SóProvas


ID
1444771
Banca
FCC
Órgão
TCM-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O modelo de excelência em gestão da FNQ - Fundação Nacional da Qualidade, aplicável às organizações públicas e privadas, preconiza um conjunto de fundamentos de excelência em gestão, tendo como referência as organizações de excelência em nível mundial. Constitui um desses fundamentos:

Alternativas
Comentários
  • As questões desta prova estavam de matar, viu? FCC adotando uma linha distinta. Utilizou como questão pesquisa acadêmica/; http://www.mbc.org.br/mbc/uploads/biblioteca/1219676592.6327A.pdf

  • Gabarito a)

    Pensamento Sistêmico: Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.

    Aprendizado Organizacional: Busca e alcance de um novo patamar de conhecimento para a organização por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de experiências.

    Cultura de Inovação: Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas idéias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.

    Liderança e Constância de Propósitos: Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.

    Orientação por Processos e Informações:Compreensão e segmentação do conjunto das atividades e processos da organização que agreguem valor para as partes interessadas, sendo que a tomada de decisões e execução de ações deve ter como base a medição e análise do desempenho,levando-se em consideração as informações disponíveis, além de incluir os riscos identificados.

    Visão de Futuro: Compreensão dos fatores que afetam a organização, seu ecossistema e o ambiente externo no curto e no longo prazo, visando à sua perenização.

    Geração de Valor: Alcance de resultados consistentes, assegurando a perenidade da organização pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.

    Valorização das Pessoas: Estabelecimento de relações com as pessoas, criando condições para que elas se realizem profissionalmente e humanamente, maximizando seu desempenho por meio do comprometimento, desenvolvimento de competências e espaço para empreender.

    Conhecimento sobre o Cliente e o Mercado:Conhecimento e entendimento do cliente e do mercado, visando à criação de valor de forma sustentada para o cliente e, conseqüentemente, gerando maior competitividade nos mercados.

    Desenvolvimento de Parcerias: Desenvolvimento de atividades em conjunto com outras organizações, a partir da plena utilização das competências essenciais de cada uma, objetivando benefícios para ambas aspartes.

    Responsabilidade Social: Atuação que se define pela relação ética e transparente da organização com todos os públicos com os quais se relaciona, estando voltada para o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras; respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais como parte integrante da estratégia da organização.

  • Ela não usou a linha academica não, usou o modelo de gestão da FNQ

  • Caramba! Eliminei a alternativa A de cara, por causa desse "curto prazo". Que questão confusa! 

  • O modelo de excelência em gestão - MEG - está baseado nos seguintes fundamentos:

    a) pensamento sistêmico

    b) aprendizado organizacional

    c) cultura de inovação

    d) liderança e constância de propósitos

    e) orientação por processos e informações

    f) visão de futuro

    g) geração de valor

    h) valorização das pessoas

    i) conhecimento sobre o cliente e o mercado

    j) desenvolvimento de parcerias

    k) responsabilidade social

  • http://www.fnq.org.br/criterios_completo_isbn_pdf_-_FINAL.pdf

  • http://www.fnq.org.br/avalie-se/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

    Vale a pena dar uma olhada.

    FORÇA GUERREIROS>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>.

  • Atualização Dezembro/2016 - 24a edição MEG

     

    PENSAMENTO SISTÊMICO Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre estes e o ambiente com o qual interagem.

    COMPROMISSO COM AS PARTES INTERESSADAS Estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, numa perspectiva de curto e longo prazos.

    APRENDIZADO ORGANIZACIONAL E INOVAÇÃO Busca e alcance de novos patamares de competência para a organização e sua força de trabalho, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de conhecimentos, promovendo um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos sustentáveis para as partes interessadas.

    ADAPTABILIDADE Flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil, frente a novas demandas das partes interessadas e alterações no contexto.

    LIDERANÇA TRANSFORMADORA Atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização e suas partes interessadas, no curto e longo prazos; mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização; explorando as potencialidades das culturas presentes; preparando líderes e pessoas; e interagindo com as partes interessadas.

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Compromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, tanto atuais quanto para as gerações futuras, por meio de um comportamento ético e transparente.

    ORIENTAÇÃO POR PROCESSOS Reconhecimento de que a organização é um conjunto de processos, que precisam ser entendidos de ponta a ponta e considerados na definição das estruturas: organizacional, de trabalho e de gestão. Os processos devem ser gerenciados visando à busca da eficiência e da eficácia nas atividades, de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    GERAÇÃO DE VALOR Alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência e que atendam às necessidades e expectativas das partes interessadas.

  • Questão desatualizada! Agora são apenas oito fundamentos entre os quais não está mais a Visão de Futuro.

  • A tabela atualizada: https://www.fnq.org.br/guia_referencia_MEG_21_abril_16.pdf.

  • O trabalho da FNQ é baseado no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), uma metodologia de avaliação, autoavaliação e reconhecimento das boas práticas de gestão. Estruturado em treze Fundamentos e oito Critérios, o Modelo define uma base teórica e prática para a busca da excelência, dentro dos modernos princípios da identidade empresarial e do atual cenário do mercado.

     

    1. Pensamento sistêmico

    Compreensão e tratamento das relações de interdependência e seus efeitos entre os diversos componentes que formam a organização, bem como entre eles e o ambiente com o qual interagem.

     

    2. Atuação em rede

    Desenvolvimento de relações e atividades em cooperação entre organizações ou indivíduos com interesses comuns e competências complementares.

     

    3. Aprendizado organizacional

    Busca de maior eficácia e eficiência dos processos da organização e alcance de um novo patamar de competência, por meio da percepção, reflexão, avaliação e do compartilhamento de conhecimento e experiências.

     

    4. Inovação

    Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável.

     

    5. Agilidade 

    Flexibilidade e rapidez de adaptação a novas demandas das partes interessadas e mudanças do ambiente, considerando a velocidade de assimilação e o tempo de ciclo dos processos.

     

    6. Liderança transformadora

    Atuação dos líderes de forma inspiradora, exemplar, realizadora e com constância de propósito, estimulando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da organização, explorando as potencialidades das culturas presentes, preparando líderes e interagindo com as partes interessadas.

     

    7. Olhar para o futuro

    Projeção e compreensão de cenários e tendências prováveis do ambiente e dos possíveis efeitos sobre a organização, no curto e longo prazos, avaliando alternativas e adotando estratégias mais apropriadas.

     

    8. Conhecimento sobre clientes e mercados

    Interação com clientes e mercados e entendimento de necessidades, expectativas e comportamentos, explícitos e potenciais, criando valor de forma sustentável.

     

    9. Responsabilidade social

    Dever da organização de responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente, e de contribuir para a melhoria das condições de vida, por meio de  um comportamento ético e transparente, visando ao desenvolvimento sustentável.

     

    10. Valorização das pessoas e da cultura

    Criação de condições positivas e seguras para as pessoas se desenvolverem integralmente, com ênfase na maximização do desempenho, na diversidade e no fortalecimento de crenças, costumes e comportamentos favoráveis à excelência.

     

    11. Decisões fundamentadas

    Deliberações sobre direções a seguir e ações a executar, utilizando o conhecimento gerado a partir do tratamento de informações obtidas em medições, avaliações e análises de desempenho, de riscos, de retroalimentações e de experiências.

     

    (continua...)

  • Retirei da 21ª edição do MEG:

     

    Os oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; 

    2. Aprendizado organizacional e inovação; 

    3. Liderança transformadora; 

    4. Compromisso com as partes interessadas;

    5. Adaptabilidade;

    6. Desenvolvimento sustentável;

    7. Orientação por processos;

    8. Geração de valor.

     

    "A antiga mandala dá lugar ao Diagrama do MEG, com seus oito Fundamentos da Gestão para Excelência, que substituem os antigos Critérios de Excelência."

     

    http://www.fnq.org.br/aprenda/metodologia-meg/modelo-de-excelencia-da-gestao

  • Reforçando que a questão é de 2015, e o MEG foi atualizado em Dezembro/2016, deixando de existir o fundamento "Visão de futuro"

  • REPITA 40 VEZES:

    PENSO-ADAPTO-DESENVOLVO-APRENDO E INOVO- LIDERO- COMPROMETO-ORIENTO- GERO VALOR

  • Repita 100 vezes comigo: EU ODEIO ADMINISTRAÇÃO!!!

  • D E S A T U A L I Z A D A 

  • matéria besta e inútil

  • Essa questão está DESATUALIZADA, notifiquem o erro!

     

    De acordo com a FNQ, os novos oito Fundamentos da Excelência, na 21ª edição do MEG, são: 

    1. Pensamento sistêmico; compreender/tratar das relações de interdependência, seus efeitos entre os componentes que formam a organização e entre o ambiente que interagem.

    2. Aprendizado organizacional e inovação; buscar o alcance de novas competências, o compartilhamento de conhecimentos e a promoção de um ambiente favorável à criatividade.

    3. Liderança transformadora; atuação dos líderes de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, compreendendo os cenários e o ambiente;

    4. Compromisso com as partes interessadas; estabeler pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias e processos, em uma perspectiva de curto e longo prazos;

    5. Adaptabilidade; flexibilidade e capacidade de mudança em tempo hábil;

    6. Desenvolvimento sustentávelcompromisso da organização em responder pelos impactos de suas decisões e atividades, na sociedade e no meio ambiente;

    7. Orientação por processos; a organização é um conjunto de processos que precisam ser entendidos de ponta a ponta de forma a agregar valor para a organização e as partes interessadas.

    8. Geração de valor; alcance de resultados econômicos, sociais e ambientais, bem como de resultados dos processos que os potencializam, em níveis de excelência atendendo à organização e às partes interessadas.