SóProvas


ID
1445173
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à gestão de pessoas por competências, considere:

I. Uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização, ampliará seu espaço ocupacional. Portanto, necessariamente, ela mudará de cargo ou posição na empresa.
II. A remuneração por competências é parte variável do total de remuneração recebido pelos empregados.
III. “Compreender as rotinas de trabalho” não descreve uma competência.
IV. “Redigir parecer, observando normas do manual de redação da organização”, descreve competência.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia dizer o motivo pelo qual o item II está errado?

  • I - Errada: ampliar espaço ocupacional não representa necessariamente mudança de cargos;


    II - Errada. A remuneração por competência é uma abordagem na qual a organização define quias são as competências necessárias para sua sobrevivência e as organiza de acordo com o nível de complexidade. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas. A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual

    ele será colocado.


    III - Errada: competências, em resumo, são um misto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Logo, o item seria, de fato, um exemplo de competência de um cargo.


    IV - Certa (vide comentário anterior)

  • Essas questões de RH da FCC tão bizarras! Muito estranhas

  • É perfeitamente possível que uma pessoa, com base em sua competência e estimulada pelas necessidades da organização, possa ampliar seu espaço ocupacional, portanto, o nível de complexidade de suas atribuições e responsabilidades, sem necessariamente mudar de cargo ou posição na empresa.

    http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055756.PDF

  • Eu tenho muito medo dessas questões da FCC... não existe um caminho o qual vc possa se guiar, vale o que a banca tem na cabeça!!

    Alguém me ajude, por exemplo, explicar porque o item III está errado?

    “Compreender as rotinas de trabalho” é sinal de competência?

    Rotina de trabalho é algo que todos devem saber por obrigação, e não por competência...

    Mas na hora da prova não vale o "meu entendimento", mas saber de qual livro a banca tirou a informação.

    Precisamos de muita força, pq vencer essas bancas não é pra qualquer um!!

  • Erro da II "A remuneração por competências é parte variável do total de remuneração recebido pelos empregados."

    Na gestão por competências a remuneração é de acordo com o CHA dos profissionais. Nesse caso, a remuneração é pelo total de competências de cada colaborador e não parcela variável como a questão diz.

  • Mapas Mentais de Administração para Concurso:

    Gestão de Competência 1: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-13.html

    Gestão de Competência 2: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-23.html

    Gestão de Competência 3: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015_06_28_archive.html

  • Concordo, Andreia! Deem uma olhada nessa questão, nela não foi considerada como competência o seguinte: Conhecer os produtos e serviços da organização. Assemelha-se muito com o item III.

    Q502539

    Gestão de Pessoas [img src="https://www.qconcursos.com/assets/internas/seta-assunto.png" width="7" height="7" alt="Disciplina - Assunto">

     Gestão de Competências

    Ano: 2014

    Banca: FCC

    Órgão: TCE-GO

    Prova: Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas

    Resolvi errado

    No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO:



  • Prezado(a) Analista Federal,  concordo com vc, o item aborda um pré-requisito e não uma competência; daí diz "não" e é considerado errado! Putz

  • 1 - A descrição das competências profissionais deve ocorrer sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho; 2 - Evitar descrições muito longas, utilização de termos técnicos, ambiguidades, duplicidades, irrelevâncias e obviedades, abstrações e a utilização de verbos que não expressem uma ação concreta; 3 - As descrições devem ser submetidas à críticas de Pessoas-chave da organização; 4 - Uma avaliação semântica das competências descritas deve ser realizada. Fonte: Gestão de Pessoas (Cristiana Duran)
  • É simples, Andre Duarte:

    A descrição de uma competência deve ser feita sob a forma de referências de desempenho, ou seja, comportamentos observáveis.

    Esse comportamento pode ser descrito utilizando VERBO + OBJETO DA AÇÃO.

    Ex.: 

    III. Compreender (verbo) as rotinas de trabalho (objeto da ação) : descreve uma competência. 
    IV. Redigir parecer (verbo) , observando normas do manual de redação da organização (objeto da ação): descreve competência. 

  • Carla Carvalho, não entendi esse esquema de verbo e ação rs, é algum macete? 

  • Verbo + objeto da ação é descrição dada por Brandão e Bahry e está no livro de Andréia Ribas.

  • Essa matéria está tirando meu sono! 

  • I) Errado. "Ampliar o espaço ocupacional" é o mesmo que aumentar o nível de complexidade das atribuições e responsabilidades de um indivíduo no cargo. Assim, na gestão por competências as pessoas realmente são estimuladas a ampliar este espaço, nas condições propostas pelo item. Apesar disso, não há implicação de mudar de cargo ou posição na organização! As pessoas podem ampliar esse espaço mantendo-se no mesmo cargo!

     

    II) Errado. Remuneração por competências envolve uma visão geral sobre a remuneração, tanto em sua parcela fixa quanto variável. Apesar disso, é comum encontrar autores que somente mencionam a remuneração por competências como parcela variável. Foi essa a pegadinha do item.

     

    III) Errado. A frase proposta pelo item constitui uma competência.

     

    IV) Certo. A frase proposta pelo item constitui uma competência.

     

    Prof. Carlos Xavier

  • III. “Compreender as rotinas de trabalho” não descreve uma competência. ERRADA

    A FCC, por vezes, é extremamente sutil nas cascas de banana que coloca em suas questões sobre essa matéria. 

    Percebam que no item III ela não diz simplesmente "competência" e sim UMA competência. Desse modo, ela generaliza e não amarra o fato da compreensão das rotinas de trabalho ser A competência em si. E sim, uma das necessárias para o processo como um todo. Logo, dizer que essa compreensão NÃO descreve UMA competência torna, de fato, a assertiva errada.

  • Stewie Griffin, essa matéria me dá sono! 

  •  

    A FCC já cobrou esse definição, vejamos:

     

    Espaço Ocupacional refere-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.

     

    REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS:

     

     → Possibilita redução da subjetividade. Proporciona clareza e transparência na condução do processo dentro das organizações. 

     

     → Estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis

     

     → Se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos, o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands).