SóProvas


ID
1441504
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os episódios de guerra entre árabes e israelenses têm sido constantes, desde a formação do Estado de Israel. Palestinos, israelenses e países árabes se digladiam em conflitos territoriais, ideológicos e religiosos. Em um desses episódios beligerantes, na tentativa de recuperarem territórios perdidos, em 1973, o Egito e a Síria invadem Israel. Embora tenha sofrido com mortes e perdas materiais, o Estado de Israel logra afastar os ataques, terminando por avançar em território egípcio até a entrada do Cairo. Isso resulta em um acordo provisório de paz, sob a supervisão das superpotências da época, e garante a saída das tropas israelenses.

Esse texto refere-se ao seguinte conflito árabe-israelense:

Alternativas
Comentários
  • Guerra de Yom Kippur conhecida como   4ª Guerra Árabe Israelense, Guerra do Ramadã ou Guerra de Outubro, ocorreu entre Israel e uma grupo de nações sob liderança de Síria e Egito.

    Com a interferência da ONU foi promulgado um cessar fogo em Outubro de 1973.

    Acirrou os conflitos entre EUA e URSS no contexto da Guerra Fria, visto que os EUA apoiavam Israel e a URSS apoiava a Síria e o Egito.

  • A primeira Crise do Petróleo derivou dessa guerra, pois os países exportadores de petróleo, maioria árabe e já organizados na OPEP, para punir as potências ocidentais que apoiaram Israel, realizaram um corte em sua produção e forçaram uma grande elevação em seu preço, deixando as grandes potências de joelhos frente a forte dependência do petróleo.

  • O erro da "a" não é esse. utilizar parte de armamento, acessório ou munição como peça de arte não configura crime.

  • A) Guerra de Suez

    Conflito que envolveu Israel, França e Inglaterra pela posse do canal de Suez pertencente ao Egito.

    B) Guerra de Independência

    Que se iniciou após a retirada dos britânicos do estado de Israel no ano de 1948

    C) Guerra do Yom Kippur (dia do perdão)

    Egito e Síria atacaram Israel em 6 de outubro de 1973, quando o estado de Israel comemorava o feriado judaico do dia do perdão.

    d) Guerra dos Seis dias

    Conflito que ocorre como uma das mais consistentes respostas à fundação do estado de Israel pelos países árabes.