-
A questão pode te deixar meio abobado, mas não tema guerreira (o). IV já é equivocada e você pode riscar a D, C e A. Restam B e a E. A (E) tem como alternativa a I que é um conceito inverso do Líder Transformacional. Risque e seja feliz.
-
Essa questão foi “arrancada” do livro de Gestão de Pessoas, de Chiavenato.
Vejam:
Características dos lideres transacionais e
transformacionais
Liderança Transacional
1-
Recompensas contingentes:
Trocas de recompensas por esforços ou promessas de
recompensa pelo bom desempenho, reconhecimento de sucesso.(Item I)
2- Administração por Exceção (ativa)
Procura identificar desvios das regras e dos padrões
para provocar ações corretivas.
3-
Administração por Exeção( passiva)
Intervém somente quando os padrões não são
alcançados.(item IV)
4-
Liberdade( Laissez- faire)
Abdica de responsabilidades, evita tomar
decisões, omite.
Liderança Transformacional
1-
Carisma
Proporciona visão de senso de missão,
instila orgulho, ganha respeito e confiança.
2-
Inspiração
Comunica elevadas expectativas, utiliza símbolos
para focalizar esforços, expressa importante propósitos através de meio
simples.(Item II)
3-
Estimulação Intelectual
Promove inteligência, racionalidade e uma
cuidadosa solução de problemas. (Item III)
4-
Consideração Pessoal
Dá atenção pessoal, trata cada pessoa
individualmente, assessora e impulsiona.
Fonte: (Idalberto Chiavenato, Comportamento Organizacional - A Dinâmica do Sucesso das Organizações,Segunda Ed. pag 375)
Gaba: "b"
-
I - Líder transacional
II - Líder transformacional
III - Líder transformacional
IV - Liderança lideral "laisser faire"
-
I. Liderança Transacional (trocar esforços por recompensas)
II. transformacional
III. transformacional
IV. Liberal
-
Mapas Mentais de Administração para Concurso: Liderança
http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/07/gestao-de-pessoas-lideranca.html
-
Complementando a aula dos colegas:
LIDERANÇA TRANSACIONAL - "tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, esclarecendo as exigências do papel e da tarefa." Ou seja, são líderes que valorizam o trabalho padronizado e tarefas orientadas. Faz parte da Liderança Transacional:
Recompensa Contingencial: É uma transação em que há promessa de recompensa em troca de um bom desempenho. O líder pode, também, "punir" caso o trabalho não corresponda aos padrões.
Gestão por exceção (ativo): Ações corretivas através da observação e busca de desvios de regra e padrões.
Gestão por exceção (passivo): Há a intervenção somente se os padrões não tiverem sido cumpridos.
Laissez-faire: O líder evita tomar decisões e se exime de responsabilidades.
Na liderança transacional o comprometimento é de curto prazo.
-
LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL Robbins destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma."
Alguém com este perfil é um verdadeiro líder que inspira a equipe com uma visão partilhada. O foco no desempenho das tarefas continua a existir, entretanto ocorre simultaneamente a uma adequação à estratégia da empresa. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment (delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).
O líder transformacional possui 4 características peculiares:
- Influenciadores e Idealizadores: Possuem carisma, são admirados, respeitados e confiáveis. Fornecem visão e sentido de missão.
- Inspiradores e Motivadores: Otimistas, lançam desafios com o fim de proporcionar um melhor futuro a cada membro da equipe. São estimuladores da equipe.
- Estimulação Intelectual: Encorajam os liderados a buscarem soluções criativas e inovadoras. Promovem a inteligência.
- Consideração Individualizada: O líder utiliza o mentoring e coaching para que cada membro da equipe consiga atingir suas metas. Os liderados são desenvolvidos para atingirem seus melhores níveis de eficiência operacional.
-
Liderança transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir em todos os estágios do ciclo de vida das organizações.
Liderança transformacional: é capaz de mudar o comportamento de um funcionário a partir de uma visão do líder, da inspiração de ideais, do estímulo intelectual e da consideração individualizada (cada pessoa possui necessidades individuais exclusivas). Este líder motiva as pessoas, impelindo-as a agirem além de suas capacidades, transformando-as e alcançando os resultados organizacionais.
-
I - Recompensa contingente: negocia a troca de recompensas por esforço, promete recompensas pelo bom desempenho, reconhece as conquistas(TRANSACIONAL); II - Inspiração: comunica suas altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa propósitos importantes de maneira simples(TRANSFORMACIONAL); lll - Estímulo Intelectual: promove a inteligência, a racionalidade e a cuidadosa resolução de problemas(TRANSFORMACIONAL); IV - Administração por exceção (passiva): Intervém apenas quando os padrões não são alcançados (TRANSACIONAL). Stephen Robbins, 11 edição, pág. 285.
-
GAB: B
Complementando....
Liderança transacional:O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas preestabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho. É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado. Essa liderança é baseada na troca. Por isso o nome: transacional (de transações, trocas). O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.
Liderança transformacional:Na liderança transformacional, os liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização. Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.
FONTE: Gestão de Pessoas para Concursos- Andréia Ribas
-
Problema é ler "transacional" no enunciado e marcar a errada rs
-
GABA: B.
II e III.
-
Confira a amostra gratuita do meu material sobre esse tópico: https://drive.google.com/open?id=1LLdDFzCADin7wjq2WwWdTBRSegEZDomg
-
A arte de sempre ficar entre 2 e marcar a errada.
-
GAB: B
Liderança Transacional:
-> é o líder tradicional, que busca motivar através de incentivos materiais;
-> o líder define as metas que devem ser alcançadas e promete os “prêmios” caso os objetivos sejam atingidos.
-> funciona bem quando a organização está em um ambiente estável;
-> Para que ela seja eficaz, ambos os lados (líder e liderado) devem estar “satisfeitos com o negócio”, ou seja, deve existir um equilíbrio entre as recompensas e os esforços.
Liderança Transformacional:
-> o papel do líder é de inspirador de seus subordinados;
-> não se apoia somente nas recompensas materiais para motivar os seus liderados, mas usa também outros aspectos, como a visão, os valores compartilhados e as ideias para que seus subordinados se superem.
Estratégia.