SóProvas


ID
14401
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

No que se refere a motivação, os empregados com grande necessidade de realização estabelecem metas menos elevadas que aqueles com pouca necessidade de realização.

Alternativas
Comentários
  • A questão errada Por que? Explicação abaixo:
    não realização metas mais elevadas, ok

    No livro chiavenato, a teoria que trata da motivação lado psicologico(humano) é a Teoria de Relações Humanas, nesta explica o porquê as pessoas se comportam. Diferente da Teoria de Taylor(cientifica) que informa que individuo é motivado pela busca do dinheiro e pelas recompensas, nao tratando o lado psicologico do individuo.

    Então, quando a questao esta errada baseando nestes principios comentados:

    porque o ser humano busca realizações que estabelecem metas, segundo chiavenato, Lewin propoe é C= f(P,M) que tem o significado: C=comportamento, f(função ou resultado entre P(pessoa).,
    Aproveitando aqui, para colocar uma questão.
    Há três niveis ou estágios de motivação correspondem?
    R: FAP(fisiologicas, auto-realização e psicológicas)

    .Fisiologicas: relativo a sobrevivência humanas(vitais): alimentação, sono, atividade fisica, satisfação;

    .Auto-realização: decorre da educação, da cultura da pessoa,esta é a Cololário de todas as necessidades humanas.

    .Psicologicas: necessidade de segurança intima(proteção contra o perigo) / necessidade de participação (mais analizado por mayo, explica o comportamento em grupo)/ necessidade de autoconfiança(a pessoa vê e se avalia)/ necessidade de afeição(dar e receber afeto)

    Espero que tenho ajudado, acima esta o significado de motivação, pertencente a Teoria Humanas,ok.

    Marguinha
  • Margareth, acho que a questão é mais simples, e o livro do Chiavenato não deve ser levado a ferro e fogo, pois é muito resumido.

    Simplesmente, um funcionário com pouca necessidade de realização vai estabelecer metas menores do que aqueles com muita necessidade de realização (o contrário do exposto na questão).

    Por quê? Oras, é óbvio. Funcionários com pouca necessidade de realização estão mais desmotivados, logo não almejam grandes metas. Simples assim.
  • Não precisa complicar tanto assim Margareth. Esse é aquele tipo de questão que a gte responde por pura lógica e dedução.
    Aliás, ela não está relacionada à Teoria das Relações Humanas, mas sim à Teoria Comportamental (mais nova).
  • É simplesmente o contrário.

    No que se refere a motivação, os empregados com pouca necessidade de realização estabelecem metas menos elevadas que aqueles com grande necessidade de realização.


  • Necessidades de realização são as mais altas na pirâmide de Maslow, logo, os empregados com necessidades desse nível irão estabelecer metas mais elevadas. (Questão ERRADA)
  • margareth, pensa junto comigo:

    se um empregado tem pouca necessidade de realização, então ele já tem outros fatores devidamente preenchidos, logo estabelecerá metas menos elevadas.

  • Eu me baseei na teoria da McClelland. Segundo ele, pessoas com alta necessidade de realização têm gosto por metas desafiadoras valorizam o sucesso e são ambiciosas.