-
4500 – Supervisão e Revisão
Para efeito destas NAGs, entende-se por supervisão e revisão dos trabalhos o
envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes
no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento
das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o
processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e
analisados com antecedência e a comunicação seja imediata.
O elemento final da supervisão é o trabalho de auditoria governamental revisado
em todas as suas etapas, garantindo que os exames foram realizados em
consonância com as NAGs.
-
Segundo as NAG 4000 relativas aos trabalhos de Auditoria Governamental, o trabalho da auditoria governamental é realizado em quatro etapas principais - planejamento, execução, relatório e monitoramento. Quando a questão solicita a etapa que corresponde, ela induz o candidato ao erro. Pois a supervisão e revisão devem ocorrer em todas as etapas. Então tanto a resposta B e C estariam corretas e não propriamente a letra A. Eu acho que o elaborador foi infeliz ao escolher o termo "etapa". É uma questão bem trabalhada que pecou somente neste ponto.
-
A) item CORRETO
B) 4400 – Execução: A execução é a fase do processo de auditoria governamental na qual as evidências são coletadas e examinadas, de modo a fundamentar os comentários e opiniões.
C) 4300 – Planejamento: Entende-se por planejamento de auditoria governamental a etapa na qual é definida a estratégia e a programação dos trabalhos de auditoria, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames (procedimentos), determinando os prazos, as equipes de profissionais e outros recursos necessários para que os trabalhos sejam eficientes,
eficazes e efetivos, e realizados com qualidade, no menor tempo e com o menor custo possível.
D) 4700 – Comunicação de Resultados e Relatório: Os trabalhos de auditoria governamental, quando concluídos, devem ser
comunicados e divulgados formalmente aos usuários por meio de um relatório de auditoria governamental. O relatório é o elemento final após a execução dos trabalhos de campo e apresenta uma série de ritos formais, que vão desde o tratamento dado ao destinatário até a forma final da edição do texto.
E) 4600 – Controle de Qualidade: O TRIBUNAL DE CONTAS deve estabelecer e manter programa de garantia de qualidade para as atividades de auditoria governamental, objetivando avaliar periodicamente se os serviços executados são efetuados de acordo com as competências do Tribunal, as normas da INTOSAI e as NAG.
-
Complementando:
NAG 4.000 - Relativas aos Trabalhos de Auditoria Governamental (Metodologia, Planejamento, Execução, Supervisão e Revisão, Controle de Qualidade, Comunicação do Resultados e Relatório, Acompanhamento das Recomendações):
4500 – Supervisão e Revisão:
Para efeito destas NAGs, entende-se por supervisão e revisão dos trabalhos o envolvimento dos profissionais de auditoria governamental mais experientes no direcionamento dos trabalhos, na motivação da equipe, no fornecimento das instruções adequadas aos profissionais menos experientes, de forma que o processo de avaliação seja contínuo, que os problemas sejam detectados e analisados com antecedência e a comunicação seja imediata.
O elemento final da supervisão é o trabalho de auditoria governamental revisado em todas as suas etapas, garantindo que os exames foram realizados em consonância com as NAGs.
4600 – Controle de Qualidade:
A norma de controle de
qualidade dos trabalhos de auditoria governamental define os objetivos e as metas a serem alcançados.
Os procedimentos de controle de qualidade são os passos a serem executados de forma a
cumprir as normas adotadas.
4800 – Acompanhamento das Recomendações:
O monitoramento das recomendações e providências decorrentes
do relatório de auditoria completa o ciclo dos trabalhos de uma auditoria
governamental.
fonte:http://www.controlepublico.org.br/files/Proposta-de-Anteprojeto-NAGs_24-11.pdf