- 
                                Seriam marcos históricos dos direitos humanos: a) o iluminismo; b) a Revolução Francesa; c) a II Guerra Mundial. - O iluminismo : foi o movimento caracterizado pela exaltação da razão, do espírito crítico e da fé na ciência, em geral. Foram personalidades marcantes os filósofos John Locke, Jean-Jaques Rousseau, Thomas Hobbes, Immanuel Kant e Montesquieu. Estes autores teriam precedido os direitos humanos, teriam fundamentado filosoficamente o momento seguinte que experimentou a sociedade humana após a eclosão do movimento da Revolução Francesa de 1789.  As primeiras declarações de direitos humanos foram impulsionadas pelo iluminismo. Destaque-se a "Declaração de direitos do Homem e do Cidadão, de 26.08.1789". - A Revolução Francesa: teria feito nascer os ideais dos direitos humanos representados nos seguintes valores: igualdade, liberdade e fraternidade. - Após o fim da II Guerra Mundial: em 1945, tomou-se consciência de que as atrocidades então cometidas pelos alemães, pelos norte-americanos e por outros exércitos não poderiam acontecer novamente. No momento seguinte foi criada a Organização das Nações Unidas e foram assinados diversos tratados internacionais de direitos humanos como, por exemplo: Declaração Universal dos Direitos Humanos, Pacto Internacional de direitos Civis e Políticos, etc. 
- 
                                "O Iluminismo (ou Era da Razão) configurou revolução intelectual que se efetivou no continente europeu, particularmente na França, durante o século XVIII. Esse movimento representou o auge das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista, e colocou em destaque os valores da burguesia, favorecendo o aumento dessa camada social. Alguns princípios podem ser destacados como norteadores da sociedade à época, quais sejam: a busca da felicidade; a garantia dos direitos, da liberdade individual e da livre posse de bens pelo governo; a tolerância para a expressão de ideias; e a igualdade perante a lei. Cabe, nessa altura, também fazer referência ao movimento do Humanismo. Tal movimento exaltava o valor humano como meio e finalidade. O Humanismo difundiu-se por toda a Europa e caracterizou o início da cultura moderna. Para o pensamento humanista o valor fundamental de uma doutrina é o homem, seu sentimento, sua originalidade e sua superioridade sobre os outros animais. O homem passa a ser visto como um ser que pode construir seu próprio destino. Eis que ganha importância a Revolução Francesa, que foi um movimento político e social que questionava os privilégios da nobreza e do clero, bem como o poder absoluto do monarca. Dentre as principais vitórias dos revoltosos franceses, está a proclamação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, documento dos mais indispensáveis para a evolução concreta dos direitos humanos. Ele assegura, dentre outros direitos, a liberdade, a igualdade e a propriedade. A Declaração, inspirada em ideias iluministas, serviu de base para a construção de diversas Constituições de Estados Democráticos. A Revolução Francesa incentivou muitos outros movimentos revolucionários nas décadas seguintes, marcando a luta pelo fim dos privilégios sociais e pela promoção da dignidade humana. O lema da Revolução Francesa era: liberdade, igualdade e fraternidade. Tais ideias representam as três primeiras e clássicas gerações ou dimensões de direitos.  Por fim, o terceiro marco histórico que merece destaque é o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945. O período pós-guerra instaurou uma nova lógica planetária, exaltando a importância do indivíduo como um dos novos sujeitos do Direito Internacional. O Estado não é mais o único ator internacional, o instituto da soberania é flexibilizado e o Direito Internacional dos Direitos Humanos emerge. Este é materializado pelo sistema global de proteção aos direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), posteriormente complementado pelos sistemas regionais (europeu, americano e africano)."
 
 FONTE: http://jus.com.br/artigos/30390/perspectivas-historicas-dos-direitos-humanos 
- 
                                Falaram falaram e nao foram OBJETIVOS como sempre..... NAO ENCHAM LINGUICA PELO AMOR DE DEUS.... Muita perda de tempo tanto para escrever esse livro qto para ler.... Ôôôôô canseira viu..... 
- 
                                Dica, já eliminem as questões que citarem o Brasil... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 
- 
                                VUNESP: ILUMINISMO, REVOLUÇÃO FRANCESA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. ACADEPOL SP: DIREITO HUMANITÁRIO, LIGA DAS NAÇÕES  E ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO (OIT). 
- 
                                ALT. "C"    Atenção, essa pergunta já caiu no concurso do MPF:    Segundo Flávia Piovesan, são três os marcos:   1. O Direito Humanitário;  2. A Liga das Nações; 3. A Organização Internacional do Trabalho (OIT)   Bons estudos!  
- 
                                Nossa Diego Marcondes, Sério???? e aqueles que não têm condições de  assinar e só  podem ver as respostas através dos comentários?? PQP Obrigado Rodrigo Silva!!!  
- 
                                Era so procurar "Segunda Guerra Mundial". 
- 
                                Principais marcos historicos para inicio do DH - Magna carta - devido processo legal - 1215 - H corpus act - inglaterra - liberdade de locomocao - 1968 - Bill off rigth - menos poder ao rei e mais poder parlamentar - ingglaterra como monarquia constitucional. - separacao de poderes. - 1776 - declaracao do bom povo da virginia - Inspiracao de liberdade e independencia do EUA- declaracao de direitos inatos. liberdade e vida. - rev francesa - 1789 - maior poder do estado visando direitos sociais e do trabalho - movimentos dos operacios - visando menos exploracao do ambiente de trabalho e cond em geral. - criacao da OIT - para auxilio. - primeira grande gerra -> Tratado de versalhes e liga das nacoes - Constituicao mexicana, prevendo direitos sociais. - Segnda gerra mundial - criacao da ONU  -  
- 
                                GABARITO: LETRA C   Sem textos gigantes que transcreve os DUDH   Precedentes Históricos: Direitos Humanitários/ Liga das Nações/ Organização Internacional do Trabalho Marcos Históricos: Iluminismo / Revolução Francesa / Termino da 2° Grande Guerra Mundial.   "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço" 
- 
                                Precedentes históricos: Direito Humanitário, Liga das Nações e OIT Marcos históricos: Iluminismo, Revolução Francesa e fim da 2ª GM. 
- 
                                Questão bem parecida com a Q921315, cobrada em 2018 no concurso para Delegado de Polícia/SP. 
- 
                                GABARITO: Letra C Analisando as alternativas, excluímos a alternativa A, pois o jusnaturalismo constitui um movimento que é utilizado como fundamento dos Direitos Humanos e não como marco histórico evolutivo da matéria.  Do mesmo modo, a independência do Brasil não possui significado na evolução dos Direitos Humanos.   A alternativa B está incorreta, pois embora as outras duas referências sejam relevantes, a queda do Império Romano não trouxe consequências importantes para a evolução da disciplina.    A alternativa D também está incorreta, internamente a CF possui relevância em relação aos direitos fundamentais, contudo, não pode ser considerada marco histórico da evolução dos Direitos Humanos. Quanto ao totalitarismo e a queda de Hitler não podemos vinculá-los diretamente como marcos da nossa disciplina.   A alternativa E também não pode ser o gabarito, pois, embora a Igreja Católica seja fundamental na divulgação dos valores cristãos de respeito à pessoa, não é marco da evolução da disciplina. E, quanto ao constitucionalismo, é um movimento jurídico que influenciou indiretamente na internalização de Direitos Humanos. 
- 
                                GAB. C  o Iluminismo, a Revolução Francesa e o término da Segunda Guerra Mundial. 
- 
                                Analisando as alternativas, excluímos a alternativa A, pois o jusnaturalismo constitui um movimento que é utilizado como fundamento dos Direitos Humanos e não como marco histórico evolutivo da matéria. Do mesmo modo, a independência do Brasil naõ possui significado na evolução dos Direitos Humanos.  A alternativa B está incorreta, pois embora as outras duas referências sejam relevantes, a queda do Império Romano não trouxe consequências importantes para a evolução da disciplina.  A alternativa D também está incorreta, internamente a CF possui relevância em relação aos direitos fundamentais, contudo, não pode ser considerada marco histórico da evolução dos Direitos Humanos. Quanto ao totalitarismo e a queda de Hitler não podemos vinculá-los diretamente como marcos da nossa disciplina.  A alternativa E também não pode ser o gabarito, pois, embora a Igreja Católica seja fundamental na divulgação dos valores cristãos de respeito à pessoa, não é marco da evolução da disciplina. E, quanto ao constitucionalismo, é um movimento jurídico que influenciou indiretamente na internalização de Direitos Humanos.    Portanto, a alternativa C é a correta e gabarito da questão.  Portal Estratégia # 
- 
                                Etapas históricas de afirmação dos direitos humanos. Caos gera novos direitos humanos e novas descobertas e inovações científicas:   (i.Período axial (VIII a C a II a C formação do que conhecemos como humanidade Surge a filosofia transpondo o mitológico para o saber racional Homem como objeto de análise ii. Reino de Davi, Democracia Ateniense e República Romana mecanismos de limitação do poder político iii. Baixa Idade Média ::“Declaração das Cortes de Leão de 1188 e “Magna Carta de 1215 valor liberdade restrita a estamentos iv. Séc XVII ::“crise de consciência” questiona o poder político Estatuto das liberdades pessoais (criação do habeas corpus e do Bill of Rights do Reino Unido em 1689 v. Independência americana e Revolução Francesa ::“certidão de nascimento dos direitos humanos”humanos”( Declaração de independência dos EUA de 1776 e Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 (ATENÇÃO: essa declaração de 1789 é diferente da DUDH de 1948) vi. Direitos humanos sociais de caráter econômico e social socialismo decorrente da opressão a classe trabalhadora vii. Primeira fase da internacionalização dos Direitos Humanos (início do séc XIX até o fim da 2 ª GM) direito humanitário (Convenção de Genebra de 1864 Cruz Vermelha), luta contra escravidão e regulação dos direitos trabalhistas (OIT 1919 viii .Pós 1945 valor da vida e da dignidade Afirmação de direitos individuais, mas também civis e políticos, econômicos e sociais Definitiva internacionalização dos direitos humanos    fonte: MATERIAL AULAS PROF ALICE ROCHA / GRANCURSOS 
- 
                                Que questão maravilhosa... você aprende meio DH só com essa questão  
- 
                                (C)   Questão igual que caiu na prova de DELEGADO   Ano: 2018 Banca: VUNESP Órgão: PC-SP Prova: DELEGADO-PC-SP   No tocante à temática dos direitos humanos, considerando seu surgimento e sua evolução histórica, assinale a alternativa que contempla correta e cronologicamente seus marcos históricos fundamentais.       AO iluminismo, o constitucionalismo e o socialismo.   BO cristianismo, o socialismo e o constitucionalismo.   CA Magna Carta, a Constituição Alemã de Weimar e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.   DA Magna Carta, a queda da Bastilha na França e a criação da Organização das Nações Unidas.   E)O iluminismo, a Revolução Francesa e o fim da Segunda Guerra Mundial.