SóProvas


ID
1443502
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Para responder a questão, considere o texto abaixo.

Na literatura internacional da Ciência Política, é hoje dominante o entendimento de que democracia é um arcabouço institucional para a pacificação das lutas inerentes à conquista e ao exercício do poder, não um padrão de sociedade fundado na igualdade socioeconômica substantiva. A democracia surge historicamente em sociedades com profunda desigualdade, estratificadas, sendo muito mais causa que consequência da redução das desigualdades sociais.

De fato, certa tensão entre os conceitos institucional e substantivo da democracia existe por toda parte, mas articula-se de maneira específica no pensamento de cada país. Durante todo o século XX, a avaliação de que democracia só é “autêntica" quando estreitamente associada a avanços no plano da
igualdade foi compartilhada por correntes ideológicas diversas. 
Endossar o conceito analítico da democracia como um arcabouço político-institucional, a meu ver correto, não significa que o corpo de hipóteses históricas e empíricas que explica a consolidação da democracia como sistema em casos concretos possa passar ao largo das desigualdades sociais e dos obstáculos culturais delas recorrentes. Como processo histórico, a evolução da democracia representativa deve ser compreendida como resultante de dois vetores. De um lado, a formação de uma autoridade central capaz de arbitrar disputas de poder, inclusive mediante a elaboração de uma complexa aparelhagem  eleitoral; de outro, o crescimento econômico, com todas as implicações para a elevação do piso de bem-estar e desconcentração das posições de privilégio, status. Num período dilatado de tempo, tal processo propicia efetiva redistribuição de renda e riqueza, facilita o surgimento econômico e político de uma classe média e torna mais provável o fortalecimento da “sociedade civil".

Desde a Segunda Grande Guerra, o principal determinante da estabilidade democrática foi o crescimento econômico. Mesmo democracias que no início pareciam débeis foram se robustecendo à medida que ascendiam a níveis mais altos de renda per capita, melhoravam seus níveis educacionais e conseguiam atender as demandas básicas da população. Mas nada assegura que a configuração de fatores relevantes para a estabilidade permanecerá a mesma até, digamos, a metade do presente século. Na América Latina, o regime democrático sabidamente convive com níveis infamantes de desigualdade social, corrupção e criminalidade, e se beneficia cada vez menos da força moderadora de valores e instituições “tradicionais". Assim, até onde a vista alcança, a estabilidade e o vigor da democracia dependerão muito do desempenho do sistema político e do aprimoramento moral da vida pública.

(Adaptado de: LAMOUNIER, Bolivar. “Democracia: origens e
presença no pensamento brasileiro
. In: Agenda cultural. São
Paulo, Cia. das Letras, 2009. p. 148-150)

... facilita o surgimento econômico e político de uma classe média...

O verbo que, no contexto, possui o mesmo tipo de complemento que o do sublinhado acima está empregado em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - O verbo que tem o mesmo complemento (verbo transitivo direto).

    A - verbo transitivo indireto;

    B - verbo intransitivo;

    D - Verbo de ligação;

    E - verbo intransitivo.

  • Quem não conhece verbo de ligação se arrebenta na opção D. rsrssrs

  • Esqueci do verbo de ligação na letra "d" e fiquei na dúvida entre esta e a "c", achei que o verbo "assegurar" fosse VTDI; Assegurar o que? a quem?.por isso não marquei.

    ... De volta aos estudos para esclarecer ;)

  •  O verbo assegurar não pede preposição quando não se encontra conjugado como reflexo. 

    Como podemos substituir ...que a configuração de fatores... por ''isso'' ou ''isto''

    ficaria assim: Mas nada assegura isso/isto, logo, o que virá após o verbo assegurar será o objeto direto, que justifica o enunciado da questão.

    detalhe: o '' que'' será conjunção integrante.

  • Facilita VTD.. pede o Obj Direto... macete pergunte pro verbo se ele Facilita.. se a resposta for "isso.".. blza é um vtd.

    a) convive V.T.I....com Obj. Ind.

    b)existe    v.intr... quem existe, existe né rsrs não pede complemento.
    c)Asssegura.. VTD..Assegura o que? r= isso 
    d) ... Foi....V.Ligação.. o complemento é um predicado nominal (obs tente trocar o "foi" por "tornou-se", e assim fica fácil cantar a musiquinha "Ser,Estar, Ficar e Permanecer, Tornar-se, Continuar, Andar e parecer..2X se o verbo for... de ligação... predicativo vou ter então.. o predicado é  nominal e essa musica é sensacional". =)
    e) surge.. V.intr.. quem surge? surge e acabou.
  • Eu ainda aprendo isso.

  • "facilitar" é VTD, basta achar o outro VTD nas alternativas.

    a. 'conviver' é VTI

    b. 'existir' é VI

    d. 'ser' é VLig

    e. 'surgir' é VI

  • " que a configuração de fatores..." não seria sujeito oracional??

  • GABARITO C

     

    Nossos queridos verbos de ligação :  SECAPPFT

     

    Ser

    Estar

    Continuar

    Andar

    Parecer

    Permanecer

    Ficar

    Tornar-se

     

    bons estudos.

  • Conviver é verbo INTRANSITIVO, o complemento é adjunto adverbial de companhia. Quem convive, convive e pronto, não precisa de complemento. Cuidado com certos comentários, chequem tudo! A c é oração subordinada substantiva objetiva direta. Nada é sujeito= pronome indefinido, todos serão sujeitos; assegura o quê? a configuração...ossod