-
Alguém saberia dizer o motivo pelo qual o item II está errado?
-
I - Errada: ampliar espaço ocupacional não representa necessariamente mudança de cargos;
II - Errada. A remuneração por competência é uma abordagem na qual a organização define quias são as competências necessárias para sua sobrevivência e as organiza de acordo com o nível de complexidade. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas. A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qualele será colocado.
III - Errada: competências, em resumo, são um misto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Logo, o item seria, de fato, um exemplo de competência de um cargo.
IV - Certa (vide comentário anterior)
-
Essas questões de RH da FCC tão bizarras! Muito estranhas
-
É perfeitamente possível que uma pessoa, com base em sua competência e estimulada
pelas necessidades da organização, possa ampliar seu espaço ocupacional, portanto, o nível de
complexidade de suas atribuições e responsabilidades, sem necessariamente mudar de cargo
ou posição na empresa.
http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055756.PDF
-
Eu tenho muito medo dessas questões da FCC... não existe um caminho o qual vc possa se guiar, vale o que a banca tem na cabeça!!
Alguém me ajude, por exemplo, explicar porque o item III está errado?
“Compreender as rotinas de trabalho” é sinal de competência?
Rotina de trabalho é algo que todos devem saber por obrigação, e não por competência...
Mas na hora da prova não vale o "meu entendimento", mas saber de qual livro a banca tirou a informação.
Precisamos de muita força, pq vencer essas bancas não é pra qualquer um!!
-
Erro da II "A remuneração por competências é parte variável do total de remuneração recebido pelos empregados."
Na gestão por competências a remuneração é de acordo com o CHA dos profissionais. Nesse caso, a remuneração é pelo total de competências de cada colaborador e não parcela variável como a questão diz.
-
Mapas Mentais de Administração para Concurso:
Gestão de Competência 1: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-13.html
Gestão de Competência 2: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015/06/gestao-por-competencia-23.html
Gestão de Competência 3: http://admparaconcurso.blogspot.com.br/2015_06_28_archive.html
-
Concordo, Andreia! Deem uma olhada nessa questão, nela não foi considerada como competência o seguinte: Conhecer os produtos e serviços da organização. Assemelha-se muito com o item III.
Q502539
Gestão de Pessoas [img src="https://www.qconcursos.com/assets/internas/seta-assunto.png" width="7" height="7" alt="Disciplina - Assunto">
Gestão de Competências
Ano: 2014
Banca: FCC
Órgão: TCE-GO
Prova: Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas
No modelo de Gestão por Competências há a etapa do mapeamento que orienta as ações organizacionais para captar e/ou desenvolver as competências identificadas como relevantes à organização. São exemplos de descrição correta de uma competência individual, EXCETO:
-
Prezado(a) Analista Federal, concordo com vc, o item aborda um pré-requisito e não uma competência; daí diz "não" e é considerado errado! Putz
-
1 - A descrição das competências profissionais deve ocorrer sob a forma de referenciais de desempenho, ou seja, de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;
2 - Evitar descrições muito longas, utilização de termos técnicos, ambiguidades, duplicidades, irrelevâncias e obviedades, abstrações e a utilização de verbos que não expressem uma ação concreta;
3 - As descrições devem ser submetidas à críticas de Pessoas-chave da organização;
4 - Uma avaliação semântica das competências descritas deve ser realizada.
Fonte: Gestão de Pessoas (Cristiana Duran)
-
É simples, Andre Duarte:
A descrição de uma competência deve ser feita sob a forma de referências de desempenho, ou seja, comportamentos observáveis.
Esse comportamento pode ser descrito utilizando VERBO + OBJETO DA AÇÃO.
Ex.:
III. Compreender (verbo) as rotinas de trabalho (objeto da ação) : descreve uma competência.
IV. Redigir parecer (verbo) , observando normas do manual de redação da organização (objeto da ação): descreve competência.
-
Carla Carvalho, não entendi esse esquema de verbo e ação rs, é algum macete?
-
Verbo + objeto da ação é descrição dada por Brandão e Bahry e está no livro de Andréia Ribas.
-
Essa matéria está tirando meu sono!
-
I) Errado. "Ampliar o espaço ocupacional" é o mesmo que aumentar o nível de complexidade das atribuições e responsabilidades de um indivíduo no cargo. Assim, na gestão por competências as pessoas realmente são estimuladas a ampliar este espaço, nas condições propostas pelo item. Apesar disso, não há implicação de mudar de cargo ou posição na organização! As pessoas podem ampliar esse espaço mantendo-se no mesmo cargo!
II) Errado. Remuneração por competências envolve uma visão geral sobre a remuneração, tanto em sua parcela fixa quanto variável. Apesar disso, é comum encontrar autores que somente mencionam a remuneração por competências como parcela variável. Foi essa a pegadinha do item.
III) Errado. A frase proposta pelo item constitui uma competência.
IV) Certo. A frase proposta pelo item constitui uma competência.
Prof. Carlos Xavier
-
III. “Compreender as rotinas de trabalho” não descreve uma competência. ERRADA
A FCC, por vezes, é extremamente sutil nas cascas de banana que coloca em suas questões sobre essa matéria.
Percebam que no item III ela não diz simplesmente "competência" e sim UMA competência. Desse modo, ela generaliza e não amarra o fato da compreensão das rotinas de trabalho ser A competência em si. E sim, uma das necessárias para o processo como um todo. Logo, dizer que essa compreensão NÃO descreve UMA competência torna, de fato, a assertiva errada.
-
-
Stewie Griffin, essa matéria me dá sono!
-
A FCC já cobrou esse definição, vejamos:
→ Espaço Ocupacional refere-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.
REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS:
→ Possibilita redução da subjetividade. Proporciona clareza e transparência na condução do processo dentro das organizações.
→ Estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis.
→ Se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos, o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands).