SóProvas


ID
1449694
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em tempos de pós-grande indústria, a captura da subjetividade operária é objeto de uma subordinação formal-intelectual no cerne da subsunção real do trabalho ao capital.

No âmbito da gestão de pessoas nas empresas, essa captura ocorre através da(o)

Alternativas
Comentários
  • D) 1O trabalho do assistente social nas empresas capitalistas

    Introdução
    No Brasil, desde os anos de 1980, vem ocorrendo uma série de mudanças nas empresas  capitalistas.  Tais  mudanças  são  determinadas  pela  nova  dinâmica  da  acumulação capitalista e respondem à necessidade de integração  a um mercado cada vez  mais competitivo e globalizado. Ao longo de mais de três décadas,  observamos profundas alterações, seja na organização da produção, nos processos de trabalho, seja nas formas de intervenção estatal que dão amparo a essas mudanças. Potencializadas pela adoção de novas tecnologias associadas a um complexo conjunto  de  inovações organizacionais,  elas  imprimem  novos  requisitos  aos  trabalhadores,  modificam  as condições de inserção no mercado de trabalho e rebatem nos mecanismos de proteção  social.  Na década de 1980, o cenário empresarial mostrava uma grande dinamicidade,  influenciado  pela  emergência  de  inovações  reveladas  pela  chamada  reengenharia  e expressas  na  crescente  informatização  de  processos  de  trabalho,  modernização  das plantas  industriais,  implantação   de  programas  de  qualidade  total,  programas participativos,  entre  outras  mudanças.  Desde  então,  e  particularmente  ao  longo  da década  de  1990  e  dos  anos  2000,o  discurso  empresarial  enfatiza  as  múltiplas competências, a qualificação dos trabalhadores,a adaptabilidade da força de trabalho às transformações em curso, a participação e o envolvimento de seus “colaboradores” nos objetivos empresariais.

  • Palavras chaves:

    "subrodinação formal- intelectual"

    (d) envolvimento do trabalhador com os objetivos empresariais

  • que enunciado rebuscado 

  • O enunciado é rebuscado, mas se "traduzirmos" fica mais fácil. Entendam a "captura da subjetividade operária" como um mecanismo de controle psicológico que a organização exerce sobre o empregado. Um exemplo bem fácil para entender é o fenômeno das startups. Nessas organizações, o desempenho dos funcionários é elevadíssimo, haja vista a sensação de pertencimento que a organização cria nos colaboradores, como se todos fossem "donos da organização", ou seja, a cultura organizacional faz com que todos os funcionários "vistam a camisa". Agora ficou fácil né? Só pode ser a D.

  • What ?!?!?!?!?????!???
  • QUESTÃO MAIS INTERPRETATIVA, QUANDO NO ENUNCIADO DIZ "SUBJETIVA" FIZ LIGAÇÃO COM O SUJEITO.