SóProvas


ID
144823
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de
vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue
os itens de 62 a 71.

São práticas ou princípios recomendados no modelo de desenvolvimento de software XP (eXtreme Programming) proposto por Kent Beck: programação em pares; semana de trabalho de 40 horas; refatoração sem piedade; desenvolvimento orientado a testes TDD (Test Driven Development); e desenvolvimento de metáforas arquiteturais.

Alternativas
Comentários
  • Acho que refatoração sem piedade, quis dizer que deve-se refatorar(otimizar) o máximo que puder, sem alterar as funcionalidades já existentes, e não deixar nada que possa ser refatorado sem rafatorar.
  • Isso da semana de 40 horas eu não sabia.

    achei no wikipedia falando dos princípios do xp:

    Ritmo Sustentável (Sustainable Pace): Trabalhar com qualidade, buscando ter ritmo de trabalho saudável (40 horas/semana, 8 horas/dia), sem horas extras. Horas extras são permitidas quando trouxerem produtividade para a execução do projeto. Outra prática que se verifica neste processo é a prática de trabalho energizado, onde se busca trabalho motivado sempre. Para isto o ambiente de trabalho e a motivação da equipe devem estar sempre em harmonia.

    interessante...
  • O candidato lê essa questão, conhece tudo sobre o assunto, mas vem a banca e põe a expressão sem piedade no meio. Nesse momento a banca ao invés de exigir do candidato o conhecimento da matéria está exigindo que a gente tenha poderes sobrenaturais de ler a mente do avaliador.
    A interpretação da expressão é ambígua. Na hora da prova eu estaria quebrando a cabeça pra decidir se o avaliador quis dizer refatoração constante ou se ele quis inventar uma modalidade fictícia de refatoração para tornar a questão errada.
    Aí é falta de respeito com quem está se ralando nos estudos como a gente. Quer exigir interpretação por parte do candidato, que o faça, mas dentro dos limites de proporcionalidade e da razoabilidade.
  • Concordo com o que foi dito e vou além: quem garante que essa questão não foi feita para "alguém" acertar? Diante de tamanho disparate a hipótese torna-se provável.
  • Concordo PLENAMENTE com o que foi dito pelo colega Fabiano, até porque, a CESPE é craque em tornar uma questão errada apenas por uma "palavra", tanto que sempre que estou resolvendo uma prova da banca eu leio atentamente a questão, palavra por palavra, porque em muitos casos o examinador apenas "enfia" uma expressão no meio e torna a questão errada. Tive o mesmo sentimento quando cheguei na palavra "sem piedade":

    - E aí, marco certo pois a palavra em questão não contraria a definição do quesito mencionado, ou marco errado por achar que a cespe só "copiou" a definição e colocou uma palavra no meio pra tornar a questão errada (como já fez em diversas questões)?

    Sinceramente, uma falta de respeito com o concurseiro. Questão muito mal elaborada.
  • Pelo que eu vejo, assim como está no livro de Kent Beck o cara tira maior onda. Acho que a CESPE tentou passar esse espírito para a questão, por isso não vejo problema nenhum nesta questão. CORRETÍSSIMA!!!

  • 40 horas semanais é novo para mim

  • No pain no gain kkkk (sem piedade?)

  • Ao meu ber, esse sem piedade é ainda mais crível que as metáforas arquieturais. Quando ele diz: "e desenvolvimento de metáforas arquiteturais." ele restringe o conceito. O "sem piedade" pelo menos não restringe.

  • Alguém explica ou cita a fonte que fala de "Metáforas Arquiteturais"?

  • Aconselho aos nobres colegas a conhecer as regras que norteiam o XP antes de saírem comentando o que não conhecem, pois, não tem nada de errado o próprio nome é da coisa em si é "PROGRAMAÇÃO EXTREMA" e sim Kent orienta o que é bom deve ser levado ao extremo, se refatorar é bom? Então refatore sem pena, se testar é bom ? teste sem dó, e um dos artefatos do XP é o uso de metáforas, muito choro e pouco conhecimento.

    recomendo o curso de metodologias ágeis do Pedrosa no PdTI

  • Gostaria de saber mais sobre Metoforas Arquiteturais...