d) SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES (SPT) - Os SPTs são sistemas usados em nível operacional, estruturados para atender às necessidades diárias das empresas. É por meio desse tipo de sistema de informação que são registradas as transações rotineiras, como valores recebidos, despesas, folhas de pagamento e controle de estoque. Entre os setores atendidos estão contabilidade, Recursos Humanos, vendas e produção. (Gabarito).
e) SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG) - Um Sistema de Informação Gerencial é aquele que auxilia as tomadas de decisão administrativas. Eles são de nível gerencial e dependem dos SPT para obtenção de dados, que são organizados com o objetivo de fornecer informações mais completas e contextualizadas.
b) SISTEMA DE APOIO À DECISÃO (SAD) - Já os Sistemas de Apoio à Decisão utilizam os dados adquiridos pelos SPT, as informações geradas nos SIG e também informações externas, como preços da concorrência ou taxa de câmbio, por exemplo. Ou seja, o SAD reúne conteúdos de diferentes bancos de dados internos e externos, de forma que seja possível analisar problemas e tomar decisões embasadas.
Fonte: https://www.undb.edu.br/blog/tipos-de-sistemas-de-informacao-tudo-o-que-voce-precisa-saber