-
A comunicação formal é utilizada em Organizações Centralizadoras e que possuem uma estrutura organizacional rígida.
-
Segundo Chiavenato (2000, p. 142), é a troca de informações entre indivíduos. Significa tornar comum uma mensagem ou informacção.
Há tres tipos de rede de comunicação(é o canal de comunicação),segundo o livro chiavenato.
R: CRC(circulo, roda e cadeia)
Teorias administrativas, que utilizaram a formal, é sim rigida porque tinha liderança autocratica, e que ser preocupava apenas com a estrutura, são elas: Teoria cientifica(taylor), classica e neoclassica(fayol), burocratica, a agora a estrutura estruturalista deu enfase tb na informal,além da pratica formal.
-
Esquemas de comunicação: formal (planejado, facilitado e controlado) e informal (surge espontaneamente na empresa, em reação às necessidades de seus membros).
-
ERRADO - A comunicação informal não é a mais utilizada em tarefas complexas ( o erro da questão está exatamente nesta afirmação). O examinador termina a questão de forma certa, só para nos fazer esquecer da primeira parte incorreta. É preciso ter bastante atenção e não responder a questão com tanta rapidez.
-
Segundo Max Weber, a burocracia tem as seguintes características:
1. Caráter legal das normas e regulamentos.
2. Caráter formal das comunicações.
3. Caráter racional e divisão do trabalho.
4. Impessoalidade nas relações.
5. Hierarquia de autoridade.
6. Rotinas e procedimentos padronizados.
7. Competência técnica e meritocracia.
8. Especialização da administração.
9. Profissionalização dos participantes.
10. Completa previsibilidade do funcionamento.
Caráter formal das comunicações
A burocracia é uma organização ligada por comunicações escritas. As regras, decisões e ações administrativas são formuladas e registradas por escrito. Daí o caráter formal da burocracia: todas as ações e procedimentos são feitos para proporcionar comprovação e documentação adequadas, bem como assegurar a interpretação unívoca das comunicações. Como as comunicações são feitas repetitiva e constantemente, a burocracia lança mão de rotinas e formulários para facilitar as comunicações e rotinizar o preenchimento de sua formalização. Assim, a burocracia é uma estrutura social formalmente organizada.
Sendo assim, a comunicação formal é característica da burocracia. Não se encaixa em organizações flexíveis.
-
Errada!
Conforme Oliveira, Djalma de Pinho Rebouças em Sistemas, Organização e Métodos, uma abordagem gerencial 13º Edição, editora Atlas, 2002, no capítulo 4, onde aborda o tópico DEPARTAMENTALIZAÇÃO, apresenta quadro na página 142, onde aborda comparação entre uma estrutura organizacional de Rotina e de Inovação que responde perfeitamente essa questão:
Expoõe que:
Para organizações com ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE ROTINA o componente organizacional COMUNICAÇÃO se caracteriza por: Menor possibilidade de ruído; Menos intensa; e Mais Formal;
Para organizações com ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DE INOVAÇÃO e, portanto, tendendo a FLEXIBILIZAÇÃO o componente organizacional COMUNICAÇÃO se caracteriza por: Maior possibilidade de ruído; Mais intensa; e Mais informal.
Concluindo então, a questão estaria certa se o examinador tivesse se referido à COMUNICAÇÃO INFORMAL E NÃO FORMAL.
Bons Estudos!
Raimundo Santos
-
Acho que seria COMUNICAÇÃO INFORMAL.
Bons Estudos!!!
-
Doze anos depois e eu ainda erro kkkkkkk não é mole não!
-
Informal.
-
Informal
-
''Muito utilizada em tarefas complexas, devido a seu perfil de descentralização, a comunicação INformal tem sido cada vez mais utilizada em organizações que passam por processos de flexibilização organizacional.'' AGORA SIM ESTÁ CORRETO!
A ORGANIZAÇÃO INFORMAL SURGE A PARTIR DAS RELAÇÕES DE AMIZADES (OU DE ANTAGONISMOS) ENTRE AS PESSOAS E DO SURGIMENTO DE GRUPOS INFORMAIS QUE NÃO APARECEM NO ORGANOGRAMA OU EM QUALQUER OUTRO DOCUMENTO DA ORGANIZAÇÃO FORMAL. ELA É CONSTITUÍDA DE INTERAÇÕES E RELACIONAMENTOS SOCIAIS ENTRE AS PESSOAS, DE TAL MODO QUE A ORGANIZAÇÃO INFORMAL TRANCEDE E ULTRAPASSA A ORGANIZAÇÃO FORMAL EM TRÊS ASPECTOS:
- NA DURAÇÃO: Enquanto a formal está confinada ao horário de trabalho, a informal pode prolongar-se para os períodos de lazer.
- NA LOCALIZAÇÃO: Enquanto a formal está circunscrita a um local físico determinado, a informal pode ocorrer em qualquer lugar.
- NOS ASSUNTOS: Enquanto a formal limita-se aos assuntos exclusivos do negócio organizacional, a informal amplia-se a todos os interesses.
LEMBREM-SE: O PATRÃO QUER VER O EMPREGADO LIGADO, FOCADO, CENTRADO 24h POR DIA NO TRABALHO. LOGO, SE ELE PUDER AMPLIAR O TEMPO, O LOCAL E OS ASSUNTOS EM HORAS DE LAZER, ENTÃO CHEGARÁ AO QUE DESEJA (24h POR DIA "TRABALHANDO").
POR ISSO A ESTRUTURA INFORMAL TEM SIDO CADA VEZ MAIS FLUENTE DENTRO DA ESTRUTURA FORMAL. A TENDENÊNCIA É QUE AS ORGANIZAÇÕES DESBUROCRATIZEM SUAS ESTRUTURAS, TORNANDO-AS CADA VEIS MAIS ORGÂNICAS, ADHOGRÁTICAS, ADAPTATIVAS E FLEXÍVEIS. ISSO TUDO POR CONTA DO AMBIENTE, QUE ESTÁ CADA VEZ MAIS DINÂMICO.
GABARITO ERRADO
-
Seria a comunicação INFORMAL.
-
Gabarito: Errado
A comunicação informal leva a flexibilidade, a descentralização.
-
Item errado, pois a questão retrata a comunicação INFORMAL e não a formal. O correto seria: “Muito utilizada em tarefas complexas, devido a seu perfil de descentralização, a comunicação informal tem sido cada vez mais utilizada em organizações que passam por processos de flexibilização organizacional”.
Gabarito: E
-
GABARITO: ERRADO
Muito utilizada em tarefas complexas, devido a seu perfil de descentralização, a comunicação INFORMAL tem sido cada vez mais utilizada em organizações que passam por processos de flexibilização organizacional.