SóProvas


ID
1441387
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme Dermeval Saviani esclarece em “Escola e Democracia”, constitui uma teoria não crítica da Educação:

Alternativas
Comentários
  • A teoria da escola nova faz parte das tendências liberais renovadas, por isso, não críticas.

  • Saviani começa seu livro levantando questões de dois grupos mais ou menos antagônicos. O primeiro grupo - Teorias não-críticas, classificadas como a pedagogia tradicional, a pedagogia nova e a pedagogia tecnicista - acha que a educação é a panacéia milagrosa capaz de erradicar a marginalidade de nossa sociedade.

    Nessa primeira parte o autor destaca as “teorias não-críticas” da educação que, segundo o mesmo, não consideram os problemas e a estrutura social como influenciadores da educação. Destaca também as diferenças entre a pedagogia tradicional, a nova e a tecnicista e sua relação com o problema da marginalidade:

    - Na pedagogia tradicional, a educação é vista como direito de todos e dever do Estado, sendo a marginalidade associada à ignorância. A escola surge como um “antídoto”, difundindo a instrução.

    - Na Escola Nova, passa a ocorrer um movimento de reforma na pedagogia tradicional, na qual a marginalidade não é mais do ignorante e sim do rejeitado, do anormal e inapto, desajustado biológica e psiquicamente. A escola passa a ser então a forma de adaptação e ajuste dos indivíduos à sociedade.

    - Por fim, o Tecnicismo define a marginalidade como ineficiência, improdutividade. A função da escola então passa a ser de formação de indivíduos eficientes, para o aumento da produtividade social, associado diretamente ao rendimento e capacidades de produção capitalistas.

    O autor depois discorre sobre as “teorias crítico-reprodutivistas”, nas quais não pode ser possível “compreender a educação senão a partir dos seus condicionantes sociais”.

    No segundo grupo - Teorias Crítico-Reprodutivistas subdivididas em Teoria de sistema enquanto violência simbólica, Teoria da Escola Enquanto Aparelho Ideológico do Estado (AIE) e Teoria da Escola Dualista -, de forma oposta, a educação aparece como fator agravante, através da discriminação e responsável pela marginalidade.

    https://pedagogiaaopedaletra.com/resumo-do-livro-escola-e-democracia-e-pedagogia-historico-critica-de-demerval-saviani/

  • Teorias não-críticas:

    Pedagogia tradicional;

    Pedagogia nova;

    Pedagogia tecnicista.

     

    Teorias crítico-reprodutivistas:

    Teoria do sistema de ensino enquanto violência simbólica

    Teoria da escola enquanto aparelho ideológico do Esrado

    Teoria da escola dualista

  • Gabarito letra A

    Custa fazer isso?

  • Gabarito A)

    não críticas: tradicional, escola nova e tecnicista;

    crítico-reprodutivista: escola como violência simbólica, escola como aparelho ideológico do estado e escola dualista.

    #vousernomeado