SóProvas



Prova CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Professor - História


ID
1441465
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Absolutismo tem origens remotas que remontam, pelo menos, à Idade Média. Mas, nos séculos XVI e XVII, multiplicaram-se os principais autores de doutrinas justificando o poder absoluto dos monarcas. Entre as justificativas filosóficas do Absolutismo, podemos destacar aquelas ligadas à obra conhecida como O Príncipe, de Maquiavel. A alternativa que expressa possíveis justificativas do poder absoluto dos reis presentes em O Príncipe é:

Alternativas
Comentários
  • Os fins justificam os meios. É melhor ser temido do que ser amado.

  • O intuito de O Príncipe é descrever as maneiras de conduzir-se nos negócios públicos internos e externos, e fundamentalmente, como conquistar e manter um principado, ou seja, um guia para como se chegar e manter-se no poder.


ID
1441468
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo certa perspectiva historiográfica tradicional, o declínio de Roma deveu-se a um clima social de paz indolente, a uma divisão social interna entre ricos e pobres e a uma mentalidade comodista dos aristocratas ricos, que gozavam de pouco poder e autoridade frente ao Estado e que oscilavam entre posturas filosóficas de um materialismo vulgar ou buscavam salvação em religiões orientais. Este ponto de vista, se encontra na obra clássica sobre a história de Roma de autoria de:

Alternativas
Comentários
  • Mikhail Ivanovich Rostovtzeff ou Rostovtsev (em russo: Михаи́л Ива́нович Росто́вцев; Zhitomir, 10 de novembro [C.J: 29 de Outubro] de 1870 – New Haven, 20 de outubro de 1952) foi uma das maiores autoridades do século XX em história antiga da Grécia, Irã e Roma.


ID
1441471
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Houve, no início da Alta Idade Média, uma importante mudança na história social e educacional do Ocidente. Tal mudança tornou fixo um novo espaço de formação espiritual e cultural, o qual acabou originando um modelo característico de cultura cristã, que, concomitantemente, se tornou herdeira da tradição clássica e estimuladora da reflexão solitária e da leitura. Grosso modo, podemos dizer que surge, então, um primeiro modelo de “escola cristã”, com iniciativas como as de Bento de Núrsia (480-547). Trata-se de uma referência ao seguinte acontecimento histórico:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta letra: C. Pois no século IV que marca a formação das primeiras comunidades religiosas cristãos as quais procuravam o isolamento em busca de servir a Deus.

  • Resposta letra C

    Os monasticismos eram grandes centros de estudos e erudição.

    Em 530 Surge a Ordem Monástica dos Beneditinos que se expandiram e ganharam importância, além de ajudar a difundir a religião cristã

  • (...) a difundir a filosofia cristã. O cristianismo não é uma religião, o Catolicismo, que viria a se consolidar ,sim é.


ID
1441474
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Pouco antes do Golpe Civil-Militar de 1964, o Congresso Nacional rejeitou a emenda constitucional que autorizava a desapropriação de terras sem prévia indenização (1963). Neste contexto, o movimento das Ligas Camponesas e a sindicalização dos trabalhadores rurais ganhavam mais ímpeto. O comentário correto sobre as formas de enfrentamento social dos movimentos sociais campesinos do início dos anos 60 é:

Alternativas
Comentários
  • "legalidade burguesa"


ID
1441477
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante o período colonial, o modelo escravista predominou como forma hegemônica nas relações sociais de produção do Brasil. Quanto ao emprego da violência, durante a escravidão colonial no Brasil, a assertiva correta é:

Alternativas
Comentários
  • Realmente não endenti essa questão, por que até onde os livros de história diz que os escravos eram submetidos a altos graus de violência para que fizessem as devidas tarefas dos senhores de engenho.

    Será que alguém pode me esclarecer essa questão?

    Obrigado!

  • Também não entendi ?

  • E aí!!!!! fiquei sem saber.

  • Não entendi! Algum professor poderia esclarecer a questão?

  • Correto. A questao reafirma a violencia utilizada na escravidao e acrescenta que no decorrer de varios periodos tae,, exemplo  logo após a Lei Aurea, o negro nao estava incluido na sociedade trabalhista!

  • Cadê os responsáveis pelo Q concursos que ninguém se manifesta. Não existem professores para nos auxiliar?

  • A história mais recente matém a visão de que o sistema escravista tinha como base a violência, a violencia física, psicológica, cultural, religiosa. Mas, apesar de tudo, houve casos de negociação, a "brecha camponesa", escravos de ganhos, em suma, podia haver distinções entre os escravos. Ainda que limitada, formas de inserção. O termo inserção deixa a questão um pouco confusa. No mais, marcamos o item por eliminação. 

  • Concordo com você colega Willian

  • essa questão está bastante equivocada.

  • O QC concurso estar muito ruim, não têm comentário de professor, na hora que pede é quase um mês, ou as vezes nem responde, os pagantes tem beneficio nenhum, ao meu ver o qc concurso, está cada dia pior

  • Vamos abrir a mente né pessoal. A escravidão baseada na violência era predominante sim, mas haviam outras situações, basta pesquisar por exemplo a situação dos escravos de ganho. Nada na história é 100%, como afirmou a alternativa.

  • Ok , notando aqui , uma grande maioria marcou a alternativa C - PRIMEIRO ponto a se notar em questões de concurso são as generalizações: " o emprego da violência física e do terror foi o único modo de fazer com que os escravos se dedicassem" - Claro que não né - Conteudo de 7 Ano do fundamental -

    No Brasil, tivemos, fazendas de doutrinação católica foram bem brandas quanto ao trato com os escravisados, partes de terras para o cultivo próprio, "liberdade assistida " para o dia de descanço e por ai vai.

  • Nenhum controle usado com uso exclusivo de violência perdura, então não poderia ser a única forma de controle realizado para manter os escravos "na linha". Tanto que a Letra C se encontra incorreta não só pela exclusividade da violência, mas também engloba os escravos domésticos na violência física intensa, sendo que o caso deles, era mais o terror psicológico, pois recebiam tratamento diferenciado, recebendo castigos muito mais leves comparados aos outros, mas ficavam reféns, com medo de perder o posto que se encontravam, tendo que voltar a uma posição mais sofrida.

    Tanto que trago um trecho do trabalho do Artigo: "A VIOLÊNCIA E AS CONSEQUÊNCIAS PERVERSAS DA ESCRAVIDÃO: uma leitura de sala de aula" de Roberto Barreto Marques e Silva Júnior, Maria Eduarda Jovita, Marytania Ribeiro dos Santos.

    "Curiosamente, os danos sofridos pelo escravo fugido, castigado brutalmente até a perda de sua consciência, serve à manutenção de outros tipos de controles e violências, como a verificada no interior da casa-grande, onde os “escravos de estimação” recebiam outro tipo de tratamento. Não eram tão comuns os açoites, as máscaras, os grilhões e demais punições físicas. Os escravos da casa sofriam outro tipo de controle para se manterem dóceis e lenientes ao controle patriarcal e ao sistema escravocrata."

    Ou seja, embora a violência aberta fosse fundamental para a sustentação do sistema escravista brasileiro, este não se sustentava apenas pelo uso da violência, pois desenvolveram-se ao longo do tempo, oportunidades diferenciadas de inserção dos homens no escravismo colonial brasileiro (Letra B)

    (Letra A, D e E estão erradas por não ser baixo, moderado ou nenhum índice de violência.)


ID
1441480
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o seguinte texto:
O conhecimento científico da história não pode deixar de ser objetivo e se basear em documentos e fontes confiáveis acumulados e tratados pelo historiador, segundo critérios que levem em conta sua neutralidade científica diante dos fatos; uma vez encontrados os fatos no passado, o papel do historiador é fazer derivarem deles “leis gerais", em pequeno número, que expliquem os dados coletados, até que se possa atingir a uma lei única e universal.

O enunciado acima explicita de forma sintética as premissas teóricas da seguinte corrente do pensamento historiográfico:

Alternativas
Comentários
  • A concepção positivista da história, é a corrente de pensamento mais tradicional e conservadora da história, presa  a fatos e datas, com uma premissa generalizada e cronológica da história, e que explique os dados coletados.


ID
1441483
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tratando do tema relativo às transformações sociais e econômicas ocorridas entre 1945 e 1990, o historiador Eric Hobsbawm (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) destaca o que chama de “a morte do campesinato”, como uma das mudanças sociais mais expressivas do período. O fenômeno a que se refere Hobsbawm quando se utiliza da expressão “a morte do campesinato” é:

Alternativas
Comentários
  • Com a revolução industrial e por conseguinte a industrialização dos países, o campesinato tornou-se mínimo, muito devido ao êxodo rural causado pela industrialização e crescimento das cidades urbanas.

    A economia, portanto, saia de agrária e passava a ser industrial.

    Gabarito E


ID
1441486
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Afirma-se que Marx, ao conceber o advento de uma revolução socialista que levasse os trabalhadores ao controle dos meios de produção, imaginava que a revolução ocorreria no lugar em que o capitalismo atingirá seu máximo de desenvolvimento e de contradições, ou seja, na Inglaterra. O século XX foi marcado por inúmeras revoluções lideradas pelos trabalhadores ou seus representantes, mas elas acabaram ocorrendo em países mais atrasados, tendo em vista o nível de desenvolvimento interno do modelo capitalista. As sociedades industriais, conhecidas como “economias de mercado desenvolvidas”, foram praticamente imunes às revoluções socialistas, salvo quando a revolução lhes chegou como subproduto de uma derrota ou conquista militar. Tal fato é destacado por uma perspectiva teórica que se tornou famosa entre os meios marxistas pelo nome de:

Alternativas
Comentários
  • Essa teoria foi desenvolvida por Lênin para explicar a Revolução Russa.

  • Essa teoria foi desenvolvida por Lênin para explicar a Revolução Russa.


ID
1441489
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Após a renúncia de Jânio, com a posse de João Goulart, em 7 de setembro de 1961, o passado varguista parece, de alguma forma, retornar. As rupturas com o projeto nacional-estatista, ligado a Vargas, efetuadas pelo modelo desenvolvimentista de JK, parecem voltar um pouco atrás no imaginário político de setores populares urbanos e rurais. O tema que revela privilegiadamente as mudanças de rumo trazidas pelo PTB para a agenda dos trabalhadores é conhecido pelo nome genérico de:

Alternativas
Comentários
  • Reformas de base.... 

  • As Reformas de Base eram um conjunto de medidas que objetivavam reestruturar as instituições políticas, jurídicas e econômicas do país. Pretendia-se, por meio dessas reformas, atenuar o quadro de desigualdade social do país, contudo, sem ultrapassar os marcos do liberalismo político e econômico. Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).

    Gab: D


ID
1441492
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Francesa é considerada por muitos historiadores como o modelo mais característico de revolução burguesa, criando paradigmas e valores que seriam difundidos, pelo menos, por todo o Ocidente. Entretanto, a partir de 1830, o movimento em direção às revoluções burguesas sofreu uma inflexão e mudou de rumo. As mudanças que caracterizam as transformações que deram origem ao que o historiador Eric Hobsbawm denomina “movimentos nacionalistas conscientes” podem ser descritos nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • A partir de 1830, o continente europeu passa por um processo de ampliação de movimentos revolucionários que ficou conhecido como Primavera dos Povos. Apesar do ideal global que seguiam, influenciados pela Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), acabou ocorrendo uma afirmação das identidades nacionais, levando-se em consideração a premissa de que um povo não teria o direito de se sobrepor ao outro.


    Gradualmente, com ideias nacionalistas sendo disseminadas por intelectuais das camadas médias, linguagens locais sendo homogeneizadas por linguistas e o passado sendo resgatado por historiadores, as identidades de nação começam a ganhar destaque, contrapondo-se aos ideais cosmopolitas da Revolução Francesa.


    https://www.infoescola.com/historia/movimento-das-nacionalidades/


ID
1441495
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sérgio Buarque de Holanda, em seu clássico Raízes do Brasil, aborda, dentre outros temas relevantes, a questão da radical incompatibilidade entre as formas copiadas de nações socialmente avançadas, de um lado, e o patriarcalismo e os personalismos fixados entre nós por uma tradição de origens seculares. O nome empreendedor pioneiro que, na segunda metade do século XIX, tentou desenvolver uma série de atividades econômicas modernizadoras, mas acabou sendo malogrado devido a incompatilidade ressaltada por Sérgio Buarque de Holanda, é:

Alternativas
Comentários
  • Reposta - B

    Irineu Evangelista de Sousa é mais conhecido como Barão de Mauá.

  • Embora essa questão seja de uma prova para professor de história, ainda é bacana saber os nomes de algumas figuras importantes no contexto do Brasil.


ID
1441498
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação aos efeitos de médio e longo prazo da chamada Crise do Petróleo, ocorrida a partir de 1973, podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A corda sempre arrebenta p lado mais fraco...

  • C

     

    Após choque do petróleo, juros sobem nos EUA e América Latina vive crise da dívida

    Leia mais:  http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/apos-choque-do-petroleo-juros-sobem-nos-eua-america-latina-vive-crise-da-divida-20272880#ixzz5F2eC54zq 
    stest


ID
1441501
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“No século XIX, devido ao interesse das potências imperialistas europeias em se expandirem na direção da região por ele ocupada, um grande império, que já vinha em declínio desde o século XVII, finalmente entrou em sua crise definitiva.” O texto se refere ao seguinte império:

Alternativas
Comentários
  • Não era para estar na lista de Antiguidade Oriental?

  • Império Otomano, região que perpassa o leste Europeu e parte da Ásia. 

  • Império Otomano foi um dos mais extensos, em termos territoriais, e um dos mais longevos da história. Entre os séculos XV e XVIII, viveu seu grande apogeu, com uma vasta região sob seu jugo. Essa região estendia-se da Ásia Menor ao norte africano, sem contar uma parte considerável no leste europeu. Contudo, toda a opulência e força do Império Otomano começaram a ser postas à prova nas chamadas Guerras Russo-Turcas, no século XIX, e, principalmente, na Primeira Guerra Mundial (1914-1918). O declínio e o fim do Império Otomano devem ser compreendidos a partir do contexto da Primeira Guerra.


    https://alunosonline.uol.com.br/historia/declinio-imperio-otomano.html



ID
1441504
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os episódios de guerra entre árabes e israelenses têm sido constantes, desde a formação do Estado de Israel. Palestinos, israelenses e países árabes se digladiam em conflitos territoriais, ideológicos e religiosos. Em um desses episódios beligerantes, na tentativa de recuperarem territórios perdidos, em 1973, o Egito e a Síria invadem Israel. Embora tenha sofrido com mortes e perdas materiais, o Estado de Israel logra afastar os ataques, terminando por avançar em território egípcio até a entrada do Cairo. Isso resulta em um acordo provisório de paz, sob a supervisão das superpotências da época, e garante a saída das tropas israelenses.

Esse texto refere-se ao seguinte conflito árabe-israelense:

Alternativas
Comentários
  • Guerra de Yom Kippur conhecida como   4ª Guerra Árabe Israelense, Guerra do Ramadã ou Guerra de Outubro, ocorreu entre Israel e uma grupo de nações sob liderança de Síria e Egito.

    Com a interferência da ONU foi promulgado um cessar fogo em Outubro de 1973.

    Acirrou os conflitos entre EUA e URSS no contexto da Guerra Fria, visto que os EUA apoiavam Israel e a URSS apoiava a Síria e o Egito.

  • A primeira Crise do Petróleo derivou dessa guerra, pois os países exportadores de petróleo, maioria árabe e já organizados na OPEP, para punir as potências ocidentais que apoiaram Israel, realizaram um corte em sua produção e forçaram uma grande elevação em seu preço, deixando as grandes potências de joelhos frente a forte dependência do petróleo.

  • O erro da "a" não é esse. utilizar parte de armamento, acessório ou munição como peça de arte não configura crime.

  • A) Guerra de Suez

    Conflito que envolveu Israel, França e Inglaterra pela posse do canal de Suez pertencente ao Egito.

    B) Guerra de Independência

    Que se iniciou após a retirada dos britânicos do estado de Israel no ano de 1948

    C) Guerra do Yom Kippur (dia do perdão)

    Egito e Síria atacaram Israel em 6 de outubro de 1973, quando o estado de Israel comemorava o feriado judaico do dia do perdão.

    d) Guerra dos Seis dias

    Conflito que ocorre como uma das mais consistentes respostas à fundação do estado de Israel pelos países árabes.


ID
1441507
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a Primeira República (1889-1930), mais precisamente em 1906, foi firmado um acordo no qual os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estabeleceram diretrizes, objetivando conservar a estabilidade dos preços do café no mercado internacional, graças à compra do café excedente dos latifundiários realizada pelo governo. Esse acordo, que denota o poder político e econômico dos cafeicultores paulistas durante a primeira experiência republicana brasileira, ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • Resposta, Convênio de Taubaté - Presidente Rodrigues Alves

    O Convênio de Taubaté era simples: para que o preço do café não abaixasse tanto conforme o equilíbrio natural do mercado, o Governo passaria a comprar e a estocar todo o excedente, mantendo de forma artificial os altos preços. Embora discordasse da proposta, o presidente Rodrigues Alves acabou vendo a mesma ser concretizada por meio de seu sucessor, Afonso Pena, já que seu mandato estava prestes a terminar.

  • TERMO ERRADO - "República" do Café com Leite

    TERMO CORRETO - "Política" do Café com Leite

  • O Convênio de Taubaté foi uma política resultante da reunião dos presidentes dos três principais estados produtores de café da época: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    Este encontro tinha o objetivo de encontrar uma solução para que o preço do café não abaixasse tanto, já que a produção crescente do produto no Brasil estava descasada em relação a demanda do produto no mercado internacional.

    Desta forma, os produtores queriam que o governo fizesse algum tipo de intervenção que garantisse os lucros do setor, o que de fato aconteceu.

    Resposta: E

  • O Convênio de Taubaté foi uma política resultante da reunião dos presidentes dos três principais estados produtores de café da época: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

    Este encontro tinha o objetivo de encontrar uma solução para que o preço do café não abaixasse tanto, já que a produção crescente do produto no Brasil estava descasada em relação a demanda do produto no mercado internacional.

    Desta forma, os produtores queriam que o governo fizesse algum tipo de intervenção que garantisse os lucros do setor, o que de fato aconteceu.

    Resposta: E


ID
1441510
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Dentre outras modificações nas relações sociais de produção, recentemente, o fordismo passa a adquirir formas híbridas ou a ser trocado por processos mais flexibilizados de trabalho e produção, e surge um modelo mais atento às novas exigências do mercado que busca integrar inovação, competitividade e produtividade. Muitos historiadores e cientistas sociais afirmam que, especialmente após os anos 80 do século passado, vivemos um novo ciclo de expansão do capitalismo e inauguramos um também novo processo civilizatório de alcance mundial. O nome genérico pelo qual conhecemos o fenômeno que, dentre outros, relaciona-se com a transformação histórica mencionada é:

Alternativas

ID
1441513
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os governantes latino-americanos Lázaro Cárdenas, no México, e Juan Perón, na Argentina, têm seus nomes normalmente associados a um fenômeno social e político típico da América Latina, relacionado com a conjuntura internacional derivada da crise do liberalismo e da queda da Bolsa de Nova Iorque, em 1929. Esse fenômeno é o:

Alternativas
Comentários
  • populismo

  • O populismo foi um tipo de situação política experimentada na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, que teve como grande contexto propulsor a crise de 1929. Nessa época, várias das nações latinas – vistas como portadoras de uma economia periférica – viveram uma fase de desenvolvimento econômico seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas. Foi em meio a essas transformações diversas que a prática populista ganhou terreno.

    Na América Latina, os exemplos de experiência populistas podem ser compreendidos na ascensão dos governos de Juan Domingo Perón (1946 – 1955/1973 – 1974), na Argentina; Lázaro Cárdenas (1934 – 1940), no México; Gustavo Rojas Pinilla (1953 – 1957), na Colômbia; e Getúlio Vargas (1930 – 1945/ 1951 – 1954), no Brasil. Apesar de se reportar a uma prática do passado, ainda hoje podemos notar a presença de algumas práticas populistas em governos estabelecidos na América Latina.

    SOUSA, Rainer Gonçalves. "Populismo"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historia-da-america/populismo-1.htm>. Acesso em 30 de maio de 2019.

    Por Rainer Sousa

    Mestre em História

  • Um dos principais desdobramento da Grande Depressão foi o fortalecimento da direita radical calcada em valores nacionalistas e anticomunistas inspirada pelo movimento fascista. No Brasil, esse desdobramento se concretizou na ascensão do autoritário Getúlio Vargas, que se valeu da instabilidade política trazida pela crise econômica.

    No campo político da América Latina podemos ainda citar os governantes Lázaro Cárdenas, no México, e Juan Perón, na Argentina, que têm seus nomes associados a um fenômeno social e político típico da América Latina, relacionado com a conjuntura internacional derivada da crise do liberalismo e da queda da Bolsa de Nova Iorque, em 1929: o populismo.

    Resposta: D


ID
1441516
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na segunda metade do século XX, eclodiu um movimento social libertário que representou um dos mais importantes marcos históricos de ações políticas vinculados à contracultura. Tal movimento social caracterizou-se por fazer surgir aspectos da luta social que se mostrariam precursores dos movimentos sociais das minorias e por empregar recursos de luta política vinculados à desobediência civil. Este movimento ficou conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • O Maio de 68, na França.

    Nesse link você verá os acontecimentos políticos que influenciaram essa movimento de contestação na França.


ID
1441519
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Houve um momento da história do Brasil Império em que a unidade territorial do Brasil sofreu sérias ameaças. Nesse momento, os debates políticos giravam em torno de temas como: a centralização ou descentralização do poder; o grau adequado de autonomia de que deveriam gozar as províncias; o modelo mais adequado de organização das Forças Armadas. A alternativa que traz a denominação correta do período em referência é:

Alternativas
Comentários
  • Rapaz, cabe aquela velha anulação, não acham ?

    O primeiro reinado também tinha essas características descritasss

  • Questão passível de anulação: CENTRALIZAÇÃO DO PODER é característica do PRIMEIRO REINADO.


ID
1441522
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O impacto da crise de 1929 foi, sem dúvida, muito grande. Abalou todo o modelo liberal, tanto em termos econômicos quanto em termos políticos. Foi um dos episódios mais dolorosos da história norte-americana, talvez só comparável à Guerra de Secessão ou ao ataque às Torres Gêmeas de Nova Iorque. Um conjunto de medidas, denominadas New Deal, foram adotadas para buscar reerguer a economia norte-americana. O New Deal foi implementado sob a liderança do seguinte presidente norte-americano:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Devido à crise de 1929 que os Estados Unidos da América enfrentavam foi criado o New Deal (novo acordo), com o intuito de o estado intervir na economia, onde este era liberal, ou seja, os norte americanos viviam o chamado liberalismo econômico onde o estado não intervém nas atividades econômicas. Este foi o maior fator para o fim do capitalismo liberal.

     

    O “novo acordo” foi um conjunto de medidas criado no governo de Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), que foi inspirado nas idéias do economista John Keynes onde visava tomar medidas econômicas que garantissem o pleno emprego dos trabalhadores. Keynes defendia, também, uma redistribuição de lucros para que o poder aquisitivo dos consumidores aumentasse de acordo com o desenvolvimento dos meios de produção.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/historia/new-deal/

  • O período mais crítico da Crise foi de 1929 a 1933; logo após, os efeitos da crise foram enfraquecendo-se, principalmente por causa da intervenção do Estado na economia com o New Deal (Novo Acordo), durante o governo de Franklin Delano Roosevelt. O New Deal apresentou um conjunto de medidas que foram adotadas para buscar reerguer a economia dos Estados Unidos.

    Gabarito: A