SóProvas


ID
1448578
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O controle da dieta em crianças é uma estratégia fundamental na prevenção da cárie dentária. Nesse sentido, o uso de adoçantes de volume (calóricos), que desempenham um papel importante devido às boas propriedades tecnológicas (doçura, higroscopia e solubilidade), segurança bem estabelecida e aceitação controlada, pode ser uma alternativa na prevenção dessa doença. Esses adoçantes podem ser usados em guloseimas, chicletes, balas macias e outros doces. No entanto, como podem induzir diarreia osmótica, devem ter seu uso controlado. São exemplos de açúcares calóricos:

Alternativas
Comentários
  • Adoçantes substitutos para a sacarose:

    - Calóricos: Xilitol, Sorbitol, Manitol, Maltitol, Esteviosídeo, lycasin

    - Não-calóricos: Sacarina, Asparmate, Ciclomato, Acesulfame


    Alternativas:
    a) todas estão erradas
    b) apenas manitol está correto
    c) Aparmate é NÃO CALÓRICO, e a questão pede as CALÓRICAS
    d)apenas sorbitol está correto
    e) as duas opções estão corretas
  • Isso é prova pra dentista ou nutricionista? kkkkkk

  • PELO AMOR DE DEUS. RACHAMOS DE ESTUDAR TÉCNICAS CIRÚRGICAS, RESTAURADORAS, PRINCIPIOS DE ADESÃO, ESTOMATOLOGIA, INDICES PERIODONTAIS E MIL E UMA OUTROS CONCEITOS DA ROTINA E A BANCA PEDE CONCEITO DE ADOÇANTE CALÓRICO E NÃO CALÓRICO......ISSO É RIDICULO.

  • Para saber mais:

    O sorbitol, lycasin, manitol e maltitol podem ser fermentado por algumas bactérias. Entretanto, o resultado da atividade bacteriana sobre eles não se compara à do açúcar, a degradação é lenta, o ph resultante não é tão ácido e nem sempre as bactérias conseguem ativar a enzima necessária para sua metabolização. Assim, é ainda questionável o risco que esses adoçantes apresentam sobre cáries.

    Sucralose, estévia, aspartame, alitame, ciclamato, sacarina, glirizina, monelina, miraculosa, taumatina e neosferdina não causam cáries, pois não são metabolizados pelas bactérias.

    Fonte:

    https://www.artesaniaoral.com/post/2016/07/19/ado%C3%A7antes-e-a-c%C3%A1rie-dental