SóProvas


ID
1444957
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
UFAC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Aproximadamente 74.000 famílias acreanas (dados de setembro de 2013) já recebiam os benefícios do Bolsa Família. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, o Bolsa Família é um programa de inclusão social praticado no Brasil, que tem suas normas de inclusão das famílias, porém estas têm, em contrapartida, algumas condicionalidades nas áreas de educação e saúde para continuar o recebimento do benefício. São muitas essas condicionalidades educacionais que cabem às famílias, menos:

Alternativas
Comentários
  • http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e/acesso-a-educacao-e-saude

    O Programa Bolsa Família tem um papel fundamental em reforçar o acesso das famílias à educação e à saúde, por meio de alguns compromissos, chamados condicionalidades. Mas não são apenas os beneficiários que têm a responsabilidade de cumprir esses compromissos. O poder público também deve ter um foco nessas famílias ao garantir a elas a oferta e a qualidade dos serviços.
     

    Quais são as condicionalidades do Bolsa Família?
    Na área de educação

    — Os responsáveis devem matricular as crianças e os adolescentes de 6 a 17 anos na escola;
    A frequência escolar deve ser de, pelo menos, 85% das aulas para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos, todo mês. 

    — Para as situações em que as crianças ou os adolescentes tenham que faltar às aulas, é importante que a família informe o motivo na escola, que o marcará  no sistema  onde se registra o acompanhamento da frequência escolar, o Sistema Presença/MEC. Para isso, são disponibilizados  88 motivos no Sistema.

    Na área de saúde

    — Os responsáveis devem levar as crianças menores de 7 anos para tomar as vacinas recomendadas pelas equipes de saúde e para pesar, medir e fazer o acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento;
    As gestantes devem fazer o pré-natal e ir às consultas na Unidade de Saúde.