-
gab C
Para aumentar moeda é necessário (meios de pagamento m1) liquidar títulos de longo prazo, diminuir taxa de compulsório dos bancos e reduzir taxa de redesconto.
-
Reduzindo o compulsório, a liquidez aumenta.
-
Política Monetária Restritiva: engloba um conjunto de medidas que tendem a reduzir o crescimento da quantidade de moeda, e a encarecer os empréstimos. Instrumentos:
Recolhimento compulsório: consiste na custódia, pelo Banco Central, de parcela dos depósitos recebidos do público pelos bancos comerciais. Esse instrumento é ativo, pois atua diretamente sobre o nível de reservas bancárias, reduzindo o efeito multiplicador e, consequentemente, a liquidez da economia.
Assistência Financeira de liquidez: o Banco Central empresta dinheiro aos bancos comerciais, sob determinado prazo e taxa de pagamento. Quando esse prazo é reduzido e a taxa de juros do empréstimo é aumentada, a taxa de juros da própria economia aumenta, causando uma diminuição na liquidez.
Venda de Títulos públicos: quando o Banco Central vende títulos públicos ele retira moeda da economia, que é trocada pelos títulos. Desta forma há uma contração dos meios de pagamento e da liquidez da economia.
política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:
Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.
Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.
Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.
-
A questão apresentou uma situação em que o BACEN quer aumentar a base monetária. Ou seja, o dinheiro em circulação na economia. Vejamos as alternativas:
a) Errado. Ao vender títulos, o BACEN entrega o título e ‘pega’ o dinheiro. Assim, o dinheiro deixa de circular na economia.
b) Errado. Ao aumentar a Selic, aumenta também as demais taxas, tais como as usadas para concessão de crédito. Além disso, uma Selic maior incentiva a compra de títulos públicos, retirando o dinheiro em circulação na economia.
c) Certo. O recolhimento compulsório reserva uma parte dos depósitos que os bancos não podem usar. Reduzindo essa reserva, aumenta a disposição de dinheiro para a concessão de empréstimos. Mais dinheiro emprestado, mais dinheiro circulando na economia.
d) Errado. Assim como na alternativa anterior. Porém, aumentando o recolhimento, diminui a capacidade de concessão de empréstimo. Portanto, diminui a base monetária.
e) Errado. Aumento a taxa de redesconto, desestimula os bancos a pegarem emprestado do BACEN. Pegando menos, há também menor disponibilidade de dinheiro para concessão de crédito.
Resposta: A
-
GAB: LETRA C
Complementando!
Fonte: Prof. Amanda Aires
➜ O recolhimento compulsório corresponde à parcela dos depósitos realizados no sistema financeiro que fica retido compulsoriamente no Banco Central. Sendo assim, quanto menor esta alíquota, maior a disponibilidade de moeda em circulação na economia.
➜ O mesmo ocorre com a compra de títulos no mercado aberto. Estas operações consistem na compra/venda de títulos com o setor privado. A compra de títulos pelo Banco Central retira estes títulos da posse do setor privado que, em compensação, aceita moeda como pagamento destes estes títulos vendidos ao Bacen. Ou seja, a compra de títulos pelo Bacen eleva a quantidade de moeda na economia.
➜ A mesma ideia também se aplica à redução da taxa de redesconto dos bancos comerciais. As operações de redesconto consistem no empréstimo de liquidez do Banco Central às instituições financeiras. Evidente que, quanto menor esta taxa, maior o volume de operações de redesconto.
Todas estas políticas são monetárias expansionistas. Ou seja, aumentam a quantidade de moeda na economia.