SóProvas


ID
1449730
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na análise crítica do exercício profissional, o assistente social se encontra alienado de parte das condições imprescindíveis à realização do seu trabalho.
Quem dispõe dos meios de trabalho necessários à efetivação dos programas e dos projetos de trabalho do assistente social é o(a)

Alternativas
Comentários

  • fatores que não dependem exclusivamente do sujeito profissional, desde as relações de poder institucional, os recursos colocados à disposição para o trabalho pela instituição ou empresa que contrata o assistente social; as políticas sociais específicas, os objetivos e demandas da instituição empregadora, a realidade social da população usuária dos serviços prestados etc. Em síntese, a prática profissional é vista como a atividade do assistente social na relação com o usuário, os empregadores e os demais profissionais. Mas, como esta atividade é socialmente determinada, consideram-se também as condições sociais nas quais se realiza, distintas da prática e a ela externas, ainda que nela interfiram. Liivro O Servico Social na Contemporaneidade Marilda Iamomotto.
  • O importante nessa questão, principalmente para os mais verdes em provas de concursos, é a leitura. Uma vez que o elaborador tenta induzir o erro.

  • Neste caso, quem possui os meios necessários para a efetivação é a entidade empregadora.

  • gente to começando a estudar tem uns dois meses, erro muito por bobeira ,mas erro gostaria de mudar isso , asseito sugestão.

  • Nubia continue respondendo questoes. A pratica leva a perfeicao.

  • O Serviço Social é uma profissão regulamentada como liberal no Brasil, no entanto, o assistente social não dispõe dos meios materiais e objetivos necessários para a realização de seu trabalho. Deste modo, esse profissional necessita vender sua força de trabalho em troca de uma remuneração para garantir sua sobrevivência. Assim, é necessária sua contratação por um empregador (Estado, empresas, ONGs, etc), sendo que este último é quem irá ofertar ao profissional os meios para realizar o seu trabalho, delimitando também a sua atuação e o seu trabalho. Então, o assistente social é subordinado ao seu empregador, no sentido de que ele (empregador) interfere e determina sua atividade laborativa, dando-lhe as condições para exercê-la, o que trará consequências também para as suas condições e relações de trabalho e autonomia profissional.


    RESPOSTA: D
  • Alternativa "D" . Tal questão diz respeito ao que Iazbek chama de "relativa autonomia"

    " Embora o Serviço Social tenha sido regulamentado como profissão liberal  no Brasil, o assistente social não tem se configurado como profissional autônomo no exercício de suas atividades, não dispondo do controle das condições materiais, organizacionais e técnicas para o desempenho de seu trabalho" .

    MARIA CARMELITA YAZBEK ; O significado sócio-histórico da profissão.

  • Núbia, também sou iniciante mas, já que vc aCeita sugestão... Estude bastante a teoria antes de ir para as questões ( um assunto por vez). Fechou o assunto? Vá para o treino de questões do ASSUNTO. Se vc for responder questões sem ter feito estudo da teoria pode ficar perdida. Outra coisa estude bastante, português, administração e informática. Elas são básicas para qualquer concurso.

    Abs.

  • Em síntese, o assistente social não possui espaço garantido para realizar o trabalho. Damanda a apropriação do profissional e a realização de práxis em cada instituição empregadora.

  • temos que estudar gramática e um das certeza que tenho kkkkkkkkkkk