-
Service-oriented architecture (SOA), pode ser traduzido como arquitetura orientada a serviços, e é um estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental prega que as funcionalidades implementadas pelas aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços.[1][2] Frequentemente estes serviços são conectados através de um "barramento de serviços" (enterprise service bus, em inglês) que disponibiliza interfaces, ou contratos, acessíveis através de web services ou outra forma de comunicação entre aplicações.[3][2][4] A arquitetura SOA é baseada nos princípios da computação distribuída e utiliza o paradigma request/reply para estabelecer a comunicação entre os sistemas clientes e os sistemas que implementam os serviços. [5]
-
essa questão trabalha as duas principais definições da OASIS: 1) definição de SOA e 2) definição de Serviço no âmbito dessa arquitetura. Vale a pena dar uma pesquisada para ter essas duas definições na ponta da caneta (de tinta preta e de material transparente).
-
GAB:
CERTA.
Comentários:
A
partir dessa questão extraem-se alguns conceitos: A SOA é utilizada para
melhorar a interoperabilidade entre aplicações heterogêneas por meio de
serviços que, por sua vez, são independentes de plataforma graças a abstração.
Os serviços são projetados para serem fracamente acoplados.
Existe
o foco no negócio. O serviço vai entregar alguma funcionalidade do negócio.
-
GAB: CERTA
O texto destaca os conceitos básicos de SOA
a) Interoperabilidade: A interoperabilidade é alcançada por meio de serviços.
b) Interfaces: Serviços é um mecanismo que permite acessar um conjunto de recursos, no qual o acesso é fornecido por meio de uma interface descrita.
c) Fracamente acoplados
d) Atividade de negócio: Foco nos processos de negócio