario_o.asp​

  • Para James Giacomoni, Orçamento Público, o orçamento-programa é aquele que enfatiza:

     

    1) os objetivos e propósitos perseguidos pela instituição e para cuja consecução são utilizados os recursos orçamentários;


    2) os programas , isto é, os instrumentos de integração dos esforços governamentais, no sentido de concretização dos objetivos;


    3) os custos dos programas medidos através da identificação dos meios ou insumos (pessoal, material, equipamentos, serviços, etc.) necessários à obtenção dos resultados. Tal análise pode, inclusive, projetar os custos para mais de um exercício financeiro; e


    4) medidas de desempenho, com a finalidade de medir as realizações (produto final), os esforços despendidos na execução dos programas e a responsabilidade pela execução.


ID
1438747
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) constituem os principais instrumentos do processo orçamentário da administração pública federal. O quadro abaixo traz alguns componentes de cada um destes instrumentos.

        Componente                                                                           Instrumento 
I – objetivos e metas da administração pública                                  A - LOA
II – disposições sobre alterações na legislação tributária                   B - PPA
III - autorização para concessão de qualquer vantagem ou
aumento de remuneração, para a criação de cargos,
empregos e funções ou alteração de estrutura de carreira,
bem como admissão e contratação de pessoal                                  C - LDO
IV – objetivos setoriais
V - sumário geral da receita por fontes e da despesa
por funções do governo
VI - quadro discriminativo da receita por fontes 

Ao analisar o quadro é possível afirmar que a correlação correta entre componentes e instrumentos é:

Alternativas
Comentários
  • Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: (EC nº 86/2015)
    I – o plano plurianual;
    II – as diretrizes orçamentárias;
    III – os orçamentos anuais.

    § 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
     

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

    § 1° Integrarão a Lei de Orçamento:

    I - Sumário geral da receita por fontes e da despesa por funções do Govêrno;

    II - Quadro demonstrativo da Receita e Despesa segundo as Categorias Econômicas, na forma do Anexo nº 1;

    III - Quadro discriminativo da receita por fontes e respectiva legislação;

    IV - Quadro das dotações por órgãos do Govêrno e da Administração.

    § 2º Acompanharão a Lei de Orçamento:

    I - Quadros demonstrativos da receita e planos de aplicação dos fundos especiais;

    II - Quadros demonstrativos da despesa, na forma dos Anexos nºs 6 a 9;

    III - Quadro demonstrativo do programa anual de trabalho do Govêrno, em têrmos de realização de obras e de prestação de serviços.

     


ID
1438750
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação à gestão de projetos, analise as afirmações a seguir .

I – O planejamento do escopo é a etapa do levantamento dos riscos inerentes ao projeto.
II – o aprendizado é uma das etapas do modelo de gerenciamento de riscos em projetos de inovação e parte da premissa de que a experiência é um excelente caminho para identificar e reduzir riscos.
III - A seleção do portfolio envolve a comparação simultânea de um número de projetos em uma dimensão específica para obter a sequência desejada dos projetos.

A correlação correta entre afirmações verdadeiras e falsas é:

Alternativas

ID
1438753
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos métodos e técnicas de avaliação e priorização de projetos, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1438756
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Entre as ferramentas utilizadas para se quantificar os riscos de um projeto está o cálculo do valor monetário do evento do risco, que é produto da probabilidade de ocorrência do evento e do valor estimado de ganho ou perda no caso da sua ocorrência. Analise o caso hipotético abaixo, com três opções de investimento em projetos.

                                       Três opções de investimento
               ALTERNATIVA           VALOR ATUAL ($)          PROBABILIDADE 
                                                     (a 8% a.a.) 
                         A                                 15                                     1
                         B                                -20                                  0,25
                                                             0                                    0,25
                                                             40                                  0,50 
                         C                                -  5                                  0,10
                                                             10                                  0,40
                                                             30                                  0,50

Fonte: WOILER, S.; WASHINGTON, F . M. Projetos: planejamento, elaboração, análise. São Paulo: Atlas, 1996

Com base no quadro acima, é correto afirmar:

Alternativas

ID
1438759
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Na gestão logística estabelecer modelos de gestão das demandas é processo crítico para o adequado suprimento dos meios necessários às ações finalísticas de uma organização. Analise as sentenças abaixo.

I – demanda é a quantidade de material necessária ao atendimento dos clientes, relacionada a uma determinada unidade de tempo.
II – demanda independente é aquela que decorre de fato gerador não conhecido, de natureza aleatória.
III – técnicas subjetivas de previsão de demandas independentes não devem ser utilizadas.

A correlação correta entre afirmações verdadeiras e falsas é:

Alternativas
Comentários
  •  A demanda é independente é aquela que depende das condições de mercado e que está fora do controle imediato da empresa.  Mesmo que a empresa possa interferir ou estimular essa demanda através de alguns eventos como promoções ou reduções de preços, a quantidade final demandada do item dependerá do mercado. 

    Demanda dependente é aquela relativamente previsível porque depende de alguns fatores para acontecer. Um item é considerado de demanda dependente  se o seu consumo puder ser programado internamente, ou seja, os itens da demanda dependente são usados na produção interna de outros itens. 

    A gerência de estoques utiliza abordagens diferentes para padrões de consumo. Para itens da demanda independente a abordagem é de reposição de estoque, pois quando um item é usado deve ser reposto, onde é necessário conhecer a estimativa de demanda futura para se saber o momento da reposição e também a quantidade que deve ser adquirida ou fabricada para estoque.

    Para itens de demanda dependente, a abordagem a seguir é a de requisição, onde a quantidade pedida e o momento em que ela deve estar disponível na produção estão relacionados as previsões de mercado ou encomendas realizadas por clientes.

    Cada vez mais as organizações estão preocupados com o atendimento da demanda, seja ela dependente ou independente, pois suas previsões farão com que problemas inesperados não ocorram e que as necessidades do mercado sejam atendidas.

    Resposta: letra D

    http://www.blogdaqualidade.com.br/demanda-dependente-e-independente/

  • Complementando a informação do comentário da colega Cida South.

    III - técnicas subjetivas de previsão de demandas independentes não devem ser utilizadas.

    Qualitativa Baseia-se na subjetividade, em que os dados são julgados por pessoas chaves (especialistas), capaz de opinar, na intuição, a demanda futura.

     Pesquisa de mercado  Painel de consenso; – Executivos; – Força de Vendas; – Outros  Analogia histórica – Novos produtos  Necessidade dos clientes – Nível atual de satisfação; – Introdução de novos produtos/serviços  Coleta de dados por amostragem – Questionários e/ou entrevistas  Previsão de médio/longo prazo – Tendência de mercado


ID
1438762
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O método de Pareto (ou curva ABC) é dos mais utilizados na gestão de estoques. Sobre este método, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)  

    A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite

    identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à

    sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme

    a sua importância relativa.

  • Utilização da Curva ABC

    O uso mais comum da curva ABC se dá no gerenciamento de estoques, a fim de realizar um controle mais apurado dos produtos em estoque e, também, buscar a redução de custos sem comprometer o nível de atendimento ao cliente. Por isso, a Curva ABC auxilia na classificação dos itens em estoque de acordo com sua importância relativa.

    Curva ABC recebeu este nome em decorrência da metodologia utilizada, veja a explicação detalhada abaixo:

    de Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total;

    de Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total;

    de Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total.

    http://www.sobreadministracao.com/o-que-e-e-como-funciona-a-curva-abc-analise-de-pareto-regra-80-20/


ID
1438765
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Entre os métodos quantitativos de previsão de estoque encontra-se o Método da Média com Ponderação Exponencial. Este método dá mais valor aos dados mais recentes e apresenta menor manuseio de informações passadas. Tome em consideração o seguinte caso: na organização o nível de consumo de um item mantém uma oscilação média e é utilizado o cálculo da média ponderada exponencial. Em 2012, a previsão de consumo era de 230 unidades, tendo o ajustamento um coeficiente de 0,10. Em 2013, o consumo foi de 210. A previsão de consumo para 2014 é de:

Alternativas
Comentários
  • MPE=(1-Coeficiente)×ultima previsao+(Coeficiente×Ultimo Consumo)

    MPE=(1-0,10)×230+(0,10×210)

    MPE=(0,9)×230+(21)

    MPE=207+21=228

     

  • Entre os métodos quantitativos de previsão de estoque encontra-se o Método da Média com Ponderação Exponencial. Este método dá mais valor aos dados mais recentes e apresenta menor manuseio de informações passadas. Tome em consideração o seguinte caso: na organização o nível de consumo de um item mantém uma oscilação média e é utilizado o cálculo da média ponderada exponencial. Em 2012, a previsão de consumo era de 230 unidades, tendo o ajustamento um coeficiente de 0,10. Em 2013, o consumo foi de 210. A previsão de consumo para 2014 é de:

     

    c) 228 unidades. GABARITO

    __________________________________________________________________________________________________

    PREVISÃO é IGUAL A:
    (COEFICIENTE X CONSUMO REAL do período ANTERIOR) + (1 – COEFICIENTE) X PREVISÃO do período ANTERIOR).

    Só substituir:
    (0,1 x 210) + (1 - 0,10) * 230)
    21 + (0,9 *230)
    21 + 207 = 228 unidades.

  • O método da média ponderada exponencial dá mais valor aos dados recentes, o que melhora sua previsibilidade, tendo menor manuseio das informações passadas. São necessários três valores para gerar a previsão para o próximo período:

    Feita a breve revisão, já podemos resolver a questão.

    1º Previsão de consumo do último período = 230

    2º Consumo do último período = 210

    3º Constante = coeficiente = 0,1

    Pronto, agora é só aplicar a fórmula que eu facilitei para você:

    PREVISÃO é IGUAL A:

    COEFICIENTE X CONSUMO REAL do período ANTERIOR

                               +

    (1 – COEFICIENTE) X PREVISÃO do período ANTERIOR.

    Só substituir:

    0,1 x 210 + (1-0,1) * 230 =

    21 + (0,9 *230) =

    21 + 207 = 228 unidades.

    Gabarito: C


ID
1438768
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tendo por base a perspectiva da gestão estratégica de custos (Shank e Govindarajan, 1997), avalie se constituem metas que os Sistemas de Contabilidade de Custos procuram satisfazer:

I - Alocar os custos do período aos produtos de forma que as demonstrações contábeis possam ser preparadas mensalmente, quadrimestralmente e anualmente.
II - Prover informações acerca do controle dos processos aos administradores do centro de custo.
III - Prover estimativas do custo do produto aos administradores de negócio.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D.

    A contabilidade de custos pode ser definida como um conjunto de registros específicos, baseados em escrituração regular (contábil) e apoiada por elementos de suporte (planilhas, rateios, cálculos, controles) utilizados para identificar, mensurar e informar os custos das vendas de produtos, mercadorias e serviços

    Sua existência não é mero caso fortuito, mas uma necessidade legal e tributária.

    Legal, por exigência da legislação societária brasileira:

    1. Para as Sociedades Anônimas - Lei nº 6.404/76, art. 183, inciso II:

    Art. 183 – No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios:

    I - ...
    II - Os direitos que tiverem por objeto mercadorias e produtos de comércio da companhia, assim como matérias-primas, produtos em fabricação e bens em almoxarifado, serão avaliados pelo custo de aquisição ou produção; deduzido de provisão para ajustá-lo ao valor de mercado, quando este for inferior.

    2. Para as demais Sociedades, a Lei 10.406/2002 (o “Novo Código Civil Brasileiro”), traz a exigência de avaliação de custos da seguinte forma, em seu artigo 1.187, inciso II:

    Art. 1.187 – Na coleta dos elementos para o inventário serão observados os critérios de avaliação a seguir determinados:

    I - ...
    II – os valores mobiliários, matéria-prima, bens destinados á alienação, ou que constituem produtos ou artigos da indústria ou comércio da empresa, podem ser estimados pelo custo de aquisição ou de fabricação, ou pelo preço corrente, sempre que este for inferior ao preço de custo, e quando o preço corrente ou venal estiver acima do valor de custo de aquisição, ou fabricação, e os bens forem avaliados pelo preço corrente, a diferença entre este e o preço de custo não será levada em conta para a distribuição de lucros, nem para as percentagens referentes a fundos de reserva;


ID
1438771
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Considere a seguinte situação: Um hospital utiliza o sistema tradicional de rateio e o outro o sistema de custeio ABC. Os dois hospitais têm 10 leitos de UTI e 05 respiradores, sendo portanto a seguinte a capacidade:

- leitos: 300 diárias (10 leitos x 30 dias);
- respirador: 150 diárias (5 respiradores x 30 dias)

Os custos são os seguintes:

# depreciação mensal dos equipamentos da UTI = R$ 6.000,00, sendo:
- custo mensal de depreciação do leito e do conjunto de monitorização = R$ 3.600,00;
- custo mensal da depreciação dos respiradores = R$ 2.400,00.

# consumo de energia mensal dos equipamentos da UTI = R$ 4.500,00, sendo:
- custo mensal do consumo de energia por leito e conjunto de monitorização = R$ 1.800,00;
- custo mensal do consumo de energia do respirador = R$ 2.700,00

Com base nestas informações, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • custo mensal da depreciação dos respiradores = R$ 2.400,00  / respirador: 150 diárias (5 respiradores x 30 dias)

     

    2400/150= 16

    Gab. E

  • a) 3600/300 = R$ 12

    b) 2700/150 = R$ 18

    c) 3600/300 = R$ 12 e 1.800/150 = R$ 12; 12+12 = R$ 24

    d) 1800/150 = R$ 12

    e) 2400/150 = R$ 16 <<< GABARITO


ID
1438774
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O ambulatório de um hospital oferece três procedimentos. O preço de venda é de R$ 850,00 para o procedimento A, de R$ 650 para o procedimento B e de R$ 600,00 para o procedimento C. O ambulatório possui R$ 7.000,00 de despesas fixas. Os custos variáveis em relação aos procedimentos são de R$ 400,00 de materiais e R$ 100,00 de mão de obra para o procedimento A; R$ 300 de materiais e R$ 100 de mão de obra para o procedimento B e R$ 240,00 de materiais e R$ 160,00 de mão de obra para o procedimento C. Desta forma, o custo variável de cada procedimento é de R$ 500,00; R$ 400,00 e; R$ 400,00 respectivamente para A, B e C. As margens de contribuição dos procedimentos A, B e C serão, portanto, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    MC = PV – ( CV + DV )

    MC = Margem de contribuição; PV = Preço de Venda; CV = Custo variável; DV = Despesa variável

     

    A => 850 - (400,00+100,00) = R$ 350,00

    B => 650 - (300,00+100,00) = R$ 250,00

    C => 600 - (240,00+160,00) = R$ 200,00

  • GABARITO LETRA B


ID
1438777
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

É uma das características do pregão eletrônico:

Alternativas
Comentários
  • Lei 10.520/02:
    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;
  • Lei 5.450

    A) e B)

    Art. 3o Deverão ser previamente credenciados perante o provedor do sistema eletrônico a autoridade competente do órgão promotor da licitação, o pregoeiro, os membros da equipe de apoio e os licitantes que participam do pregão na forma eletrônica.

     § 3o A chave de identificação e a senha poderão ser utilizadas em qualquer pregão na forma eletrônica, salvo quando cancelada por solicitação do credenciado ou em virtude de seu descadastramento perante o SICAF.


  • Comentários e Argumentos:


    É uma das características do pregão eletrônico:


    a) o fornecedor se credencia a cada vez em que ocorre um pregão eletrônico realizado pelo site. Errada:  Credenciar-se no SICAF (quando for o caso)


     b) o credenciamento dos fornecedores se dá no ato de realização do pregão. Errada:  Credenciar-se no SICAF (quando for o caso)


     b) é baseado no conceito de rodada. Errada: licitante poderá oferecer lances sucessivos, observando as regras estabelecidas no  edital. o Pregão é realizado em lances sucessivos e decrescentes, no chamado "quem dá menos"


     c) não há confrontação direta entre fornecedores. Errada:  Os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, vedada a identificação do licitante. Ou seja, há confrontação direita, mas sem identificação.


    e) a apresentação dos lances se dá de forma sucessiva e devem ser inferiores ao último lance registrado no sistema. Correta: O licitante poderá oferecer lances sucessivos, observando as regras estabelecidas no  edital;  O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.


  • Decreto n° 2.450, Art. 24, §3° O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado pelo sistema.
     

  • GABARITO: E

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras: VIII - no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% (dez por cento) superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor;


ID
1438780
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Fiocruz necessita adquirir um equipamento utilizado na produção de vacinas. No entanto, tal equipamento somente é produzido no exterior, sem similar nacional. Apenas uma empresa representa o fabricante no Brasil, com exclusividade. Nesta situação a Fiocruz:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B


    Trata-se de hipótese de inexigibilidade de licitação, visto que não há viabilidade de competição por haver representante comercial exclusivo.
  • Texto legal Lei 8666/93 e palavras-chave em destaque:

    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

     

    Fé em Deus e prossigamos para o alvo!


ID
1438783
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A modalidade de licitação “pregão”, instituída pela Lei Federal nº 10.520/ 02, destina-se a:

Alternativas
Comentários
  • Art. 1° Aquisição de bens e serviços comuns, dotada na a licitação na Modalidade Pregão, regida por esta lei.

  • GABARITO: A

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do art. 1º da lei 10.520/02, que versa sobre o pregão.

     “Art. 1º. Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei. Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.”

     Logo, o pregão é definido pelo OBJETO DA LICITAÇÃO (bens e serviços comuns objetivamente definidos no edital), e NÃO PELO VALOR DO OBJETO LICITADO, diferentemente do que ocorre com as demais modalidades licitatórias.

    Portanto, a única alternativa que se amolda ao enunciado é a letra “A” e, como consequência, todas as opções constantes nas alternativas remanescentes estão incorretas.

    GABARITO: “A”


ID
1438786
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 12.349, de 15 de dezembro de 2010, promove alterações na Lei 8.666 (Lei das Licitações) e introduz o uso do poder de compra do Estado como fator de incentivo à produção tecnológica no Brasil. Entre as inovações trazidas por esta Lei está a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C. 

    XXV - na contratação realizada por Instituição Científica e Tecnológica - ICT ou por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida. (Incluído pela Lei nº 10.973, de 2004)
  • Gabarito C.

    Art. 24 da lei 8666 de 1993 -  É dispensável a licitação: 

    XXV - na contratação realizada por Instituição Científica e Tecnológica - ICT ou por agência de fomento para a transferência de tecnologia e para o licenciamento de direito de uso ou de exploração de criação protegida. (Incluído pela Lei nº 10.973, de 2004).

     

  • e) prazo indeterminado


ID
1438789
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

A terceirização de serviços é uma prática corrente tanto no setor privado quanto no setor público. Tendo por base a legislação em vigor, no âmbito do setor público, é correto afirmar sobre esta prática:

Alternativas

ID
1438792
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No caso de contratos de prestação de serviços que envolvem mão de obra, a unidade contratante é responsável pelo provisionamento para pagamento de encargos trabalhistas. A Instrução Normativa número 02 de 2008, emitida pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), prevê a utilização de conta vinculada para gerenciamento destes recursos. Sobre este dispositivo é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Anexo VII

    1 - As provisões realizadas pela Administração contratante para o pagamento dos encargos trabalhistas (...) serão destacados do valor mensal do contrato e serão depositados pela Administração em conta vinculada (...) aberta em nome do prestador de serviço.

     

    Att,

    Avante!!!

     

     


ID
1438795
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os processos de repactuação e renovação ou prorrogação de contratos no serviço público, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito está correto ou a banca que comeu bola? De acordo com a Lei 8.666/93, o prazo limite para prestação de serviços de forma contínua é de 60 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses quando devidamente justificado e autorizado.


    Art. 57. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório;

    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses; (Redação dada pela Lei nº 9.648, de 1998)

    III - (Vetado). (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato. 

    V - às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração. (Incluído pela Lei nº 12.349, de 2010)

    § 1o Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

    I - alteração do projeto ou especificações, pela Administração;

    II - superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;

    III - interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administração;

    IV - aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por esta Lei;

    V - impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administração em documento contemporâneo à sua ocorrência;

    VI - omissão ou atraso de providências a cargo da Administração, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execução do contrato, sem prejuízo das sanções legais aplicáveis aos responsáveis.

    § 2o Toda prorrogação de prazo deverá ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.

    § 3o É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado. 

    § 4o Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses. (Incluído pela Lei nº 9.648, de 1998)


ID
1438801
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

egundo o modelo de gestão do conhecimento (GC) para a administração pública (Batista, 2012), a mobilização sistemática do conhecimento requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar , criar , armazenar, compartilhar e aplicar . Essas atividades formam um processo integrado voltado para a GC. É correto afirmar sobre este processo que:

Alternativas
Comentários
  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: Gestão por competências constitui banco de talentos, visando à retenção, apoiado em mecanismos de mensuração e certificação de competências. 

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A. 


ID
1438804
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo coorporativo tem sido empregado, de forma crescente, como estratégia corporativa por empresas e organizações publicas e privadas, que atuam em ambiente competitivo, de densidade científica, sobretudo tecnológica. Dentre as afirmações abaixo, assinale a que NÃO faz parte do rol de motivos que levam as empresas a adotar tal estratégia:

Alternativas
Comentários
  • Se alguém puder me explicar agradeço.

  • Entendo que uma organização que atue em ambiente competitivo, científico, tecnológico não pode dar-se o luxo de estender o tempo programado de seus produtos. Pois ficaria para trás, obsoleta em relação aos concorrentes. Seria como a Apple não lançar um novo iphone, arriscando prolongar os já existentes pelos próximos anos e serem superados por novas tecnologias de seus concorrentes.  A inovação, a novidade  move este mercado. 

     

    Conceito do empreendedorismo corporativo: é definido como um conjunto de ações ou procedimentos dentro de um negócio já existente, visando a maximização de resultados.

    Seu mecanismo baseia nos pilares da inovação – lançar novos produtos, sistemas de criação; e na renovação– atualização constante de suas abordagens e técnicas; sempre no intuito de crescimento e superação da alta competitividade do mercado.

    Podemos ilustrá-lo como um ciclo de revitalização da estrutura organizacional de uma empresa. Não é o fato de possuir produtos de qualidade que seu sucesso e estabilidade estão garantidos, pois as necessidades dos consumidores se modificam.

    Portanto, quem não abre a visão aos novos rumos e oportunidades corre sérios riscos de fracassar.

    É neste contexto que o empreendedorimo corporativo faz toda a diferença, ele otimiza a aptidão de reconhecer as direções e os recursos utilizados em favor da companhia.

    fonte:https://saiadolugar.com.br/empreendedorismo-corporativo/


ID
1438807
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) tem por missão “Produzir, disseminar e comparti lhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais”.

No esforço para seu desenvolvimento institucional, a Fiocruz direciona esforços para prospecção e identificação de oportunidades para consolidar ser papel perante a sociedade. Das afirmativas abaixo, assinale a que NÃO se coaduna com o enunciado acima:

Alternativas

ID
1438810
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Mesmo nas organizações sem finalidade lucrativa, como a Fiocruz, a ferramenta “plano de negócios” assume especial importância como documento para planejamento, orientação e acompanhamento de uma determinada operação/projeto. Essa ferramenta deve ser capaz de demonstrar a viabilidade da iniciativa e as estratégias de estruturação e de operação em seus aspectos políticos, técnicos e financeiros. Tanto as operações já estabelecidas, como os novos empreendimentos, requerem planos de negócios capazes de demonstrar sua viabilidade. No entanto, um plano de negócios para operações já em curso se difere, no geral, de um plano para novos empreendimentos:

Alternativas
Comentários
  • NO FOCO! SERIA COMO ESTUDAR TRABALHANDO. VANTAGEM TEM AQUELE QUE NÃO PRECISA TRABALHAR, OU SEJA, TEM O TEMPO TODO SÓ PARA ESTUDAR. AGORA, IMAGINEM APLICAR UM PLANO DE NEGÓCIOS COM UMA OPERAÇÃO JÁ EM ANDAMENTO... A PRIMEIRA ANÁLISE DE CONTROLE TENDERÁ A NÃO ATENDER O QUE FOI PLANEJADO.

     

     

     

    GABARITO ''C''

  • GABARITO: C

     

    Foi uma questão de interpretação, na verdade. Vejam:

    1 - "...plano de negócios para operações já em curso..."

    Se vc tem um plano em curso (em andamento) então vc o monitora e controla, visando saber onde está o erro, caso exista, e etc.

     

    2 - "...um plano para novos empreendimentos..."

    Você faz um novo planejamento em busca de algo, seja recursos, inovação e etc. Veja que a questão utilizou "novos empreendimentos".

     

    c) no foco, o primeiro no monitoramento e controle (1) e o segundo na atração de recursos (2).

     

     

    Foi o que entendi da questão.

    Bons estudos.

  • GABARITO ''C''


ID
1438813
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Alguns autores argumentam que o Brasil não possui um Sistema Nacional de Inovação. Em nível macro, o Brasil, apesar dos expressivos avanços que vêm sendo observados nas relações entre C&T&I, é, no geral, caracterizado por esses autores por possuir um “Sistema Nacional de Aprendizado Tecnológico”

Considere as afirmativas a seguir:

I - Sistemas nacionais de aprendizado são próprios de países de desenvolvimento tardio.
II - Nestes sistemas de aprendizado o processo de mudança tecnológica se verifica principalmente pela difusão ou absorção e adaptação de tecnologias já existentes.
III - O Brasil se caracteriza por possuir um sistema de aprendizado “passivo”, enquanto a Coreia do Sul dispõe de um sistema “ativo” de aprendizado.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra d. Eu não sabia sobre a coréia do sul, mas por interpretação do enunciado da questão, percebi que as alternativas I e II estavam certas, logo só poderia ser a letra d.

  • Jurava que estavam erradas rs



ID
1438816
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Lei 10.973 (Lei de Inovação) dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, estabelecendo um conjunto de medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Busca criar ambiente institucional para a capacitação e ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento industrial do País. No que tange às parcerias para desenvolvimento tecnológico e inovação, assinale a opção a seguir que NÃO faz parte do conjunto de medidas acima mencionadas:

Alternativas
Comentários
  • (A) CORRETA

    Lei 10973/04, Art. 15-A. A ICT de direito público deverá instituir sua política de inovação, dispondo sobre a organização e a gestão dos processos que orientam a transferência de tecnologia e a geração de inovação no ambiente produtivo, em consonância com as prioridades da política nacional de ciência, tecnologia e inovação e com a política industrial e tecnológica nacional. (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

    Parágrafo único. A política a que se refere o caput deverá estabelecer diretrizes e objetivos: (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (...)

    IV - para compartilhamento e permissão de uso por terceiros de seus laboratórios, equipamentos, recursos humanos e capital intelectual; (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (...)

    (B) CORRETA

    Lei 10973/04, Art. 5º, § 6º A participação minoritária de que trata o caput dar-se-á por meio de contribuição financeira ou não financeira, desde que economicamente mensurável, e poderá ser aceita como forma de remuneração pela transferência de tecnologia e pelo licenciamento para outorga de direito de uso ou de exploração de criação de titularidade da União e de suas entidades. (Incluído pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (C) CORRETA

    Lei 10973/04, Art. 8º É facultado à ICT prestar a instituições públicas ou privadas serviços técnicos especializados compatíveis com os objetivos desta Lei, nas atividades voltadas à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, visando, entre outros objetivos, à maior competitividade das empresas. (Redação pela Lei nº 13.243, de 2016)

    (D) ERRADA. Não há na Lei 10973/04 qualquer disposição a respeito da possibilidade de ICT constituir subsidiária no exterior.

    (E) CORRETA

    Lei 10973/04, Art. 15. A critério da administração pública, na forma do regulamento, poderá ser concedida ao pesquisador público, desde que não esteja em estágio probatório, licença sem remuneração para constituir empresa com a finalidade de desenvolver atividade empresarial relativa à inovação.


ID
1438819
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

É comum, nos contratos de aquisição de tecnologias no setor saúde, o pagamento de royalties à empresa cedente da tecnologia. A Fiocruz tem estabelecido vários desses acordos para internalizar tecnologias a serem disponibilizadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Há casos em que a empresa cedente da tecnologia se localiza no exterior e o pagamento de royalties, quando devido, se efetiva através de remessa de recursos ao exterior, observadas as disposições legais vigentes, Lei nº 4.131/1962, Resolução nº 3.844/2010 do Banco Central do Brasil.

Além dessas condições, avalie se são condições obrigatórias para legitimar o envio desses ao exterior:

I - averbação do contrato no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
II - comercialização da tecnologia no mercado nacional, previamente ao pagamento dos royalties.
III - registro da tecnologia/produto na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), previamente ao pagamento dos royalties.
IV - aprovação da utilização da tecnologia/produto/tecnologia pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).

Assinale:

Alternativas

ID
1438822
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os métodos de prospecção vem sendo usados há várias décadas, por organizações públicas e privadas de diversos países, como ferramentas para orientar os esforços empreendidos para o desenvolvimento de tecnologias. Sobre a prospecção tecnológica NÃO é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1438825
Banca
FDC
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o instrumento de planejamento empreendedor denominado Plano de Negócios é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Planejamento Estratégico é o planejamento global e a longo prazo que orienta
    todo o sistema. Para tanto, deve ser desdobrado e detalhado em Planos Táticos, os
    quais são detalhados ainda em Planos Operacionais.
    A APO é desenvolvida por meio de ciclos que variam conforme os autores.
    Igualmente os esquemas de desenvolvimento de executivos segundo a APO variam
    conforme os autores.
    Todavia, a APO apresenta uma série de limitações ao lado das vantagens que proporciona.
    Torna-se necessária uma cuidadosa apreciação crítica, pois a APO não é um
    remédio para todos os males da organização.

     

    CHIAVENATO (2010)

  • A - ERRADO - SE FALOU DE INVESTIMENTOS, FINANÇAS E CONTABILIDADE, ENTÃO ESTAMOS OPERANDO DENTRO DO NÍVEL TÁTICO.

     

    B - CORRETO - ANÁLISE DE MERCADO: FORNECEDORES DOS INSUMOS(entrada), CONCORRÊNCIA (visão externa) E CLIENTES (saída).

     

    C - ERRADO - O ESTADO (1ºsetor) CRIA EMPRESAS E COLOCA NO 2º SETOR VISANDO AO BALANCEAMENTO DO MERCADO; EVITANDO, ASSIM, A FORMAÇÃO DE CARTEL. Ex.: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL E BANCO DO BRASIL vs ITAU, SANTANDER, BRADESCO, HSBC... QUEM NUNCA VIU ESCRITO 'CAIXA', COM LETRAS IMENSAS, NOS UNIFORMES DO TIMÃO rsrs...

     

    D - ERRADO - NÃO SE PODE PREVER O FUTURO SEM ESPECULAR SOBRE UMA VARIEDADE DE FUTUROS POSSÍVEIS. COMO O TEMPO DO PLANEJADOR NÃO É ILIMITADO, ELE PRECISA DE CENÁRIOS PARA COBRIR AS CONTINGÊNCIAS IMPORTANTES POSSÍVEIS. LOGO, A CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS ACABA SENDO UM PONTO DE PARTIDA PARA UM PLANO DE NEGÓCIOS. 

     

    E - ERRADO - O PONTO DE EQUILÍBRIO NÃO INDICA O TEMPO, MAS SIM O VALOR QUE A EMPRESA PRECISA VENDER PARA COBRIR OS CUSTOS. NO PONTO DE EQUILÍBRIO A EMPRESA NÃO TEM LUCRO, MAS TAMBÉM NÃO TEM PREJUÍZO.

     

     

     

     

    GABARITO ''B''