SóProvas


ID
1444687
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O valor original de um ativo deduzido do seu valor residual denomina-se valor

Alternativas
Comentários
  • Valor depreciável, amortizável e exaurível: o valor original de um ativo deduzido do seu valor residual.

     Valor líquido contábil: o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada

    Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.


  • O único problema é que a alternativa diz "exaurido" e ñ "exaurível", que seria o correto. Deveria ter sido anulada

     

  • GABA  A

  • CPC 01

    Valor contábil: é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.

    Unidade geradora de caixa: é o menor grupo identificável de ativos que gera entradas de caixa, entradas essas que são em grande parte independentes das entradas de caixa de outros ativos ou outros grupos de ativos.

    Ativos corporativos: são ativos, exceto ágio por expectativa de rentabilidade futura (goodwill), que contribuem, mesmo que indiretamente, para os fluxos de caixa futuros tanto da unidade geradora de caixa sob revisão quanto de outras unidades geradoras de caixa.

    Despesas de venda ou de baixa: são despesas incrementais diretamente atribuíveis à venda ou à baixa de um ativo ou de uma unidade geradora de caixa, excluindo as despesas financeiras e de impostos sobre o resultado gerado.

    Valor depreciável, amortizável e exaurível: é o custo de um ativo, ou outra base que substitua o custo nas demonstrações contábeis, menos seu valor residual.

    Depreciação, amortização e exaustão: é a alocação sistemática do valor depreciável, amortizável e exaurível de ativos durante sua vida útil.

    Valor justo: é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou que seria pago pela transferência de um passivo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração. (Ver CPC 46–Mensuração do Valor Justo).(Alterada pela Revisão CPC 03)

    Perda por desvalorização: é o montante pelo qual o valor contábil de um ativo ou de unidade geradora de caixa excede seu valor recuperável.

    Valor recuperável de um ativo ou de unidade geradora de caixa: é o maior montante entre o seu valor justo líquido de despesa de venda e o seu valor em uso.

    Vida útil é:

    (a) o período de tempo durante o qual a entidade espera utilizarum ativo; ou

    (b) o número de unidades de produção ou de unidades semelhantes que a entidade espera obter do ativo.

    Valor em uso: é o valor presente de fluxos de caixa futuros esperados que devem advir de um ativo ou de unidade geradora de caixa.

  • Esqueceram do bom português pra elaborar essa questão.

    Exaurido é aquilo que já exauriu.

    Exaurível é aquilo que é passível de exaurimento.

    Existe muita diferença. ¬¬'

  • Valor depreciável, amortizável ou exaurido é o custo de um ativo ou outro valor que substitua o custo, menos o seu valor residual.

    Assim, correta a alternativa A.

  • Deveria ter sido anulada. Exaurido é diferente de exaurível.