SóProvas


ID
1439041
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Cinco irmãos, identificados como irmão 1, irmão 2, irmão 3, irmão 4 e irmão 5 estão lado a lado, e nessa ordem. Apenas um dos irmãos se chama Eduardo, e Bruna, que não conhecia nenhum deles, perguntou a cada um se o seu nome era Eduardo. Os irmãos 1, 2, 3 e 4 responderam sim, enquanto o irmão 5 respondeu não. Bruna perguntou mais uma vez, para cada um, se o seu nome era Eduardo, e agora os irmãos 3, 4 e 5 responderam sim e os irmãos 1 e 2 responderam não. Nesse momento, a mãe dos meninos avisou, corretamente, que dois irmãos sempre mentiam e Eduardo e os outros dois irmãos sempre alternavam suas próprias respostas com verdades e mentiras, e esses três, para uma mesma pergunta, não necessariamente respondiam todos a verdade. Bruna perguntou, finalmente, para cada um, se a pessoa que se chama Eduardo falou a verdade na primeira pergunta e somente os irmãos 1 e 5 responderam sim, enquanto os outros responderam não. Eduardo é o irmão de número

Alternativas
Comentários
  • Eduardo e 2 irmãos sempre alternam as respostas.

    Na primeira pergunta: 1, 2, 3, 4 falaram que era o Eduardo e o 5 disse que não.

    Na segunda pergunta: 3, 4 e 5 falaram que era o Eduardo e o 1 e 2 negaram 

    Ou seja, já sabemos que o Eduardo é o 1, 2 ou 5 que foram os que alternaram

    Na terceira pergunta: 1 e 5 disseram que Eduardo falou a verdade na primeira pergunta e os demais, incluindo os mentirosos falaram que não. Então sabemos que o Eduardo falou a vdd na primeira e agora, restando apenas o irmão 1 que preenche esses requisitos.


    Resposta: letra a

  • Essa é puro raciocínio e concentração. Sabemos, pela informação da mãe que 2 irmãos só mentem e os outros 3 (incluindo Eduardo) alternam as respostas sempre com verdades e mentiras (isso é importante). Pois bem, vamos montar a matriz de respostas:

     

    Irmão 1  Irmão 2  Irmão 3  Irmão 4  Irmão 5

      Sim        Sim        Sim        Sim        Não         Bruna pergunta: "Você é o Eduardo?"

      Não        Não       Sim        Sim        Sim         Bruna pergunta novamente: "Você é o Eduardo?"

      Sim        Não        Não       Não        Sim         Bruna pergunta: "Eduardo falou a verdade na primeira pergunta?"

     

    Com a matriz de respostas e as regras que a mãe passou em mente, temos todas as informações passadas pela questão. Agora é o raciocínio: A primeira e a segunda perguntas são idênticas. Como sabemos que 2 dos irmãos sempre mentem, eles não poderiam ter alternado a resposta dessa mesma pergunta. Então, logo de cara descobrimos que os irmãos 3 e 4 são os mentirosos e, portanto, não podem ser Eduardo (já que ele é um dos 3 que alterna sua resposta com verdades e mentiras).

     

    Essa definição é importante porque podemos, também, deduzir mais coisa: Na última pergunta, os irmãos 3 e 4 responderam que Eduardo não falou a verdade na primeira pergunta. Como são mentirosos, definimos, então, que Eduardo falou de fato a verdade. Com isso, o irmão 5 não pode ser o Eduardo. Sobraram apenas os irmãos 1 e 2.

     

    Agora vem o momento chave: Se fizermos a dedução de que o irmão 2 seja o Eduardo, ele tem que ter respondido a verdade na primeira pergunta (pois respondeu "Sim" a ela e, como sabemos, Eduardo disse a verdade na primeira). Então, a segunda resposta tem que ser falsa, o que de fato seria supondo que ele seja mesmo o Eduardo. Pois bem, então, seguindo a alternância, a terceira resposta tem que ser verdadeira. É aí que descobrimos que o irmão 2 não é o Eduardo: A terceira resposta também seria falsa (assim como a segunda), indo contra o que a mãe tinha falado sobre as respostas alternadas. Como estamos acreditando que a mãe está falando a verdade (a questão nos passa isso), então o irmão 2 tem que ter começado mentindo, depois disse a verdade e, por fim, mentiu novamente.

     

    Vamos tirar a prova: Na primeira ele diz que é Eduardo (mentira). Na segunda ele diz que não é Eduardo (verdade). Por fim, ele fala que Eduardo não disse a verdade na primeira pergunta (mentira). Dessa forma, valida o que a mãe falou sobre a alternância da verdade e mentira e, por consequência, indica que Eduardo é o irmão 1 - Alternativa "A".

     

    Ufa...

  • Dai Graças...ó Senhor

  • deuzulivi

  • expulsa o demonio  do corpo desse examinador

  • Tentei simplificar ao máximo:

    Esses tipos de questão, faço com tabelas:

    1º perg. 2º perg. 3º perg.

    Irmão 1 Sim | Não | Verdade = Sim, sou o Eduardo

    Irmão 2 Sim | Não | Mentira = Não sou o Eduardo

    Irmão 3 Sim | Sim | Mentira = Não sou o Eduardo

    Irmão 4 Sim | Sim | Mentira = Não sou o Eduardo

    Irmão 5 Não | Sim | Verdade = Não sou o Eduardo

    Reparem que apenas ao fazer a tabela já é possível descobrir quem é o Eduardo, que neste caso é o irmão de número 1.

    Mas, analisando melhor a resposta dada pela mãe:

    Ela disse que dois deles sempre mentiam:

    Olhando a tabela, vimos que os irmãos 03 e 04 mentiram nas duas perguntas.

    Ela disse que três dos irmãos alternavam suas respostas:

    Os irmãos 1, 2 e 5 alternaram suas respostas com verdades e mentiras

    Mas a análise está mesmo é na última pergunta, onde fica fácil de ver quem é o Eduardo.

    Questão de prestar atenção e ter paciência em construir algo que lhe ajude a fazer uma análise, no meu caso, quase sempre opto por tabelas.

    Bons estudos!

  • que são todos irmãos não pode haver 2 Eduardos na mesma família!!!

    letra A, pensei assim!!

  • Os irmãos números 3 e 4 sempre mentem, enquanto que o Eduardo sempre alterna a resposta com verdades e mentiras, sendo que o Nº 1 foi o único que respondeu que sim na primeira e na última pergunta,

  • Esse examinador tava com o Demônio no corpo !!!