SóProvas


ID
1445416
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um gestor público de um determinado estado resolve, por decreto estadual, alterar unilateralmente as vias de transporte de ônibus intermunicipais, e modifica o que estava previsto nos contratos de concessão pública desse tipo de transporte, válidos por vinte anos, concedendo os trajetos e linhas mais rentáveis a duas empresas concessionárias específicas. O objetivo do citado gestor foi favorecer essas duas empresas, com as quais mantém ligações políticas e familiares. As outras três empresas concessionárias, que também exploram os serviços de transporte de ônibus, no referido estado, por meio de contratos de concessão, sentem-se prejudicadas.

Nessas condições, as outras três empresas

Alternativas
Comentários
  • Como o objetivo do gestor foi o de favorecer a duas empresas houve um vício de finalidade e violação aos princípios da impessoalidade e moralidade, encontrados na CF, art. 37, caput. Assim sendo, necessário a intervenção do judiciário com a decretação de nulidade do ato administrativo. "Violação à legalidade" 

  • Lembrando que o Judiciário só pode exercer seu controle sobre os outros poderes quando há um vício de legalidade, como aconteceu no caso exposto. Caso se tratasse de mérito, ele não poderia agir

  • GAB A

    PJ FOI PROVOCADO= PODE ANULAR ATOS ADM COM VÍCIOS DE ILEGALIDADE E ILEGITIMIDADE.