-
Principio do azarado, vamos imaginar que jorge é muito azarado, ele tira todas as 13 bolas vermelhas (pois as bolas vermelhas são de maior qtd) logo a 14ª bola tem que ser de uma cor distinta.
-
chama-se principio das casas de pombos.
-
Gabarito: B
Explicação do João Nunes.
-
Princípio da "casa dos pombos". Consiste em considerar a pior das hipóteses dentre as opções.
Bolas:
10 pretas; 13 vermelhas; 9 azuis; 12 verdes e; 11 amarelas.
A pior das hipóteses, neste caso, é retirar só bolas pretas que estão em maior número, 13 (é muito azar mesmo...só precisávamos de 2 diferentes, e só vieram pretas = pior das hipóteses). Agora sim, como ele quer, pelo menos, duas cores diferentes...a 14° bola completará o que se pede (duas bolas diferentes). Gabarito: B
-
isso é probabilidade? pq na classificação colocaram análise combinátoria.
-
mas se pede o numero minimo, nao seriam 9 bolas azuis e uma qualquer, ja que a azul tem o menor numero de bolas? qual a logica em escolher o maior numero?
-
Daniele Meireles
vamos entender! essa questão é bem tranquila.
Ele quer pegar 2 bolsa de cores diferentes. Daí vc tem que sempre procurar a cor que tem mais bolas. pq se ele quer garantir pegar 2 de cores diferentes tem que ser no minimo 14 bolas...pq ele tem 13 bolas vermelhas, logo ele pode tirar 1,2, 3...e 13 vermelhas...logo na 14º bola aí sim ele vai ter certeza q vai ser uma cor diferente pq ele já pegou todas as vermelhas. então ele vai 2 bolas diferentes.
não sei se deu para enteder. mas o lance é vc partiri sempre da bola que tem mais quantidade.
-
Esse problema tem como base o 'Princípio da Casa dos Pombos'.
O princípio do pombal ou princípio da casa dos pombos é a afirmação de que se n pombos devem ser postos em m casas, e se n > m, então pelo menos uma casa irá conter mais de um pombo. Matematicamente falando, isto quer dizer que se o número de elementos de um conjunto finito A é maior do que o número de elementos de um outro conjunto B, então uma função de A em B não pode ser injetiva.
É também conhecido como teorema de Dirichlet ou princípio das gavetas de Dirichlet, pois supõe-se que o primeiro relato deste princípio foi feito por Dirichlet em 1834, com o nome de Schubfachprinzip ("princípio das gavetas").
O princípio do pombal é um exemplo de um argumento de calcular que pode ser aplicado em muitos problemas formais, incluindo aqueles que envolvem um conjunto infinito.
Embora se trate de uma evidência extremamente elementar, o princípio é útil para resolver problemas que, pelo menos à primeira vista, não são imediatos. Para aplicá-lo, devemos identificar, na situação dada, quem faz o papel dos objetos e quem faz o papel das gavetas.
(Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_casa_dos_pombos)
Aplicado ao problema, as bolas de cor vermelha são as que estão em maior número. Logo, é preciso tirar 14 bolas que haja certeza absoluta de que foram retiradas, pelo menos, duas bolas de cores diferentes.
Gabarito: B
Bons estudos!
-
É só pensar pela pior das hipóteses: que seria tirar todas da mesma cor, sendo assim, você pensa pela cor que tem maior quantidade, quando se esgotarem as possibilidades, obrigatoriamente, você retira uma outra cor, Assim, vc encontra o mínomo de vezes em que é necessario retirar bolas de cores diferentes,
-
O professor Renato do QC disse que quando pedir 2 diferentes é só somar o número MAIOR e somar com mais 1
EX: dentre as opções dadas acima o 13 é o maior , então fica 13 + 1 = 14
-
Como Jorge pode ser uma pessoa desprovida de sorte, ele tirará todas as bolas vermelhas (13), mais 1 kkkkkkk