SóProvas


ID
1444150
Banca
CONSULTEC
Órgão
TJ-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Em relação aos contratos no Código Civil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: "E".

    Letra "a" errada. Art. 424, CC: Nos contratos de adesão, são nulas as cláusulas que estipulem a renúncia antecipada do aderente a direito resultante da natureza do negócio.

    Letra "b" errada. Art. 431, CC: A aceitação fora do prazo, com adições, restrições, ou modificações, importará nova proposta.

    Letra "c" errada. Art. 438, CC: O estipulante pode reservar-se o direito de substituir o terceiro designado no contrato, independentemente da sua anuência e da do outro contratante.

    Letra "d" errada. Art. 443, CC: Se o alienante conhecia o vício ou defeito da coisa, restituirá o que recebeu com perdas e danos; se o não conhecia, tão-somente restituirá o valor recebido, mais as despesas do contrato.

    Letra "e" correta. Art. 439, CC: Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar.





  • Seção IV
    Da Promessa de Fato de Terceiro

    Art. 439. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar.

    gab LETRA E

  • PROMESSA DE FATO DE TERCEIRO (ART. 439)
    Refere-se a contrato por outrem ou promessa de fato de terceiro. Prescreve o art. 439 do Código Civil:
    “Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar”.
    O único vinculado é o que promete, assumindo obrigação de fazer que, não sendo executada, resolve-se em perdas e danos. Ninguém pode vincular o terceiro a uma obrigação. As obrigações têm como fonte somente a própria manifestação da vontade do devedor, a lei ou eventual ato ilícito por ele praticado.

    Inovação:
    Parágrafo único. Tal responsabilidade não existirá se o terceiro for o cônjuge do promitente, dependendo da sua anuência o ato a ser praticado, e desde que, pelo regime do casamento, a indenização, de algum modo, venha a recair sobre os seus bens.
    Esse parágrafo foi proposto devido à proteção de um dos cônjuges contra
    desatinos do outro, negando eficácia à promessa de fato de terceiro quando este for cônjuge do promitente, o ato a ser por ele praticado depender da sua anuência e, em virtude do regime de casamento, os bens do casal venham a responder pelo descumprimento da promessa.

     

  • LETRA E CORRETA

    CC

    Art. 439. Aquele que tiver prometido fato de terceiro responderá por perdas e danos, quando este o não executar.