-
certo.
A questão envolve conjuntos:
pelo menos 1P é J.
todo J é F
Percebe-se então que a recíproca realmente não é verdadeira e que ao menos 1F é P. Mas por quê? Justamente por aquele primeiro P ser obrigatoriamente J e todo J é F. Não sei se consegui explanar bem, mas desenhando os conjuntos fica bem tranquilo de se achar a resposta correta.
-
No gabarito da prova da UFSB está como (F)
-
O gabarito está como F porque pode-se afirmar que pelo menos um seguidor de F é seguidor de P (já que pelos menos 1 de P é de J e todos de J seguem F), porém não se pode afirmar que TODOS os seguidores de F não seguem P. Pode ser que seim, pelas premissas do enunciado não dá pra afirmar isso.
-
Pelo menos um seguidor de F é seguidor de P,mas não todos.
O erro da questão está em "mas não todos", porque não tem como concluir isso apenas com os dados da questão.
Existem muitas possibilidades para o conjunto P (aí se desenhar fica melhor)
Por exemplo:
P pode ter uma intersecção com J.
P pode ser subconjunto de J. --> Nesse caso todos os seguidores de P seriam seguidores de F também.
Errei essa questão, pensei melhor e vi que o detalhe é que faz a gente escorregar
Bons estudos!
-
Realmente a pegadinha está no conjunrto P. Ele pode ser uma intersecção com J, mas também pode ser um conjunto maior englobando J e F por exemplo.
-
Olá!
"Para entender melhor essa questão, desenhe os diagramas lógicos. Coloque um círculo dentro de outro. O círculo interior representa os seguidores de J. Já o círculo exterior representa os seguidores de F. Veja que todos os seguidores de J também são seguidores de F, mas nem todos os seguidores de F são seguidores de J. Agora, devemos considerar que pelo menos um seguidor de P também é seguidor de J. Isso significa que há, NO MÍNIMO, uma interseção entre o conjunto dos seguidores de P e aquele dos seguidores de J. Nada impede, no entanto, que o conjunto dos seguidores de F esteja todo dentro de um círculo ainda maior que representa os seguidores de P. Nesse caso, é correto dizer que pelo menos um seguidor de F é também seguidor de P mas não podemos dizer que todos os seguidores de F não são seguidores de P, visto que nada impede que isso ocorra, respeitando as informações do enunciado."
Professor Hugo Lima.
Natália.