-
E) IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
A administração das compras de uma empresa era visualizada como um fator meramente burocrático. O surgimento da crise do petróleo de 1973-1974 foi marcante para a atuação de Compras, pois a redução de matéria-prima no cenário mundial, decorrente da crise, demandou dessa função uma atitude mais ativa para o ressuprimento das necessidades das empresas. A sua atuação, durante aquele período de escassez, trouxe uma significativa atenção da organização para o setor. Os fatores quando, quanto e como comprar, passaram a ser determinantes para a continuidade das empresas no mercado competitivo (MARTINS & ALT, 2001).
A aquisição de produtos e serviços representa um fator decisivo na atividade de uma empresa, pois dependendo de como é conduzida podem gerar redução nos custos e melhorias consideráveis nos lucros. A Administração de Compras assume papel verdadeiramente estratégico nos negócios de hoje em face do volume de recursos, principalmente financeiros, envolvidos, afastando cada vez mais a visão preconceituosa de que era uma atividade burocrática e repetitiva, um centro de despesa e não um centro de lucros (MORAES, 2005)
http://www.techoje.com.br/site/techoje/categoria/detalhe_artigo/541
http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/11978/11978_4.PDF
-
GABARITO LETRA E.
A área de compras tem um papel importante na lucratividade da empresa porque seleciona os fornecedores de acordo com as necessidades da empresa em termos materiais e financeiros.
-
Os principais objetivos da função compras são:7
Ø Garantir um fluxo contínuo de materiais, serviços e informações que atenda às necessidades gerais da empresa de modo a reduzir custos na cadeia de suprimentos e no sistema logístico.
Ø Adquirir materiais de forma econômica, compatíveis com a qualidade requerida e de acordo com a sua finalidade ou aplicação.
Ø Incentivar e colaborar na padronização e simplificação de materiais e equipamentos.
Ø Considerar as limitações da empresa e a capacidade de armazenamento.
Ø Minimizar o custo do processo aquisitivo.
Ø Pesquisar o mercado fornecedor em busca de fontes de fornecimento novas e alternativas.
Ø Manter as relações com os fornecedores e nível de cooperação, lealdade e respeito.
Ø Obter a máxima integração e cooperação das outras áreas da empresa (técnica, fnanceira, jurídica, produção, operação, manutenção, logística) e, particularmente, da área de gestão de
estoques.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Alternativas b) e c) são absurdas.
b) maximiza as compras e a capacidade de armazenamento da empresa, reduzindo a demanda de fornecedores. Como assim!? Comprar mais, aumentar o espaço e reduzir os fornecedores?? Pra fazer estoque e deixar lá!? Nada a ver!!
c) mantém inventários para avaliação das quantidades e conservação dos materiais estocados na empresa. Conservar os materiais estocados?? Prejuízo pra quem depende da venda deles!
-
-
Comentários:
A letra A está errada porque a área de compras realiza a aquisição de materiais e insumos obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos pela empresa e não de acordo com o agendamento estabelecido pelo fornecedor. A letra B está igualmente errada, pois maximizar as compras e a capacidade de armazenamento geram um aumento no custo de armazenagem. O estoque excessivo leva ao desperdício de dinheiro e a perdas financeiras decorrentes dos custos mais elevados.
A letra D fala em catalogação e especificação de materiais. Esse tema está relacionado a etapas da Classificação de Materiais (catalogação e simplificação). Ainda voltaremos ao tema. E a letra C traz outra atividade que não possui relação com compras e mesmo que tivesse, não seria um fator “que traria lucratividade” à empresa, como sugere o enunciado.
Gabarito: E