SóProvas


ID
1443541
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Nenhum bom investigador é acrítico (não crítico), e existem bons investigadores que são racionais. Do ponto de vista da lógica, utilizando apenas as informações dessa implicação segue, necessariamente, que alguns

Alternativas
Comentários
  • Bom, a minha maneira de responder esse tipo de questão não é com muitas técnicas, mas de uma maneira bem simples, pelo menos para mim, eu consigo chegar na resposta. Espero que ajude a vocês também...

    Seguinte,

    Nenhum bom investigador é acrítico, ou seja, nenhum BOM investigador é NÃO CRÍTICO.

    Se existem bons investigadores que são racionais, pela frase sabemos que existem bons investigadores, não são TODOS, e também pelo que ele disse antes, sabemos que o requisito para ser bom investigador é ser crítico, e se alguns bons investigadores (se são bons preencheram o requisito de ser crítico) são racionais, os racionais são críticos. 


    Analisando as alternativas:

    a) Bons investigadores não são racionais - Não pode ser essa alternativa, pois no enunciado ele diz que "existem bons investigadores que são racionais"

    b) Investigadores não são bons - Não pode ser essa alternativa, pois o enunciado não diz que investigadores não são bons, mas que "nenhum bom investigador é acrítico"

    c) Racionais são acríticos - Não pode ser essa alternativa, pois o enunciado diz que para ser bom investigador precisa ser crítico, e que alguns desses bons investigadores, que são críticos, são também racionais, por isso está errado.

    d) Racionais são críticos - Sim, essa é a alternativa correta e eu justifiquei na resolução acima. =)

    e) Críticos não são racionais - Não pode ser essa alternativa, pois alguns críticos são racionais sim.


    Espero ter ajudado! Bons estudos!

  • RESPOSTA D
    "Nenhum bom investigador é acrítico (não crítico)", daí já partimos do pressuposto que todo bom investidor é crítico, ou seja, o contrário da afirmação. Se " existem bons investigadores que são racionais", então como o grupo dos bons investidores está dentro do grupo de críticos, é correto afirmar , necessariamente, que alguns "racionais são críticos."
  • fiquei na duvida da D e da A...

    A porque quando ele diz que "existem bons investigadores que são racionais" dá a intender que "existem alguns". Se alguns são racionais, nada impede de ter alguns irracionais, correto ou eu viajei? Sendo assim a letra A teria lógica tbm... 

  • Sinceramente, até agora não consegui descartar a letra A. Afinal, o enunciado diz ALGUNS...bons bons investigadores não são racionais. Alguém conseguiria explicar a presença desse "alguns" no enunciado como forma apenas figurativa e não parte das alternativas? 

  • Mas esse "alguns" não é figurativo.... ele faz parte das opções sim...

    Mas agora que você falou, se não levarmos em consideração o "alguns" do enunciado, realmente a A estaria errada e somente a D estaria certa, mas pelo que eu entendi o "alguns" faz parte sim...

  • invertendo para entender: se nenhum bom investidor é acrítico, então todo bom  investidor é critico.

    assim o circulo grande é do crítico e o bom investidor estará dentro do circulo do critico.

    como a questão também fala que existe bom investidor racional, subentende que o racional, pelo menos um, estará dentro do circulo do crítico e dentro de  pelo menos um do círculo do bom investidor.

    Assim a questão A já estaria fora, pois existe pelo menos um bom investidor racional; a B e a C já seriam descartadas porque os investidores bom são críticos e pelo menos um racional é crítico pois pelo menos um bom investidor é racional; a E também será excluída,  pois pelo menos um racional é um bom investidor e esse é crítico. Assim a D é a sobra e pode afirmar qua ALGUNS (do anunciado da questão) racionais são críticos, pois todos bons investidores são críticos e pelo menos um bom investidor também é racional e por consequência, crítico... ,




  • A resolução é simples: façam 3 conjuntos. O conjunto dos racionais com interseção com o conjunto dos bons investigadores e o conjunto dos acríticos, separado, não tocando os outros 2. Depois é só analisar cada alternativa! ;)

  • Nenhum bom investigador é acrítico (não crítico), e existem bons investigadores que são racionais. Do ponto de vista da lógica, utilizando apenas as informações dessa implicação segue, necessariamente, (que alguns), esse alguns aqui afirma que alguns, não todos , mas alguns bons investidores não são racionais...

     a)certa

    bons investigadores não são racionais.

     b)errada

    investigadores não são bons.

     c)errada

    racionais são acríticos.

     d)errada

    racionais são críticos.

  • A questão é tão polêmica que a Manueli comentou a questão sem ao menos reparar que o gabarito é a letra D.

    Reparem que na letra A diz: alguns: a) bons investigadores não são racionais. ERRADO!?!?
    Ainda não vi comentários que justifiquem CORRETAMENTE o porquê dessa alternativa estar errada! 
    A única possibilidade é de que o "existem bons investigadores que são racionais" seja "TODOS bons investigadores são racionais", embora não concorde. 
    Até agora, vejo 2 respostas certas. Se alguém puder explicar, posta aí! Mas prestem atenção antes de colocar o comentário!
  • é  preciso usar os quantificadores universal e existencial  ,
     c = criticobi = bom investigador.
    A  = Para todos (era pra ser o A de ponta cabeça)  .
     'Nenhum bom investigador é acrítico '  =  (~A(bi)  ->   ~c ).
    r = racionais
    E = Alguns (era pra ser E invertido).
    => 'Existem bons investigadores que são racionais.'   =  (E(bi) -> r).
    tendo (~A(bi)  ->   ~c )  e   (E(bi) -> r)
    é só conferir a linha de raciocínio para cada alternativa,
    Alguns bi são racionais, então todos racionais são bi .
     se nenhum bi é acrítico , então todos os bi são críticos, logo.
     alguns bi , ou seja, críticos, sao racionais.
    se alguns criticos sao racionais, então  letra d) todos os racionais sao criticos.
  • A resposta D é a menos errada. Ele não pode afirmar que racionais são críticos, ele pode apenas afirmas que os investigadores racionais são críticos. 

  • Mais comentários do professor em vídeo, por favor!!! 

  • Do enunciado: “Nenhum bom investigador é não-crítico", concluímos por negação que “Todo bom investigador é crítico".

    Sabendo que “existem bons investigadores que são racionais", e lembrando que todos esses bons investigadores são críticos, concluímos que existem seres críticos que são racionais, ou seja, existem seres racionais que são críticos.

    Quanto a alternativa B, não nos foram dados informações para concluirmos que alguns investigadores não são bons.

    Resposta: Alternativa D.

  • No link abaixo, eu tentei demonstrar o porquê a resposta não é e não pode ser letra A.

    Veja que há possibilidade de você ter duas hipóteses de desenho, o que tira a certeza da alternativa

    A = acrítico

    B = bom investigador

    R = Racionais 

    http://sketchtoy.com/67084449

     

    Portanto, existe a hipótese de TODOS os racionais serem Bons investigadores. 

     

  • Péssima a resolução do professor! :'(

  • O "alguns" definitivamente faz parte, pois eu não o havia visto e custei muuito a conseguir resolver. Quando entendi que só tinha como ser a opção D, foi que notei o termo. 

  • O mais lógico seria:Algum racional não é  crítico.

  • Resolução dessa questão pelo Prof. Josimar Padilha no link abaixo, a partir do minuto 25:05:

    https://www.youtube.com/watch?v=Uj78lGfEOkc

  • Acho que o gabarito é letra A.

    E independente do gabarito, é errado considerar "nenhum " a negação de "todo" e vice versa. A negação de "todo" é "alguns" ou "pelo menos".

  • A questão fala que : NENHUM BOM INVETIGADOR É ACRÍTICO = TODO INVESTIGADOR É CRÍTICO ENTÃO, se existem bons invetigadores que são racionais RESPOSTA: Alguns racionais são criticos. 

    Espero ter ajudado...

    Gab. letra D

    Deus ajuda a quem senta e estuda!

  • Concordo com a letra D, porém a letra A não está errada. Pois, existem bons investigadores racionais, logo alguns são irracionais. Na minha humilde opinião, a questão deveria ser anulada.

  • Existem 3 tipos de negações para "todos". PEA 

    P: Pelo menos

    E: Existe

    A: Algum

  • gente se eu digo " Nenhum bom investigador é acrítico " eu ESTOU AFIRMANDO QUE TODO INVESTIGADOR É CRITICO,

    LOGO SE EU SEI QUE existem bons investigadores que são racionais, OU SEJA QUE HA PELO MENOS 1 INVESTIGADOR RACIONAL, POSSO DEDUZIR QUE HA ALGUM ( PELO MENOS 1 ) BOM investigadore racionaL QUE É CRITICO.

    GAB; d)

  • Resolução dessa questão pelo Prof. Josimar Padilha no link abaixo, a partir do minuto 25:05:

    https://www.youtube.com/watch?v=Uj78lGfEOkc

  • Questão mal formulada, talvez até passível de anulação... Também considero "A" correta... se existem bons racionais, então existem alguns bons não racionais. 

  • Gente, a negação de "TODOS" é "algum, pelo menos um, existe..." Porém isso não quer dizer que o contrario seja verdadeiro, que a negação de "algum, pelo menos um, existe" seja "TODOS".

    Dizer que "existem bons investigadores que são racionais" não impede que "todos os bons investigadores sejam racionais" ou "que todos os racionais sejam críticos", no caso. LETRA D CORRETA!

    Dizer que "pelo menos um é...", negaria que "todos não são...", mas não negaria "que todos são..."

     

     

    Captaram? 

     

  • - Sabendo que “Nenhum bom investigador é não-crítico”, podemos concluir que “Todo bom investigador é crítico”.

    - Sabendo que “existem bons investigadores que são racionais”, e lembrando que todos esses bons investigadores são críticos, podemos concluir que existem seres críticos (os bons investigadores, pelo menos) que são racionais. Isto é o mesmo que dizer que existem seres racionais que são críticos.

    - Não foram dados elementos para concluir que alguns investigadores não são bons (talvez todos sejam bons).


    Resposta: C

    Prof. Arthur Lima

  • O raciocínio que usei: nenhum A é não-B <=> Todo A é B. Acertei.

  • GABARITO D

    MESMO ACERTANDO, ACHO QUE A LETRA D DEVERIA ESTAR ESCRITA ASSIM:

    D) ALGUNS RACIONAIS SÃO CRÍTICOS

    DEU UMA IMPRESSÃO QUE A LETRA D ESTAVA AFIRMANDO QUE TODOS RACIONAIS SÃO CRÍTICOS.

    MAS DE QUALQUER MANEIRA TODAS AS OUTRAS ESTAVAM ERRADAS.

  • Questão malandra!

    Resolução: https://www.youtube.com/watch?v=Uj78lGfEOkc

  • Sabendo que “Nenhum bom investigador é não-crítico”, podemos concluir que “Todo bom investigador é crítico”.

    Sabendo que “existem bons investigadores que são racionais”, e lembrando que todos esses bons investigadores são críticos, podemos concluir que existem seres críticos (os bons investigadores, pelo menos) que são racionais. Isto é o mesmo que dizer que existem seres racionais que são críticos.

    Não foram dados elementos para concluir que alguns investigadores não são bons (talvez todos sejam bons).

    Resposta: D