Questão que trata tão somente da Teoria da Pirâmide das Necessidades de Maslow.
Abraham H. Maslow criou uma hierarquia, apresentada na forma de pirâmide, onde ele explicita que as necessidades humanas são organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de influenciação e importância.
Da base da pirâmide tem-se:
1º nível: Necessidades Fisiológicas - Exemplos: intervalos de descanso, conforto físico, horário de trabalho razoável;
2º nível: Segurança - Exemplos: condições seguras de trabalho, remuneração e benefícios, estabilidade no emprego;
No meio da Pirâmide tem-se:
3º nível: Fator social - Exemplo: amizade com os colegas, interação com os clientes, gerente amigável;
4º nível: Estima - Exemplo: responsabilidade por resultados, orgulho e reconhecimento;
No topo da pirâmide tem-se:
A auto realização - Ou seja, relacionada às necessidades humanas mais elevadas. Ex: trabalho criativo e desafiante, diversidade e autonomia, participação nas decisões.
Fonte: A hierarquia das necessidades humanas e meios de satisfação, pág. 284 – retirada do livro do Prof. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. Edição Compacta – 3a. Edição. Editora Campus
GABARITO: LETRA A
Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização. Abaixo a explicação de cada uma delas:
1 – Necessidades fisiológicas: São aquelas que relacionam-se com o ser humano como ser biológico. São as mais importantes: necessidades de manter-se vivo, de respirar, de comer, de descansar, beber, dormir, ter relações sexuais, etc.
No trabalho: Necessidade de horários flexíveis, conforto físico, intervalos de trabalho etc.
2 – Necessidades de segurança: São aquelas que estão vinculadas com as necessidades de sentir-se seguros: sem perigo, em ordem, com segurança, de conservar o emprego etc. No trabalho: emprego estável, plano de saúde, seguro de vida etc.
No trabalho: Necessidade de estabilidade no emprego, boa remuneração, condições seguras de trabalho etc.
3 – Necessidades sociais: São necessidades de manter relações humanas com harmonia: sentir-se parte de um grupo, ser membro de um clube, receber carinho e afeto dos familiares, amigos e pessoas do sexo oposto.
No trabalho: Necessidade de conquistar amizades, manter boas relações, ter superiores gentis etc.
4 – Necessidades de estima: Existem dois tipos: o reconhecimento das nossas capacidades por nós mesmos e o reconhecimento dos outros da nossa capacidade de adequação. Em geral é a necessidade de sentir-se digno, respeitado por si e pelos outros, com prestígio e reconhecimento, poder, orgulho etc. Incluem-se também as necessidades de auto-estima.
No trabalho: Responsabilidade pelos resultados, reconhecimento por todos, promoções ao longo da carreira, feedback etc.
5 – Necessidades de auto-realização: Também conhecidas como necessidades de crescimento. Incluem a realização, aproveitar todo o potencial próprio, ser aquilo que se pode ser, fazer o que a pessoa gosta e é capaz de conseguir. Relaciona-se com as necessidades de estima: a autonomia, a independência e o auto controle.
No trabalho: Desafios no trabalho, necessidade de influenciar nas decisões, autonomia etc.
⇉ SOBREADMINISTRACAO.COM
É exigido que o candidato assinale a alternativa que mencione o teor da necessidade de autorrealização, à luz da Teoria Piramidal de Abraham Maslow. Vejamos:
“A” correta. As necessidades de autorrealização são as mais elevadas. Cada pessoa quer realizar o próprio potencial e autodesenvolver-se continuamente, buscando autonomia, liberdade, crescimento pessoal e profissional.
“B” incorreta. As necessidades humanas menos elevadas se encontram na base da hierarquia, que são as fisiológicas e de segurança.
“C” incorreta. As necessidades humanas mais elevadas se encontram no topo da hierarquia.
“D” incorreta. Consoante Maslow, as necessidades humanas menos elevadas se encontram na base da hierarquia.
“E” incorreta. As necessidades humanas menos elevadas se encontram na base da hierarquia.
GABARITO: A