SóProvas


ID
1445113
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre estrutura organizacional e tipos de departamentalização, é correto afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Copiar e colar as alternativas não explica nada.

  • - LETRA D - 


    Esses são os principais critérios de departamentalização cobrados em provas.

    a) Corresponde ao critério funcional. As unidades  são  formadas  por  especialistas  de  um  mesmo  assunto,  ou  função.  Por  exemplo,  setor  financeiro,  setor  de  vendas,  setor  de  compras.  Cada departamento exerce uma função típica dos elementos que o compõe. Quando é por processo, tem-se como desvantagem a  falta de flexibilidade e de adaptação frente a uma nova tecnologia. 


    b) Está correto que a estrutura matricial implica a quebra da unidade comando, pois agrupa o critério funcional combinado com outros, enfraquecendo a coordenação vertical. Agora se o princípio da unidade de comando é de Taylor...boa pergunta! Porque a teoria dele é sobre a supervisão  funcional, dividiu  o  processo  de produção  em  dois  níveis:  estudos  ou  planos  e  execução  ou  contramestre.  Ou seja, separou o planejamento da execução. (Luz aqui nessa questão se alguém souber!)


    c) Aqui o examinador embaralhou muitos conceitos, mas, obviamente, como uma facilidade pode ser desvantagem? Morreu a questão! Com desvantagem poderíamos dizer: a departamentalização por produtos dispersa os especialistas em subgrupos orientados para diferentes produtos, provocando duplicação de recursos e de órgãos, com evidente aumento dos custos operacionais.


    d) Por clientes: cada departamento estará organizado de modo a atender nichos de mercado baseados nas características dos clientes - como idade, sexo, nível socioeconômico, etc.


    e) Não há ênfase nos processos. Aqui o objetivo é agrupar os especialistas sob uma chefia comum, utilizando o máximo das habilidades técnicas das pessoas.



  • A) ERRADA: A especialização do trabalho não é uma das vantagens, pois, neste estrutura, os funcionários se tornam polivalentes, não limitados apenas a suas atividades.
    B) ERRADA: A Estrutura Matricial realmente quebrou o princípio da unidade de comendo, porém este princípio não foi criado por Taylor, e sim, por Fayol. C) ERRADA: Essas são as vantagens da Estrutura por Produto ou Serviço. D) CORRETA: Segundo Chiavenato, a estrutura por clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado. E) ERRADA: Segundo Chiavenato, uma das desvantagens da estrutura funcional é a reduzida cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental.

  • Caio, Uma dica para vc:

    A especialização no trabalho ocorre sim na departamentalização por processo.Com o mesmo problema encontrado na estrutura funcional, ocorre a redução da cooperação e da comunicação interdepartamental, devido ao isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento tem seus próprios objetivos e prioridades, que sob pressão criam-se diversas
    barreiras e conflitos. Também são criadas limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores, assim o erro da alternativa A não reside em dizer que os funcionários se tornam polivalentes, colega Caio. Pelo contrário, em cada fase os funcionários se concentram nela e passam pra a próxima equipe, causando insatisfação e monotonia. Fica a dica. Pensa num atendimento da UPA. Cada fase é cada fase.Monotonia total, nada de polivalência. Reveja a sua justificativa da assertiva A.

    Sua justificativa da assertiva E foi perfeita.


  • Questão Q465737 ajuda a responder!

  • A - Estrutura por processo - palavra chave é PROCESSO - departamentos são agrupados em torno de seus processos chaves, mais relacionado com produção e logística, especialização do trabalho refere-se a estrutura funcional.

    B - Estrutura Matricial - palavra chave é MATRIZ (colunas e linhas) - modelo híbrido que conjuga duas estruturas em uma só, não há unidade de comando, uma vez que são dois chefes por funcionário, pois o funcionário além de esta alocado em um determinado departamente ele está vinculado em um projeto. Lembrando que a unidade de comando está elencada nos "14 Princípios Básicos Fayol".

    C - Estrutura por produto - palavra chave é PRODUTO - departamentos são divididos por tipo de produto, permite maior autonomia e inovação, e como o colega disse, como uma facilidade pode ser desvantagem?

    D - Estrutura por clientela - palavra chave é CLIENTE - quando a organização detém clientes com necessidades muito específicas.

    E - Estrutura funcional - palavra chave é FUNÇÂO - dividida de acordo com as tarefas e funções da organização, uma DESVANTAGEM está na coordenação e comunicação dos departamentos  pois cada área (ex. marketing, finanças, vendas)  esta focada em seus próprios objetivos.

  • Engenheiro de mineração, Fayol apresentou e discutiu 14 princípios gerais de administração. Este achava que os princípios poderiam ser aplicados em qualquer ambiente organizacional e ainda identificou cinco funções básicas que veremos a seguir.

    1.Divisão do trabalho.
    2.Autoridade e responsabilidade.
    3.Disciplina.
    4.Unidade de comando.
    5.Unidade de direção.
    6.Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
    7.Remuneração do pessoal.
    8.Centralização.
    9.Cadeia escalar.
    10.Ordem.
    11.Equidade
    12.Estabilidade do pessoal.
    13.Iniciativa.
    14.Espírito de equipe.

    Segundo Fayol citado por Cruz Júnior (2006), a implementação desses princípios constitui-se na responsabilidade principal do administrador. Consequentemente, para que possa executá-los, ele obedece às seguintes funções:

    Planejamento: 
    preparar o futuro, desenvolvendo um plano de ação;

    Organização: combinar da melhor forma possível os recursos humanos, financeiros e materiais necessários à execução do planejado, e desenvolver uma estrutura destinada a implementar as atividades da organização;

    Comando: assegurar que os empregados desempenhem como deve ser as suas funções, no interesse da organização;

    Coordenação:
     ordenar harmoniosamente as atividades da organização, para que se possam alcançar os objetivos sem conflitos entre as atividades e seus executores; e

    Controle:
     verificar se os planos, instruções e comandos são corretamente implementados.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/40112/henri-fayol-e-os-14-principios-gerais-da-administracao#ixzz3wZnrBqVp

  • Comento por Tópico:


    ESTRUTURA POR PROCESSO. Neste são agrupadas conforme as etapas de um processo.


    Vantagens: Níveis hierárquicos reduzidos; Controle de processos, não de pessoas (capacitação permanente); Aumento da comunicação externa e interna.

    Desvantagens:Baixa coordenação interdepartamental/ baixa flexibilidade para ajustes; Fragmentação/ especialização: cada departamento tem somente parte do processo.


    ESTRUTURA MATRICIAL: Caracterizada por dupla linha de autoridade; combina a departamentalização funcional com a departamentalização de produto.


    “As vantagens da estrutura matricial são: qualidade da decisão no caso de conflitos de interesses, contato direto no lugar de burocracia, aumenta a motivação gerencial, desenvolvimento de gerentes através do incremento do envolvimento em decisões.


    As desvantagens são: tempo para a tomada de decisão, responsabilidades não ficam claras, grande grau de conflito, diluição de prioridades.” (Gerry Johnson e Kevan Shcoles “Exploring Corporate Strategy”)


    ESTRUTURA POR PRODUTOS: Neste tipo, as atividades são agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa.


    Vantagens: Descentralizada; Responsabilidade sobre produtos e contatos é clara; Permite adaptação à diferenças de produto/cliente

    Desvantagens: Duplicação de recursos entre as divisões; Dificulta a padronização entre linhas de produtos; Exige alto grau de coordenação.


    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/estrutura-organizacional-influencia-da-estrutura-na-eficiencia-da-organizacao-de-acordo/62071/

  • Comentário por Tópico:


    ESTRUTURA FUNCIONAL. São agrupadas de acordo com as funções da empresa.


    Vantagens: Economias de escala; Boa coordenação intradepartamental;Desenvolvimento de habilidades funcionais

    Desvantagens: Resposta lenta às mudanças, baixa flexibilidade; Baixa cooperação interdepartamental; Visão restrita da organização.

    A especialização do trabalho na Estrutura Funcional faz com que a organização seja mais formalizada, não permite visão ampla entre o conjunto, é mais centralizada e ainda a especialização gera conflitos entre as unidades.


    Para que ela seja mais orientada ao cliente, é melhor a estrutura orgânica, onde o ambiente é flexível permitindo mudanças, aceitando novas ideias, podendo ser mais criativo e inovando para obter uma estrutura que melhor satisfaça aos clientes.


    Outro aspecto é o departamento de Marketing que é o que foca no cliente, pois é o marketing quem busca o cliente, é ele quem faz pesquisa de mercado, busca todas as informações a respeito do cliente, então se faz necessário que este departamento tivesse um certo grau de autoridade sobre os demais departamentos, afim de criar interação e através disso, que a organização realize os seus objetivos e metas.


  • Só eu que enxerguei ambiguidade na D? Achei muito infeliz essa redação.

  • Departamentalização trata de como os departamentos ou setores de determinadas organizações serão divididos. Tipos de departamentalização: por clientes, por produtos ou serviços, geográfica/territorial, por processos, por projetos e matricial.


    Departamentalização por processos - lembrar que processo é uma sequência de atos, que resultam em um produto final, como por exemplo as montadoras de carros. Cada área cuidará de uma parte desta sequência de atos, haverá as fases do processo, e cada fase será feita por uma área da organização. Tem como vantagem a economia de escala, uso de tecnologia e rapidez e como desvantagem a obsolescência de equipamentos utilizados por surgimento de nova tecnologia e engarrafamento de produção se alguma  área atrasar na produção.


    Departamentalização matricial - utiliza um tipo de departamentalização verticalizada (geralmente a funcional) e misturará com outro tipo de departamentalização horizontalizada (geralmente a por projetos). Aproveita as vantagens das duas estruturas, menos estática, permite inovação  porém possui autoridade dual e problemas de comunicação.


    Departamentalização por serviços ou produtos - a organização se divide pelos produtos ou serviços oferecidos aos clientes, os setores são separados de acordo com os produtos que eles têm de cuidar. Um bom exemplo seria um supermercado em que há um setor que cuida de produtos de higiene, outro do açougue, etc. Tem como vantagem a especialização, melhor facilidade para desenvolver novos produtos ou serviços, uso de tecnologia, facilidade na contabilidade dos recursos; possui como desvantagem o maior custo operacional dos departamentos, duplicação de recursos, etc


    Departamentalização por cliente – foco da organização é no cliente, como por exemplo uma loja de roupas que tem um departamento de roupas masculinas, femininas e infantis. Busca a satisfação do cliente com maior reconhecimento no mercado. O cliente é a razão de ser da organização, ele é a prioridade.


    Departamentalização por funções - agrupa pessoas que exercem funções em uma determinada área, na organização. Caracterizada pela especialização das funções, o setor financeiro agrupa pessoas especialistas em finanças, o setor de marketing agrupa pessoas especialistas em marketing, etc. Adequada para pequenas e médias empresas e ambientes estáveis. Tem como vantagem a especialização, relacionamento entre funcionários dentro do setor e autoridade baseada no conhecimento; possui como desvantagem o fato de diminuir a visão global da empresa, perda de autoridade e dificuldade na tomada de decisão.



  • Valeu Caio Andrade. Iria em B, depois compreendi porque é a D.

    CORRETA: Segundo Chiavenato, a estrutura por clientela envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho é executado.

  • Existe estrutura por clientela? Não seria departamentalização?

  • A) Não, a vantagem da departamentalização por processos é extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia (Por produzir em larga escala - processo produtivo).

    B) Sim, só que a assertiva peca por um detalhe, a unidade de comando não é de Taylor e sim de Fayol. 

    C) Uma desvantagem não pode ser uma "facilidade". No contexto da assertiva caracterizam-se vantagens da departamentalização por produto. 

    D) Correta.

    E) Não, a departamentalização funcional proporciona uma pobre integração entre os departamentos pois formam-se as chamadas "panelinhas" de setores como: RH, marketing, produção etc

    Fonte: TGA; Chiavenato - 8º Edição - pg194 em diante.

  • Erro da "B" é que a unidade de comando não é de Taylor e sim de Fayol.

  • Alguém consegue explicar melhor o erro da letra A?

    A meu ver o erro seria "maior satisfação das pessoas".

  • Fabiana, a especialização do trabalho é característica da Departamentalização Funcional.

  • A matriz organizacional, evoluiu essencialmente como uma rede de interações entre as equipes de projeto e os elementos funcionais tradicionais. Especificamente, a Departamentalização Matricialcaracteriza-se pela fusão entre aDepartamentalização Funcional com aDepartamentalização de Projeto ou Produto.

  • Aos que estão justificando erroneamente a alternativa (A), segue explicação:

     

    a) estrutura por Processos tem como vantagens: especialização do trabalho, maior satisfação das pessoas, maior concentração e utilização dos recursos especializados.

     

    O erro da alternativa está em "maior satisfação das pessoas" e não "especialização do trabalho". A departamentalização por Processo tem ESPECIALIZAÇÃO FUNCIONAL SIM. Basta pensar na fabricação de um objeto único por 1 pessoa em 5 dias e a divisão da fabricação desse mesmo objeto por 5 pessoa em 1 dia. As 5 pessoas terão tarefas extremamente especializadas na fabricação deste objeto.

     

    Neste sentido, o erro está em afirmar que as pessoas sentem-se satisfeitas, já que a especialização funcional torna as pessoas insatisfeitas (fazer a mesma coisa sempre), deixando-as resistente às mudanças, etc. 

     

  • Respondendo com base na questão 

    Q465737 Administração Geral 

    A - Corresponde a vantagens da departamentalização funcional ou para estrutura funcional

    B- A Unidade de comando é principio de Fayol e não Taylor. A FCC considera vantagem da departamentalização por projetos a quebra da estrutura e uso de pessoas com alta especialização.

    C É vantagem e não desvantagem

    D Correta, mais de uma questão da FCC tem esse exemplo

    E A maioria das estruturas a comunicação inter departamentos é ruim, é uma das desvantagens da funcional tb.

  • essa pegadinha entre Taylor e Fayol nunca sai de moda

  • Vejamos cada alternativa:

    A) Errada. Não tem nenhuma relação com as vantagens da estrutura por processos.

    B) Errada. Toda errada. Matricial usa pessoas em dupla subordinação, rompendo com o princípio

    da Unidade de Comando de Fayol (e não de Taylor, como apontado pela questão).

    C) Errada. Não tem relação nenhuma com a departamentalização por produto/serviço.

    D) Certa. Um exemplo diferente de departamentalização por cliente, mas que está certo.

    E) Errada. Ao contrário: a estrutura funcional gera mais desintegração entre os departamentos.

    GABARITO: D.

    Comentários do prof. Carlos Xavier, do estratégia e não do x-men (perdão. Não pude resistir)