-
Gabarito: c)
III. A descrição de cargos deve ser extensa e detalhada, recomendam os autores do tema, pois servirá de instrumento de consulta para vários usuários. (errado)
A descrição de cargos não precisam ser exaustivas e é provável que nem devam ser. Elas devem simplesmente descrever as tarefas críticas do cargo, os conhecimentos, habilidades e capacidades requeridas e outras informações contextuais sobre o trabalho. (Robert S. Rubin)
-
Desenho - É a estrutura do cargo
Descrição - O que faz, como faz? Deve ser clara e objetiva, de entendimento geral.Análise - Perfil do ocupante
-
Alternativa (c)
Um cargo representa um grupo de deveres e de atividades
relacionados. Os deveres de um cargo, de forma
ideal, compreendem unidades de trabalho similares e
relacionadas (BOHLANDER; SNELL; SHERMAN, 2003).
Tarefas são atividades executadas por um ocupante de cargo,
e função é um conjunto de atribuições ou tarefas exercidas pelo
ocupante do cargo.
FONTE: http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php?file=%2F54343%2Fmod_resource%2Fcontent%2F0%2FGestao_de_Pessoas_no_Setor_Publico.pdf
-
eu sempre vi cargo como conjunto de atribuições. aí fiquei na dúvida de função ser um conjunto de atribuições.
-
Concordo com a Ana Carolina. Esta é a descrição de "cargo" para o mercado privado, e não para a "Administração Pública", como pede a questão.
*
Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. (LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990).
-
Desenho de um cargo - relaciona-se com a definição de quais serão as atividades desempenhadas por seu ocupante, qual será seu nível de poder e quem serão seus interlocutores. Ou seja, basicamente é a estruturação do cargo em si.
Descrição de um cargo - relação das atividades do seu ocupante: o que ele faz, por que faz aquilo, como faz etc. É um retrato simplificado das responsabilidades e atividades desempenhadas no cargo.
Análise do cargo - preocupa-se mais do perfil desejado de seu ocupante, ou seja, as capacidades, habilidades e conhecimentos necessários de um ocupante para desempenhar bem um cargo qualquer
obs: pessoal ta levando o assunto para o direito... e aqui e assunto de administração geral.... com uma outra visao
-
O modelo contingencial representa a abordagem mais ampla e complexa, pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as pessoas, a tarefa e a estrutura da organizaçã.
Fonte: Ribas