SóProvas


ID
1445176
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Centralização das decisões na figura de um executivo; hierarquia mínima e pouca atividade de treinamento são características que configuram o tipo de organização:

Alternativas
Comentários
  • Que conceito é este?
  • Segundo Mintzberg, a organização empresarial se divide em sete tipos diferentes:

    O primeiro modelo é do tipo empresarial, cuja parte mais importante está concentrada em uma cúpula estratégica que centraliza as decisões na figura de um executivo empreendedor. Esses tipos de organizações aparecem constantemente em novelas e filmes. Existe um chefe patriarca que comanda a empresa e, consequentemente, a família.
    O segundo tipo é o da empresa máquina, comandada por uma tecnoestrutura composta de técnicos e gerentes especializados. Os técnicos buscam padronizar as estruturas e estabelecer rotinas que ampliam o controle sobre os grupos existentes nas organizações por meio de regulamentos e normas. Tendem, portanto, a tornar excessivamente formal toda a estrutura.
    O terceiro tipo é a organização profissional. Esse tipo tem, à frente, um núcleo operacional composto por especialistas independentes que assumem o controle das tarefas e das decisões. Há um grau elevado de autonomia dos profissionais que atuam nesse tipo de organização. Por outro lado, esse elevado grau de autonomia que sempre evolui para a democratização, acaba dificultando a coordenação dos trabalhos e dos processos de tomada de decisões, sobretudo quando as divergências se tornarem maiores que os consensos.
    Nas organizações diversificadas, quarto tipo de organização proposto por Mintzberg, uma linha média de gerentes administra todas as linhas de negócios e atividades. Nesses casos, a linha média se situa entre a cúpula empresarial e os encarregados de produção. Esse desenho estrutural tende a se tornar altamente burocrático para a organização, impedindo que as decisões e movimentos sejam efetuados com a velocidade necessária quando oportunas.
    O quinto tipo de organização propõe um modelo que elege o pessoal da pesquisa e do desenvolvimento como os mais importantes membros da organização. Esse núcleo (P&D, development, etc...) lida diretamente com o conhecimento. A ênfase desses profissionais é a busca de mais conhecimento para lidar com ambientes extremamente dinâmicos ou específicos.
    O sexto tipo de organização é o que possui um modelo missionário ou revolucionário. Seu norte é a ideologia do grupo ou da instituição a qual pertencem os ideologistas. Por meio de crenças e símbolos, estabelecem e exercem controle sobre os demais membros ou grupos das organizações.
    Finalmente existem as organizações do tipo político. Nessas organizações, não há uma parte mais importante ou que exerce um comando, pois estas organizações estão envolvidas em constates conflitos e mudanças.http://maurodesouza.melhorguiabrasil.com.br/2011/04/administracao-henry-mintzberg.html

  • Nunca ouvi falar nesses conceitos....

  • FCC e vc, nada a ver!!

  • Esse Mintzberg fala, fala, fala.... vende, vende, vende (livro).... e parece que nada disso se encaixa na prática das organizações, pelo menos as brasileiras. Órgão públicos então............

  • Estrutura Simples ou empresarial: geralmente ocorre em pequenas empresas, é uma organização com pouca padronização com um controle mais rígido e pessoal feito pelo dono. Há maior flexibilidade na tomada de decisões e a estratégia acontece de maneira informal e com a visão pessoal do proprietário. Sua parte mais importante é a cúpula estratégica. (Mintzberg)

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-entendimento-das-estruturas-e-modelos-organizacionais-para-a-estrategia-das-empresas/71363/

     

     

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: B

  • Parece mais com a estrutura simples típica de empresas familiares onde o dono concentra a autoridade e há pouca padronização, não conhecia esse conceito como estrutura empresarial.

  • Esse Mintzberg fala, fala, fala.... vende, vende, vende (livro).... e parece que nada disso se encaixa na prática das organizações, pelo menos as brasileiras. Órgão públicos então............

     

    Não há sentido nessa colocação. Se a teoria de Mintzberg não funcionam no Brasil, não é que ela é ruim. É em função de nossa estrutura arcaica e corrupta não propiciar as condições para tal implementação. Exemplo disso são as disfunções da administração burocrática. 

  • Mais uma questão avulsa do mundo de Nárnia . Não se deixe enganar , isso são exceções . Siga em frente , essas questões não são regra , vc não precisa fechar a prova
  • tem umas questões de administração que parecem mais com horoscopo chinês !!!