Em “Saber Pensar", Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirrmar:
Em “Saber Pensar", Pedro Demo destaca que a lógica formal e a dialética são instrumentos de captação da realidade. Sobre a lógica formal, é correto afirrmar:
Pedro Demo aponta, “em Saber Pensar", que estudar para a prova é o que há de menos importante na sala de aula, porque retrata artificialidade total perante as situações concretas da vida. Para o autor, estudar significa:
Para Belloni, a sala de aula pode ser considerada uma tecnologia, da mesma forma que o quadro-negro, o giz, o livro e outros materiais são ferramentas (tecnologias) pedagógicas que realizam a mediação entre o conhecimento e o aprendente. Considerando essa forma de olhar, é correto afirmar que:
Em “Adeus Professor, Adeus Professora?", José Carlos Libâneo afirma que a escola com que sonhamos é aquela que assegura a todos a formação cultural e científica para a vida pessoal, profissional e cidadã, o que implica articular os objetivos convencionais da escola. Isso nos leva a conceber a escola de hoje como espaço de:
Zabala, em “A Prática Educativa", aponta que ensinar envolve estabelecer uma série de relações que devem conduzir à elaboração, por parte do aprendiz, de representações pessoais sobre o conteúdo objeto da aprendizagem. Assim podemos afirmar que aprender constitui uma experiência caracterizada como:
Henry Giroux, em “Os Professores como Intelectuais", situa o problema da definição dos objetivos dos cursos, apontando as dificuldades existentes. Pode-se afirmar, sob a concepção do autor, que constitui um sério problema o seguinte fator:
O dever do Estado com a educação escolar pública na educação básica, em conformidade com a atual legislação educacional brasileira, estabelece a obrigatoriedade na seguinte faixa etária:
Em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Em 2013, um novo princípio foi incorporado aos demais estabelecidos no art. 3º da Lei 9394/96. Trata-se do princípio da:
Pedro Demo, referindo-se à aprendizagem, a?rma usar o conceito de “reconstrução”, indicando que aprendemos do que já tínhamos aprendido, conhecemos a partir do que já sabíamos. A mente humana não armazena propriamente dados e informações, mas os reprocessa, reconstrói e redimensiona. Com base no autor, a aprendizagem representa algo naturalmente:
Ghirardelli, em “O que é a Pedagogia”, indica que a pedagogia possui suas características básicas estabelecidas com o advento do mundo moderno, que trouxe um novo conceito ao qual a pedagogia está atrelada e do qual é caudatária. Trata-se do conceito de:
Respeitadas as normas comuns e as dos seus sistemas de ensino, em conformidade com a Lei 9394/96, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de:
O ensino exclusivamente verbalista, a mera transmissão de informações e a aprendizagem entendida somente como acumulação de conhecimentos não subsistem mais. Nos tempos atuais, cabe ao professor aproximar o objeto do conhecimento dos alunos, como também, valorizar as experiências e significados que os alunos trazem para sala de aula. Nesse processo, o professor não só provê condições e meios cognitivos, facilitando a aprendizagem, como também promove os questionamentos tão necessários para o aluno saber pensar. Nesse fragmento, Libâneo refere-se a uma nova postura docente:
Em conformidade com a Lei 9394/96, a educação infantil tem por finalidade:
Cipriano Luckesi, em “Avaliação da Aprendizagem Escolar", diz que “Se se deseja exercitar uma prática docente crítica, importa levar em conta objetivos políticos dessa prática, assim como princípios científicos e metodológicos que traduzam coerentemente a visão política que se tenha. "Refletindo sobre esse fragmento de texto, é correto afirmar sobre o processo de Avaliação:
Conforme Dermeval Saviani esclarece em “Escola e Democracia”, constitui uma teoria não crítica da Educação:
Conforme Cipriano Luckesi em “Filosofia da Educação", a pedagogia liberal é uma manifestação própria da sociedade capitalista. Na sociedade brasileira, é correto afirmar que:
Antoni Zabala diz que a aprendizagem dos conteúdos atitudinais requer uma reflexão mais profunda a respeito das relações interativas que devem ser promovidas no processo pedagógico. Considerando essa a?rmação, o comentário correto é:
Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a educação é um dever do Estado, mas também da família. Considerando a responsabilidade da família, e as alterações intoduzidas na LDB em 2013, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos:
Na obra “Inclusão em Educação”, organizada por Santos & Paulino, é apontado que, atualmente, os fóruns nacionais e internacionais sobre educação defendem o direito de todos à educação de qualidade, o que supõe a adoção de estratégias e políticas que garantam o desenvolvimento de uma instituição escolar para todos e uma organização de apoio à diversidade. Na busca de dar concretude a esse discurso e ideal torna-se necessária à articulação de três dimensões: culturas, políticas e práticas inclusivas. De acordo com esse conceito constitui exemplo de políticas inclusiva:
Moacir Gadotti, em “O Pensamento Pedagógico Brasileiro", aponta que os filósofos da educação têm dado pouca importância a certos temas, a certos conteúdos da educação. Os chamados conteudistas, por exemplo, têm nutrido certo desprezo por aquilo que chamam de temas não nodais do currículo. Nessa perspectiva, os temas classificados como não nodais no currículo e por isso desprezados são: