SóProvas


ID
144637
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SECONT-ES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de sistemas de suporte a
decisão.

Em um esquema multidimensional estrela, os dados dimensionais podem ser indexados para tuplas na tabela de fatos por meio da indexação de junções, que consiste em uma técnica em que é construído um vetor de bits para cada valor em uma coluna (domínio) que está sendo indexada. Essa técnica é indicada para domínios com baixa cardinalidade.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Navathe, os índices de junção são índices tradicionais. Outro tipo de índice é o índice bitmap que consiste em um vetor de bits para cada valor em um domínio.

  • Correto o comentário anterior (Navathe 4 Ed. Página 652)
    Na questão ele mistura os conceitos de:
    Indexação de junções que são os indices tradicionais para manutenção do relacionamento entre os valores da chave primária e da chave estrangeira (no DW eles relacionam os valores de dimensão de um esquema estrela às linhas da tabela de fato).
    Com a:
    Indexação de bitmap que é uma técnica para dar suporte ao acesso de alto desempenho nos DW.   
  • A questão peca porque a técnica abordada refere-se ao índice de bitmap, como bem disseram os colegas! O outro erro da questão é dizer "Essa técnica é indicada para domínios com baixa cardinalidade", pois ela é útil para domínio com ALTA cardinalidade, quando há muitos valores de uma dos domínios e é útil usar um vetor de bits de forma programática.

    Espero ter ajudado!
  • Sobre a cardinalidade e índice:

    http://www.fabioprado.net/2011/07/otimizando-consultas-com-indices-bitmap.html

    O índice bitmap é um tipo de índice que foi introduzido no Oracle Database 7 e que pode ser utilizado para otimizar consultas que utilizam como filtro de dados, colunas que possuem baixa cardinalidade, ou seja, colunas que possuem pouca variação de valores nas linhas de uma tabela. Ao criar um índice bitmap em uma coluna, o Oracle monta um mapa de bits para todas as linhas da tabela, contendo todos os valores possíveis para a coluna. Para cada linha há uma mapa de todos os valores possíveis da coluna indexada. O Oracle grava um bit 1 onde o valor existe em uma determinada linha e 0 para os valores que não existem nesta linha.

  • descreveu bitmap.

    index de junção são pares {keyA,keyB}