SóProvas


ID
1451053
Banca
FGV
Órgão
TJ-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A capa da revista Veja, de 7 de janeiro de 2015, mostra uma fotografia da Presidente Dilma Rousseff cumprimentando o novo Ministro da Fazenda, que acaba de tomar posse. O texto da capa dizia o seguinte: “O poder e o saber. Com eles juntos, temos uma chance de atravessar o tempestuoso 2015. Se duelarem, o Brasil perde.”

Sobre o texto, a afirmação correta é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta C


    A) ...da Presidente Dilma Rousseff cumprimentando o novo Ministro da Fazenda ...  “O poder e o saber. Acho que o erro está em "referem-se simultaneamente", que significa "ao mesmo tempo", no caso deveria estar escrito " nesta ordem" ou "sucessivamente".
    B) "tempestuoso" está no figurado e nos remete a instabilidade,  ou seja, ano  de 2015 negativo.

    C) ...  temos uma chance de atravessar o tempestuoso 2015. Quem têm,  Nós brasileiros. 
    D) Se ...então => condicional , se duelarem, o Brasil perde, se não duelarem o Brasil não perde. 
    E)  ...chance de atravessar o tempestuoso 2015 . O tempestuoso ANO de 2015.
  • Errei por falta de atenção. Não reparei no "simultaneamente" da letra A que deveria ser substituído por respectivamente para estar correto e bye bye. Perdi a questão!

  • Caramba, que banca f@d###, fui pego na desatenção do "simultaneamente". hahaha!

  • Também não me liguei na palavra "simultaneamente" e errei a questão.

  • Putz! Deus inventou o concurso público e o diabo, a FGV

  • Ednilson Sousa, concordo com você rsrsrsrsrs.


  • Alguém poderia me explicar o porquê da Letra E estar errada e a Letra C estar certa. Não entendi.

    E) ...temos uma chance de atravessar o tempestuoso 2015 . O tempestuoso ANO de 2015.

    Na Letra C, achei que não englobasse todos os brasileiros.

    C) Com eles juntos, temos uma chance de atravessar....  (alguns brasileiros, inclusive o autor).

    Se alguém puder ajudar, agradeço. 

  • Priscila, não.  quando falamos TEMOS fica implícito "nós temos"  e quando o autor fala isso fica implicíto sim que é todos os brasileiros...afinal de contas a crise não está para todos nós?


    Já a letra E fala sobre período tempestuoso...na verdade seria ANO tempestuoso.

  • No que tenho observado, quando resolvo questões da FGV, é que quando a banca pede "refere-se" ele quer a referência sintática e não semântica.

  • A parte final, "Se duelarem, o Brasil perde" deixa claro que o verbo TEMOS refere-se a todos os brasileiros.

  • Ainda que saibamos que ''simultaneamente'' foi a palavra que definiu qual seria o gabarito, não me surpreenderia se o gabarito fosse a alternativa A. Infelizmente na FGV-Português temos de trabalhar com uma margem de questões que TODOS irão errar, se achar que vai gabaritar estás enganado. E lanço um desafio, se gabaritar, printa e me manda, faço questão desse tapa.

  • Muita gente não se atentou para o simultaneamente, como eu. Mas, a alternativa C também poderia ter sido considerada errada pela FGV, porque o sujeito implícito de temos é nós e não todos os brasileiros. 

  • Mais uma no coro!

    Aff

  • letra C)

    Silepse de Pessoa

    Três são as pessoas gramaticais: a primeira, a segunda e a terceira. A silepse de pessoa ocorre quando há um desvio de concordância. O verbo, mais uma vez, não concorda com o sujeito da oração, mas sim com a pessoa que está inscrita no sujeito
    Exemplos:

    O que não compreendo é como os brasileiros persistamos em aceitar essa situação.
    Os agricultores temos orgulho de nosso trabalho.
    "Dizem que os cariocas somos poucos dados aos jardins públicos." (Machado de Assis)

     

    Observe que os verbos persistamostemos e somos não concordam gramaticalmente com os seus sujeitos (brasileirosagricultores e cariocas que estão na terceira pessoa), mas com a ideia que neles está contida (nós, os brasileiros, os agricultores e os cariocas).

  • E os brasileiros que moram fora do país, passaram pelo tempestuoso 2015?

  • "Se duelarem, o Brasil perde.” >>> Se Dilma representasse o poder, e o Ministro da fazenda o saber, então iria ficar sem sentido afirmar que o autor do texto imaginou a possibilidade de Dilma e o Ministro "se duelarem".

  • (nós) Temos; sujeito desinencial que se sujeita a todo o povo brasileiro.

  • Se o sujeito implícito é "todos os brasileiros", o verbo deveria estar na 3ª pessoa do plural.  oO

  • Para mim, o sujeito implícito de "temos" é NÓS.questão maluca,afffffff.

  • A letra C pode até ser a "menos errada" mas dizer que está certa é bater palma para maluco dançar.

     

    TODOS os brasileiros? Usando o "nós" extrapolou legal!

     

     

  • Pior banca que existe.

  • Alguém pode explicar novamente a letra D. Obrigada.

  • LETRA    E.  NÃO ESTÁ ERRADA  !!

    PODE SER PERIODO  QUE É UM SUBSTANTIVO

  • Eu marquei mais pelo contexto. Se o texto fala do governo brasileiro, logo o "temos", mesmo que gramaticalmente o sujeito implícito fosse "nós", remeteria a nós, os brasileiros. Pq se algo vai bem no Brasil quem fica bem? Nós, os Brasileiros. Agora, vai que o escritor é de um país que mantém relações com o Brasil. Este país precisa que as coisas no Brasil fiquem bem para que ele(o país em questão) consiga atravessar um ano tempestuoso? Daí o nós iria se referir ao povo desse país. Tipo, uma crise do poder brasileiro afetaria-os diretamente. Iai?! Ainda bem que na hora de eu responder eu não pensei nessa história toda kkkkk

  • Galera o grande erro da Letra E, já vem no enunciado a chamando de adjetivo, está acompanhada de artigo, logo passa a ser substantivo. 

  • A grande sacada é que a alternativa C trouxe uma distinção entre sujeito oculto ("nós") e sujeito implícito (retomado por um contexto semântico), são duas coisas diferentes e não se confundem.

  • CUIDADO! Não tem essa de sujeito oculto ser uma coisa e sujeito implicito ser outra, vamos tomar cuidado com as afirmações. Não são diferentes, são a mesma coisa, sinônimos. 

    Segundo Fernando Pestana: Sujeito ocultoimplícito, elíptico desinencial etc, apresenta um núcleo identificável pelo contexto ou pela desinência do verbo

    Resumindo o entendimento do gramático Fernando Pestana, sujeito oculto, implícito etc são tudo farinha do mesmo saco, e dependendo do contexto você pode inferir quem seja o sujeito oculto. 

    Outro ponto importante é salientar que o que vai determinar se um sujeito é oculto ou indeterminado é o CONTEXTO. Se o contexto responder quem é o sujeito do verbo, ele é um sujeito oculto, não indeterminado. 

    Exemplo: Meus filhos João e Pedro vivem aprontando. Outra vez esconderam a bolsa. / Apesar da frase estar separada e formando outra oração, a partir do contexto podemos inferir que o sujeito do verbo esconder presente na segunda oração é oculto, e não indeterminado (já que sabemos que quem praticou o ato de esconder a bolsa foram João e Pedro). 

    Ou seja, quando o contexto não responde quem é o sujeito, ele é indeterminado, já que com o da questão, podemos inferir que o sujeito é "nós brasileiros" ele é oculto, desinencial, elipitco, e não indeterminado. 

  • A FGV é tão subjetiva nas questões de português que acho até que os próprio membros da banca não conseguiriam resolver de forma unânime uma sequência de questões da banca. Extrapola demais!

  • Realmente, Dilma não tinha saber nenhum, só poder de presidente mesmo kkkkk. Mas o texto não afirma isso, então não se pode supor.

  • FGV É QUESTÃO DE INTERPRETAÇÃO ESSA É A VERDADE . RS 

  • Gostaria de pedir ao pessoal do Qconcursos que quando a maioria, como o caso acima, tiver dúvida, que um professor comente a assertiva. Fica difícil entender apenas via gabarito..

  •  a) as palavras “poder” e “saber” referem-se simultaneamente à Presidente e ao Ministro; ERRADA: REFEREM-SE RESPECTIVAMENTE E NÃO SIMULTANEAMENTE.

     b) o segmento “tempestuoso 2015” indica uma mensagem positiva para a crise de energia; ERRADA: MENSAGEM NEGATIVA

     c) a forma verbal “temos” mostra como sujeito implícito todos os brasileiros; CORRETO OU MAIS CORRETO:  COMO ELE CITA NO FINAL O BRASIL É POSSÍVEL FAZER INFERÊNCIA QUE SIM O SUJEITO É OS BRASILEIROS.

     d) o segmento “se duelarem” mostra a certeza sobre um fato futuro por parte do enunciador do texto; ERRADO: INCERTEZA, SE, CASO.

     e) o adjetivo “tempestuoso” aparece no masculino singular para concordar com o substantivo oculto “período”. ERRADO: TEMPESTUOSO NESSE SEGUIMENTO É TERMO SUBSTANTIVADO. 

    BONS ESTUDOS GALERA.

     

     

  • Qamigos, vamos solicitar o comentário dos professores, será interessante...

  • Alguém pode me ajudar com a letra C? Segue:

    Com eles juntos, temos uma chance de atravessar o tempestuoso 2015.
    Que é que tem? Quem é que tem?
    R: Nós temos. O sujeito seria "nós", e não "todos os brasileiros". Ou estou enganado? 

    Bons estudos pessoal.

     

  • Eu fiquei em dúvida entre a letra C e a Letra A. A letra A depende da fotografia, se o minstro estiver à direita já está errada. Como não tem como ver a fotografia para confirmar, não tem como ter certeza. Então fui de letra C, que claramente tem um sujeito oculto pela desinência do verbo

  • com  eles  juntos, temos a chance

    fala-se de período de crise , e com isso de forma oculta remete aos brasileiros.

    observe que  a última alternativa fala do período oculto para induzir o candidato ao erro.

  • Há sempre um sujeito oculto, que é um cachorro atrás.

  • Gabarito : C

     

    A) Os termos “poder e saber” estão dispostos no texto da capa, juntamente com a imagem. Porém, não há elementos que comprovem que cada termo tem relação com a Presidente ou com o Ministro, ainda mais simultaneamente, como afirma a alternativa. Fazer essa afirmação seria extrapolar os limites de compreensão propostos na questão.

     

    B) Pelo contexto apresentado, o segmento “tempestuoso 2015” tem um sentido negativo, ou seja, o ano de 2015 será um ano de turbulências, dificuldades.

     

    C) CorretaA relação entre a imagem da capa e o texto nos possibilita inferir que a forma verbal “temos” refere-se a todos os brasileiros, já que o assunto retratado diz respeito a um contexto em que os cidadãos brasileiros estão envolvidos.

     

    D) A ocorrência do termo “Se” evidencia uma hipótese (e não uma certeza), pois essa palavra é classificada como uma conjunção subordinativa condicional.

     

    E) Não se pode afirmar que o termo oculto é “período”. Pelo contexto, pode-se entender “ano” de 2015.

     

    Fonte:  Profº Giancarla Bombonato

  • Erro da a: "simultaneamente". Deveria ser "respectivamente".

     

  • Errei porque marquei letra A. Impossível existir 'saber' na senhora Rousseff.

  • Trata-se de uma questão de interpretação textual, pois a inferência de informações são implícitas, subentendidas.

    A banca elabora três alternativas de compreensão textual, visivelmente, erradas: B, D e E. Ou seja, a inferências dessas informações estão indicadas no texto, são explícitas, escritas.

    Contudo, a questão cria uma situação proposital para influenciar o candidato ao erro, assinalando a alternativa A como correta.

    A) ERRADO. Aqui a banca brinca e testa o seu conhecimento de mundo. É sabido que o presidente detém o poder político, enquanto um ministro detém notório saber para o desempenho de seu cargo e vice-versa. A FGV sensível a tal ideia, descreve a imagem da capa, na tentativa de colaborar com esta interpretação, criando um falso paralelismo entre: Dilma e ministro; poder e saber. Contudo, mesmo tendo em vista a possibilidade de se correlacionar imagem, conhecimento de mundo e texto, seja respectivamente ou simultaneamente, ainda sim, é apenas uma possibilidade. Ou seja, dizer que o texto afirma isso é uma extrapolação da interpretação textual.

    C) CERTO. O verbo "ter" empregado na terceira pessoa do plural, cria uma ideia de união, coletividade, entre os leitores e o escritor da revista. Tal grupo detém, em regra, uma característica principal em comum, são brasileiros. Dessa forma, é correto afirmar que ambos os lados brasileiros serão afetados pelas consequências políticas do fato abordado pela revista.

  • letra C

    a forma verbal TEMOS mostra um sujeito implícito, NÓS, que nesse caso são todos os brasileiros.

  • Gabarito: C.

    A: Os termos “poder e saber” estão dispostos no texto da capa, juntamente com a imagem. Porém, não há elementos que comprovem que cada termo tem relação com a Presidente ou com o Ministro, ainda mais simultaneamente, como afirma a alternativa. Fazer essa afirmação seria extrapolar os limites de compreensão propostos na questão.

    B: Pelo contexto apresentado, o segmento “tempestuoso 2015” tem um sentido negativo, ou seja, o ano de 2015 será um ano de turbulências, dificuldades.

    C: A relação entre a imagem da capa e o texto nos possibilita inferir que a forma verbal “temos” refere-se a todos os brasileiros, já que o assunto retratado diz respeito a um contexto em que os cidadãos brasileiros estão envolvidos.

    D: A ocorrência do termo “Se” evidencia uma hipótese (e não uma certeza), pois essa palavra é classificada como uma conjunção subordinativa condicional.

    E: Não se pode afirmar que o termo oculto é “período”. Pelo contexto, pode-se entender “ano” de 2015.

  • "Todos os brasileiros temos" ok Fgv, isso aí.

  • gabarito C

    A) as palavras “poder” e “saber” referem-se simultaneamente à Presidente e ao Ministro; (se referem respectivamente: Dilma poder; Ministro saber)

  • ALTERNATIVA A - ERRADA – O “poder” se refere à Presidente; já o “saber”, ao Ministro.

    ALTERNATIVA B - ERRADA – O adjetivo “tempestuoso”, derivado de “tempestade”, dá a entender que o ano não será fácil.

    ALTERNATIVA C – CERTA

    ALTERNATIVA D – ERRADA – Não se trata de uma certeza, e sim de uma hipótese. O verbo está flexionado no odo subjuntivo.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – A forma “tempestuoso” concordar com (ano de) 2015.

    Resposta: C

  • Quem tem uma chance ? (SUJ)---> Todos os Brasileiros

    LETRA C

  • GAB [C] AOS NÃO ASSINANTES.

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''O serviço público continua depois que você morrer. Trabalhe para que ele seja cada vez melhor.''

  • Errou, não esquente, passe para próxima!

  • Todo mundo aí dizendo que errou pq marcou a A.

    Não sei se fico feliz ou triste porque errei mas não marquei a A. Marquei a E kkkkkkkkk

    Vi o erro "simultâneo" na A

    Erro claro na B

    Não consigo engolir que a C está certa. Ela extrapola o limite do texto. O enunciado diz "podemos afirmar", não interpretar. ... Oras, um Gringo que investe no Brasil e esteja lendo a matéria também se inclui no conjunto de pessoas que querem o país saindo da crise, logo ele faz parte do "temos uma chance". Assim como esse meu pensamento é extrapolar o texto, dizer que o autor só se refere a brasileiros é extrapolar também. Resumindo, com as informações do texto só consigo AFIRMAR que o sujeito implícito/oculto/desinencial é NÓS

    Erro claro na D

    Marquei a E como correta, pois me vi sem saída e a "menos" errada ao meu ver era essa. Quem nunca usou período como sinônimo de Ano que levante a mão. Na contabilidade usamos período para se referir a anos...

    .

    Enfim, aprendi com essa questão que interpretação de texto a banca marca o que quer. li todos os comentário, vi o comentário do professor, procurei outros comentários em outros sites.... Porém nenhum explica o pq a C não extrapola o limite de interpretação limitando o Nós a Todos o Brasileiros, ou até mesmo expandindo a todos os brasileiros, poderia ser só os assinantes do jornal. E ninguém explica o pq não pode ser período no lugar de ano... Segue o Baile.

  • O Sujeito que está oculto é "nós" e não "todos os brasileiros". Até porque esse fato só é importante para as pessoas que vivem no Brasil.

  • Ocorre uma concordância ideológica com silepse de pessoa

    Temos = nós brasileiros, ja que o texto se refere em esfera federal ( BRASIL ) , logo são todos brasileiros.

    LETRA B

    APMBB

  • Só vem PMCE!

  • Todos os brasileiros temos???

    Tem VAR?

    Nem o comentário do professor conseguiu achar uma explicação

  • ASSERTIVA CORRETA LETRA "C"

    Complementando;

    A relação entre a imagem da capa e o texto nos possibilita inferir que a forma verbal “temos” refere-se a todos os brasileiros, já que o assunto retratado diz respeito a um contexto em que os cidadãos brasileiros estão envolvidos. 

  • Alternativa A está errada pois fala em "simultâneo" e não respectivamente.

  • MAIS ATENÇÃO

    MAIS ATENÇÃO

    MAIS ATENÇÃO

    .........................