-
Administração por Objetivos (APO) ou Management by objectives (MBO) é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenhem as suas funções em função desses objetivos e que os compreendam.
O termo Administração por Objetivos foi introduzido popularmente por Peter Drucker em 1954 em seu livro The Practice of Management.
Qualquer gestor facilmente encontra problemas em compreender e concordar com os funcionários, a respeito de o que se pretende atingir. A APO consiste, basicamente, num processo que requer a identificação e descrição precisas de objetivos (a atingir) e prazos para conclusão e monitorização. Tal processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que a administração pretende atingir no futuro e que todos desempenharão as suas funções em função dos objetivos (de outra forma se conseguirá a noção de compromisso).
APO --> Participação
-
A APO (Avaliação participativa por objetivos) é uma das boas idéias que foram destruídas pelo furor burocrático de algumas organizações. Quando Drucker definiu o processo em 1954, ele queria se referir à administração das empresas por objetivos e autocontrole, isto é, a autodireção não-burocratizada. O que sobreveio foi a antítese do que havia pregado: uma complicada rotina burocrática e inflexível, vinda de cima para baixo e fortemente coercitiva e angustiante. Se as bases acima forem respeitadas, teremos restaurado o verdadeiro conceito de APO, como um sistema democrático e participativo e que proporciona retornos tanto à organização como às pessoas envolvidas.
-
CERTO
A administração por objetivos é uma técnica participativa de planejamento e avaliação por meio da qual superiores e subordinados definem, conjuntamente, aspectos prioritários, asaber: - estabelecem objetivos (resultados) a serem alcançados, em umdeterminado período em termos quantitativos, dimensionando as respectivas contribuições (metas).
- acompanham sistematicamente o desempenho (controle) procedendo as correções necessárias.
-
Baseado nos comentários, me pergunto pq essa questão baixo também está certa?
-
A administração por objetivos, ou APO, é um processo participativo de planejamento e avaliação por onde ocorre a descentralização das decisões e a definição de objetivos de forma conjunta para que a organização defina suas prioridades e consiga alcançar os resultados desejados.
Pode ser iniciada a partir de um planejamento estratégico por meio do qual se estabelece metas, prioridades e medidas de desempenho.
http://meuartigo.brasilescola.com/administracao/administracao-por-objetivos.htm
-
A APO é um processo pelo qual gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem as áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para sua atividade. A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto pelo gerente e seus subordinados, as responsabilidades são especificadas para cada um em função dos resultados esperados, que passam a constituir os indicadores ou padrões de desempenho sob os quais ambos serão avaliados. Analisando o resultado final, o desempenho do gerente e do subordinado podem ser objetivamente avaliados e os resultados alcançados são comparados com os resultados esperados.
-
A APO é um método no qual as metas são definidas em conjunto peli gerente e seus suborndinados. Embora tenha um passado autocrático, a APO funciona hoje com uma abordagem amigável, democrática e participativa.
Fonte: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
-
Essa matéria não é de Deus!
-
O correto nao seria APO x APPO?
-
APO - Segundo PETER DRUCKER, a ideia é o envolvimento de todos os membros organizacionais no processo de definição dos objetivos.
Fonte. Rodrigo Rennó!
-
CERTO
Na APO, gestores e subordinados participam da elaboração dos objetivos.
"A maior parte dos sistemas de APO utiliza o estabelecimento conjunto de objetivos. Tanto o gerente quanto o seu subordinado participam ativamente do processo de definir e fixar objetivos. No entanto, essa participação varia conforme o sistema adotado."
Adm. geral, Chiavenato, 2009.
-
Correto . Somente une-se forças para realização do objetivo , o problema deste tipo de departamentalização é a instabilidade de emprego .
-
GABARITO: CERTO
A APO apresenta as seguintes características:
-Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seu superior.
-Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou posição.
-Interligação entre os vários objetivos departamentais.
-Ênfase na mensuração e no controle de resultados.
-Contínua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.
-Participação atuante das gerências e dos subordinados.
-Apoio intensivo do staff.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.