SóProvas


ID
1450474
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com base na Constituição Federal, possuirão cargo e estável no Poder Legislativo Municipal os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, após o prazo de

Alternativas
Comentários
  • C) Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Lembrando que a lei 8112/90, publicada antes da EC nº19, continua prevendo expressamente (art. 21) 2 anos de efetivo exercício.

  • Estabilidade em 3 anos
    Duração do concurso, até 2 anos prorrogável por igual período. 

    Nunca mais confudiremos :DD

  • Resposta: C

     Art. 21, Lei 8.112. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício. (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

  • Resposta : C

    Art.41 Constituição Federal.

    São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargos de provimento efetivo em virtude de concurso público.


  • Tá certo,mais quando o examinador não especificar a fonte,o que respondo então?De acordo com a Constituição Federal art.41 são de 3 anos de efetivo exercício.Pela 8.112/90 são 2 anos no art.21

  • Quando o Legislador não especificar a fonte, temos que ir de acordo com a lei maior, ou seja, a Constituição Federal.

  • Art. 41. São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.   

    GABARITO -> [C]

  • Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

  • Gab C

    Gab B

    Art 41- São estáveis após 3 anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    1- O servidor estável só perderá o cargo:

    I- Em virtude de sentença judicial transitada em julgado

    II- Mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada a ampla defesa

    III- Mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada ampla defesa.

  • Pessoal, muito cuidado com esse entendimento de que o estágio probatório na 8.112 é 2 anos em. 


    A Emenda Constitucional n.º. 19 acrescentou o § 4º ao art. 41 da Constituição, o qual, ainda, estabelece como condição obrigatória para a aquisição da estabilidade a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. A nova norma constitucional do art. 41 é imediatamente aplicável. Logo, as legislações estatutárias que previam prazo inferior a três anos para o estágio probatório restaram em desconformidade com o comando constitucional. Isso porque, não há como se dissociar o prazo do estágio probatório do prazo da estabilidade.

     


    STF - SUSPENSÃO DE SEGURANÇA: SS 3957 DF - Relator(a): Min. PRESIDENTE 

  • Essa questão exige atenção. 

     

    Na constituição o tempo é de 3 anos.

    Na 8.112 está 2 anos. Então não confunda. 

  • Na minha modesta opinião o enunciado da questão está mal elaborado. O tempo de 3 anos para a estabilidade é contato a partir do dia que o servidor entra EM SERVIÇO e não do dia da nomeação.
  • A proposta de reforma administrativa quer tirar esse direito dos servidores