SóProvas


ID
1446016
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O texto a seguir é um fragmento do artigo Está esquisito, do professor e cientista político Luiz Werneck Vianna, publicado em abril de 2014. Leia-o, atentamente, e responda à questão proposta:

“Está esquisito: a que se devem essa difusa sensação de mal-estar e esses pequenos abalos que vêm surpreendendo a rotina do cotidiano não só nos grandes centros metropolitanos? Por que uma parte da juventude escolarizada se empenha, nos espaços da internet, na procura por um herói sem rosto e anônimo - a multidão, construção cerebrina da fabulação de profissionais de utopias, de quem se espera a recriação do nosso mundo?

Também está esquisita essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social levadas a efeito nos últimos governos. Esquisitice que beira a ironia quando se constata que as Forças Armadas, em meio a um processo de revisão da Lei da Anistia que as contraria, são mobilizadas para tudo, até para intervenção direta na questão social, como na chamada pacificação das favelas cariocas. E, como se sabe, não haverá Copa do Mundo sem elas. (...)”

A inquietação do pesquisador está na esfera dos fundamentos do Estado Democrático de Direito instituído pela Constituição da República Federativa do Brasil. Neste caso, ele se refere:

Alternativas
Comentários
  • Gbario E - Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

    V - o pluralismo político.

  • ALTERNATIVA E)

     

    Ao alçar a cidadania a fundamento de nosso Estado, o constituinte está utilizando essa expressão em sentido abrangente, e não apenas técnico-jurídico. Não se satisfaz a cidadania com a simples atribuição formal de direitos políticos ativos e passivos aos brasileiros que atendam aos requisitos legais. É necessário que o Poder Público atue, concretamente, a fim de incentivar e oferecer condições propícias à efetiva participação política dos indivíduos na condução dos negócios do Estado, fazendo valer seus direitos, controlando os atos dos órgãos públicos, cobrando de seus representantes o cumprimento de compromissos assumidos em campanha eleitoral, enfim, assegurando e oferecendo condições materiais para a integração irrestrita do indivíduo na sociedade política organizada.

    Fonte: Direito Administrativo Descomplicado - Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino

     

  • interpretação subjetiva, galera.


    nem vale a pena.

  • é a segunda questão que faço dessa banca, e que questões maravilhosas... exigem mais do que um simples decoreba "SoCiDiValPlu", exige raciocínio, leitura e interpretação, é disso que o brasileiro está precisando (com todo respeito). 

  • Concordo Juliana. Ótima questão!

  • Muito bem elaborada!

  • Outra questão inútil que não mede conhecimento e tenta transmitir uma "aparência" intelecção.

  • Questão muito boa...porém carregada de ideologia partidária.


  • Bem elaborada!

  • Depois de uma análise, temos que admitir que a questão é muito boa. O texto de uma subjetividade interpretativa que chega abranger todos os fundamentos mencionados, mas como A CIDADANIA sem os demais FUNDAMENTOS CITADOS NÃO VALE A PENA! Neste caso a CIDADANIA engloba a DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, OS VALORES SOCIAIS DO TRABALHO E DA LIVRE INICIATIVA E TAMBÉM O PLURALISMO POLÍTICO que são perceptíveis nas situações mencionadas no texto! Show de bola esta questão, vai além da simples memorização dos fundamentos, concebe a oportunidade de reflexão acerca do conjunto prático dos fundamentos.

  • ALTÍSSIMO NÍVEL, PARABÉNS À BANCA.

    TRABALHE E CONFIE.
  •  Achei a questão super estranha... Não me parece um caso sofisticado de interpretação, mas sim uma coisa confusa e subjetiva.

    Eu, por exemplo, pensei que, como em meio aos desabafos do autor há a frase "(...) Também está esquisita essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana", ele pudesse estar se referindo ao quinto fundamento do artigo 1º, que é "PLURALISMO POLÍTICO", afinal, antes da C.F. de 1988 estávamos há 20 anos em uma ditadura que sufocava qualquer tipo de manifestação democrática, e, ainda assim, as pessoas hoje em dia estão descrentes nas instituições, às vezes não lembrando que antes era pior.

     Mesmo assim, não me parece análise a ser cobrada de prova de nível médio.

     No fim das contas dá uma sensação ruim de que estudar não vai te garantir nada, pois quem tem o poder de formular as provas pode jogar as coisas subjetivas desse jeito e dar a palavra final de acordo com suas próprias leituras.

  • Vivemos tempos difíceis. Ninguém mais quer ler um texto de dois parágrafos e um depoimento de um cara falando que é preciso valorizar as conquistas sociais e a Constituição mais democrática de nossa História é ideologia partidária esquerdista.

     

    Minha crítica à questão é a subjetividade que dificulta apontar com certeza o princípio mais adequado. 

  • ''Também está esquisita essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante das políticas bem-sucedidas de inclusão social levadas a efeito nos últimos governos.''

     

    aff...

  • Extramamente subjetiva!

  • Acertei, mas fiquei na dúvida entre a D...
    Vou tentar explicar o porquê da E...não cheguei a essas conclusões de imediato, mas sim tentando explicá-las.

    Cidadania é :
    participar do regime democrático, de forma direta e indireta.
    se você participa do regime democrático, tem que respeitar a soberania da coletividade ( a pluralidade )
    republica é o poder do povo alcançado pela cidadania.

     

    Trechos do texto:
    Está esquisito: a que se devem essa difusa sensação de mal-estar e esses pequenos abalos que vêm surpreendendo a rotina do cotidiano não só nos grandes centros metropolitanos? Por que uma parte da juventude escolarizada se empenha, nos espaços da internet, na procura por um herói sem rosto e anônimo - a multidão, construção cerebrina da fabulação de profissionais de utopias, de quem se espera a recriação do nosso mundo?

    Esse trecho não tem uma relação com pluralidade de ideias.
    Não trás nada sobre ideia, apenas que estão na procura de um herói na internet

    há alguma ideia difundida na internet? Pra mim não.

    Também está esquisita essa descrença gene- ralizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social levadas a efeito nos últimos governos. Esquisitice que beira a ironia quando se constata que as Forças Armadas, em meio a um processo de revisão da Lei da Anistia que as contraria, são mobilizadas para tudo, até para intervenção direta na questão social, como na chamada pacifcação das favelas cariocas. E, como se sabe, não haverá Copa do Mundo sem elas. (...)”

    Esse segundo parágrafo deixou claro:
    democrática  = meio de participação (cidadania), governo do povo para o povo.
    republicana  = administração da coisa pública em prol da coletividade.
    políticas bem-sucedidas de inclusão social =pra que servem essas políticas?! fornecem maneiras de participação na vida política(cidadania)


     

     

  • Questão boa, serio ?

    O que é um questão bem formulada, é uma questão que você acerta neh..

    Porque convenhamos a questão é muito Subjetiva,

    Cabe varias análises. 

     

  • Cidadania: representa um status garantido a todos os nacionais brasileiros sendo que o poder público deve assegurar e oferecer condições materiais para integração irrestrita do indivíduo na sociedade político-organizada (prof Carla Andrade).

    Eu consegui visualizar essa definição no texto em questão.

  • democracia, lei da anistia  = palavras chaves. que remetem a cidadania = direito de votar.    nessas questões tem que buscar palavras chaves

     

  • Ótima questão!

    Não há nada de subjetivo. A questão requer interpretação de texto. 

  • Li e reli este texto várias vezes e não conseguir ver uma mençao que me remetesse a cidadania, em momento algum falou de direitos políticos, este texto é muito subjetivo, ao meu ver caberia mais dignidade da pessoa humana que merece no minimo segurança

  • Esse trecho destaca pq o gabarito é letra E, cidadania. "Também está esquisita essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social levadas a efeito nos últimos governos. "

  • Questão subjetiva.

    Poderia ser tb pluralismo político.

    Pluralismo político é a possível e garantida existência de várias opiniões e idéias com o respeito por cada uma delas. O pluralismo político, como base do Estado democrático de direito, aponta o reconhecimento de que a sociedade é formada por vários grupos, portanto composta pela multiplicidade de vários centros de poder em diferentes setores.

  • Questão subjetiva.
    Gabarito letra E
     

    "...inclusão social..."
     

  • PALHAÇADA APENAS! Se eu quisesse estudar Constituição para responder questão """interpretativa""" eu já ia pra Português e não para as leis!

  • Alguém pode, por favor, explicar como identificar cada item?

  • questão de interpretação de texto, então fica difícil comentar item a item, mas vamos supor se o texto falasse de:
    a) algum país estrangeiro tentando tomar ou mandar em algo no/do Brasil;

    b) condição degradante, de indigência, miséria ou penúria de brasleiros;

    c) trabalho escravo ou análogo à escravidão e imposição de regras (para além das regulamentadas em lei - leia-se "censura") na iniciativa privada;

    d) tentativa de anular/aniquilar personagens, ideias ou partidos políticos em função do autoritarismo;

    e)POR ELIMINAÇÃO, SOBRA A LETRA E, MAS PODEMOS DEPREENDER DO TEXTO O SEGUINTE:
    1º parágrafo-> a ideia da "juventude se empenhando para uma recriação do nosso mundo";
    2º parágrafo-> quando são colocadas ideias de Constituição e Lei da Anistia (conquistas da democracia através da participação popular); que o fundamento da CF usado no texto é a CIDADANIA.

  • Apesar de ter lido umas 7373798732598375938 vezes até entender o que o texto dizia, achei linda a questão. 

  • cada questão dessa banca é um textão. a prova inteira foi de português?

     


  • Caraca!! todas as questoes da UFRJ, desta prova, são em apoio ao governo na vigente a época... Faculdade Federal é o puro de esquerdistas esploradores...

  • Banca sem noção!

  • Questão maluca. Estou me perguntando se é constitucional ou interpretação de texto.

  • Se você não se emocionar com o texto "aleatório" da banca, vc não consegue acerta a questão.

  • Questão ridícula, quero saber até agora a resposta, nada haver com cidadania.

  • Podemos subtender a partir deste trecho: " Por que uma parte da juventude escolarizada se empenha, nos espaços da internet, na procura por um herói sem rosto e anônimo - a multidão, construção cerebrina da fabulação de profissionais de utopias, de quem se espera a recriação do nosso mundo?"

    Note que temos um garoto que fica na internet, buscando-se um herói, o qual está conforme seus interesses, sem mascara e anônimo, porquanto não o conhece, porém está à procura de um representante de seu interesse, então tal texto faz menção ao princípio disposto no artigo 1 da CF/88 A Cidadania, porquanto esse garoto está em busca de um representante de seus interesses, isto é, está exercendo o direito político a ele concedido.

    Observe-se não é apenas o garoto que faz tal busca, mas também a multidão.

    Pluralismo político não se trata, porquanto não houve uma manifestação de uma opinião política e nem de partido.

    Logo, gabarito E)

  • Questão extremamente subjetiva e que leva a mais de uma interpretação. Inventou e bagunçou.

  • Peguei como palavra chave, política de inclusão social, aí marquei dignidade da pessoa humana.
  • Noção passou foi longe!

  • questão ridícula com gabarito ridículo! podemos ver facilmente o embate do antagonismo e da dicotomia política nos dois parágrafos, o que seria "pluralismo político"....se chamar o próprio autor do texto para opinar sobre, talve,z nem ele concorde com gabarito.

  • "descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição" matei a questão aqui, mas foi com uma dose de sorte também

  • Não adianta entender, chuta e vai para outra questão.

    gab E

  • Questão excelente. Para respondê-la é necessário ter o mínimo de análise de contexto e compreensão sobre o que é cidadania. Duas partes do texto colaboram para a apreensão, segue: "Por que uma parte da juventude escolarizada se empenha, nos espaços da internet, na procura por um herói sem rosto e anônimo - a multidão, construção cerebrina da fabulação de profissionais de utopias, de quem se espera a recriação do nosso mundo?" e "Também está esquisita essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social levadas a efeito nos últimos governos (...)"

    Gabarito: letra E

  • "...essa descrença generalizada nas pessoas e nas instituições diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social..."

    Ao mencionar que há uma descrença generalizada nas pessoas e dizer que a atual constituição é a mais democrática da nosso história, o autor leva-nos a entender que ele faz uma comparação com as constituições anteriores, onde era muito comum a presença de forças militares no cotidiano do cidadão no seu direito de ir e vir, tanto é que ao dizer:

    "...que beira a ironia quando se constata que as Forças Armadas, em meio a um processo de revisão da Lei da Anistia que as contraria, são mobilizadas para tudo, até para intervenção direta na questão social..."

    confirma essa ideia.

    A forma que o autor encara como 'presença excessiva' das forças armadas em meio a atual constituição traduz uma violação ao fundamento da CIDADANIA.

    Alternativa: E

  •  Esquisitice que beira a ironia quando se constata que as Forças Armadas, em meio a um processo de revisão da Lei da Anistia que as contraria, são mobilizadas para tudo, até para intervenção direta na questão social, como na chamada pacificação das favelas cariocas. - Aqui é obvia a referência as ações militares que por vezes foram chamadas e taxadas de violentas e contra os direitos humanos nas favelas cariocas, e dai eu pergunto, por que nao então gabarito B? Simples, pk se trata de uma questão em que esta se avaliando o ego e achismo do autor e nada objetivo, que seria algo de se esperar de uma prova objetiva de multipla escolha

  • Está esquisito: esta questão.

  • O autor reclama do pessoal que pretende votar no 17, etc ... Direito Político dessas pessoas escolarizadas ... Cidadania!!!
  • A princípio achei a resposta B a correta: "à dignidade da pessoa humana", mas a letra E é mais completa... pois a dignidade da pessoa humana é item para se atingir a cidadania. Então, a cidadania seria a resposta mais completa.

  • "diante da Constituição mais democrática da nossa história republicana e das políticas bem-sucedidas de inclusão social". Esse trecho remete à cidadania...

  • Para nunca mais errar esses tipos de questões!!!

    POPULAÇÃO -------> REMETE A TODOS INDISTINTAMENTE. BRASILEIROS, ESTRANGEIROS, APÁTRIDAS......

    POVO ------> REMETE À NACIONALIDADE. SOMENTE BRASILEIROS 

    CIDADÃO -------> REMETE A DIREITOS POLÍTICOS