SóProvas


ID
1447705
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Um fiscal do Ministério do Trabalho autuou uma empresa porque seu procedimento relativo às férias dos empregados não estava em conformidade com o que estabelece a legislação trabalhista e, consequentemente, o direito do trabalhador não estava sendo respeitado.

No que se refere a férias, segundo o regime da CLT, é direito do trabalhador o

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E - Art. 129 - Todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração.

    Art. 135 - A concessão das férias será participada, por escrito, ao empregado, com antecedência de, no mínimo, 30 (trinta) dias. Dessa participação o interessado dará recibo.

    Art. 143 - É facultado ao empregado converter 1/3 (um terço) do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário, no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

  •  a) aviso ao empregador sobre o início de seu período de férias, com antecedência mínima de 30 dias  (art. 135 da CLT).

    Essa assertiva está INCORRETA, pois o aviso , é dado ao EMPREGADO e não ao empregador. A concessão das férias é ato do empregador, desta feita, é ele quem deve comunicar ao empregado à época de suas férias.

    b) abono pecuniário, que representa a venda dos 30 dias de férias ao empregador, recebendo seu salário em dobro. (art. 143 da CLT)

    INCORRETA. O abono pecuniário de acordo com Henrique Correa, é o direito dado ao empregado de converter 1/3 de suas férias no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes.

    c) equivalente a 2,5 dias de férias por cada mês trabalhado, iniciando-se o período aquisitivo um ano após a data de admissão.

    INCORRETA. O período de férias será computado de acordo com a frequência do empregado ao trabalho, o que se verifica através da análise dos arts. 130 e 130-A da CLT. Quanto ao período aquisitivo, este é o período de doze meses em que o empregado trabalha para fazer jus ao direito de férias, já período de doze meses após a data da admissão é chamado de período concessivo, e é a este que a questão faz referência.   

    d) recebimento da remuneração de férias quando retornar ao trabalho (art. 145 da CLT).

    INCORRETA. O pagamento da remuneração de férias será efetuado até dois dias antes do início do respectivo período.

    e) gozo de um período de férias, anualmente, sem prejuízo da remuneração.

    CORRETA - Letra da lei - Art. 129 da CLT.


  • LETRA A EXTREMAMENTE MALDOSA, ONDE NÃO AVALIA O CANDIDATO

  • Super maldosa! Letra A seria EMPREGADO.

  • Demais, mata o cara

  • Questão maldosa, pra pegar o candidato desatento ou já cansado..... (Empregador) sacanagem rsrsrs

  • eu li empregado e marquei a alternativa (a) :(

  • Eu sempre leio as questões de multipla escolha ao contário, ou seja, começando pela letra E.  As cascas de banana sempre estão na letra A. rsrs

    Parece que quando você lê a questão que acha que esta certa, lê as outras alternativas com uma certa displicência, não sei, só acho.

  • Faz sentido, Carine, também tenho a mesma sensação!

  • (A)   Erro está em: Aviso ao empregador (chefe). O correto é empregado (funcionário)

    (B)   Erro está em: Vender 30 dias e receber em dobro. O correto é 10 dias e receber 1/3.

    (C)   Erro está em: Período aquisitivo iniciando 1 ano após. O correto é na data de admissão

    (D)   Erro está em: Receber quando retornar ao trabalho. O correto é ao sair de férias.

    (E)    Resposta correta.

    Resumo: De acordo com o artigo 129 o funcionário tem direito a gozo de um período de férias, anualmente, sem prejuízo da remuneração.

     

     

  • A meu ver a alternativa e) é a "menos errada", porque PODE HAVER prejuízo da remuneração por conta de faltas.