-
C) A promoção dos funcionários na organização ocorre por tempo de serviço
Remuneração por competências
Segundo França (2010), a construção de um sistema de gestão salarial por competências parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas. Define-se, então, as competências necessárias aos profissionais, como já mencionado, para que mantenham a empresa competitiva em longo prazo. E cada uma das competências é descrita em níveis de complexidade e de responsabilidade encontrados em seu exercício. Para cada nível de complexidade e de responsabilidade do conjunto de competências utilizadas pelos profissionais, são associadas faixas salariais e estabelecidos critérios de evolução ao longo delas. A complexidade de atuação do profissional no conjunto de competências é que define, portanto, a faixa salarial na qual ele será colocado e é um dos elementos de decisão sobre seu posicionamento ao longo da faixa (HIPÓLITO, 2002).
Ao contrário do modelo funcional, o sistema de gestão por competências baseia-se na ampla divulgação dos critérios definidos, de forma a servir como orientador das ações individuais.
As competências estão ligadas aos objetivos e às estratégias organizacionais, o que cria um escopo em termos de conhecimentos, habilidades e atitudes (inputs) a serem adquiridos. Dessa forma, não é qualquer novo conhecimento ou nova habilidade obtida que será valorizada e remunerada. E, além dos insumos, consideram-se, também, os retornos, as entregas efetivamente realizadas. A pessoa só é avaliada se tiver determinada competência e conseguir mostrar os resultados esperados pela organização.
-
No que tange à remuneração por competências,
Espaço Ocupacional - refere-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação. Pode ser ampliado horizontalmente, com mais ocupações dentro do campo de atuação dos analistas ou técnicos judiciários, por exemplo.
Se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos - ampliação do espaço ocupacional -, o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands)
A remuneração por competências possibilita redução da subjetividade, proporciona clareza e transparência na condução do processo dentro das organizações, podendo gerar motivação em virtude do sentimento de equidade/justiça, consoante a teoria da equidade ou do reforço.
Estão presentes conhecimentos, habilidades e atitudes aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis objetivamente (devendo-se priorizar os métodos modernos de avaliação aferíveis objetivamente), agregando valor à organização e ao cliente.
A promoção dos funcionários na organização ocorre por tempo de serviço - somente no serviço público, mas aí não depende das competências, podendo ser por antiguidade ou merecimento no caso dos magistrados ao Tribunal. d)
-
A promoção dos funcionários na organização ocorre por tempo de serviço.
INCORRETO.
A remuneração por competência possui variação à medida em que a pessoa se torne capaz de desempenhar mais atividades com sucesso, e não por tempo de serviço (remuneração tradicional).
Estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis.
CORRETO.
O sistema de remuneração baseada nas competências se baseia nos talentos que as pessoas devem possuir para serem aplicados a uma variedade de tarefas e situações.
Se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos, o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands).
CORRETO.
Broadband é uma estrutura de grande amplitude salarial; ela simplesmente funde muitas classes tradicionais de salários transformando-as em poucas bandas mais largas de salários.
O conceito de Espaço Ocupacional refere-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.
CORRETO.
De acordo com Dutra (2002), o conceito de espaço ocupacional é decorrente de uma pessoa agregar mais valor à medida que assume responsabilidades e atribuições mais complexas, mesmo sem mudar de cargo. A capacidade de atender às necessidades da organização em função das suas competências leva a pessoa a ampliar o espaço ocupacional.
Possibilita redução da subjetividade, proporciona clareza e transparência na condução do processo dentro das organizações.
CORRETO.
Adriel Sá.
-
se é por competencia,então não tem como ser por tempo de serviço,letra "c" errada.
-
POR ---> MERECIMENTO
GABARITO LETRA C
-
Utilizando a própria banca para fazer um resuminho:
REMUNERAÇÃO POR COMPETÊNCIAS:
→ Espaço Ocupacional refere-se ao agrupamento de cargos, de complexidade semelhante dentro da estrutura organizacional, sob uma única denominação.
→ Possibilita redução da subjetividade.
→ Proporciona clareza e transparência na condução do processo dentro das organizações.
→ Estão presentes conhecimentos aplicados nas situações com níveis de complexidade, habilidades do profissional e seus comportamentos, gerando resultados mensuráveis.
→ Se a estrutura organizacional estiver em transformação e adotar cargos amplos, o sistema estará estruturado em faixas amplas de salários (broadbands).