-
O que é um dado? "É um código que constitui a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento."
O que são as informações? "Informações são dados tratados. O resultado do processamento de dados são as informações. As informações tem significado, podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações considerando as informações."
O que é o conhecimento? "O conhecimento constitui um saber. Produz ideias e experiências que a informação por si só não será capaz de mostrar. Se informação é dado trabalhado, então conhecimento e informação trabalhada." Pode ser classificado como: teleológico, filosófico, empírico e científico.
-
Dados compreendem a
classe mais baixa de informação e incluem os itens que representam fatos, textos, gráficos, imagens estáticas,
sons, segmentos de
vídeo analógicos ou digitais
etc. Os dados
são coletados, por
meio de processos organizacionais, nos
ambientes interno e externo.
A próxima classe é a da informação
propriamente dita. Nesta classe, os
dados passam por
algum tipo de processamento para
serem exibidos em uma forma inteligível às pessoas que irão
utilizá-los. Processar dados inclui a
revelação de fotografias
de um filme,
as transmissões de rádio transformadas em um formato de relatório padronizado,
a exibição de
arquivos de computador como texto
ou gráfico em uma tela, a grade de
coordenadas em um
mapa etc.
O próximo nível
é o do conhecimento,
que pode ser definido como sendo informações que foram
analisadas e avaliadas sobre a sua confiabilidade, sua relevância e sua importância. Neste caso, o conhecimento é obtido pela interpretação
e integração de vários dados e informações para iniciar a construção de um
quadro de situação. O conhecimento não é estático, modificando-se mediante a interação
com o ambiente,
sendo este processo denominado aprendizado.
A transformação de
conhecimento em inteligência é realizada
por meio de
síntese, sendo uma
habilidade puramente humana baseada
em experiência e
intuição, que vai muito além da capacidade de qualquer sistema especialista ou
de inteligência artificial.
Síntese simplesmente não pode ser reduzida a procedimentos ou regras,
por não considerarem o complexo.
revista.ibict.br/index.php/ciinf/article/download/246/214
http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB0QFjAAahUKEwjh7e2V54PGAhVIDqwKHVxHAAM&url=http%3A%2F%2Frevista.ibict.br%2Findex.php%2Fciinf%2Farticle%2Fdownload%2F246%2F214&ei=MHx3VeGVIMicsAXcjoEY&usg=AFQjCNEWW_kSrdOImUIIvdiahiWIzAtQgg&bvm=bv.95039771,d.b2w
-
Aos não assinantes,
GABARITO: C
-
A questão gira em torno do tema Inteligência Competitiva (IC), entendida como uma forma proativa de captar e organizar informações relevantes sobre o comportamento da concorrência, dos clientes e do mercado como um todo, analisando tendências e cenários, e permitindo um melhor processo de tomada de decisão no curto e longo prazo.
Perceba que estamos diante da gestão do conhecimento no âmbito das organizações, organizada pelos seus sistemas de informações.
Dado é um registro a respeito de um determinado evento, ou seja, são “pedaços” espalhados de conhecimento, que merecem ser tratados.
Informação é um conjunto de dados com determinado significado, uma combinação desses "pedaços", previamente tratados.
Conhecimento pode ser definido como informações que foram analisadas e avaliadas sobre a sua confiabilidade, sua relevância e sua importância.
Inteligência é a informação devidamente filtrada, destilada e analisada que pode apoiar a tomada de decisões. A transformação de conhecimento em inteligência ocorre por meio de síntese da experiência e, muito além do que qualquer sistema de análise de informação, necessita de habilidades humanas (MORESI, 2000).
Vamos para os itens da questão:
I. Informação é coletada nos ambientes interno e externo e representa, por exemplo: fatos, textos, gráficos.
INCORRETO. A característica apresentada fornece exemplo de DADOS.
II. A inteligência é realizada por meio de síntese, baseada em experiência e intuição, sendo uma habilidade humana.
CORRETO, conforme destaque no comentário.
III. Conhecimento demanda análise e avaliação sobre a confiabilidade, relevância e importância de dados e informações para a construção de um quadro de situação.
CORRETO, conforme destaque no comentário.
GABARITO: A.
Comentário Professor Adriel Sá
-
Gabarito: C.
A afirmação I está incorreta, veja que os dados que são coletados em forma de fatos, textos e imagens.
A afirmação II está correta. A inteligência pode ser vista como o conhecimento que foi sintetizado e aplicado a determinada situação para ganhar maior profundidade e consciência.
A afirmação III também está correta, pois o conhecimento, pode ser definido como informações cuja relevância, confiabilidade e importância foram avaliadas. Neste caso, o conhecimento é obtido pela interpretação e integração de vários dados e informações.
Desta forma, podemos marcar nossa resposta na alternativa C.
Estratégia Concursos.
-
Não considero essa uma questão fácil, partes das alternativas podem se encaixar em mais de um dos conceitos que já apresentamos. Vamos analisá-las:
I – Fatos, textos e gráficos, considerados individualmente, não têm significado e contexto, percebe? Então temos exemplos de dados. Alternativa ERRADA.
II – A chave desse item é lembrar que inteligência é, como vimos, uma habilidade essencialmente humana. Não há erro no restante da afirmativa, pode-se sim afirmar que é a síntese do conhecimento e é baseada em experiência e intuição. Alternativa CERTA.
III – Procure as palavras chave da questão. Conhecimento demanda análise e avaliação sobre a confiabilidade, relevância e importância de dados e informações, para a construção de um quadro de situação. Observe que o examinador está se referindo a um nível acima de dados e informações que, como sabemos, é o conhecimento. Alternativa CERTA.
Gabarito: C
-
I. Informação (Dados) é coletada nos ambientes interno e externo e representa, por exemplo: fatos, textos, gráficos.
-
Gabarito (Letra C)
(I) Errado, informação dados são coletados nos ambientes interno e externo e representam fatos, textos, gráficos, etc;
(II) Correto, dado é processado para se tornar informação, que é avaliada para se tornar conhecimento, que é sintetizado para se tornar inteligência baseado em experiência, intuição e complexidade;
(III) Correto, para que informação se torne conhecimento, é necessário considerar aspectos como confiabilidade, relevância e importância.
-
Difícil enxergar um gráfico como um dado não processado. A correlação entre o eixo vertical e horizontal forma um contexto próprio do caráter de informação.
-
LETRA C
I – Fatos, textos e gráficos, considerados individualmente, não têm significado e contexto, percebe? Então temos exemplos de dados. Alternativa ERRADA.
II – A chave desse item é lembrar que inteligência é, como vimos, uma habilidade essencialmente humana. Não há erro no restante da afirmativa, pode-se sim afirmar que é a síntese do conhecimento e é baseada em experiência e intuição. Alternativa CERTA.
III – Procure as palavras chave da questão. Conhecimento demanda análise e avaliação sobre a confiabilidade, relevância e importância de dados e informações, para a construção de um quadro de situação. Observe que o examinador está se referindo a um nível acima de dados e informações que, como sabemos, é o conhecimento. Alternativa CERTA.
Arthur Mendonça - Direção Concursos
-
GAB. LETRA C.
I – Incorreto. Fatos, textos e gráficos, por si só, não fazem sentido nenhum, ficando impossibi- litados de se tirar alguma conclusão do que são, quais os seus propósitos ou a que pertencem. Portanto, são exemplos de dados.
II – Correto. Conforme cita Moresi (2001), a inteligência é a informação devidamente filtrada, destilada e analisada que pode ser utilizada no apoio à tomada de decisões. A transformação de conhecimento em inteligência ocorre por meio de síntese, baseada em experiência e intui- ção, e necessita de habilidades humanas.
III – Correto. Moresi (2001) destaca que o conhecimento é a consequência mental de angariar informações e, em sua forma mais desenvolvida, apresenta-se como a capacidade de chegar a novas descobertas com base no aprendizado e na experiência. São informações que foram analisadas e avaliadas sobre a sua confiabilidade, sua relevância e sua importância.
Sobre conhecimento:
• Informação contextual, relevante e acionável (informação em ação);
• Inclui reflexão, síntese e contexto (informação valiosa da mente);
• É difícil de estruturar; difícil de capturar em computadores; normalmente é tácito (não explícito); sua transparência é complexa.
Fonte: Patrícia Quintão, Grancursos online.