-
mas esse é o q deve ser levado em conta nesta questão...não é porque faz mais sentido ociosidade?
-
Carolina, como se trata de questão de raciocínio lógico, vc não deve analisar semanticamente a frase (deixa isso pra prova de portugues).
Aqui o que está em questão é a lógica da pergunta e vc sempre vai associar a números, combinações, etc.
Uma tática que eu adoto, quando a questão parece nao fazer sentido algum, é contar as letras e identificar possíveis combinações...
Perfeita a resolução do colega aí em baixo.
-
Nessa questão a primeira coisa que fiz também foi contar as letras, contei errado, e não consegui identicar nenhuma sequência com números de letras das palavras.
para chegar na resposta certa, eu usei outra tática
contei as quantidades de letras das respostas
A) 7 letras
B) 7 letras
C) 10 letras
D) 6 letras
E) 6 letras
Se a A) estivesse certa, a B) também estaria, mesmo logica, se aplica as letras de D) e E)
E como não podem haver duas respostas certas, sobra apenas a letra C)
Agora se em todas alternativas as palavras tivessem tamanhos diferentes, aí realmente só se obteria a resposta certa, atraves da percepção que a primeira oração tem 34 caracteres e a segunda o dobro.
-
n contei as letras so contei as vogais e obtive:
A) 3
b) 3
c) 6
d) 3
e) 3
CASO A LETRA "A" ESTIVER CERTA , ENTÃO AS LETRAS "B", " D" E " E ", TB ESTARIAM, FOI MAIS OU MENOS O MESNO RACIOCINO D DIRCEU.
-
Acertei de primeira... mas não sabia dessa de contar letras ou vogais... apenas fiz associação ao texto, coisa realmente do português, porque ociosidade e o contrario de ocupar o tempo como diz na primeira oração, assim evitando hábitos desagradáveis...
-
Pessoal, não quero discordar de vocês que utilizaram a lógica de combinação de letras e vogais. Mas eu respondi analisando a própria lógica da sentença.
Ter "tempo vago" não significa "ociosidade". No dicionário "ociosidade" significa: Efeito do ócio, vício do ocioso. Portanto 'ócio' nos dicionários dentre outros significados tem: vagar, preguiça, mandriice, falta de trabalho, inatividade do espírito, indiferença para tudo o que é elevado e nobre; inércia. O sentido da frase é dizer que a ociosidade tem malefícios se não empregar bem o tempo vago, desenvolvendo hábitos saudáveis. Acredito que a questão possa ser uma casca de banana pra alguns candidatos que não entendem o verdadeiro sentido de "ociosidade", e acabam entendendo a altenativa C contraditória ao restante da sentença.
-
Entendo que para ser lógica, não podemos ter várias conclusões, pode haver vários métodos, mas que levem a mesma resposta. É como observamos em outras questões que cada um resolve de um método e todos chegam a uma única conclusão.
Posso ter viajado, mas observem que a cada 8 palavras (incluindo preposições e artigos), teremos uma palavra que começa com DE: Devemos (conte 8), vai chegar em "Desenvolver", contando mais 8, chegaríamos a DESDITA.
Sei lá!!!! Talvez esteja vendo séries americanas demais (risos)
-
A resposta é a única que não termina com letra A.
Existem várias possibilidades para responder essa questão. Qual é a certa?
-
Pessoal, acho que além do raciocínio aplicado pelo Dirceu e pelo Hilton, pode-se considerar que:
"desenvolver hábitos agradáveis e evitar os perigos da _____" é composto por dois termos:
(1) desenvolver hábitos agradáveis
(2) evitar os perigos da ________
"hábitos" estabelece paralelo com "perigos", e ambas as palavras tem 7 letras.
Assim, "agradáveis", tendo 10 letras, precisaria de um correspondente de 10 letras. Dentre as alternativas, ociosidade (c) é a que atenderia esta exigência.
Bons estudos